Re: Indicação

2017-07-19 Por tôpico Ricardo Ramos
E aí pessoal,

Eu rodo o Debian num Lenovo s400 sem problemas, só foi necessário baixar o
firmware pro wifi no repositório nonfree, tirando isso ele roda liso.

Também rodo o Ubuntu num vaio antigo PCG-6Q2M, e nas versões anteriores
tinha que baixar os drivers da placa gráfica NVIDIA, mas nas últimas (16.04
pra frente) já não preciso porque o driver open source ja funciona sem
problemas. Também já rodei o Kali Linux nele e tirando o firmware do wifi
que tive que baixar depois da instalação foi suave.

Sei que a Dell também tem uma compatibilidade com Debian e Ubuntu logo de
cara.

A Qui, 20 de jul de 2017, 00:21, Emerson Sobreiro 
escreveu:

> Eu tenho dois notebooks Lenovo e não tenho problema ou dificuldade. Em
> geral basta baixar o pacote de firmware non-free antes da instalação,
> verificar o modelo do dispositivo proprietário que geralmente é o Wi-Fi e
> descompactar em um pendrive.
>
> Claro que leigos tem dificuldade, mas não é nada tão complexo.
>
> Tem gente que quer tudo pronto e neste caso há duas soluções:
> 1) Baixar a versão unnoficial do instalador Debian;
> 2) Usar uma outro distro derivada user friend.
>
>
> Emerson Monteiro Sobreiro
>
> Em 19/07/2017 17:12, "Rodolfo"  escreveu:
>
> Tenho um Lenovo B40-30, é uma bosta. Penei pra configurar o Backlight, até
> mandei dúvidas aqui na lista, mas ninguém conseguiu me responder, porque
> realmente era coisa de outro mundo, resolvi coletando informações e
> misturando as soluções, demorei 1 mês pra resolver, hoje tenho alguns
> problemas com microfone, os quais nem quero resolver, porque não uso.
> Enfim, não aconselho Lenovo.
>
> Abraços.
>
> Em 19 de julho de 2017 16:00, Diego Rabatone Oliveira <
> dir...@diraol.eng.br> escreveu:
>
>> Eu pessoalmente tenho e já tive vários thinkpads e não tenho nada do que
>> reclamar, muito pelo contrário, gosto muito. E sempre funciona super bem.
>>
>> Em 19 de jul de 2017 4:38 PM, "Thiago C. F." 
>> escreveu:
>>
>>> Boa tarde a todos!
>>>
>>> Olá Gilberto.
>>>
>>> Eu tenho um Lenovo ideacentre e funciona tranquilamente.
>>>
>>> Em 19 de julho de 2017 15:12, Gilberto F da Silva >> > escreveu:
>>>
 On Tue, Jan 24, 2017 at 02:23:32PM -0200, Henrique Fagundes wrote:
 > Lenovo??
 > De jeito nenhum!
 >
 >
 http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/usuarios-acusam-microsoft-e-lenovo-de-bloquear-linux-no-yoga-entenda.html
 >
 > Procure optar sempre por DELL.
 > Nunca tive problemas de compatibilidade com a DELL.
 >
 > Core i7, 16GB de RAM, 1TB de HD e SSD de 256G.
 >
 > Procure algo com uma configuração mais ou menos assim.

   Já percebi que o Dell possui mais compatibilidade.  O Lenovo possui
   uma placa de wireless difícil de ser reconhecida enquanto o Dell
   funciona de boa sem ter de instalar nada.

 --

 Gilberto F da Silva - gfs1...@mandic.com.br - ICQ 136.782.571
 Stela dato:2.457.954,299  Loka tempo:2017-07-19 16:10:22 Merkredo
 -==-
 Confucio falava demais
 -- recente provérbio chinês

>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Thiago C. F.
>>>
>>> Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
>>> *www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf
>>> *
>>>
>>> Meu blog: https://investimentosenegocios.wordpress.com/
>>>
>>
>
> --

Ricardo Ramos
Tel: +244 927 953 770
Email: cesar.ricki...@gmail.com
Website: www.rickinho.com
Técnico de Informática


Re: Indicação

2017-07-19 Por tôpico Emerson Sobreiro
Eu tenho dois notebooks Lenovo e não tenho problema ou dificuldade. Em
geral basta baixar o pacote de firmware non-free antes da instalação,
verificar o modelo do dispositivo proprietário que geralmente é o Wi-Fi e
descompactar em um pendrive.

Claro que leigos tem dificuldade, mas não é nada tão complexo.

Tem gente que quer tudo pronto e neste caso há duas soluções:
1) Baixar a versão unnoficial do instalador Debian;
2) Usar uma outro distro derivada user friend.


Emerson Monteiro Sobreiro

Em 19/07/2017 17:12, "Rodolfo"  escreveu:

Tenho um Lenovo B40-30, é uma bosta. Penei pra configurar o Backlight, até
mandei dúvidas aqui na lista, mas ninguém conseguiu me responder, porque
realmente era coisa de outro mundo, resolvi coletando informações e
misturando as soluções, demorei 1 mês pra resolver, hoje tenho alguns
problemas com microfone, os quais nem quero resolver, porque não uso.
Enfim, não aconselho Lenovo.

Abraços.

Em 19 de julho de 2017 16:00, Diego Rabatone Oliveira 
escreveu:

> Eu pessoalmente tenho e já tive vários thinkpads e não tenho nada do que
> reclamar, muito pelo contrário, gosto muito. E sempre funciona super bem.
>
> Em 19 de jul de 2017 4:38 PM, "Thiago C. F." 
> escreveu:
>
>> Boa tarde a todos!
>>
>> Olá Gilberto.
>>
>> Eu tenho um Lenovo ideacentre e funciona tranquilamente.
>>
>> Em 19 de julho de 2017 15:12, Gilberto F da Silva 
>> escreveu:
>>
>>> On Tue, Jan 24, 2017 at 02:23:32PM -0200, Henrique Fagundes wrote:
>>> > Lenovo??
>>> > De jeito nenhum!
>>> >
>>> > http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/usuarios
>>> -acusam-microsoft-e-lenovo-de-bloquear-linux-no-yoga-entenda.html
>>> >
>>> > Procure optar sempre por DELL.
>>> > Nunca tive problemas de compatibilidade com a DELL.
>>> >
>>> > Core i7, 16GB de RAM, 1TB de HD e SSD de 256G.
>>> >
>>> > Procure algo com uma configuração mais ou menos assim.
>>>
>>>   Já percebi que o Dell possui mais compatibilidade.  O Lenovo possui
>>>   uma placa de wireless difícil de ser reconhecida enquanto o Dell
>>>   funciona de boa sem ter de instalar nada.
>>>
>>> --
>>>
>>> Gilberto F da Silva - gfs1...@mandic.com.br - ICQ 136.782.571
>>> Stela dato:2.457.954,299  Loka tempo:2017-07-19 16:10:22 Merkredo
>>> -==-
>>> Confucio falava demais
>>> -- recente provérbio chinês
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Thiago C. F.
>>
>> Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
>> *www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf
>> *
>>
>> Meu blog: https://investimentosenegocios.wordpress.com/
>>
>


Re: Indicação

2017-07-19 Por tôpico Rodolfo
Tenho um Lenovo B40-30, é uma bosta. Penei pra configurar o Backlight, até
mandei dúvidas aqui na lista, mas ninguém conseguiu me responder, porque
realmente era coisa de outro mundo, resolvi coletando informações e
misturando as soluções, demorei 1 mês pra resolver, hoje tenho alguns
problemas com microfone, os quais nem quero resolver, porque não uso.
Enfim, não aconselho Lenovo.

Abraços.

Em 19 de julho de 2017 16:00, Diego Rabatone Oliveira 
escreveu:

> Eu pessoalmente tenho e já tive vários thinkpads e não tenho nada do que
> reclamar, muito pelo contrário, gosto muito. E sempre funciona super bem.
>
> Em 19 de jul de 2017 4:38 PM, "Thiago C. F." 
> escreveu:
>
>> Boa tarde a todos!
>>
>> Olá Gilberto.
>>
>> Eu tenho um Lenovo ideacentre e funciona tranquilamente.
>>
>> Em 19 de julho de 2017 15:12, Gilberto F da Silva 
>> escreveu:
>>
>>> On Tue, Jan 24, 2017 at 02:23:32PM -0200, Henrique Fagundes wrote:
>>> > Lenovo??
>>> > De jeito nenhum!
>>> >
>>> > http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/usuarios
>>> -acusam-microsoft-e-lenovo-de-bloquear-linux-no-yoga-entenda.html
>>> >
>>> > Procure optar sempre por DELL.
>>> > Nunca tive problemas de compatibilidade com a DELL.
>>> >
>>> > Core i7, 16GB de RAM, 1TB de HD e SSD de 256G.
>>> >
>>> > Procure algo com uma configuração mais ou menos assim.
>>>
>>>   Já percebi que o Dell possui mais compatibilidade.  O Lenovo possui
>>>   uma placa de wireless difícil de ser reconhecida enquanto o Dell
>>>   funciona de boa sem ter de instalar nada.
>>>
>>> --
>>>
>>> Gilberto F da Silva - gfs1...@mandic.com.br - ICQ 136.782.571
>>> Stela dato:2.457.954,299  Loka tempo:2017-07-19 16:10:22 Merkredo
>>> -==-
>>> Confucio falava demais
>>> -- recente provérbio chinês
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Thiago C. F.
>>
>> Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
>> *www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf
>> *
>>
>> Meu blog: https://investimentosenegocios.wordpress.com/
>>
>


Re: Indicação

2017-07-19 Por tôpico Diego Rabatone Oliveira
Eu pessoalmente tenho e já tive vários thinkpads e não tenho nada do que
reclamar, muito pelo contrário, gosto muito. E sempre funciona super bem.

Em 19 de jul de 2017 4:38 PM, "Thiago C. F." 
escreveu:

> Boa tarde a todos!
>
> Olá Gilberto.
>
> Eu tenho um Lenovo ideacentre e funciona tranquilamente.
>
> Em 19 de julho de 2017 15:12, Gilberto F da Silva 
> escreveu:
>
>> On Tue, Jan 24, 2017 at 02:23:32PM -0200, Henrique Fagundes wrote:
>> > Lenovo??
>> > De jeito nenhum!
>> >
>> > http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/usuarios
>> -acusam-microsoft-e-lenovo-de-bloquear-linux-no-yoga-entenda.html
>> >
>> > Procure optar sempre por DELL.
>> > Nunca tive problemas de compatibilidade com a DELL.
>> >
>> > Core i7, 16GB de RAM, 1TB de HD e SSD de 256G.
>> >
>> > Procure algo com uma configuração mais ou menos assim.
>>
>>   Já percebi que o Dell possui mais compatibilidade.  O Lenovo possui
>>   uma placa de wireless difícil de ser reconhecida enquanto o Dell
>>   funciona de boa sem ter de instalar nada.
>>
>> --
>>
>> Gilberto F da Silva - gfs1...@mandic.com.br - ICQ 136.782.571
>> Stela dato:2.457.954,299  Loka tempo:2017-07-19 16:10:22 Merkredo
>> -==-
>> Confucio falava demais
>> -- recente provérbio chinês
>>
>
>
>
> --
> Thiago C. F.
>
> Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
> *www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf
> *
>
> Meu blog: https://investimentosenegocios.wordpress.com/
>


Re: Indicação

2017-07-19 Por tôpico Thiago C. F.
Boa tarde a todos!

Olá Gilberto.

Eu tenho um Lenovo ideacentre e funciona tranquilamente.

Em 19 de julho de 2017 15:12, Gilberto F da Silva 
escreveu:

> On Tue, Jan 24, 2017 at 02:23:32PM -0200, Henrique Fagundes wrote:
> > Lenovo??
> > De jeito nenhum!
> >
> > http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/
> usuarios-acusam-microsoft-e-lenovo-de-bloquear-linux-no-yoga-entenda.html
> >
> > Procure optar sempre por DELL.
> > Nunca tive problemas de compatibilidade com a DELL.
> >
> > Core i7, 16GB de RAM, 1TB de HD e SSD de 256G.
> >
> > Procure algo com uma configuração mais ou menos assim.
>
>   Já percebi que o Dell possui mais compatibilidade.  O Lenovo possui
>   uma placa de wireless difícil de ser reconhecida enquanto o Dell
>   funciona de boa sem ter de instalar nada.
>
> --
>
> Gilberto F da Silva - gfs1...@mandic.com.br - ICQ 136.782.571
> Stela dato:2.457.954,299  Loka tempo:2017-07-19 16:10:22 Merkredo
> -==-
> Confucio falava demais
> -- recente provérbio chinês
>



-- 
Thiago C. F.

Encontre o Que Precisar em Minha Loja Virtual:
*www.magazinevoce.com.br/magazinelojadothiagocf
*

Meu blog: https://investimentosenegocios.wordpress.com/


Re: Indicação

2017-07-19 Por tôpico Gilberto F da Silva
On Tue, Jan 24, 2017 at 02:23:32PM -0200, Henrique Fagundes wrote:
> Lenovo??
> De jeito nenhum!
> 
> http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/usuarios-acusam-microsoft-e-lenovo-de-bloquear-linux-no-yoga-entenda.html
> 
> Procure optar sempre por DELL.
> Nunca tive problemas de compatibilidade com a DELL.
> 
> Core i7, 16GB de RAM, 1TB de HD e SSD de 256G.
> 
> Procure algo com uma configuração mais ou menos assim.

  Já percebi que o Dell possui mais compatibilidade.  O Lenovo possui
  uma placa de wireless difícil de ser reconhecida enquanto o Dell
  funciona de boa sem ter de instalar nada.
  
-- 

Gilberto F da Silva - gfs1...@mandic.com.br - ICQ 136.782.571
Stela dato:2.457.954,299  Loka tempo:2017-07-19 16:10:22 Merkredo 
-==-
Confucio falava demais 
-- recente provérbio chinês


signature.asc
Description: PGP signature


Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Valentim Carlos

Sim, instalei o nautilus, e quando aberta a pasta rede windows, pasta vazia.



Ai removi o samba:



A remover argonaut-samba (1.0-1) ...
A remover smb4k (2.0.1-1) ...
A remover cifs-utils (2:6.7-1) ...
A remover fusesmb (0.8.7-1.4) ...
A remover libkf5texteditor-dev (5.28.0-2) ...
A remover libkf5parts-dev (5.28.0-1) ...
A remover libkf5notifyconfig-dev (5.28.0-1) ...
A remover libjcifs-java (1.3.18-3) ...
A remover libkf5baloowidgets-dev:i386 (16.04.0-1+b1) ...
A remover libkf5declarative-dev (5.28.0-1) ...
A remover libkf5newstuff-dev (5.28.0-1) ...
A remover samba (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover winbind (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover samba-common-bin (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover python-samba (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover smbclient (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover samba-common (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover samba-dsdb-modules (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover samba-vfs-modules (2:4.6.5+dfsg-4) ...
A remover kio-dev (5.28.0-2) ...
A remover libkf5kio-dev (5.28.0-2) ..



usando SMB://Ip_da_maquina ... abre normalmente, porém na pasta compartilhada 
do samba, ainda não aparece a pasta Workgroup, não aparece nada...




Em 19 de jul de 2017 às 09:26, Alcione Ferreira  
escreveu:


Tentou acesso pelo nautilus


Em 19/07/2017 12:14, "Valentim Carlos"  escreveu:

Não sei o que efetuei de errado agora, pois, antes, mesmo não aparecendo o 
Workgroup se eu editasse o SMB: e colocasse o ip da maquina abria, agora recebo 
uma mensagem de erro:




Erro interno

Por favor, envie um relatório de erros para http://bugs.kde.org


Unknown error condition in stat: Não há rota para o host


Em 19 de jul de 2017 às 06:38, Alcione Ferreira  
escreveu:



Eu esqueci de repassar, eu troquei primeiro o netbios name tirando o '-', 
testei e depois coloquei denovo

Att.


Paz e Bem!
Alcione Ferreira
Sombra®
101080
[http://www.alcionesytes.net/]

Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.

Office Escritório - http://www.libreoffice.org/
Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/
Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/
---
Linux user number 432030 of http://counter.li.org/
---
ICQ: 377035698
Jabber: ksomb...@jabber.org
MSN: alcione.som...@hotmail.com
---
Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110

Em 19-07-2017 08:52, Valentim Carlos escreveu:

Instalei o pacote fusesmb, porém sem sucesso ...


Em 18 de jul de 2017 às 18:38, Giovani Ferreira  escreveu:


Olá,

Em 18-07-2017 21:51, Alcione Ferreira escreveu:

Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o WORKGROUP, tem 
que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado e o teste logo em 
seguinda:


root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcione
Enter alcione's password:
Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian]
smb: \>

Certa vez eu tive problemas de acesso (uso Thunar) e tudo se resolveu
instalado o pacote smbfuse, talvez é isso que falta.

[]'s

--
Giovani Ferreira
0x78494EF72375A66C





Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Alcione Ferreira
Tentou acesso pelo nautilus

Em 19/07/2017 12:14, "Valentim Carlos"  escreveu:

> Não sei o que efetuei de errado agora, pois, antes, mesmo não aparecendo o
> Workgroup se eu editasse o SMB: e colocasse o ip da maquina abria, agora
> recebo uma mensagem de erro:
>
> Erro interno
>
> Por favor, envie um relatório de erros para http://bugs.kde.org
>
> Unknown error condition in stat: Não há rota para o host
>
> Em 19 de jul de 2017 às 06:38, Alcione Ferreira 
> escreveu:
>
> Eu esqueci de repassar, eu troquei primeiro o netbios name tirando o '-',
> testei e depois coloquei denovo
>
> Att.
> Paz e Bem!
> Alcione Ferreira
> Sombra®
> 101080
> [http://www.alcionesytes.net/]
> 
> Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.
>
> Office Escritório - http://www.libreoffice.org/
> Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/
> Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/
> ---
> Linux user number 432030 of http://counter.li.org/
> ---
> ICQ: 377035698
> Jabber: ksomb...@jabber.org
> MSN: alcione.som...@hotmail.com
> ---
> Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110
> Em 19-07-2017 08:52, Valentim Carlos escreveu:
>
> Instalei o pacote fusesmb, porém sem sucesso ...
>
> Em 18 de jul de 2017 às 18:38, Giovani Ferreira 
>  escreveu:
>
> Olá,
>
> Em 18-07-2017 21:51, Alcione Ferreira escreveu:
>
> Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o WORKGROUP,
> tem que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado e o teste logo em
> seguinda:
>
>
> root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcione
>
> Enter alcione's password:
>
> Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian]
>
> smb: \>
>
>
> Certa vez eu tive problemas de acesso (uso Thunar) e tudo se resolveu
> instalado o pacote smbfuse, talvez é isso que falta.
>
> []'s
>
> --
> Giovani Ferreira
> 0x78494EF72375A66C
>
>
>


Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Valentim Carlos
Não sei o que efetuei de errado agora, pois, antes, mesmo não aparecendo o Workgroup se eu editasse o SMB: e colocasse o ip da maquina abria, agora recebo uma mensagem de erro:Erro internoPor favor, envie um relatório de erros para http://bugs.kde.orgUnknown error condition in stat: Não há rota para o hostEm 19 de jul de 2017 às 06:38, Alcione Ferreira  escreveu:Eu esqueci de repassar, eu troquei primeiro o netbios name tirando o '-', testei e depois coloquei denovoAtt.Paz e Bem! Alcione Ferreira Sombra® 101080 [http://www.alcionesytes.net/]  Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.  Office Escritório - http://www.libreoffice.org/ Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/ Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/ --- Linux user number 432030 of http://counter.li.org/ --- ICQ: 377035698 Jabber: ksomb...@jabber.org MSN: alcione.som...@hotmail.com --- Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110Em 19-07-2017 08:52, Valentim Carlos escreveu:Instalei o pacote fusesmb, porém sem sucesso ... Em 18 de jul de 2017 às 18:38, Giovani Ferreira  escreveu: Olá,  Em 18-07-2017 21:51, Alcione Ferreira escreveu:Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o WORKGROUP, tem que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado e o teste logo em seguinda:root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcioneEnter alcione's password:Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian]smb: \> Certa vez eu tive problemas de acesso (uso Thunar) e tudo se resolveu  instalado o pacote smbfuse, talvez é isso que falta.  []'s  --  Giovani Ferreira 0x78494EF72375A66C  

0x0D2F8DEF.asc
Description: application/pgp-keys


signature.asc
Description: PGP signature


Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Valentim Carlos
Sim ... eu também alterei o netbios name algumas vezes ... sem nenhum resultado.Vejo também que não é nenhum Bug do Dolphin pos no Konqueror também não aparece o WORKGROUPEm 19 de jul de 2017 às 06:38, Alcione Ferreira  escreveu:Eu esqueci de repassar, eu troquei primeiro o netbios name tirando o '-', testei e depois coloquei denovoAtt.Paz e Bem! Alcione Ferreira Sombra® 101080 [http://www.alcionesytes.net/]  Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.  Office Escritório - http://www.libreoffice.org/ Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/ Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/ --- Linux user number 432030 of http://counter.li.org/ --- ICQ: 377035698 Jabber: ksomb...@jabber.org MSN: alcione.som...@hotmail.com --- Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110Em 19-07-2017 08:52, Valentim Carlos escreveu:Instalei o pacote fusesmb, porém sem sucesso ... Em 18 de jul de 2017 às 18:38, Giovani Ferreira  escreveu: Olá,  Em 18-07-2017 21:51, Alcione Ferreira escreveu:Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o WORKGROUP, tem que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado e o teste logo em seguinda:root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcioneEnter alcione's password:Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian]smb: \> Certa vez eu tive problemas de acesso (uso Thunar) e tudo se resolveu  instalado o pacote smbfuse, talvez é isso que falta.  []'s  --  Giovani Ferreira 0x78494EF72375A66C  

0x0D2F8DEF.asc
Description: application/pgp-keys


signature.asc
Description: PGP signature


Re: Problema configurar wifi Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Henrique de Moraes Holschuh
On Wed, 19 Jul 2017, Fred Maranhão wrote:
> 2017-07-18 20:44 GMT-03:00 Filipe yinyang :
> > Boa noite a todos.
> > Agradeço a vossa rapida resposta e a vontade em me ajudar. No entanto, mesmo
> > seguindo os vossos conselhos não consegui ligar o wifi, provavelmente por
> > falta dos meus escassos conhecimentos em Linux
> >
> > Experimentei o comando ifconfig, mas informa "command not found"  e por isso
> > tentei instalar as net-tools...mas como não tenho internet, não consegui.

Leia as release notes!

> você deve ter executado ele como usuário comum. o ifconfig fica num
> diretório que não está no PATH do usuário comum. execute como root.

Não.  É porque foi removido do conjunto de pacotes instalados "por
padrão" mesmo, conforme explicado nas release notes.  Que por sinal
explicam o porquê da remoção, como instalar de novo, e quais comandos
substituiram o "ipconfig", etc.

Como ler as release notes NÃO é opcional, não vou copiar a explicação
aqui na email...

Link para as "relase notes", arch amd64 (PC 64 bits) em português pt/pt-br:
https://www.debian.org/releases/stable/amd64/release-notes/index.pt.html
https://www.debian.org/releases/stable/amd64/release-notes/index.pt-br.html

Link para página de rosto com todas as versões das "release notes":
https://www.debian.org/releases/stable/releasenotes

-- 
  Henrique Holschuh



Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Alcione Ferreira
Eu esqueci de repassar, eu troquei primeiro o netbios name tirando o
'-', testei e depois coloquei denovo

Att.

Paz e Bem!
Alcione Ferreira
Sombra®
101080
[http://www.alcionesytes.net/]

Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.

Office Escritório - http://www.libreoffice.org/
Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/
Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/
---
Linux user number 432030 of http://counter.li.org/
---
ICQ: 377035698
Jabber: ksomb...@jabber.org
MSN: alcione.som...@hotmail.com
---
Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110
Em 19-07-2017 08:52, Valentim Carlos escreveu:
> Instalei o pacote fusesmb, porém sem sucesso ...
>
> Em 18 de jul de 2017 às 18:38, Giovani Ferreira 
> escreveu:
>
>> Olá,
>>
>> Em 18-07-2017 21:51, Alcione Ferreira escreveu:
>>> Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o
>>> WORKGROUP, tem que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado
>>> e o teste logo em seguinda:
>>>
>>> root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcione
>>> Enter alcione's password:
>>> Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian]
>>> smb: \>
>>
>> Certa vez eu tive problemas de acesso (uso Thunar) e tudo se resolveu
>> instalado o pacote smbfuse, talvez é isso que falta.
>>
>> []'s
>>
>> -- 
>> Giovani Ferreira
>> 0x78494EF72375A66C
>>



0x0D2F8DEF.asc
Description: application/pgp-keys


signature.asc
Description: OpenPGP digital signature


Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Valentim Carlos
Instalei o pacote fusesmb, porém sem sucesso ...Em 18 de jul de 2017 às 18:38, Giovani Ferreira  escreveu:Olá,Em 18-07-2017 21:51, Alcione Ferreira escreveu:Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o WORKGROUP, tem que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado e o teste logo em seguinda:root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcioneEnter alcione's password:Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian]smb: \>Certa vez eu tive problemas de acesso (uso Thunar) e tudo se resolveu instalado o pacote smbfuse, talvez é isso que falta.[]'s-- Giovani Ferreira0x78494EF72375A66C

signature.asc
Description: PGP signature


Re: SAMBA no Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Valentim Carlos
Imensamente Obrigado, mais não me aparece a pasta WORKGROUP ainda ...Em 18 de jul de 2017 às 17:52, Alcione Ferreira  escreveu:Não teve muita modificação, mas consegui rodar, a questão era o WORKGROUP, tem que ser todo maiúsculo, segue anexo o conf modificado e o teste logo em seguinda:root@sombra:~# smbclient //192.168.11.1/publico -U alcione Enter alcione's password:  Domain=[WORKGROUP] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.5.8-Debian] smb: \>Att.Paz e Bem! Alcione Ferreira Sombra® 101080 [http://www.alcionesytes.net/]  Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.  Office Escritório - http://www.libreoffice.org/ Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/ Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/ --- Linux user number 432030 of http://counter.li.org/ --- ICQ: 377035698 Jabber: ksomb...@jabber.org MSN: alcione.som...@hotmail.com --- Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110Em 18-07-2017 17:33, Valentim Carlos escreveu:smb.conf:-[global] netbios name = T-12 workgroup = Workgroup interfaces = eth0 bind interfaces _only_ = yes security = user username level = 2 #wins support = yes hosts allow = 192.168.0. 127.  #Configuração do compartilhamentos. [publico] comment = compartilhamento path = /home/servidor read _only_ = no guest ok = yes force create mode = 666 force directory mode = 777 valid users = +ti veto files=/*.mp3/*.mpg/*.mpeg/*.avi/*.jpg/ -Reforçando, a maquina que aparece o WORKGROUP no DOLPHIN não possui smb.conf, nem o diretório samba em /etcAgradeço antecipadamente ... Em 18 de jul de 2017 às 14:11, Alcione Ferreira  escreveu: Vou realizar mais uns testes e te reporto, se puder me passar o smb.conf completo eu agradeço.Att.Paz e Bem! Alcione Ferreira Sombra® 101080 [http://www.alcionesytes.net/]  Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.  Office Escritório - http://www.libreoffice.org/ Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/ Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/ --- Linux user number 432030 of http://counter.li.org/ --- ICQ: 377035698 Jabber: ksomb...@jabber.org MSN: alcione.som...@hotmail.com --- Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110Em 18-07-2017 16:51, Valentim Carlos escreveu:Na verdade nas maquinas que foram instaladas o SAMBA são quais não enxergam a rede Workgroup do windows. As maquinas que não foram instaladas o samba enxergam o Workgroup e as maquinas windows. Em 18 de jul de 2017 às 12:58, Valentim Carlos  escreveu: Instalei em uma maquina nova o Debian 9 - Kde, e sem instalar nem um pacote adicional do samba, abro o Dolphin, clico em rede, compartilhamento do samba, e Aparece Normalmente o Workgroup, alem de aparecerem as maquinas da rede.Alguma ideia para correção ? ou devo desinstalar/reinstalar algum pacote ? Em 18 de jul de 2017 às 12:34, Alcione Ferreira  escreveu: Deu certo?!Paz e Bem! Alcione Ferreira Sombra® 101080 [http://www.alcionesytes.net/]  Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.  Office Escritório - http://www.libreoffice.org/ Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/ Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/ --- Linux user number 432030 of http://counter.li.org/ --- ICQ: 377035698 Jabber: ksomb...@jabber.org MSN: alcione.som...@hotmail.com --- Curriculum: http://lattes.cnpq.br/0545256741852110Em 18-07-2017 15:26, Valentim Carlos escreveu:Comentei:#wins support = Yese as seguintes já estavam comentadas:# Some defaults for winbind (make sure you're not using the ranges # for something else.) ; idmap uid = 1-2 ; idmap gid = 1-2 ; template shell = /bin/bash  Em 18 de jul de 2017 às 10:33, Alcione Ferreira  escreveu: Comente as linhas  wins support = Yes idmap config * : backend = tdb  Reinicie o samba e tente ver se ele aparece.  Paz e Bem! Alcione Ferreira Sombra® 101080 [http://www.alcionesytes.net/]  Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.  Office Escritório - http://www.libreoffice.org/ Navegador Firefox - http://www.mozilla.org.br/ Email Thunderbird - http://www.mozilla.org.br/ 

Re: Problema configurar wifi Debian 9

2017-07-19 Por tôpico Fred Maranhão
2017-07-18 20:44 GMT-03:00 Filipe yinyang :
> Boa noite a todos.
> Agradeço a vossa rapida resposta e a vontade em me ajudar. No entanto, mesmo
> seguindo os vossos conselhos não consegui ligar o wifi, provavelmente por
> falta dos meus escassos conhecimentos em Linux
>
> Experimentei o comando ifconfig, mas informa "command not found"  e por isso
> tentei instalar as net-tools...mas como não tenho internet, não consegui.

você deve ter executado ele como usuário comum. o ifconfig fica num
diretório que não está no PATH do usuário comum. execute como root.

>
> Fiz ligaçao por cabo ao router apesar de detetar a rede, nao consegue ligar

mostra algum erro?

>
> Descarreguei o firmware neste site
> https://unix.stackexchange.com/questions/249972/how-do-i-install-non-free-firmware-wifi-driver-from-usb-debian
>
> Mas vou ao dolphin e qdo clico nos ficheiros o dolpin fecha e nao instala
>
> Descobri que a tecla fn+f8 funciona porque ativa o simbolo do wifi, mas nao
> aparece as redes wifi disponiveis, apesar de escrever corretamente o SSID e
> a palavra chave
>
> Acho que vou tentar ver como configuro o meu win10 em simultaneo com o
> debian pois como sugeriram a instalação "live" não dá mtas garantias.

esqueça o live-cd, e esqueça o kde, pelo menos por enquanto.

baixe o instalador normal com os firmwares. quando instalar, ao invés
do kde, vai instalar o gnome. assim você vai usar a interface gráfica
que a maioria usa aqui na lista, e é o padrão do debian. baixe a iso
daqui:

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/9.0.0+nonfree/amd64/iso-dvd/

estou te mandando o link para dvd e arquitetura 64.

quando você fizer funcionar, pode instalar o kde depois. e pode ficar
com gnome e kde, escolhendo qual o que quer no login, ou depois
desinstalar um dos dois.

>
> Obrigado mais uma vez a todos.
> Filipe
>
>
>
>
> No dia 17 de julho de 2017 às 22:08, Luis Teixeira
>  escreveu:
>>
>> Boa noite,
>> Eu tive um problema parecido algum tempo atrás, sempre que ligava o
>> notebook a wireless vinha desativada por hardware,  para ativar tinha que
>> hibernar o note e ativar novamente e funcionava normalmente
>>
>> Em 17/07/2017 09:19, "Paulino Kenji Sato"  escreveu:
>>>
>>> Ola,
>>> É necessário instalar um firmware proprietário.
>>> Veja as instruções nesta página.
>>> https://wiki.debian.org/brcm80211
>>> substituir "jessie" por "stretch"
>>>
>>> Adicionar ou modificar a linha no /etc/apt/sources.list
>>> deb http://httpredir.debian.org/debian/ stretch main contrib non-free
>>>
>>> Instalar o firmware (comandos a seram dados como root, sudo, su, etc)
>>> apt-get update && apt-get install firmware-brcm80211
>>> Recarregar o modulo (ou um reboot)
>>> modprobe -r brcmsmac ; modprobe brcmsmac
>>>
>>> Depois basta configurar a rede.
>>> Como se trata de um live cd, não tenho certeza de que e possível fazer
>>> essas atualizações, se for, não será permanente.
>>> Uma opções, pelo menos durante a avaliação e usar a rede com fios.
>>>
>>> 2017-07-16 21:10 GMT-03:00 Filipe yinyang :
>>> >
>>> > Boa noite,
>>> >
>>> > Já há muito tempo que quero experimentar uma distribuição do Linux e
>>> > este fim-semana chegou a hora de concretizar...
>>> > No entanto, estou a ter problemas de aceder à internet com o debian.
>>> > A situação é a seguinte:
>>> >
>>> > -Tenho instalado no meu computador o Win10
>>> > -O meu Pc é 1 Toshibia AS660-12X - i7 com 500gb e 8MbRAM (já com
>>> > 6-7anos)
>>> >
>>> > -Montei uma pen usb com debian 9 "live install" amd64 para poder fazer
>>> > um teste antes de instalar definitivamente, seguindo este link
>>> > https://www.debian.org/CD/live/
>>> > com este ficheiro debian-live-9.0.1-amd64-kde.iso
>>> >
>>> > -Ao fazer o boot com a pen não apresenta qualquer erro.
>>> >
>>> > -Quando o Debian "entra", apresenta no canto inferior direito a
>>> > vermelho o simbolo da rede internet e indica que a rede está desligada
>>> > .tento ligar o wifi atraves do teclado FN+F8 (rede wireless) e
>>> > mesmo assim não aparece nenhuma rede.
>>> > .Experimentei configurar uma rede wireless atribuindo o SSID da
>>> > minha rede e a respectiva password e continua sem aparecer nenhuma rede.
>>> >
>>> > Será que a placa de rede está desativada?
>>> >
>>> > Agradeço toda a ajuda pois sou iniciante neste novo mundo "linux".
>>> >
>>> > Obrigado
>>> >
>>> >
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Paulino Kenji Sato
>
>