No fundo, o que se pretende é saber em que stack apostariam para tópicos como:

- assegurar consistência entre browsers? (esta é um bocadinho óbvia :o) )
- frameworks MVC (client-side)
- frameworks iOC/DI (client-side)
- frameworks de AOP (client-side)
- bibliotecas de componentes de UI
- frameworks/ferramentas/técnicas para design pixel perfect adaptativo
- data management (sync c\ servidor, gestão de referências, lazy loading, etc)
- data push
- gestão de dependências de libs
- IDEs tanto para dev como para design
- Unit testing (inclusivé de UI)
- ferramentas para code coverage, e outras que interliguem isto tudo num plataforma de Continuous Integration (Hudson, etc)
- [...]


JS
On 28-08-2011 20:23, João Saleiro wrote:
Viva,

esta é acima de tudo uma pergunta filosófica para obter diferentes opiniões sobre o state-of-the-art do web-development. O cenário é (semi) fictício, e serve para obter diferentes opiniões focadas na tecnologia - ignorem todos os "Se's" do negócio.

Imaginem que um investidor vos coloca uns mega-reduzidos 250.000EUR nas mãos para desenvolverem nuns curtos*14 meses* a aplicação mais próxima possível do *Microsoft Word* (embora com *colaboração,* se possível em *tempo real*), mas*a correr no browser*. A riqueza do *Interface com o Utilizador* é crucial para o sucesso do projecto. Deve ainda ser *o mais compatível* possível, *o menos intrusiva* possível, e pode ter adaptações para *Mobile *(a correr no browser, nada de apps) se o tempo de dev for suficiente para tal.

O vosso toolset, é basicamente uma equipa ultra-competente e experiente de 4 developers séniores com sólidos conhecimentos em engenharia de software, sobretudo em JAVA, 2 pessoas em user interface também com conhecimentos de dev, e 1 project manager (que também desenvolve). Ou seja, uma equipa de *7 pessoas*, aparentemente reduzida para o exigido.

Para finalizar, teriam que assegurar o desenvolvimento contínuo de novas features nos anos subsequentes, pelo que a *maintainability *(desculpem mais um estrangeirismo, mas não gosto da palavra "manutenção") da solução é absolutamente indispensável.

Sabendo à partida que se trata de um projecto a roçar o impossível, imaginemos que não podiam dizer não. Isto é, digâmos que o vosso investidor vos assegura receitas de 12MEUR/ano a partir do segundo ano após colocação no mercado, o que vos leva a pensar duas vezes...

Pegando nos requisitos acima, e evitando palpites (i.e. foquem-se na vossa experiência pessoal) em que *stack de tecnologias* (sobretudo client-side) apostariam para obterem o resultado mais próximo do objectivo pretendido?

Boas sugestões! :),
--
linkedIn <http://pt.linkedin.com/in/jsaleiro> João Saleiro
Chief Technology Officer
Tel:    00351 916 077 097
Email:  [email protected] <mailto:[email protected]>
Skype:  joao.saleiro <callto://joao.saleiro>

Webfuel Solutions <http://www.webfuel.pt> www.webfuel.pt <http://www.webfuel.pt>
Lisbon, Portugal

--
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "Mailing List da Comunidade Portuguesa de Rich Internet Applications - www.riapt.org" dos Grupos do Google. Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para [email protected]. Para anular a inscrição neste grupo, envie um e-mail para [email protected]. Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/riapt?hl=pt-PT.

--
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "Mailing List da Comunidade 
Portuguesa de Rich Internet Applications - www.riapt.org" dos Grupos do Google.

Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para 
[email protected].
Para anular a inscrição neste grupo, envie um e-mail para 
[email protected].
Para ver mais opções, visite este grupo em 
http://groups.google.com/group/riapt?hl=pt-PT.

<<image/gif>>

<<image/gif>>

Responder a