[FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
Pessoal,

Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
onde existe um link de 2MB full embratel.

No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
servidor.

Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??

Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Cristina Fernandes Silva escreveu:
 Pessoal,
 
 Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
 dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
 e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
 onde existe um link de 2MB full embratel.

Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.

 
 No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
 meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
 10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
 webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
 servidor.

OK

 
 Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
 diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
 de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??
 
 Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??

Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa mesmo? Não
precisa mais utilizar a VPN.

Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua empresa e
montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá também
o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de ftp e
servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde que você
tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.

Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a segmentação
das redes e depois é só configurar o FreeBSD.

Abraço,
- --
Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
=glNn
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Klaus Schneider
Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
escreveu:

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Cristina Fernandes Silva escreveu:

  Pessoal,
 
  Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
  dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
  e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
  onde existe um link de 2MB full embratel.


 Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.


 
  No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
  meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
  10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
  webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
  servidor.


 OK


 
  Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
  diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
  de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??
 
  Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??


 Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa mesmo? Não
 precisa mais utilizar a VPN.

 Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua empresa e
 montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá também
 o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de ftp e
 servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde que você
 tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.

 Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a segmentação
 das redes e depois é só configurar o FreeBSD.

 Abraço,
 - --
 Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
 Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
 Departamento de T.I.
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

 iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
 4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
 =glNn
 -END PGP SIGNATURE-

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Olha, colocar 2 DNS no mesmo servidor até é possivel, mas terá que colocar
rodando em instancias separadas(por jail por ex).

Mas se existe a obrigatoriedade de ter dois servidores DNS, não é pq a
registro.br gosta de inventar moda... Se tu não tem servidores disponíveis
para tal serviço, use um serviço gratito de DNS, tal como o freedns(
http://freedns.afraid.org/), que aliás são servidores FreeBSD =)


-- 
/*
* Klaus Schneider
*/
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
veja bem.. irá fica sim dentro da empresa.. porem essa empresa tem
várias filiais.. e o cenário agora é uma VPN para DATA, ou seja, terei
que fazer o mesmo, ou vc acham é melhor acessar o servidor de e-mail
com acesso externo em vez de VPN ?



Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
  Hash: SHA1

  Cristina Fernandes Silva escreveu:

  Pessoal,
  
   Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
   dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
   e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
   onde existe um link de 2MB full embratel.


 Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.


  
   No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
   meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
   10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
   webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
   servidor.


 OK


  
   Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
   diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
   de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??
  
   Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??


 Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa mesmo? Não
  precisa mais utilizar a VPN.

  Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua empresa e
  montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá também
  o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de ftp e
  servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde que você
  tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.

  Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a segmentação
  das redes e depois é só configurar o FreeBSD.

  Abraço,
  - --
  Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
  Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
  Departamento de T.I.
  -BEGIN PGP SIGNATURE-
  Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
  Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

  iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
  4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
  =glNn
  -END PGP SIGNATURE-
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Cristina Fernandes Silva escreveu:
 veja bem.. irá fica sim dentro da empresa.. porem essa empresa tem
 várias filiais.. e o cenário agora é uma VPN para DATA, ou seja, terei
 que fazer o mesmo, ou vc acham é melhor acessar o servidor de e-mail
 com acesso externo em vez de VPN ?
 
 
 

Se você quer alguma garantia de segurança VPN sim é uma boa idéia, mas
pense que dentro da sua empresa é uma coisa, agora a pessoal acessando o
e-mail dela de sua casa será outra coisa e não estará garantindo nenhuma
segurança. Sugiro disponibilizar então para fins de segurança somente
protocolo com suporte SSL, como o POP3s e IMAPs, com autenticação nos
e-mails, dessa forma você garante a segurança para qualquer fim, desde
de que seja o seu principal objetivo.

Teria que se pensar bem essa questão, pois não vejo o pq de se utilizar
uma VPN para caso de acesso a e-mail somente. Mas como eu comentei
anteriormente, do caso da segurança.

Abraço,

- --
Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFH85qxbjyCr4Ixg0wRArfqAKCMLPBs0UFkj6SdlT4H87iAXMfGyQCgsBeS
msBSurnnAmPcJTuGOYO3hwA=
=/e7+
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Klaus Schneider escreveu:


 Olha, colocar 2 DNS no mesmo servidor até é possivel, mas terá que colocar
 rodando em instancias separadas(por jail por ex).

 Mas se existe a obrigatoriedade de ter dois servidores DNS, não é pq a
 registro.br gosta de inventar moda... Se tu não tem servidores disponíveis
 para tal serviço, use um serviço gratito de DNS, tal como o freedns(
 http://freedns.afraid.org/), que aliás são servidores FreeBSD =)


Registro não inventa moda não, quem exige é a RFC [1], que aliás é
corretíssimo!!! Inclusive se formos seguir as normas de forma correta,
ao secundário deve estar em outro segmento de rede, como mostra a RFC no
item 3.1.

[1]. ftp://ftp.isi.edu/in-notes/rfc2182.txt

Abraço,

- --
Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFH85unbjyCr4Ixg0wRAkfpAKCRS/93r9RSjwPgnJym27w+CSIIggCfeetJ
0PoLZXEerykUMpuAUfZe6dw=
=4uPp
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Luiz Gustavo S. Costa
2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, um
pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.

Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar como seu
firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de email e
apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
tranqüilamente o djbdns no pfsense.

Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo não
vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A idéia dele
é essa mesma, menor o possível.

Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.

Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que eu te
falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do mesmo.

Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de segurança,
é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria níveis
de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.

Espero ter ajudado.

Abraços


Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
  escreveu:
  

  -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
   Hash: SHA1
  
   Cristina Fernandes Silva escreveu:
  
Pessoal,
   
Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
onde existe um link de 2MB full embratel.
  
  
   Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.
  
  
   
No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
servidor.
  
  
   OK
  
  
   
Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??
   
Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??
  
  
   Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa mesmo? Não
   precisa mais utilizar a VPN.
  
   Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua empresa e
   montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá também
   o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de ftp e
   servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde que você
   tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.
  
   Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a segmentação
   das redes e depois é só configurar o FreeBSD.
  
   Abraço,
   - --
   Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
   Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
   Departamento de T.I.
   -BEGIN PGP SIGNATURE-
   Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
   Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
  
   iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
   4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
   =glNn
   -END PGP SIGNATURE-
  
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  


 Olha, colocar 2 DNS no mesmo servidor até é possivel, mas terá que colocar
  rodando em instancias separadas(por jail por ex).

  Mas se existe a obrigatoriedade de ter dois servidores DNS, não é pq a
  registro.br gosta de inventar moda... Se tu não tem servidores disponíveis
  para tal serviço, use um serviço gratito de DNS, tal como o freedns(
  http://freedns.afraid.org/), que aliás são servidores FreeBSD =)



  --
  /*
  * Klaus Schneider
  */

 -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 
Luiz Gustavo - BSD/Linux User
===\
===|=== www.luizgustavo.pro.br ===
===/
ICQ: 2890831 / MSN: [EMAIL PROTECTED]
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Luiz Gustavo S. Costa
ERRATA:

onde eu falei:
Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.

na verdade quis dizer:
Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
EMAIL, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.

;)

Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, um
  pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.

  Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar como seu
  firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de email e
  apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
  tranqüilamente o djbdns no pfsense.

  Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo não
  vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A idéia dele
  é essa mesma, menor o possível.

  Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
  DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  consome quase nada de recurso e banda.

  Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que eu te
  falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do mesmo.

  Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de segurança,
  é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria níveis
  de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.

  Espero ter ajudado.

  Abraços


  Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
escreveu:

  
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Cristina Fernandes Silva escreveu:

  Pessoal,
 
  Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
  dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
  e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
  onde existe um link de 2MB full embratel.


 Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.


 
  No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
  meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
  10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
  webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
  servidor.


 OK


 
  Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
  diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
  de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??
 
  Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??


 Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa mesmo? Não
 precisa mais utilizar a VPN.

 Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua empresa e
 montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá também
 o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de ftp e
 servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde que você
 tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.

 Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a segmentação
 das redes e depois é só configurar o FreeBSD.

 Abraço,
 - --
 Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
 Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
 Departamento de T.I.
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

 iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
 4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
 =glNn
 -END PGP SIGNATURE-

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

  
  
   Olha, colocar 2 DNS no mesmo servidor até é possivel, mas terá que colocar
rodando em instancias separadas(por jail por ex).
  
Mas se existe a obrigatoriedade de ter dois servidores DNS, não é pq a
registro.br gosta de inventar moda... Se tu não tem servidores disponíveis
para tal serviço, use um serviço gratito de DNS, tal como o freedns(
http://freedns.afraid.org/), que aliás são servidores FreeBSD =)
  
  
  
--
/*
* Klaus Schneider
*/
  
   -
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  



 --
  Luiz Gustavo - BSD/Linux User
  ===\
  ===|=== www.luizgustavo.pro.br ===
  ===/
  ICQ: 2890831 / MSN: [EMAIL PROTECTED]



-- 
Luiz Gustavo - BSD/Linux User
===\
===|=== www.luizgustavo.pro.br ===
===/
ICQ: 

Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico mantunes
Luiz,

O pfsense ele não vem com TinyDNS ?? ele não serve para essa solução ??

Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 ERRATA:

  onde eu falei:

 Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
  DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  consome quase nada de recurso e banda.


 na verdade quis dizer:

 Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de

 EMAIL, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não

 consome quase nada de recurso e banda.


 ;)

  Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, um
pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.
  
Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar como seu
firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de email e
apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
tranqüilamente o djbdns no pfsense.
  
Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo não
vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A idéia dele
é essa mesma, menor o possível.
  
Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.
  
Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que eu te
falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do mesmo.
  
Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de segurança,
é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria níveis
de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.
  
Espero ter ajudado.
  
Abraços
  
  
Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
  escreveu:
  

  -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
   Hash: SHA1
  
   Cristina Fernandes Silva escreveu:
  
Pessoal,
   
Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de 
 custo
e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no 
 escritório
onde existe um link de 2MB full embratel.
  
  
   Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.
  
  
   
No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter 
 e o
meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
servidor.
  
  
   OK
  
  
   
Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o 
 servidor
de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) 
 ??
   
Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??
  
  
   Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa mesmo? 
 Não
   precisa mais utilizar a VPN.
  
   Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua empresa e
   montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá 
 também
   o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de ftp e
   servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde que 
 você
   tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.
  
   Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a segmentação
   das redes e depois é só configurar o FreeBSD.
  
   Abraço,
   - --
   Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
   Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
   Departamento de T.I.
   -BEGIN PGP SIGNATURE-
   Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
   Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
  
   iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
   4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
   =glNn
   -END PGP SIGNATURE-
  
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  


 Olha, colocar 2 DNS no mesmo servidor até é possivel, mas terá que 
 colocar
  rodando em instancias separadas(por jail por ex).

  Mas se existe a obrigatoriedade de ter dois servidores DNS, não é pq a
  registro.br gosta de inventar moda... Se tu não tem servidores 
 disponíveis
  para tal serviço, use um serviço gratito de DNS, tal como o freedns(
  http://freedns.afraid.org/), que aliás são servidores FreeBSD =)



  --
  /*
  * Klaus Schneider
  

Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Luiz Gustavo S. Costa
Não, ele só resolve nomes, como um dnscache, ele não responde
autoridade sobre dominio.

é somente para prover suporte de resolução de nomes pra fora. entendeu ?

no caso da Cristina, ela precisa de um servidor de dns com autoridade
sobre dominio.

Abraços

Em 02/04/08, mantunes[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Luiz,

  O pfsense ele não vem com TinyDNS ?? ele não serve para essa solução ??


  Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
   ERRATA:
  
onde eu falei:
  
   Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.
  
  
   na verdade quis dizer:
  
   Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
  
   EMAIL, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  
   consome quase nada de recurso e banda.
  
  
   ;)
  
Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, um
  pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.

  Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar como seu
  firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de email e
  apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
  tranqüilamente o djbdns no pfsense.

  Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo não
  vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A idéia dele
  é essa mesma, menor o possível.

  Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
  DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  consome quase nada de recurso e banda.

  Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que eu te
  falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do mesmo.

  Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de segurança,
  é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria níveis
  de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.

  Espero ter ajudado.

  Abraços


  Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
escreveu:

  
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Cristina Fernandes Silva escreveu:

  Pessoal,
 
  Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS 
 exchange)
  dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões 
 de custo
  e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no 
 escritório
  onde existe um link de 2MB full embratel.


 Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da empresa.


 
  No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do 
 datacenter e o
  meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com 
 ip
  10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
  webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
  servidor.


 OK


 
  Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o 
 que me
  diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o 
 servidor
  de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e 
 secundário) ??
 
  Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??


 Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa 
 mesmo? Não
 precisa mais utilizar a VPN.

 Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua 
 empresa e
 montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall terá 
 também
 o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de 
 ftp e
 servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, desde 
 que você
 tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.

 Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a 
 segmentação
 das redes e depois é só configurar o FreeBSD.

 Abraço,
 - --
 Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
 Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
 Departamento de T.I.
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

 iD8DBQFH845rbjyCr4Ixg0wRAqsfAKCN/ofhS7/fc5Tf48qL8chwW1l/hACgrjxv
 4sqR+eewbkE7SX/lp+NCwF8=
 =glNn
 -END PGP SIGNATURE-

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: 

Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
Luiz,

vc ja instalou o djbdns no pfsense ? fica ai dica do seu próximo video
e para mim
certamente ja iria servir.. pq no não instalo o pfsense justamente por
causa do dns.

Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Não, ele só resolve nomes, como um dnscache, ele não responde
  autoridade sobre dominio.

  é somente para prover suporte de resolução de nomes pra fora. entendeu ?

  no caso da Cristina, ela precisa de um servidor de dns com autoridade
  sobre dominio.

  Abraços

  Em 02/04/08, mantunes[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Luiz,
  
O pfsense ele não vem com TinyDNS ?? ele não serve para essa solução ??
  
  
Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 ERRATA:

  onde eu falei:

 Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
  DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  consome quase nada de recurso e banda.


 na verdade quis dizer:

 Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de

 EMAIL, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não

 consome quase nada de recurso e banda.


 ;)

  Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, um
pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.
  
Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar como 
 seu
firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de email e
apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
tranqüilamente o djbdns no pfsense.
  
Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo não
vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A idéia 
 dele
é essa mesma, menor o possível.
  
Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.
  
Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que eu 
 te
falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do mesmo.
  
Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de 
 segurança,
é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria níveis
de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.
  
Espero ter ajudado.
  
Abraços
  
  
Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
  escreveu:
  

  -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
   Hash: SHA1
  
   Cristina Fernandes Silva escreveu:
  
Pessoal,
   
Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS 
 exchange)
dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por 
 questões de custo
e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no 
 escritório
onde existe um link de 2MB full embratel.
  
  
   Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da 
 empresa.
  
  
   
No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do 
 datacenter e o
meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN 
 com ip
10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser 
 via
webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
servidor.
  
  
   OK
  
  
   
Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o 
 que me
diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o 
 servidor
de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e 
 secundário) ??
   
Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??
  
  
   Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua empresa 
 mesmo? Não
   precisa mais utilizar a VPN.
  
   Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua 
 empresa e
   montar uma estrutra chamada DMZ, onde o servidor de firewall 
 terá também
   o DNS e o seu servidor de e-mail, servidor de www, servidor de 
 ftp e
   servidor de 'N' serviços ficará sempre atráz do firewall, 
 desde que você
   tenha alguns IPs válidos para realizar tal configuração.
  
   Deverá ter a senha do router da operadora para realizar a 
 segmentação
   das redes e depois é só configurar o FreeBSD.
  
   Abraço,
   - --
   Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot 
 br
   Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
   

Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Luiz Gustavo S. Costa
Opa !!!

ele deixou empacotar sim :D

# cd /usr/ports/dns/djbdns
# make package
.
.
===  Building package for djbdns-1.05_11
Creating package /usr/ports/packages/All/djbdns-1.05_11.tbz
Registering depends: daemontools-0.76_12 ucspi-tcp-0.88_2.
Creating bzip'd tar ball in '/usr/ports/packages/All/djbdns-1.05_11.tbz'
# ls -lh /usr/ports/packages/All/
total 116
-rw-r--r--  1 root  wheel   115K Apr  2 15:28 djbdns-1.05_11.tbz


ai é copiar ele e as outras dependecias pro pfsense.. e rodar:

pkg_add -v djbdns-1.05_11.tbz


prontinho dns no pfsense :D

Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 eu nunca tentei

  já fiz funcionar um postfix gateway completo, com banco e tudo... mas
  tudo na base do pkg_add -vr 

  talvez se vc montar os pacotes em um outro freebsd e tentar rodar um
  pkg_add local possa funcionar, mas eu acho que a licença do djbdns
  assim como a do qmail não deixam empacotar legalmente os
  programas

  é testar..

  Em 02/04/08, Cristina Fernandes Silva[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Luiz,
  
vc ja instalou o djbdns no pfsense ? fica ai dica do seu próximo video
e para mim
certamente ja iria servir.. pq no não instalo o pfsense justamente por
causa do dns.
  
  
Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Não, ele só resolve nomes, como um dnscache, ele não responde
  autoridade sobre dominio.

  é somente para prover suporte de resolução de nomes pra fora. entendeu 
 ?

  no caso da Cristina, ela precisa de um servidor de dns com autoridade
  sobre dominio.

  Abraços

  Em 02/04/08, mantunes[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Luiz,
  
O pfsense ele não vem com TinyDNS ?? ele não serve para essa 
 solução ??
  
  
Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 ERRATA:

  onde eu falei:

 Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor 
 de
  DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  consome quase nada de recurso e banda.


 na verdade quis dizer:

 Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor 
 de

 EMAIL, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não

 consome quase nada de recurso e banda.


 ;)

  Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você 
 listou, um
pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com 
 djbdns.
  
Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar 
 como seu
firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de 
 email e
apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
tranqüilamente o djbdns no pfsense.
  
Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o 
 mesmo não
vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A 
 idéia dele
é essa mesma, menor o possível.
  
Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do 
 servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que 
 não
consome quase nada de recurso e banda.
  
Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma 
 que eu te
falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do 
 mesmo.
  
Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de 
 segurança,
é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria 
 níveis
de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.
  
Espero ter ajudado.
  
Abraços
  
  
Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
  escreveu:
  

  -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
   Hash: SHA1
  
   Cristina Fernandes Silva escreveu:
  
Pessoal,
   
Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail 
 (MS exchange)
dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por 
 questões de custo
e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar 
 no escritório
onde existe um link de 2MB full embratel.
  
  
   Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da 
 empresa.
  
  
   
No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do 
 datacenter e o
meu servidor de e-mail é acessado na empresa através 
 de 

Re: [FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

2008-04-02 Por tôpico Luiz Gustavo S. Costa
eu nunca tentei

já fiz funcionar um postfix gateway completo, com banco e tudo... mas
tudo na base do pkg_add -vr 

talvez se vc montar os pacotes em um outro freebsd e tentar rodar um
pkg_add local possa funcionar, mas eu acho que a licença do djbdns
assim como a do qmail não deixam empacotar legalmente os
programas

é testar..

Em 02/04/08, Cristina Fernandes Silva[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Luiz,

  vc ja instalou o djbdns no pfsense ? fica ai dica do seu próximo video
  e para mim
  certamente ja iria servir.. pq no não instalo o pfsense justamente por
  causa do dns.


  Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
   Não, ele só resolve nomes, como um dnscache, ele não responde
autoridade sobre dominio.
  
é somente para prover suporte de resolução de nomes pra fora. entendeu ?
  
no caso da Cristina, ela precisa de um servidor de dns com autoridade
sobre dominio.
  
Abraços
  
Em 02/04/08, mantunes[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
Luiz,

  O pfsense ele não vem com TinyDNS ?? ele não serve para essa solução ??


  Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
   ERRATA:
  
onde eu falei:
  
   Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.
  
  
   na verdade quis dizer:
  
   Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
  
   EMAIL, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  
   consome quase nada de recurso e banda.
  
  
   ;)
  
Em 02/04/08, Luiz Gustavo S. Costa[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, 
 um
  pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.

  Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar 
 como seu
  firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de 
 email e
  apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
  tranqüilamente o djbdns no pfsense.

  Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo 
 não
  vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A 
 idéia dele
  é essa mesma, menor o possível.

  Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor 
 de
  DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
  consome quase nada de recurso e banda.

  Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que 
 eu te
  falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do 
 mesmo.

  Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de 
 segurança,
  é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria 
 níveis
  de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.

  Espero ter ajudado.

  Abraços


  Em 02/04/08, Klaus Schneider[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
escreveu:

  
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Cristina Fernandes Silva escreveu:

  Pessoal,
 
  Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS 
 exchange)
  dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por 
 questões de custo
  e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no 
 escritório
  onde existe um link de 2MB full embratel.


 Certo, então o servidor de e-mail irá ficar no local da 
 empresa.


 
  No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do 
 datacenter e o
  meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de 
 VPN com ip
  10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não 
 ser via
  webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o 
 meu
  servidor.


 OK


 
  Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou 
 pfsense o que me
  diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para 
 o servidor
  de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e 
 secundário) ??
 
  Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??


 Mas o servidor de e-mail não irá ficar dentro da sua 
 empresa mesmo? Não
 precisa mais utilizar a VPN.

 Minha sugestão é você trazer o servidor de e-mail para sua 
 empresa e