Re: Alguem já testou o De bian 64 bits para Desktop? Teve problemas? O que achou?

2007-01-30 Por tôpico Still
* Konnichiwa Adriano Maverick-sama:
 Muito obrigado a todos!
  Still, vc comenta sobre uma gaiola 32 bits, o que seria e como se faz?

É bem simples e utiliza, ao invés do chroot o schroot.
Segue o link com a referência.

http://www.crazysquirrel.com/computing/debian/amd64.jspx e 
em a gaiola
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5200pagina=1
Note que eu tenho o wine, plugin java, plugin flash, firefox 32,
mplayer+w32codecs, skype, google earth, picasa, opera e IE 6 dentro da gaiola 
32 bits. Sendo os dois últimos para testar a compatibilidade de páginas
que eu desenvolvo.
De qualquer forma, tenho o mplayer e o firefox na versão 64 tb.

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gpgID: 55577339 Skype Still_by_Still `-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


Re: [OFF] Problemas na leitura de DVD

2007-01-30 Por tôpico Ronaldo Reis Junior
Em Segunda 29 Janeiro 2007 23:48, Eddie escreveu:
   Qual a versão do Debian?

Debian Testing

Inte
-- 
Q:  Why is it that Mexico isn't sending anyone to the '84 summer games?
A:  Anyone in Mexico who can run, swim or jump is already in LA.
--
 Prof. Ronaldo Reis Júnior
|  .''`. UNIMONTES/Depto. Biologia Geral/Lab. Ecologia Evolutiva
| : :'  : Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro, Vila Mauricéia
| `. `'` CP: 126, CEP: 39401-089, Montes Claros - MG - Brasil
|   `- Fone: (38) 3229-8190 | [EMAIL PROTECTED]
| ICQ#: 5692561 | LinuxUser#: 205366


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



alterar endereço

2007-01-30 Por tôpico Julio Cardoso
Por favor.
 Onde entro para alterar meu enderço de e-mail na lista?
 Obrigado.
 
 Julio.
 
 __
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 

Re: [OFF] Problemas na leitura de DVD

2007-01-30 Por tôpico Marcio Inacio Silva
Em Segunda 29 Janeiro 2007 08:08, Ronaldo Reis Junior escreveu:
 Pessoal,

 tenho uma drive de leitura e gravação de DVD. Este final de semana ele
 passou a não gravar nem ler DVDs. Mas ele esta lendo CDs normalmente (Não
 testei se ele está gravando CDs). Isto faz sentido, o leitor pifar só para
 DVD? O Laser não é o mesmo? Alguem sabe?

 Valeu
 Inte
 Ronaldo

Normal! Afinal para estragar basta estar funcionando. :-D

Mas, isso é comum em combos e em 70% das vezes uma atualização do firmware do 
drive resolve.

Tente atualizar o firmware e nos retorne! o.O

Ps.: se for LG no cd/dvd do mesmo têm um aplicativo para atualizar firmware. A 
zica toda é que ele é for janelas e como nunca precisei não testei com wine.

[],s

-- 
___
Márcio Inácio Silva - 
 .~. 
/ v \   Seja Livre, use GNU/Linux!  
  / (   ) \ 
^^-^^   GNU/Debian/Linux



Problemas com teclado Toshiba Satellite M40

2007-01-30 Por tôpico Guilherme de Freitas Figueiredo

Olá! Bom dia a todos!

Pessoal, recentemente comprei um toshiba satellite M40, estou com o debian
funcionando 99% placas de rede/wireless/video/som tudo OK. Mas até agora não
consegui configurar o teclado, ele me parece ser um modelo do brasil pois
possui o Ç, mas logo ao lado do Ç ele não tem o ~ e sim um ª e um º também
do lado do P um * e um +.

Gostaria de saber se alguem já configurou este teclado, ou algum do tipo e
qual seria o layout para o X, e o keymap para o Terminal.


--
[]s!

--
Guilherme de Freitas Figueiredo - [EMAIL PROTECTED] -
http://gui.maniacs.com.br


Limite de espaço para o bom funcionamento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Wesley

Olá Pessoal,

Queria saber qual o espaço limite do HD para o meu GNU/Debian não
ficar instável.

Exemplo: estou com 400MB de espaço limite no meu HD e eu uso essa
máquina como servidor de Banco de Dados (Postgresql) e de aplicação
(Apache+TomCat) com uma mega aplicação em java.

A partir de sexta-feira meu servidor ficou instável...

Estou usando o Debian Estável. Mas meu Postgresql é compilado e meu
apache/TomCat também.

Obrigado.

PS.: já fiz uma busca no google e não achei algo bom a respeito.



Re: como descobrir o motivo de travar?

2007-01-30 Por tôpico hamacker

Tente deixar ligado sem iptables/amule e ao retornar verifique se esta travado.

Como voce bem suspeitou ACPI/APM não funcionam bem em certas placas,
tanto que há versões mais de ACPI. Eu tenho uma chipset SIS onde o
video onboard tem que está setado em 64M, menos que isso o Windows
trava com frequencia. Então a placa mãe influencia muito na
estabilidade.

Por aqui tem máquinas pcchips que ao hibernar não voltam mais, o
detalhe é que são windows. Mesmo o desligar somente o monitor varia de
máquina para máquina. Numas funcionam parcialmente, por exemplo
desligando o teclado após retornar, noutra não acordam mais e outras
funcionam 100%.

Se voce usa algum tipo de hibernação (desligar monitor, hd,...) é
melhor desativa-lo, no KDE não sei onde isso é ajustado, mas no gnome
é sistema-preferencias-energia.

Outra coisa AMD K6 esquentam a beça, não digo nada se seu processador
já não está comprometido, isto é, ao esquentar um pouquinho (o amule é
um ladrão de CPU) o bicho abre o bico.

[]'s e sucesso nos seus testes, qualquer coisa relate à lista os resultados.

2007/1/29, RicardoFunke [EMAIL PROTECTED]:

Olá Pessoal,

Tenho um PC AMD Semprom 2800, Placa PCCHIPS A31G, 512MB DDR400 de RAM,
Vídeo On-Board, Xubuntu Edgy, com KDE instalado, com um firewall que
eu mesmo escrevi no iptables.

Deixo este computador ligado no KDE com amule baixando dois arquivos,
mas quando chego em casa ele está travado, não sei se é por causa do
protetor de tela, porque já vi acontecer muitas vezes no linux,
especialmente com o Gnome, se é por causa das conexões do amule, ou se
é alguma coisa com ACPI/APM, enfim, não sei, gostaria de saber como
descobrir o motivo do travamento, onde e como devo procurar?






Re: [Fora de tópico] Damn Small Linux

2007-01-30 Por tôpico Rúben Lício

nossa, se tem 2 que já se interessaram, vou ver se levo isso para casa e
faço uma distrozinho e divulgo pro pessoal...

On 1/30/07, Leandro Ferreira [EMAIL PROTECTED] wrote:


No dia 29/01/2007 às 15:21,
fpandufo [EMAIL PROTECTED] escreveu:


 Tenho um notebook Unissys Pentium 90 com 16 Mb de Ram e 810 Mb de hd
 (meu pen tem mais que isso...).

 Procurando por mini-distribuições, cheguei a conclusão que o DSL
 (Damn... - 50 Mb) seria a melhor opção. Segundo o sítio dos
 desenvolvedores, ele roda muito bem em 486 com 16 de ram...


Olá amigo. Dá uma olhada nessa distro e veja se não te atende.

www.puppylinux.org

Achei mais leve que o damn small linux.

Sendo mais OT ainda, para terminal de email e navegar, lembro do QNX demo,
que rodava em um disquete com modo gráfico.
Já ouviu falar? Nunca usei mais que alguns minutos, mas era bem impactante
ver um simples disquete bootar a maquina com modo gráfico e navegar na
internet depois. Acho que vc ainda encontra onde baixar se procurar no
google.

Um abraço

Leandro

--
Leandro Padilha Ferreira - GPG ID: A7FB969E

http://androle.pro.br - [EMAIL PROTECTED]
--
A ninguno le da pena, comer cosita buena.


-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.1 (GNU/Linux)

iD8DBQFFvuggd8iw8hWoWeoRAv2qAJ4h5wPXj1b5moWT6gsQaCfcSZCblwCeIcdI
3vG2PMipIDi/nVdUd7VLAkI=
=zSOS
-END PGP SIGNATURE-






--
Rúben Lício Reis

Linux Gamming Programming
Linux user #433535


[OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

2007-01-30 Por tôpico João Olavo Baião de Vasconcelos

Olá pessoal!

Recebi um texto de uma pessoa de Salvador relatando o que está acontecendo
quando vc compra um computador do programa Computador para Todos da
fabricante FlexPC.

Mais um motivo para aqueles 70% [1] mudarem pra Windows.

Procurando no google sobre a FlexPC, achei esse [
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-ce/2005-October/002046.html ]
email falando a mesma coisa, pra reforçar a denúncia.

Podemos fazer alguma coisa? Esse fabricante está fazendo algo de errado?
Bom, vender um computador que não sai da loja funcionando tvz não seja uma
coisa mt honesta...

Falous!!

[1]
http://br-linux.org/linux/idg-now-computador-para-todos-73-dos-usuarios-trocam-linux-por-windows

-- Forwarded message --
From: Fernando Pacheco [EMAIL PROTECTED]
Date: Jan 30, 2007 1:04 AM
Subject: construindo estatísticas
To: [EMAIL PROTECTED]

João,

uma historinha pessoal para você encaminhar para os grupos de software
livre.

Há uns tempos atrás, li uma matéria divulgando uma pesquisa que sustentava
que mais de 70% dos usuários que compraram o PC através do computador para
todos trocava o software livre por um de licença paga. Revoltados com a
goleada que Mr. Gates estava dando, os especialistas diziam que a pesquisa
tinha vícios e que os números altos eram decorrentes do fato de a
distribuição Linux instalada era meio vira-lata entre outras justificativas
instantâneas que se dão a repórteres dos jornais. Confesso que achei o
número exagerado, mas não achei nem que a pesquisa pudesse ter problemas,
nem que povão ia se ligar que a distribuição era chulé, fiquei com a
sensação de que faltava um pedaço da história.
Hoje eu acredito que descobri a raiz dos 70%. Fui orientar meu pai na compra
de um computador novo, e recomendei que comprasse uma configuração básica,
pois ele só usa editor de texto, tabelas e e-mail. Achamos um pentium 4 por
um preço muito honesto em uma grande rede de varejo aqui da Bahia, 1100 com
o monitor. Ao retirar o produto, percebi de cara o logotipo do programa
computador para todos. A segunda coisa que eu percebi é que me revelou o que
realmente está pegando, quando o carregador abriu a caixa da CPU para que
conferíssemos o conteúdo, notei que no saco do manual também havia um cabo
IDE e um cabo de força de 12V. Intrigado, perguntei se o HD vinha
desconectado. O vendedor me respondeu que sim e que a instalação do hardware
seria realizada por um técnico enviado pelo fabricante (FlexPC) e que também
me daria o privilégio de ter acesso a um leque (foi essa a exata palavra)
maior de software, que incluiria o Windows XP. Conclusão, a FlexPC
comercializa o linux em uma máquina que não funciona porque está sem o cabo
IDE, e quando você pede para ligar, ela te oferece um Windows pirata
gratuitamente. Na loja é uma empresa cidadã, mas na privacidade do seu
domicílio as coisas não são bem assim. Fica fácil conseguir os 70% assim.

abraço,

Fernando

--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Ciência da Computação
UFES


Limite de espaço para o bom funcionamento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Wesley

Olá Pessoal,

Queria saber qual o espaço limite do HD para o meu GNU/Debian não
ficar instável.

Exemplo: estou com 400MB de espaço limite no meu HD e eu uso essa
máquina como servidor de Banco de Dados (Postgresql) e de aplicação
(Apache+TomCat) com uma mega aplicação em java.

A partir de sexta-feira meu servidor ficou instável...

Estou usando o Debian Estável. Mas meu Postgresql é compilado e meu
apache/TomCat também.

Obrigado.

PS.: já fiz uma busca no google e não achei algo bom a respeito.



Re: Limite de espaço para o bom funcion amento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática
Wesley escribió:
 Olá Pessoal,
 
 Queria saber qual o espaço limite do HD para o meu GNU/Debian não
 ficar instável.
 
 Exemplo: estou com 400MB de espaço limite no meu HD e eu uso essa
 máquina como servidor de Banco de Dados (Postgresql) e de aplicação
 (Apache+TomCat) com uma mega aplicação em java.
 
 A partir de sexta-feira meu servidor ficou instável...
 
 Estou usando o Debian Estável. Mas meu Postgresql é compilado e meu
 apache/TomCat também.
 
 Obrigado.
 
 PS.: já fiz uma busca no google e não achei algo bom a respeito.
 

Ficou instável? Dá um exemplo do que está acontecendo...

Espaço no HD nunca faz falta. Se você tem uma mega aplicaçao em java e
tudo o mais que você citou, coloca mais uns gigas de armazenamento.

E a memória RAM como vai?

Até mais.
-- 
Miguel Da Silva
Administrador de Red
Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Atualizações do debian!

2007-01-30 Por tôpico Junior Polegato

Tiago Saboga escreveu:

On Mon, Jan 29, 2007 at 07:56:14PM +, Maximiliano Dornelles wrote:
  

Boa tarde!

Gostaria de saber como funciona as atualizações do debian?
ex. pode de ser configurado para serem feitas  automaticamente as atualizações 
de segurança?

Parece que o cron-apt faz o que você está pedindo; nunca usei, e só recomendaria se você 
estiver usando uma versão estável.
  


Olá,

 Uso a combinação de update-manager (na minha opinião melhor que 
cron-apt) e update-notifier, herdadas do Ubuntu (se não me engano).


 O pacote update-manager tem os utilitários gráficos 
software-properties e update-manager, onde o primeiro é para configurar 
o update-manager e o segundo é o próprio, que lhe oferece uma interface 
bastante amigável para fazer as atualizações. O update-notifier coloca 
um ícone ao lado da hora avisando que tem atualização disponível e ao 
clicar abre o update-manager.


 Se configurados para fazer download, o cron-apt faz por padrão e o 
update-manager não, fazem download de todas as atualizações disponíveis 
e não somente as de segurança, então acho que não lhe serve de muita 
coisa. Com o cron-apt, ainda pode configurar para fazer a instalação 
automática dos pacotes tirando a opção -d da configuração de 
dist-upgrade ou de upgrade. Não sei se é possível separa em linha de 
comando do apt-get [dist-]upgrade as atualizações de segurança das 
outras, mas creio que não tem como.


 Creio que mais correto para o seu caso é escreve um script que 
reescreva o /etc/apt/source.list deixando apenas os repositórios de 
segurança, realize um apt-get update, depois um apt-get 
dist-updagrade -y, depois volte o /etc/apt/source.list para o normal 
com todos os repositórios configurados do jeito que era antes e por fim 
um apt-get update para voltar o sistema de lista de pacotes ao normal. 
Daí então coloque este script no cron para ser executado na freqüência 
que achar conveniente. E se usar em combinação a tudo isso o 
update-manager e update-notifier vai ficar bem completa sua solução.


 Para completar mais ainda, se tiver vários micros na rede, use um 
apt-proxy para eliminar o tráfego redundante de pacotes no seu link de 
internet.


--
Atenciosamente,

  Junior Polegato

  Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
  Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br



Re: Limite de espaço para o bom funcionamento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Wesley

Obrigado miguel,

Mas a memória está bem. Temos 1 GB livre com tranquilidade. Mas o
Banco de Dados, ás vezes para de aceitar conexões e temos um limite de
500 conexões o que está sobrando demais.

Por isso a única coisa que acho que seja o problema é o espaço livre no HD.

Em 30/01/07, Miguel Da Silva - Centro de
Matemática[EMAIL PROTECTED] escreveu:

Wesley escribió:
 Olá Pessoal,

 Queria saber qual o espaço limite do HD para o meu GNU/Debian não
 ficar instável.

 Exemplo: estou com 400MB de espaço limite no meu HD e eu uso essa
 máquina como servidor de Banco de Dados (Postgresql) e de aplicação
 (Apache+TomCat) com uma mega aplicação em java.

 A partir de sexta-feira meu servidor ficou instável...

 Estou usando o Debian Estável. Mas meu Postgresql é compilado e meu
 apache/TomCat também.

 Obrigado.

 PS.: já fiz uma busca no google e não achei algo bom a respeito.


Ficou instável? Dá um exemplo do que está acontecendo...

Espaço no HD nunca faz falta. Se você tem uma mega aplicaçao em java e
tudo o mais que você citou, coloca mais uns gigas de armazenamento.

E a memória RAM como vai?

Até mais.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red
Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]






Re: Limite de espaço para o bom funcion amento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática
Wesley escribió:
 Obrigado miguel,
 
 Mas a memória está bem. Temos 1 GB livre com tranquilidade. Mas o
 Banco de Dados, ás vezes para de aceitar conexões e temos um limite de
 500 conexões o que está sobrando demais.
 
 Por isso a única coisa que acho que seja o problema é o espaço livre no HD.
 
 Em 30/01/07, Miguel Da Silva - Centro de
 Matemática[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Wesley escribió:
  Olá Pessoal,
 
  Queria saber qual o espaço limite do HD para o meu GNU/Debian não
  ficar instável.
 
  Exemplo: estou com 400MB de espaço limite no meu HD e eu uso essa
  máquina como servidor de Banco de Dados (Postgresql) e de aplicação
  (Apache+TomCat) com uma mega aplicação em java.
 
  A partir de sexta-feira meu servidor ficou instável...
 
  Estou usando o Debian Estável. Mas meu Postgresql é compilado e meu
  apache/TomCat também.
 
  Obrigado.
 
  PS.: já fiz uma busca no google e não achei algo bom a respeito.
 

 Ficou instável? Dá um exemplo do que está acontecendo...

 Espaço no HD nunca faz falta. Se você tem uma mega aplicaçao em java e
 tudo o mais que você citou, coloca mais uns gigas de armazenamento.

 E a memória RAM como vai?

 Até mais.
 -- 
 Miguel Da Silva
 Administrador de Red
 Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
 Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
 Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


 -- 
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]


 

Tá com cara de ser falta de espaço mesmo. O diretório /tmp tem que ter
espaço sobrando, quanto mais melhor. Talvez pudesse ser algum problema
com a rede, mas aposto no problema de disco mesmo.

Até mais.
-- 
Miguel Da Silva
Administrador de Red
Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

2007-01-30 Por tôpico Carlos Ribeiro

Olá João e todos.
Há uns meses fui chamado para instalar o XP perna-de-pau num PC zero que
foi comprado com o Mandriva instalado. Para minha surpresa e decepção o
modem não estava reconhecido pelo sistema e internet não funcionava, claro.
A idéia inicial de mostrar ao proprietário as vantagens de usar o Linux
foram pelo ralo.

Sucesso a todos.

CR


Re: Limite de espaço para o bom funcionamento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Wesley

Hummm! pois eh...

Também estava achando isso. Já dei uma testada no Hardware: tipo raid
e tals e ta tudo blz

Estou, realmente, começando a acreditar no fato do espaço limite para
máquinas Linux trabalharem corretamente.

muito obrigado miguel..

Em 30/01/07, Miguel Da Silva - Centro de
Matemática[EMAIL PROTECTED] escreveu:

Wesley escribió:
 Obrigado miguel,

 Mas a memória está bem. Temos 1 GB livre com tranquilidade. Mas o
 Banco de Dados, ás vezes para de aceitar conexões e temos um limite de
 500 conexões o que está sobrando demais.

 Por isso a única coisa que acho que seja o problema é o espaço livre no HD.

 Em 30/01/07, Miguel Da Silva - Centro de
 Matemática[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Wesley escribió:
  Olá Pessoal,
 
  Queria saber qual o espaço limite do HD para o meu GNU/Debian não
  ficar instável.
 
  Exemplo: estou com 400MB de espaço limite no meu HD e eu uso essa
  máquina como servidor de Banco de Dados (Postgresql) e de aplicação
  (Apache+TomCat) com uma mega aplicação em java.
 
  A partir de sexta-feira meu servidor ficou instável...
 
  Estou usando o Debian Estável. Mas meu Postgresql é compilado e meu
  apache/TomCat também.
 
  Obrigado.
 
  PS.: já fiz uma busca no google e não achei algo bom a respeito.
 

 Ficou instável? Dá um exemplo do que está acontecendo...

 Espaço no HD nunca faz falta. Se você tem uma mega aplicaçao em java e
 tudo o mais que você citou, coloca mais uns gigas de armazenamento.

 E a memória RAM como vai?

 Até mais.
 --
 Miguel Da Silva
 Administrador de Red
 Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
 Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
 Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]




Tá com cara de ser falta de espaço mesmo. O diretório /tmp tem que ter
espaço sobrando, quanto mais melhor. Talvez pudesse ser algum problema
com a rede, mas aposto no problema de disco mesmo.

Até mais.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red
Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]






Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

2007-01-30 Por tôpico Rúben Lício

Eu particularmente acredito que:

OU
esse lance de instalar linux nos computadores do governo foi (como sempre)
muito mal implantado pelo governo, e por isso andam instalando uns linux
totalmente capengadas e mal configurados
OU
o objetivo realmente foi cumprido, e conseguiram mostrar para a grande
maioria das pessoas que o linux não presta e dando uma esfriada na ascensão
do software livre que parecia que iria dominar o mundo em pouco tempo.


Eu não descarto em nenhum momento a possibilidade de tudo isso estar sendo
feito de propósito só para queimar a imagem do linux.
Afinal de contas, não é difícil fazer uma distribuição para umas maquinas
especificas funcionarem perfeitas. O próprio kurumin funciona para quase
todas sem nenhuma configuração adicional.



On 1/30/07, Carlos Ribeiro [EMAIL PROTECTED] wrote:


Olá João e todos.
Há uns meses fui chamado para instalar o XP perna-de-pau num PC zero
que foi comprado com o Mandriva instalado. Para minha surpresa e decepção o
modem não estava reconhecido pelo sistema e internet não funcionava, claro.
A idéia inicial de mostrar ao proprietário as vantagens de usar o Linux
foram pelo ralo.

Sucesso a todos.

CR





--
Rúben Lício Reis

Linux Gamming Programming
Linux user #433535


Re: X + Aplicação Java

2007-01-30 Por tôpico Rafael Gimenes Leite

exatamente, não quero gerenciador de janelas para o usuário não ter o que
fazer entende?

mas porque será que o meu aplicativo java só carrega o primeiro form
corretamente?

obrigado.

On 1/29/07, Eddie [EMAIL PROTECTED] wrote:


  Não esqueceu o gerenciador de janelas?


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]





--
/* Rafael  Gimenes Leite
Analista Desenvolvedor.
linux user #404839
http://www.rafaelgimenes.net
http://vidacurta.net
*/


Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

2007-01-30 Por tôpico Aderbal Botelho

São distribuições de aluguel, criadas apenas para tapar o buraco e
adquirirem os beneficios propostos pelo governo, em geral, uma distribuição
dessas, sai por 10 reais por computador, ninguem quer se responsabilizar
pelo suporte, devido ao alto custo do mesmo.

2007/1/30, Rúben Lício [EMAIL PROTECTED]:


Eu particularmente acredito que:

OU
 esse lance de instalar linux nos computadores do governo foi (como
sempre) muito mal implantado pelo governo, e por isso andam instalando uns
linux totalmente capengadas e mal configurados
OU
 o objetivo realmente foi cumprido, e conseguiram mostrar para a grande
maioria das pessoas que o linux não presta e dando uma esfriada na ascensão
do software livre que parecia que iria dominar o mundo em pouco tempo.


Eu não descarto em nenhum momento a possibilidade de tudo isso estar sendo
feito de propósito só para queimar a imagem do linux.
Afinal de contas, não é difícil fazer uma distribuição para umas maquinas
especificas funcionarem perfeitas. O próprio kurumin funciona para quase
todas sem nenhuma configuração adicional.



On 1/30/07, Carlos Ribeiro [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Olá João e todos.
 Há uns meses fui chamado para instalar o XP perna-de-pau num PC zero
 que foi comprado com o Mandriva instalado. Para minha surpresa e decepção o
 modem não estava reconhecido pelo sistema e internet não funcionava, claro.
 A idéia inicial de mostrar ao proprietário as vantagens de usar o Linux
 foram pelo ralo.

 Sucesso a todos.

 CR




--
Rúben Lício Reis

Linux Gamming Programming
Linux user #433535





--
Aderbal Botelho
Debian Consultant
Mantedor do EducX Informática Educativa usando Software Livre.
Un  85658381
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]


Re: X + Aplicação Java

2007-01-30 Por tôpico Junior Polegato

Rafael Gimenes Leite escreveu:
exatamente, não quero gerenciador de janelas para o usuário não ter o 
que fazer entende?
mas porque será que o meu aplicativo java só carrega o primeiro form 
corretamente?

obrigado.

On 1/29/07, *Eddie* [EMAIL PROTECTED] 
mailto:[EMAIL PROTECTED] wrote:


  Não esqueceu o gerenciador de janelas?



Olá,

 Tentar trocar sua aplicação por Firefox, por exemplo, e ver no que dá...

 Tenta de um terminal autenticar como usuário normal e executar:

$ X :1 

 Depois de carregar o X, volte ao terminal ([Ctrl]+[Alt]+[F1]) e 
executa uma aplicação com a opção --display ou -display dependendo da 
aplicação, e várias utilizam-se da variável de ambiente DISPLAY:


$ export DISPLAY=:1
$ firefox

 Agora volta para o X ([Ctrl]+[Atl]+[F6] ou [F7] ou vai tentanto os 
Fn's) e pode ver o que vem acontecendo graficamente e no terminal onde 
chamou a aplicação ver os erros em modo texto.




--
Atenciosamente,

  Junior Polegato

  Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
  Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br



Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

2007-01-30 Por tôpico Maxwillian Miorim

On 1/30/07, Rúben Lício [EMAIL PROTECTED] wrote:

OU
 esse lance de instalar linux nos computadores do governo foi (como sempre)
muito mal implantado pelo governo, e por isso andam instalando uns linux
totalmente capengadas e mal configurados

Realmente foi mal implementado, eu acho que este assunto demanda de
decisão técnica e não política, quizeram fazer campanha espalhando aos
quatro ventos que agora qualquer um compra um computador mas
esqueceram de planejar como seria essa explosão digital

OBS: Não sou contra nem a favor do governo, minha posição política é
absolutamente neutra: me interessa apenas o que for feito de bom para
o país, independentemente de que o faz.


OU
 o objetivo realmente foi cumprido, e conseguiram mostrar para a grande
maioria das pessoas que o linux não presta e dando uma esfriada na ascensão
do software livre que parecia que iria dominar o mundo em pouco tempo.
Eu não descarto em nenhum momento a possibilidade de tudo isso estar sendo
feito de propósito só para queimar a imagem do linux.


Eu discordo em partes disso. Muitas pessoas que trabalham com Software
Livre se acham excluídas ou perseguidas por governos e corporações.
Quando pararmos de ser coitadinhos e tomarmos atitudes importantes a
nível de mercado as coisas mudam: chega para um dono de empresa e
oferece um sistema estável, baseado no Unix dos mainframes, com mais
de 2 milhões de desenvolvedores ativos (apenas no kernel) e com uma
equipe de desenvolvedores gigante (não sei o tamanho da equipe de
distros como o Debian :P) ou um sistema que tem o código fonte
aberto, assim nós, nerds felizes podemos ler o código e divulgar o
conhecimento num mundo feliz, adivinha com qual tu vende mais?

OBS: Sou a favor de muitos principios do SL, uso, faço e recomendo SL.
Mas há aspectos que devemser melhorados como por exemplo o
desrespeito a marcas como Micro$oft e as tentativas de *impor* o SL
às pessoas.

OBS2: Eu espero um dia encontrar um cliente que seja favoravel ao
sistema que tem o código fonte aberto, assim nós, nerds felizes
podemos ler o código e divulgar o conhecimento num mundo feliz.



Afinal de contas, não é difícil fazer uma distribuição para umas maquinas
especificas funcionarem perfeitas. O próprio kurumin funciona para quase
todas sem nenhuma configuração adicional.

Existem centenas de universidades no Brasil, antes de sair vendendo os
computadores o governo poderia incentivar estas universidades a montar
grupos de pesquisa e desenvolvimento e com auxílio de órgãos como a
RNP desenvolver não só a distribuição utilizada no programa de
inclusão digital mas a definição de normas e padrões para tais
equipamentos.



--
Maxwillian Miorim [EMAIL PROTECTED]

Have you mooed today?



Re: X + Aplicação Java

2007-01-30 Por tôpico Rafael Gimenes Leite

com o firefox vai bem
abre as janelas de configurações e tal.
o problema é minha aplicação em java.
deve se problema no metodo repaint que eu uso.
só pode ser isso
vlw.

On 1/30/07, Junior Polegato [EMAIL PROTECTED] wrote:


 Rafael Gimenes Leite escreveu:

exatamente, não quero gerenciador de janelas para o usuário não ter o que
fazer entende?
mas porque será que o meu aplicativo java só carrega o primeiro form
corretamente?
obrigado.

On 1/29/07, Eddie [EMAIL PROTECTED] wrote:

   Não esqueceu o gerenciador de janelas?


Olá,

  Tentar trocar sua aplicação por Firefox, por exemplo, e ver no que dá...

  Tenta de um terminal autenticar como usuário normal e executar:

$ X :1 

  Depois de carregar o X, volte ao terminal ([Ctrl]+[Alt]+[F1]) e executa
uma aplicação com a opção --display ou -display dependendo da aplicação, e
várias utilizam-se da variável de ambiente DISPLAY:

$ export DISPLAY=:1
$ firefox

  Agora volta para o X ([Ctrl]+[Atl]+[F6] ou [F7] ou vai tentanto os Fn's)
e pode ver o que vem acontecendo graficamente e no terminal onde chamou a
aplicação ver os erros em modo texto.



--
Atenciosamente,

   Junior Polegato

   Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
   Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br





--
/* Rafael  Gimenes Leite
Analista Desenvolvedor.
linux user #404839
http://www.rafaelgimenes.net
http://vidacurta.net
*/


Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

2007-01-30 Por tôpico Zandre Bran

Isto q ainda vem o laptop que não tem preço!

Zandre.

On 1/30/07, Maxwillian Miorim [EMAIL PROTECTED] wrote:

On 1/30/07, Rúben Lício [EMAIL PROTECTED] wrote:
 OU
  esse lance de instalar linux nos computadores do governo foi (como sempre)
 muito mal implantado pelo governo, e por isso andam instalando uns linux
 totalmente capengadas e mal configurados
Realmente foi mal implementado, eu acho que este assunto demanda de
decisão técnica e não política, quizeram fazer campanha espalhando aos
quatro ventos que agora qualquer um compra um computador mas
esqueceram de planejar como seria essa explosão digital

OBS: Não sou contra nem a favor do governo, minha posição política é
absolutamente neutra: me interessa apenas o que for feito de bom para
o país, independentemente de que o faz.

 OU
  o objetivo realmente foi cumprido, e conseguiram mostrar para a grande
 maioria das pessoas que o linux não presta e dando uma esfriada na ascensão
 do software livre que parecia que iria dominar o mundo em pouco tempo.
 Eu não descarto em nenhum momento a possibilidade de tudo isso estar sendo
 feito de propósito só para queimar a imagem do linux.

Eu discordo em partes disso. Muitas pessoas que trabalham com Software
Livre se acham excluídas ou perseguidas por governos e corporações.
Quando pararmos de ser coitadinhos e tomarmos atitudes importantes a
nível de mercado as coisas mudam: chega para um dono de empresa e
oferece um sistema estável, baseado no Unix dos mainframes, com mais
de 2 milhões de desenvolvedores ativos (apenas no kernel) e com uma
equipe de desenvolvedores gigante (não sei o tamanho da equipe de
distros como o Debian :P) ou um sistema que tem o código fonte
aberto, assim nós, nerds felizes podemos ler o código e divulgar o
conhecimento num mundo feliz, adivinha com qual tu vende mais?

OBS: Sou a favor de muitos principios do SL, uso, faço e recomendo SL.
 Mas há aspectos que devemser melhorados como por exemplo o
desrespeito a marcas como Micro$oft e as tentativas de *impor* o SL
às pessoas.

OBS2: Eu espero um dia encontrar um cliente que seja favoravel ao
sistema que tem o código fonte aberto, assim nós, nerds felizes
podemos ler o código e divulgar o conhecimento num mundo feliz.


 Afinal de contas, não é difícil fazer uma distribuição para umas maquinas
 especificas funcionarem perfeitas. O próprio kurumin funciona para quase
 todas sem nenhuma configuração adicional.
Existem centenas de universidades no Brasil, antes de sair vendendo os
computadores o governo poderia incentivar estas universidades a montar
grupos de pesquisa e desenvolvimento e com auxílio de órgãos como a
RNP desenvolver não só a distribuição utilizada no programa de
inclusão digital mas a definição de normas e padrões para tais
equipamentos.



--
Maxwillian Miorim [EMAIL PROTECTED]

Have you mooed today?






frame buffer e links2

2007-01-30 Por tôpico Rogério Ferreira

Bom dia.

   Estou com o seguinte problema no meu debian etch amd64: ao tentar 
abrir o links2 com a opção -g no terminal ele me retorna que o 
dispositivo /dev/fb0 não existe. Esta informação realmente procede 
pois este dispositivo é estatico criado pelo udev e está em 
/dev/.static/dev/fd0.
   Porém, mesmo criando um link com ln -s /dev/.static/dev/fd0 /dev/fd0 
o links2 não consegue acessar o dispositivo, dizendo que o mesmo não 
pode ser aberto.
   O dispositivo está com permissão de leitura e escrita para o root e 
para o grupo video, porém nem o root consegue acessá-lo.

   Minha placa de vídeo é uma ATI X700 mobile, caso esta informação ajude.

Obrigado.

--
Rogério Ferreira.
===
Difícil é aprender a ler,
o resto está escrito.
Autor desconhecido.
===
Seja livre, use
Debian GNU/Linux!






___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: como descobrir o motivo de travar?

2007-01-30 Por tôpico Vinicius De Mario

hamacker escreveu:
Tente deixar ligado sem iptables/amule e ao retornar verifique se esta 
travado.


Como voce bem suspeitou ACPI/APM não funcionam bem em certas placas,
tanto que há versões mais de ACPI. Eu tenho uma chipset SIS onde o
video onboard tem que está setado em 64M, menos que isso o Windows
trava com frequencia. Então a placa mãe influencia muito na
estabilidade.

Por aqui tem máquinas pcchips que ao hibernar não voltam mais, o
detalhe é que são windows. Mesmo o desligar somente o monitor varia de
máquina para máquina. Numas funcionam parcialmente, por exemplo
desligando o teclado após retornar, noutra não acordam mais e outras
funcionam 100%.

Se voce usa algum tipo de hibernação (desligar monitor, hd,...) é
melhor desativa-lo, no KDE não sei onde isso é ajustado, mas no gnome
é sistema-preferencias-energia.

Outra coisa AMD K6 esquentam a beça, não digo nada se seu processador
já não está comprometido, isto é, ao esquentar um pouquinho (o amule é
um ladrão de CPU) o bicho abre o bico.

[]'s e sucesso nos seus testes, qualquer coisa relate à lista os 
resultados.


2007/1/29, RicardoFunke [EMAIL PROTECTED]:

Olá Pessoal,

Tenho um PC AMD Semprom 2800, Placa PCCHIPS A31G, 512MB DDR400 de RAM,
Vídeo On-Board, Xubuntu Edgy, com KDE instalado, com um firewall que
eu mesmo escrevi no iptables.

Deixo este computador ligado no KDE com amule baixando dois arquivos,
mas quando chego em casa ele está travado, não sei se é por causa do
protetor de tela, porque já vi acontecer muitas vezes no linux,
especialmente com o Gnome, se é por causa das conexões do amule, ou se
é alguma coisa com ACPI/APM, enfim, não sei, gostaria de saber como
descobrir o motivo do travamento, onde e como devo procurar?






Uma experiencia interessante quanto a excesso de temperatura é compilar 
o kernel. A CPU fica, normalmente, totalmente ocupada. Montei um Athlon 
64 e só descobri que tinha pau na CPU por que fui compilar o kernel, a 
máquina desligava após uns 10 minutos.


Interessante é mandar compilar o kernel e ficar monitorando a 
temperatura e velocidade dos ventiladores. A minha CPU fazia o micro 
desligar qdo a temperatura ficava um pouco acima de 60C. Troquei a CPU e 
a temperatura não passa de 50C, mesmo qdo está 100% ocupada, com os 
mesmos coolers instalados.



Vinicius




quem é o serviço appletalk ?

2007-01-30 Por tôpico hamacker

Estou instalando o 'etch' e realizando alguns testes, e encontrei dois
serviços que estão sendo instalados por padrão, um deles é o hplip
(impressoras hp), mas ainda não encontrei o pacote responsável pelo
serviço appletalk que é habilitado por default após a instalação e no
ativado no momento de boot. Qual é o nome desse pacote para eu
remover, alguem sabe ?

Aproveitando, há mais serviços considerados desnecessários que poderia
ser removidos ?



Re: quem é o serviço appletalk ?

2007-01-30 Por tôpico Maxwillian Miorim

On 1/30/07, hamacker [EMAIL PROTECTED] wrote:

Estou instalando o 'etch' e realizando alguns testes, e encontrei dois
serviços que estão sendo instalados por padrão, um deles é o hplip
(impressoras hp), mas ainda não encontrei o pacote responsável pelo
serviço appletalk que é habilitado por default após a instalação e no
ativado no momento de boot. Qual é o nome desse pacote para eu
remover, alguem sabe ?

Sim, é netatalk o nome do pacote.


Aproveitando, há mais serviços considerados desnecessários que poderia
ser removidos ?

Depende, a principio tudo que tu nao usa pode ser removido (desativa
por um tempo e depois remove :)

--
Maxwillian Miorim [EMAIL PROTECTED]

Have you mooed today?



Re: Limite de espaço para o bom funcion amento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Renato S. Yamane
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Em 30-01-2007 10:22, Wesley escreveu:
 Também estava achando isso. Já dei uma testada no Hardware: tipo raid
 e tals e ta tudo blz

Execute isso para verificar o espaço disponível:
$df -Th

 Estou, realmente, começando a acreditar no fato do espaço limite para
 máquinas Linux trabalharem corretamente.

Se o seu banco de dados precisa de 50Gb e você tem disponível 40Gb,
então é possível concluir que o seu banco de dados não funcionará
independentemente de ser Linux ou Windows, concorda?

- --
Renato S. Yamane
Fingerprint: 68AE A381 938A F4B9 8A23  D11A E351 5030 D420 515A
PGP Server: http://pgp.mit.edu/ -- KeyID: 0xD420515A
http://www.renatoyamane.com
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with SUSE - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFFv1md41FQMNQgUVoRAuEwAJ4zh/SW+uPTcWc/5Km9/J6xce126gCgjxdJ
CrHigaiF8kh/rLSZfxTcRUQ=
=FIh0
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: quem é o serviço appletalk ?

2007-01-30 Por tôpico Vinicius De Mario

hamacker escreveu:

Estou instalando o 'etch' e realizando alguns testes, e encontrei dois
serviços que estão sendo instalados por padrão, um deles é o hplip
(impressoras hp), mas ainda não encontrei o pacote responsável pelo
serviço appletalk que é habilitado por default após a instalação e no
ativado no momento de boot. Qual é o nome desse pacote para eu
remover, alguem sabe ?

Aproveitando, há mais serviços considerados desnecessários que poderia
ser removidos ?




Use apt-cache search:

[EMAIL PROTECTED]:~$ apt-cache search appletalk
netatalk - AppleTalk user binaries

O pacote é o netatalk

Vinicius




Re: Limite de espaço para o bom funcion amento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática

Renato S. Yamane escribió:

-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Em 30-01-2007 10:22, Wesley escreveu:

Também estava achando isso. Já dei uma testada no Hardware: tipo raid
e tals e ta tudo blz


Execute isso para verificar o espaço disponível:
$df -Th


Estou, realmente, começando a acreditar no fato do espaço limite para
máquinas Linux trabalharem corretamente.


Se o seu banco de dados precisa de 50Gb e você tem disponível 40Gb,
então é possível concluir que o seu banco de dados não funcionará
independentemente de ser Linux ou Windows, concorda?

- --
Renato S. Yamane
Fingerprint: 68AE A381 938A F4B9 8A23  D11A E351 5030 D420 515A
PGP Server: http://pgp.mit.edu/ -- KeyID: 0xD420515A
http://www.renatoyamane.com
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with SUSE - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFFv1md41FQMNQgUVoRAuEwAJ4zh/SW+uPTcWc/5Km9/J6xce126gCgjxdJ
CrHigaiF8kh/rLSZfxTcRUQ=
=FIh0
-END PGP SIGNATURE-




Esse exemplo dos 50Gb/40Gb é um pouco pesado. Pelo que o companheiro 
falou, ele tem a quantidade de espaço livre que o banco de dados 
precisa. E até sobre (os tal 400Mb que ele comentou em outra mensagem no 
thread), só que essa sobra não tá dando mais.


Além do mais, certamente ele deve ter conseguido esses valores usando o df.

Até mais.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red
Centro de Matemßtica - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la Rep·blica - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Squid + Downloads

2007-01-30 Por tôpico Harlei Liguori

Amigo,

instalei o NTOP e me parece uma excelente ferramenta... Agora, acho q fiz
besteira, qd perguntou qual a placa q queria que fosse monitorada, coloquei
a minha LPT1 que é a placa q leva o IP válido de internet... acho q fiz
besteira pq ao inves de aparecer os IPs da rede interna e tal, que é oque
preciso aparece vários sites, tipow um relatório do sarg mesmo... fiz
besteira né? Precisava ser na placa interna... se sim, alguém pode me dizer
como mudo a placa a ser monitorada agora com o sistema em funcionamento?
Procurei no google mas, ou não soube procurar, ou não encontrei ou não tem
mesmo... uma das 3 :D

aguardo retorno
e agradeço a ajuda dos amigos

Harlei


Em 29/01/07, Paulo de Souza Lima [EMAIL PROTECTED] escreveu:


 Te sugiro instalar o Ntop e monitorar sua rede pelos IPs. O Ntop gera
graficos de trafego por ip, por serviço, por máquina, por horário... É só
configurar do seu gosto. Tudo por uma interface HTTP.

Aí vc acha a ratazana que tá corooendo sua rede. :-)

Abração

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358

- Mensagem original 
De: Harlei Liguori [EMAIL PROTECTED]
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007 11:24:47
Assunto: Squid + Downloads

Amigos,

tenho um link de 2MB para internet, e um proxy squid que dá acesso à
internet ligado no link, ando tendo problemas de lentidão na internet, e
quando vou pingar por exemplo, www.uol.com.br, o tempo de resposta chega
até a 1000ms+, então é claro q vou ter lentidão :) hehehehe... aí, se eu
parar o squid, e dar restart nele volta a dar tempos de 10~20ms, então,
parece q pode ser uma ou mais pessoas fazendo downloads pesados ou coisas do
genero, estou certo? Se eu estiver certo, existe alguma forma de saber quem
é o usuário q está fazendo tal download? Se sim, tem como mandar este
download parar pelo servidor? E se estiver errado, oque vocês acham que pode
estar acontecendo, e tem solução? Acho q o link está legal para a qtd de
usuários, mas claro q todos devem usar com sabedoria...

será que alguém pode me ajudar neste caso?

aguardo retorno

atenciosamente

Harlei


__
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/



Re: Squid + Downloads

2007-01-30 Por tôpico [EMAIL PROTECTED]
Em Ter, 2007-01-30 às 12:47 -0300, Harlei Liguori escreveu:
 Amigo,
  
 instalei o NTOP e me parece uma excelente ferramenta... Agora, acho q
 fiz besteira, qd perguntou qual a placa q queria que fosse monitorada,
 coloquei a minha LPT1 

? primeira vez que veja a descrição de uma placa de rede igual a
placa paralela...80)

 que é a placa q leva o IP válido de internet... acho q fiz besteira pq
 ao inves de aparecer os IPs da rede interna e tal, que é oque preciso
 aparece vários sites, tipow um relatório do sarg mesmo... fiz besteira
 né?

não , basta fazer um dpkg-reconfigure ntop e depois ler a documentação e
só depois vc pode mudar a placa da qual vc quer ver os relatórios
entrando no admin do ntop...80)

  Precisava ser na placa interna... se sim, alguém pode me dizer como
 mudo a placa a ser monitorada agora com o sistema em funcionamento?
 Procurei no google mas, ou não soube procurar, ou não encontrei ou não
 tem mesmo... uma das 3 :D

[]s
  
 aguardo retorno
 e agradeço a ajuda dos amigos
  
 Harlei
 
  
 Em 29/01/07, Paulo de Souza Lima [EMAIL PROTECTED]
 escreveu: 
 Te sugiro instalar o Ntop e monitorar sua rede pelos IPs. O
 Ntop gera graficos de trafego por ip, por serviço, por
 máquina, por horário... É só configurar do seu gosto. Tudo por
 uma interface HTTP. 
 
 Aí vc acha a ratazana que tá corooendo sua rede. :-)
 
 Abração
  
 Paulo de Souza Lima
 Curitiba/PR
 Linux User 432358 
 
 
 - Mensagem original 
 De: Harlei Liguori [EMAIL PROTECTED]
 Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org 
 Enviadas: Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007 11:24:47
 Assunto: Squid + Downloads
 
 Amigos,
  
 tenho um link de 2MB para internet, e um proxy squid que dá
 acesso à internet ligado no link, ando tendo problemas de
 lentidão na internet, e quando vou pingar por exemplo,
 www.uol.com.br, o tempo de resposta chega até a 1000ms+, então
 é claro q vou ter lentidão :) hehehehe... aí, se eu parar o
 squid, e dar restart nele volta a dar tempos de 10~20ms,
 então, parece q pode ser uma ou mais pessoas fazendo downloads
 pesados ou coisas do genero, estou certo? Se eu estiver certo,
 existe alguma forma de saber quem é o usuário q está fazendo
 tal download? Se sim, tem como mandar este download parar pelo
 servidor? E se estiver errado, oque vocês acham que pode estar
 acontecendo, e tem solução? Acho q o link está legal para a
 qtd de usuários, mas claro q todos devem usar com
 sabedoria... 
  
 será que alguém pode me ajudar neste caso?
  
 aguardo retorno
  
 atenciosamente
  
 Harlei
 
 
 
 __
 Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger 
 http://br.messenger.yahoo.com/ 
 
Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux
tel 011 9235-4327




-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Limite de espaço para o bom funcionamento do Linux

2007-01-30 Por tôpico Wesley

Blz Renato?!

Deixa eu te falar... meu banco está alocado ... por enquanto o pessoal
ainda não encheu ele demais :D

Liberamos a aplicação tem 2 semanas e ele só está com 190MB...

Mas obrigado ;)



Em 30/01/07, Renato S. Yamane[EMAIL PROTECTED] escreveu:

-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Em 30-01-2007 10:22, Wesley escreveu:
 Também estava achando isso. Já dei uma testada no Hardware: tipo raid
 e tals e ta tudo blz

Execute isso para verificar o espaço disponível:
$df -Th

 Estou, realmente, começando a acreditar no fato do espaço limite para
 máquinas Linux trabalharem corretamente.

Se o seu banco de dados precisa de 50Gb e você tem disponível 40Gb,
então é possível concluir que o seu banco de dados não funcionará
independentemente de ser Linux ou Windows, concorda?

- --
Renato S. Yamane
Fingerprint: 68AE A381 938A F4B9 8A23  D11A E351 5030 D420 515A
PGP Server: http://pgp.mit.edu/ -- KeyID: 0xD420515A
http://www.renatoyamane.com
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with SUSE - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFFv1md41FQMNQgUVoRAuEwAJ4zh/SW+uPTcWc/5Km9/J6xce126gCgjxdJ
CrHigaiF8kh/rLSZfxTcRUQ=
=FIh0
-END PGP SIGNATURE-


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]






Re: [Fora de tópico] Damn Small Linux

2007-01-30 Por tôpico fpandufo
Em Ter, 2007-01-30 às 04:39 -0200, Leandro Ferreira escreveu:

 www.puppylinux.org
 
 Achei mais leve que o damn small linux.

Eu já tinha dado uma olhada. Mas olhando melhor percebi que 128 de Ram
é para rodar o sistema muito bem sem o HD. Vou pesquisar mais. Obrigado.

 QNX. Já ouviu falar? Nunca usei mais que alguns minutos, mas era bem 
 impactante 
 ver um simples disquete bootar a maquina com modo gráfico e navegar na 
 internet depois. Acho que vc ainda encontra onde baixar se procurar no
 google.

O drive para disquete do oldlaptop está com problemas. Mesmo assim,
valeu!

Em Ter, 2007-01-30 às 09:32 -0200, Rúben Lício escreveu:
 nossa, se tem 2 que já se interessaram, vou ver se levo isso para casa
 e faço uma distrozinho e divulgo pro pessoal...

Não é má idéia Rúben ...

Valeu!

Marcelo


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: alterar endereço

2007-01-30 Por tôpico Fabio Guerrazzi
 Julio Cardoso wrote:
 Por favor.
  Onde entro para alterar meu enderço de e-mail na lista?
  Obrigado.


Primeiro descadastre o e-mail atual em [1]. Depois inscreva-se com o novo
e-mail lá mesmo.

1.
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/


Fabio.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Desativar saida do log na Tela

2007-01-30 Por tôpico Pedro - Debian

Olá pessoal,

Tenho uma Firewall com o iptables que registra determinas ocorrências em 
log. Porém quando estas ocorrência acontecem, a saída também é exibida 
na tela do micro.


Gostaria de saber como faço para desativar esta saída para a tela pois 
atrapalha bastante ainda mais qudo se está fazendo testes.



Obrigado


Pedro





___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: [Fora de tópico] Damn Small Linux

2007-01-30 Por tôpico Rúben Lício

Bom, como vai demorar um pouco para eu conseguir disponibilizar algo
completo, isso se conseguir fazer isso ainda em fevereiro, vou vou dar uma
base do que eu fiz para quem quiser ir dando uma olhada já, ou mesmo já
fazer


basicamente eu peguei o kurumin lite 6, abri ele para remasterizar, e rodei

apt-get remove \
zip unzip unrar xpdf-common xmms xsane wget normalize-audio ntfs-3g \
wprint wireless-tools vnc-common vorbis-tools ssh-askpass libkrb53 \
ssh smb4k rar ppp pppconfig pppoe pppoeconf pppstatus libaudiofile0 \
pptp-linux pptpd openssh-server openssh-client ndiswrapper-utils \
ndiswrapper-common man-db manpages lzop linux-wlan-ng laptop-detect \
lame less kwifimanager ksynaptics kppp kpdf kopete kuickshow kpackage \
konq-plugins kolourpaint kmix kget k3b iptables kcalc iproute ftp xdialog \
doc-base docbook-xml cdrecord apmd acpid acer-acpi-modules firefox liblua50
\
fdisk-udeb xgalaga ksnapshot kdemultimedia-kio-plugins vgabios libfuse2 \
kdemultimedia-kfile-plugins xserver-xorg-video-savage ntfsprogs libavcodec0d
\
xserver-xorg-video-tga xserver-xorg-video-trident openssh-client libspeex1 \
xserver-xorg-video-vmware xserver-xorg-video-voodoo openssh-server openssl \
xserver-xorg-video-neomagic xserver-xorg-video-i810 pciutils-dev liblcms1 \
xserver-xorg-video-i740 xserver-xorg-video-i128 sudo bittorrent
libpoppler0c2 \
libgmp3c2 libsynaptics0 libkcddb1 libslang1-utf8 kcontrol libflac7 \
libpcap0.8 libatm1 libiw28 libgadu3 libtag1c2a libedit2  xloadimage \
libapm1  libmeanwhile1 libscrollkeeper0 ark arts kaffeine libstdc++5 \
kaffeine-mozilla kcharselect kde-i18n-ptbr kde-style-lipstik
kdeartwork-style \
kdeartwork-theme-window kdebase-bin kdebase-data kdebase-kio-plugins
kdegraphics-kfile-plugins kdelibs-data \
kdelibs4c2a kdenetwork-kfile-plugins kdepasswd kdeprint kdesktop kdm kedit
kfind kgamma kicker kicker-applets \
klaptopdaemon kmenuedit knemo kommander konqueror konqueror-nsplugins
konsole kpager ksensors ksmserver \
ksplash ksysguard kwin libarts1c2a libavahi-qt3-1 libcupsys2
libdbus-qt-1-1c2 libkonq4 libqt3-mt \
whois usbutils usbvision-modules-2.6.17.6-slh-up-1 reiserfsprogs \
rfswitch-modules-2.6.17.6-slh-up-1 rt2500-modules-2.6.17.6-slh-up-1
libjack0.100.0-0 \
rt2570-modules-2.6.17.6-slh-up-1 rt61-firmware
rt61-modules-2.6.17.6-slh-up-1 \
rtl8180-sa2400-modules-2.6.17.6-slh-up-1 libart-2.0-2 libpoppler0c2-qt
libopenexr2c2a \
libxslt1.1 libdbus-glib-1-2 libaspell15 libhal-storage1 libfam0c102
libjasper-1.701-1 \
libidn11 libraw1394-5 liblualib50 libaudio2 libpcre3 libxine1 libcdparanoia0
\
xterm xserver-xorg-video-tseng xserver-xorg-video-siliconmotion
xserver-xorg-video-s3virge \
xserver-xorg-video-rendition xserver-xorg-video-nsc
xserver-xorg-video-newport xserver-xorg-video-imstt \
xserver-xorg-video-mga xserver-xorg-video-i810 xserver-xorg-video-glint
xserver-xorg-video-cyrix  \
xserver-xorg-video-cirrus  xcursor-themes  x2vnc tsocks  pcmcia-cs
pcmciautils  wpasupplicant \
powermgmt-base  powernowd pump memtest86 menu-xdg localepurge
kurumin-xresprobe  kurumin-firmwares \
hddtemp hotplug-knoppix hicolor-icon-theme gtk-engines-industrial eject
diffstat arj ash-knoppix \
aalib1  915resolution libtheora0 libmng1 libartsc0 libxp6 apt-utils bin86 \
libflac7 libspeex1 libfuse2 libpoppler0c2 libavcodec0d liblua50 libstdc++
libhal1 \
libntfs-3g0 libglu1-mesa libpostproc0d libsmbclient libesd0 libaa1 libntfs9

depois só preciei configurar para subir o fluxbox ao invés do kde

eu também refiz todo o arquivo de instalação, mas como o objetivo foi
facilitar as coisas aqui no trampo, n seria muito útil para o pessoal visto
que formatar um hd sem perguntar normalmente não é muito bom rs


Abraços,

Rúben

On 1/30/07, fpandufo  [EMAIL PROTECTED] wrote:


Em Ter, 2007-01-30 às 04:39 -0200, Leandro Ferreira escreveu:

 www.puppylinux.org

 Achei mais leve que o damn small linux.

Eu já tinha dado uma olhada. Mas olhando melhor percebi que 128 de Ram
é para rodar o sistema muito bem sem o HD. Vou pesquisar mais. Obrigado.

 QNX. Já ouviu falar? Nunca usei mais que alguns minutos, mas era bem
impactante
 ver um simples disquete bootar a maquina com modo gráfico e navegar na
 internet depois. Acho que vc ainda encontra onde baixar se procurar no
 google.

O drive para disquete do oldlaptop está com problemas. Mesmo assim,
valeu!

Em Ter, 2007-01-30 às 09:32 -0200, Rúben Lício escreveu:
 nossa, se tem 2 que já se interessaram, vou ver se levo isso para casa
 e faço uma distrozinho e divulgo pro pessoal...

Não é má idéia Rúben ...

Valeu!

Marcelo


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]





--
Rúben Lício Reis

Linux Gamming Programming
Linux user #433535


Re: Desativar saida do log na Tela

2007-01-30 Por tôpico henrique
Em Terça 30 Janeiro 2007 17:10, Pedro - Debian escreveu:
 Olá pessoal,

olá.

 Tenho uma Firewall com o iptables que registra determinas ocorrências em
 log. Porém quando estas ocorrência acontecem, a saída também é exibida
 na tela do micro.

sim, tem quem goste e tem quem precise disso

 Gostaria de saber como faço para desativar esta saída para a tela pois
 atrapalha bastante ainda mais qudo se está fazendo testes.

dmesg -n1 

é apenas um comando volátil,  existem outros métodos mais... profundos, para 
alterar permanentemente, se for o caso, como a edição do arquivo de 
configuração do seu syslog.

 Obrigado

de nada, disponha


 Pedro

Henry


___
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você!
Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/



Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Silvino Silva

Ola,


Estou a usar o Debian-AMD64 etch, a instalação foi bastante simples e não
estou a ter problemas de maior,
o hardware de rede e placas de som da M2N32WS foram detectadas pelo kernel
da debian 2.6.18.

O problema esta nos drivers da nvidia, instalei os pacotes deb, e
reconfigurei o xorg para usar o driver nvidia,
o problema é que ele estoura e sou obrigado a voltar a usar o controlador
genérico VESA.
Tentei depois usar os drivers do site da nvidia, bem foi a confusão total,
podem ver os resultados em

http://bbs.debianis.net

Bem estou a publicar informação sobre o debian-AMD64  na minha página;

www.silvinosilva.no.sapo.pt  GNU\Linux  Debian-AMD64

De resto estou a admirar o Debian a 64 bits, Perfeito até agora :D


Re: Squid + Downloads

2007-01-30 Por tôpico Harlei Liguori

hahahahaha LPT1 foi fantastico
no meu texto onde tem LPTI leia ETH1... hehehehehe
desculpa mesmo gente, a cabeça ta louca já :)

vou tentar fazer oque vc falou amigo...

obrigado

Harlei



2007/1/30, [EMAIL PROTECTED] [EMAIL PROTECTED]:


Em Ter, 2007-01-30 às 12:47 -0300, Harlei Liguori escreveu:
 Amigo,

 instalei o NTOP e me parece uma excelente ferramenta... Agora, acho q
 fiz besteira, qd perguntou qual a placa q queria que fosse monitorada,
 coloquei a minha LPT1

? primeira vez que veja a descrição de uma placa de rede igual a
placa paralela...80)

 que é a placa q leva o IP válido de internet... acho q fiz besteira pq
 ao inves de aparecer os IPs da rede interna e tal, que é oque preciso
 aparece vários sites, tipow um relatório do sarg mesmo... fiz besteira
 né?

não , basta fazer um dpkg-reconfigure ntop e depois ler a documentação e
só depois vc pode mudar a placa da qual vc quer ver os relatórios
entrando no admin do ntop...80)

  Precisava ser na placa interna... se sim, alguém pode me dizer como
 mudo a placa a ser monitorada agora com o sistema em funcionamento?
 Procurei no google mas, ou não soube procurar, ou não encontrei ou não
 tem mesmo... uma das 3 :D

[]s

 aguardo retorno
 e agradeço a ajuda dos amigos

 Harlei


 Em 29/01/07, Paulo de Souza Lima [EMAIL PROTECTED]
 escreveu:
 Te sugiro instalar o Ntop e monitorar sua rede pelos IPs. O
 Ntop gera graficos de trafego por ip, por serviço, por
 máquina, por horário... É só configurar do seu gosto. Tudo por
 uma interface HTTP.

 Aí vc acha a ratazana que tá corooendo sua rede. :-)

 Abração

 Paulo de Souza Lima
 Curitiba/PR
 Linux User 432358


 - Mensagem original 
 De: Harlei Liguori [EMAIL PROTECTED]
 Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
 Enviadas: Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007 11:24:47
 Assunto: Squid + Downloads

 Amigos,

 tenho um link de 2MB para internet, e um proxy squid que dá
 acesso à internet ligado no link, ando tendo problemas de
 lentidão na internet, e quando vou pingar por exemplo,
 www.uol.com.br, o tempo de resposta chega até a 1000ms+, então
 é claro q vou ter lentidão :) hehehehe... aí, se eu parar o
 squid, e dar restart nele volta a dar tempos de 10~20ms,
 então, parece q pode ser uma ou mais pessoas fazendo downloads
 pesados ou coisas do genero, estou certo? Se eu estiver certo,
 existe alguma forma de saber quem é o usuário q está fazendo
 tal download? Se sim, tem como mandar este download parar pelo
 servidor? E se estiver errado, oque vocês acham que pode estar
 acontecendo, e tem solução? Acho q o link está legal para a
 qtd de usuários, mas claro q todos devem usar com
 sabedoria...

 será que alguém pode me ajudar neste caso?

 aguardo retorno

 atenciosamente

 Harlei



 __
 Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
 http://br.messenger.yahoo.com/

Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux
tel 011 9235-4327




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]




Re: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Fabio Guerrazzi

 Silvino Silva wrote:
 Ola,


 Estou a usar o Debian-AMD64 etch, a instalação foi bastante simples e não
 estou a ter problemas de maior,
 o hardware de rede e placas de som da M2N32WS foram detectadas pelo kernel
 da debian 2.6.18.

 O problema esta nos drivers da nvidia, instalei os pacotes deb, e
 reconfigurei o xorg para usar o driver nvidia,
 o problema é que ele estoura e sou obrigado a voltar a usar o controlador
 genérico VESA.
 Tentei depois usar os drivers do site da nvidia, bem foi a confusão total,
 podem ver os resultados em

 http://bbs.debianis.net

 Bem estou a publicar informação sobre o debian-AMD64  na minha página;

 www.silvinosilva.no.sapo.pt  GNU\Linux  Debian-AMD64

 De resto estou a admirar o Debian a 64 bits, Perfeito até agora :D


Não sei se com AMD64 é diferente, mas comigo funciona sempre da seguinte
maneira: http://www.fg.med.br/linux/config/nvidia.txt

-- 
Fabio.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Junior Polegato

Fabio Guerrazzi escreveu:

Silvino Silva wrote:
Ola,
Estou a usar o Debian-AMD64 etch, a instalação foi bastante simples e não
estou a ter problemas de maior,
o hardware de rede e placas de som da M2N32WS foram detectadas pelo kernel
da debian 2.6.18.
O problema esta nos drivers da nvidia, instalei os pacotes deb, e
reconfigurei o xorg para usar o driver nvidia,
o problema é que ele estoura e sou obrigado a voltar a usar o controlador
genérico VESA.
Tentei depois usar os drivers do site da nvidia, bem foi a confusão total,
podem ver os resultados em
http://bbs.debianis.net
Bem estou a publicar informação sobre o debian-AMD64  na minha página;
www.silvinosilva.no.sapo.pt  GNU\Linux  Debian-AMD64
De resto estou a admirar o Debian a 64 bits, Perfeito até agora :D


Não sei se com AMD64 é diferente, mas comigo funciona sempre da seguinte
maneira: http://www.fg.med.br/linux/config/nvidia.txt
  


Olá,

 No Debian Etch não é mais necessário recompilar o módulo, já tem os 
pacotes pré-compilados quando se coloca na lista de repositórios:


deb http://ftp.br.debian.org/debian/ testing main non-free contrib
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ testing main non-free contrib


--
Atenciosamente,

  Junior Polegato

  Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
  Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Flash9, sem som.

2007-01-30 Por tôpico Ataliba Neto

Só lembrando que o Flash 9 não dá suporte a ESD.

--
Ataliba Neto.
Muitos me seguem, só Deus me acompanha.


Re: Partições

2007-01-30 Por tôpico Ataliba Neto

Pode suar o Gparted para brincar com as partições ;)
http://pt.wikipedia.org/wiki/GParted

--
Ataliba Neto.
Muitos me seguem, só Deus me acompanha.


Re: OpenOffice depois do BrOffice

2007-01-30 Por tôpico Ataliba Neto

Remova o OpenOffice e instale o BrOffice. Acho que o BrOffice remove o
OpenOffice.

--
Ataliba Neto.
Muitos me seguem, só Deus me acompanha.


[EMPREGO] Vagas para SCM - C.E.S.A.R (Recife/PE)

2007-01-30 Por tôpico Jorge Pereira

Prezados,

   A Empresa C.E.S.A.R, está com vagas para o cargo de CM (Configure
Manager), para aqueles que se sentirem
no perfil para o cargo, favor encaminhar curriculum para
[EMAIL PROTECTED] cópia para
[EMAIL PROTECTED]
com o titulo Curriculum - Vaga SCM, e anexando no e-mail o curriculum
atualizado.

Seguem abaixo alguns links sobre o cargo

* http://en.wikipedia.org/wiki/Software_Configuration_Management
* http://en.wikipedia.org/wiki/Source_Control_Management

OBS: E desejado ser formado, ou está cursando faculdade, assim como
conhecimento em inglês, desejável conhecimento
em:

* Engenharia de Software
* Ferramentas de controle de versão (CVS, Subversion, ClearCase, ...)
* Ferramentas de build (nant, ant, autotools, ... )
* Sistema operacional Unix/Linux
* Linguagem Shellscript
* Saber trabalhar em equipe
* ...

-- Mais informações sobre a empresa em www.cesar.org.br

--
Regards,
+
-+
Jorge Pereira, From: Olinda/Pe/Brazil
Home:  http://www.jorgepereira.com.br/
E-mail:  [EMAIL PROTECTED], [EMAIL PROTECTED]
Mobile: +55 (81) 8833-2484
My Public Key: http://www.jorgepereira.com.br/public.pgp
+
-+
   Se você ama alguma coisa, liberte-a;
  Se ela não voltar a ti, cace-a e mate-a.
+--+


Re: Flash9, sem som.

2007-01-30 Por tôpico Diego Giovane Pasqualin
Certo, no debian etch, e no iceweasel, o padrão é o uso do alsa correto? 
Pensei, portanto, que nenhuma alteração fosse necessária.


Ainda não consegui fazer o som funcionar. Reinstalei usando tanto o .tar 
quanto o .rpm (transformado em .deb pelo alien). Tentei alterar o 
arquivo /etc/icewasel/iceweaselrc, colocando asd e alsa, ao invés do 
none que a variável apresenta. Não obtive sucesso.


Como disse, o xmms está configurado para usar o ALSA, e funciona 
normalmente.


Aproveitando, o mplayer tb apresentou problemas de não sair som!
Alguma sugestão?

Ataliba Neto wrote:

Só lembrando que o Flash 9 não dá suporte a ESD.

--
Ataliba Neto.
Muitos me seguem, só Deus me acompanha. 







___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: como descobrir o motivo de travar?

2007-01-30 Por tôpico RicardoFunke

Bom galera, desliguei o protetor de tela, cheguei em casa e o micro
não tinha travado e o filme que eu estava baixando tinha concluído,
percebemos que o nosso vizinho que compartilha a rede conosco tinha
desligado o modem, daí fomos rodar o filme, o filme começou e de
repente a máquina travou.

Olhei nos /var/log/syslog e parecia que ela tinha mesmo travado no
momento que o modem do vizinho tinha sido religado, reparem que do
minuto 41 pulou para o 47, acho que foi a hora que eu dei uma
desligada nele, reiniciei e dei uma olhada na temperatura da cpu que
tava uns 40°C. O Computador é zerado, comprei a poucos dias.

##

Jan 30 19:38:40 localhost gconfd (ricardoejanaina-5554): Endereço
xml:readonly:/var/lib/gconf/defaults resolvido para uma fonte de
configuração com permiss
ões apenas de leitura na posição 4
Jan 30 19:40:37 localhost kernel: [17260903.664000] eth0: PHY reset
until link up.
Jan 30 19:40:42 localhost kernel: [17260908.892000] eth0: mii ext = .
Jan 30 19:40:42 localhost kernel: [17260908.908000] eth0: mii lpa =
45e1 adv = 01e1.
Jan 30 19:40:42 localhost kernel: [17260908.908000] eth0: link on 100
Mbps Full Duplex mode.
Jan 30 19:40:47 localhost kernel: [17260913.704000] eth0: mii ext = .
Jan 30 19:40:47 localhost kernel: [17260913.72] eth0: mii lpa =
45e1 adv = 01e1.
Jan 30 19:40:47 localhost kernel: [17260913.72] eth0: link on 100
Mbps Full Duplex mode.
Jan 30 19:41:10 localhost gconfd (ricardoejanaina-5554): O servidor
GConf não está sendo usado, desligando.
Jan 30 19:41:10 localhost gconfd (ricardoejanaina-5554): Terminando
Jan 30 19:47:57 localhost syslogd 1.4.1#18ubuntu6: restart.
Jan 30 19:47:57 localhost kernel: Inspecting /boot/System.map-2.6.17-10-generic
Jan 30 19:47:57 localhost kernel: Loaded 22826 symbols from
/boot/System.map-2.6.17-10-generic.
Jan 30 19:47:57 localhost kernel: Symbols match kernel version 2.6.17

###

Alguém já viu o linux travar por causa que a rede voltou? Ou seria o
Emule que fez travar nesse momento já que estava rodando?

2007/1/30, Vinicius De Mario [EMAIL PROTECTED]:

hamacker escreveu:
 Tente deixar ligado sem iptables/amule e ao retornar verifique se esta
 travado.

 Como voce bem suspeitou ACPI/APM não funcionam bem em certas placas,
 tanto que há versões mais de ACPI. Eu tenho uma chipset SIS onde o
 video onboard tem que está setado em 64M, menos que isso o Windows
 trava com frequencia. Então a placa mãe influencia muito na
 estabilidade.

 Por aqui tem máquinas pcchips que ao hibernar não voltam mais, o
 detalhe é que são windows. Mesmo o desligar somente o monitor varia de
 máquina para máquina. Numas funcionam parcialmente, por exemplo
 desligando o teclado após retornar, noutra não acordam mais e outras
 funcionam 100%.

 Se voce usa algum tipo de hibernação (desligar monitor, hd,...) é
 melhor desativa-lo, no KDE não sei onde isso é ajustado, mas no gnome
 é sistema-preferencias-energia.

 Outra coisa AMD K6 esquentam a beça, não digo nada se seu processador
 já não está comprometido, isto é, ao esquentar um pouquinho (o amule é
 um ladrão de CPU) o bicho abre o bico.

 []'s e sucesso nos seus testes, qualquer coisa relate à lista os
 resultados.

 2007/1/29, RicardoFunke [EMAIL PROTECTED]:
 Olá Pessoal,

 Tenho um PC AMD Semprom 2800, Placa PCCHIPS A31G, 512MB DDR400 de RAM,
 Vídeo On-Board, Xubuntu Edgy, com KDE instalado, com um firewall que
 eu mesmo escrevi no iptables.

 Deixo este computador ligado no KDE com amule baixando dois arquivos,
 mas quando chego em casa ele está travado, não sei se é por causa do
 protetor de tela, porque já vi acontecer muitas vezes no linux,
 especialmente com o Gnome, se é por causa das conexões do amule, ou se
 é alguma coisa com ACPI/APM, enfim, não sei, gostaria de saber como
 descobrir o motivo do travamento, onde e como devo procurar?





Uma experiencia interessante quanto a excesso de temperatura é compilar
o kernel. A CPU fica, normalmente, totalmente ocupada. Montei um Athlon
64 e só descobri que tinha pau na CPU por que fui compilar o kernel, a
máquina desligava após uns 10 minutos.

Interessante é mandar compilar o kernel e ficar monitorando a
temperatura e velocidade dos ventiladores. A minha CPU fazia o micro
desligar qdo a temperatura ficava um pouco acima de 60C. Troquei a CPU e
a temperatura não passa de 50C, mesmo qdo está 100% ocupada, com os
mesmos coolers instalados.


Vinicius







Re: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Silvino Silva

Bolas reiniciei o computador e continuo com o XORG a estourar, e estou a
usar de novo o padrão vesa,
apenas funcionou uma vez.

Onde está o problema?
a resposta do xserver é algo parecido
x cought 11

-- Forwarded message --
From: Silvino Silva [EMAIL PROTECTED]
Date: 30/01/2007 19:42
Subject: Re: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...
To: Fabio Guerrazzi [EMAIL PROTECTED]

Obrigado Funcionou com algumas alterações na forma como alterei o xorg.conf


Em 30/01/07, Fabio Guerrazzi [EMAIL PROTECTED]  escreveu:



 Silvino Silva wrote:
 Ola,


 Estou a usar o Debian-AMD64 etch, a instalação foi bastante simples e
não
 estou a ter problemas de maior,
 o hardware de rede e placas de som da M2N32WS foram detectadas pelo
kernel
 da debian 2.6.18.

 O problema esta nos drivers da nvidia, instalei os pacotes deb, e
 reconfigurei o xorg para usar o driver nvidia,
 o problema é que ele estoura e sou obrigado a voltar a usar o
controlador
 genérico VESA.
 Tentei depois usar os drivers do site da nvidia, bem foi a confusão
total,
 podem ver os resultados em

 http://bbs.debianis.net

 Bem estou a publicar informação sobre o debian-AMD64  na minha página;

 www.silvinosilva.no.sapo.pt  GNU\Linux  Debian-AMD64

 De resto estou a admirar o Debian a 64 bits, Perfeito até agora :D


Não sei se com AMD64 é diferente, mas comigo funciona sempre da seguinte
maneira: http://www.fg.med.br/linux/config/nvidia.txt

--
Fabio.


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]




Fwd: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Silvino Silva

Bem isto é mais do que chato de cada vez que inicio o pc tenho de reinstalar
os drivers da nvidia para que funcione
já agora fica aqui o erro de cada vez que inicio o pc

caught signal 11. Server Abort
X10 Fatal error 104


-- Forwarded message --
From: Silvino Silva [EMAIL PROTECTED]
Date: 30/01/2007 22:26
Subject: Re: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...
To: Fabio Guerrazzi [EMAIL PROTECTED]
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org

Bolas reiniciei o computador e continuo com o XORG a estourar, e estou a
usar de novo o padrão vesa,
apenas funcionou uma vez.

Onde está o problema?
a resposta do xserver é algo parecido
x cought 11

-- Forwarded message --
From: Silvino Silva [EMAIL PROTECTED]
Date: 30/01/2007 19:42
Subject: Re: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...
To: Fabio Guerrazzi [EMAIL PROTECTED]

Obrigado Funcionou com algumas alterações na forma como alterei o xorg.conf


Em 30/01/07, Fabio Guerrazzi  [EMAIL PROTECTED]  escreveu:



 Silvino Silva wrote:
 Ola,


 Estou a usar o Debian-AMD64 etch, a instalação foi bastante simples e
não
 estou a ter problemas de maior,
 o hardware de rede e placas de som da M2N32WS foram detectadas pelo
kernel
 da debian 2.6.18.

 O problema esta nos drivers da nvidia, instalei os pacotes deb, e
 reconfigurei o xorg para usar o driver nvidia,
 o problema é que ele estoura e sou obrigado a voltar a usar o
controlador
 genérico VESA.
 Tentei depois usar os drivers do site da nvidia, bem foi a confusão
total,
 podem ver os resultados em

 http://bbs.debianis.net

 Bem estou a publicar informação sobre o debian-AMD64  na minha página;

 www.silvinosilva.no.sapo.pt  GNU\Linux  Debian-AMD64

 De resto estou a admirar o Debian a 64 bits, Perfeito até agora :D


Não sei se com AMD64 é diferente, mas comigo funciona sempre da seguinte
maneira: http://www.fg.med.br/linux/config/nvidia.txt

--
Fabio.


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]




Re: Fwd: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Tiago Saboga
On Tue, Jan 30, 2007 at 11:20:51PM +, Silvino Silva wrote:
 Bem isto é mais do que chato de cada vez que inicio o pc tenho de 
 reinstalar
 os drivers da nvidia para que funcione
 já agora fica aqui o erro de cada vez que inicio o pc
 
 caught signal 11. Server Abort
 X10 Fatal error 104

Olá Silvino!

Primeiro, algumas dicas para obter respostas mais rápidas e eficientes:

1) Descreva desde a primeira mensagem exatamente o que está acontecendo,
 o que você acha que deveria acontecer e o que você já fez para tentar
resolver o problema. Isso inclui colocar o erro que está dando, se for
o caso.

2) Ao responder a uma mensagem, responda abaixo da pergunta, como estou
fazendo, para respeitar a ordem natural de leitura (de cima para baixo,
começando pelas primeiras mensagens). E apague tudo aquilo que não for 
útil para a compreensão da sua mensagem.

Bem, mas vamos ao que interessa. Ia responder para você falando que
quando tive isso, era problema de hardware. Mas fiquei temeroso de dar
uma resposta negativa assim e fui procurar no google. Procurei por 
X caught signal 11 e a sexta entrada foi a página [1], que explica
o que pode ser e como diagnosticar corretamente o problema.

Tiago.

[1] - http://www.bitwizard.nl/sig11/


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fwd: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico linux

Quoting Silvino Silva [EMAIL PROTECTED]:


Bem isto é mais do que chato de cada vez que inicio o pc tenho de reinstalar
os drivers da nvidia para que funcione
já agora fica aqui o erro de cada vez que inicio o pc

caught signal 11. Server Abort
X10 Fatal error 104


Olá,

  Dê uma olhada no arquivo de log do X: /var/log/Xorg.0.log

  Lá deve encontrar o motivo exato do travamento. Também pode  
brincar com as opções da nvidia para conseguir melhor ou resolver  
seu problema. Ler o manual deles não faz mal... Deve ter algo  
específico sobre 64.


[]'s

Junior Polegato



Re: Flash9, sem som.

2007-01-30 Por tôpico Eddie

 Você deu esse comando que te falei, no iceweasel?

Depois na barra de endereço do seu navegador de esse comando e tecle enter.
about:plugins

e la mostra o flash?



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Para sua cama apenas 10,00. s30

2007-01-30 Por tôpico Dona-eva
PRENDEDORES DE LENÇOL
 
Nunca mais se preocupe com seu lençol saindo do lugar.
 
- Sua cama sempre arrumada
- Serve para lençol com ou sem elástico
- Não precisa levantar o colchão
- Fácil colocação
- Entregamos em qualquer lugar do Brasil
- Assista em nosso site o video explicativo da colocação do produto(30 segundos)

Adquira 1 Kit por apenas R$ 10,00.
Descontos especiais para compra de mais de 2 Kits.

Para comprar visite o site: www.dona*eva.com.br (Importante ! Retire o *)
ou ligue para: (11)3223-8551.
Para falar conosco mande um e-mail para: [EMAIL PROTECTED]




Para se descadastrar envie um e-mail para: [EMAIL PROTECTED]

347333725841727--


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fwd: Debian 64 perfeito, apenas nvidia a estragar a vista...

2007-01-30 Por tôpico Silvino Silva

Em 31/01/07, Tiago Saboga [EMAIL PROTECTED] escreveu:


On Tue, Jan 30, 2007 at 11:20:51PM +, Silvino Silva wrote:
 Bem isto é mais do que chato de cada vez que inicio o pc tenho de
 reinstalar
 os drivers da nvidia para que funcione
 já agora fica aqui o erro de cada vez que inicio o pc

 caught signal 11. Server Abort
 X10 Fatal error 104

Olá Silvino!

Primeiro, algumas dicas para obter respostas mais rápidas e eficientes:

1) Descreva desde a primeira mensagem exatamente o que está acontecendo,
o que você acha que deveria acontecer e o que você já fez para tentar
resolver o problema. Isso inclui colocar o erro que está dando, se for
o caso.

2) Ao responder a uma mensagem, responda abaixo da pergunta, como estou
fazendo, para respeitar a ordem natural de leitura (de cima para baixo,
começando pelas primeiras mensagens). E apague tudo aquilo que não for
útil para a compreensão da sua mensagem.

Bem, mas vamos ao que interessa. Ia responder para você falando que
quando tive isso, era problema de hardware. Mas fiquei temeroso de dar
uma resposta negativa assim e fui procurar no google. Procurei por
X caught signal 11 e a sexta entrada foi a página [1], que explica
o que pode ser e como diagnosticar corretamente o problema.

Tiago.

[1] - http://www.bitwizard.nl/sig11/


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]



Ola Tiago

Obrigado pelas dicas, a partir de agora vou obedecer a estas regras, devo
confessar que ainda não estou muito familiarizado com listas de discussão,
sou novo tanto em linux como nisto :P, bem a frente.

Penso que o problema não é de hardware uma vez que se reinstalar os drivers
funciona na perfeição.
Parece  ridiculo  mas ate ja fiz  um shell script para cada vez que inicio o
pc reinstalar os drivers, bem
isto até encontrar uma solução para o problema


Re: Desativar saida do log na Tela

2007-01-30 Por tôpico Marcos Lazarini

Em 30/01/07, Pedro - Debian[EMAIL PROTECTED] escreveu:

Olá pessoal,

Tenho uma Firewall com o iptables que registra determinas ocorrências em
log. Porém quando estas ocorrência acontecem, a saída também é exibida
na tela do micro.

Gostaria de saber como faço para desativar esta saída para a tela pois
atrapalha bastante ainda mais qudo se está fazendo testes.


Procura no histórico da lista, vc vai mexer no /etc/syslog.conf

--
Marcos



Re: Atualizações do debian!

2007-01-30 Por tôpico Marcos Lazarini

Em 30/01/07, Junior Polegato[EMAIL PROTECTED] escreveu:


 Tiago Saboga escreveu:
 On Mon, Jan 29, 2007 at 07:56:14PM +, Maximiliano Dornelles wrote:


 Boa tarde!

Gostaria de saber como funciona as atualizações do debian?
ex. pode de ser configurado para serem feitas automaticamente as
atualizações de segurança?

 Parece que o cron-apt faz o que você está pedindo; nunca usei, e só
recomendaria se você
estiver usando uma versão estável.


 Olá,

   Uso a combinação de update-manager (na minha opinião melhor que cron-apt)
e update-notifier, herdadas do Ubuntu (se não me engano).

   O pacote update-manager tem os utilitários gráficos software-properties e
update-manager, onde o primeiro é para configurar o update-manager e o
segundo é o próprio, que lhe oferece uma interface bastante amigável para
fazer as atualizações. O update-notifier coloca um ícone ao lado da hora
avisando que tem atualização disponível e ao clicar abre o update-manager.

   Se configurados para fazer download, o cron-apt faz por padrão e o
update-manager não, fazem download de todas as atualizações disponíveis e
não somente as de segurança, então acho que não lhe serve de muita coisa.
Com o cron-apt, ainda pode configurar para fazer a instalação automática dos
pacotes tirando a opção -d da configuração de dist-upgrade ou de
upgrade. Não sei se é possível separa em linha de comando do apt-get
[dist-]upgrade as atualizações de segurança das outras, mas creio que não
tem como.

   Creio que mais correto para o seu caso é escreve um script que reescreva
o /etc/apt/source.list deixando apenas os repositórios de segurança, realize
um apt-get update, depois um apt-get dist-updagrade -y, depois volte o
/etc/apt/source.list para o normal com todos os repositórios configurados do
jeito que era antes e por fim um apt-get update para voltar o sistema de
lista de pacotes ao normal. Daí então coloque este script no cron para ser
executado na freqüência que achar conveniente. E se usar em combinação a
tudo isso o update-manager e update-notifier vai ficar bem completa sua
solução.



E quando ele pergunta deseja usar a versão do mantendor ou a versão
atual? O que acontece?

Eu acho que ele para e fica esperando uma resposta

Por isso não é interessante que seja tudo automático. o apt-cron faz
tudo o que pode ser automatizado sem problema. Resta a vc fazer um
'aptitude upgrade' quando ele mandar um e-mail avisando e acompanhar o
processo... só isso.

--
Marcos