Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-08 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Renato Frederick escreveu:
 CARP vai fazer com que um servidor, caso caia, outro entre em produção
 imediatamente, fazendo redundância de hardware. Muito útil para se usar por
 ex, 2 servidores que fazem papel de firewall. Com 1 só, se ele queima ou
 trava, literalmente toda a rede pára, só voltando com intervenção física.
 
 Detectar falha de link internet é outra história. Pode-se até fazer alguma
 gambiarra pra detectar se o link da xl0 está down ou se o ping até o
 roteador parou e tomar providencia, mas calcular congestão de link, perda de
 qualidade e etc são outros 500. :)
  

Renato,
Pegando o bonde andando, estou com esse problema agora, pessoal da BRT
vai instalar pra mim em uma das unidades da empresa dois link de 256kb,
como essa unidade é muito retirada do centro da cidade, não é possível
ter um único link de 512, então irão colocar dois links de 256kb. Com o
pf posso fazer um balanceamento desses links para não saturar os mesmos?
Tipo, balancear a carga, será que vai ficar utilizável?

Abraço,

- --
Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFIIf7QbjyCr4Ixg0wRAldtAKCP+4gT98ngJwqf09lPlWqp/vtnRQCeLo7d
uW3PSOc82YU/Vrpv31fTVAg=
=Z+yb
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-08 Por tôpico Renato Frederick
Marcio, a operadora não consegue fazer o balanceamento na ponta dela não?
Se ela puder fazer o balanceamento, é só no seu router você colocar 2 rotas
default e a operadora vai fazer o resto.

Se for cisco, 

Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial0
Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial1

Ip cef

E pronto.

Agora, se por problemas técnicos ela lhe entregar 2 circuitos que terminam
em switch diferentes ou até pior um POP diferente, aí realmente ela não pode
fazer nada.

Se for a 2a opção muito provavelmente ela vai entregar 2 ranges distintos de
IP.

Respondendo a pergunta, você não vai poder balancear não porque nenhum
deles, pf, ipf, ipfw, iptables, ipchains(!) sabe sobre o estado do link
entao, não sabe se está saturado ou não.

O que eles fazem é roundrobin que, como foi falado, joga cada requisição em
um link e para aplicativos simples como DNS, pequenas requisições http
funciona até de acordo.

No seu caso talvez a operadora pudesse fazer exclusivamente para você um
OSPF ou BGP privado entre os 2 circuitos(mesmo que sejam em pontos
diferentes) e lhe garantir redundância e balanceamento, mas duvido que ela o
faça até pelo tamanho do circuito e se é tão afastado, provavelmente ela
pode não possuir recursos técnicos para fazê-lo.


Talvez você possa comprar isto aqui:

http://www.linksys.com/servlet/Satellite?childpagename=US%2FLayoutpackedarg
s=c%3DL_Product_C2%26cid%3D1115416833289pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitor
Wrapper

Nele você ligaria as 2WAN e falaria qual a velocidade máxima de up/down.
Ele possui um contador snmp e um esquema de script que, quando se aproxima
do máximo, ele desvia o tráfego para a outra WAN, fazendo um balanceamento.

Ele pode detectar que o link caiu com testes de ping/http GET, mas, como
falado, ele não sabe sobre a qualidade do link(se você setou que a
velocidade do link é  512k e a operadora está com gargalo em 256k, para ele
está tudo OK).

Já usei em um caso parecido com o seu, mas tive problemas quando o explicado
acima ocorria, mas era culpa da operadora, não do equipamento.

 
 Renato,
 Pegando o bonde andando, estou com esse problema agora, pessoal da BRT
 vai instalar pra mim em uma das unidades da empresa dois link de 256kb,
 como essa unidade é muito retirada do centro da cidade, não é possível
 ter um único link de 512, então irão colocar dois links de 256kb. Com o
 pf posso fazer um balanceamento desses links para não saturar os mesmos?
 Tipo, balancear a carga, será que vai ficar utilizável?
 
 Abraço,
 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-08 Por tôpico Alessandro de Souza Rocha
eu nao sei ai mais a telemar faz um OSPF ou BGP no nos circuitos do provedor
sao 3 links de 2mb.

Em 08/05/08, Renato Frederick[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Marcio, a operadora não consegue fazer o balanceamento na ponta dela não?
 Se ela puder fazer o balanceamento, é só no seu router você colocar 2 rotas
 default e a operadora vai fazer o resto.

 Se for cisco,

 Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial0
 Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial1

 Ip cef

 E pronto.

 Agora, se por problemas técnicos ela lhe entregar 2 circuitos que terminam
 em switch diferentes ou até pior um POP diferente, aí realmente ela não pode
 fazer nada.

 Se for a 2a opção muito provavelmente ela vai entregar 2 ranges distintos de
 IP.

 Respondendo a pergunta, você não vai poder balancear não porque nenhum
 deles, pf, ipf, ipfw, iptables, ipchains(!) sabe sobre o estado do link
 entao, não sabe se está saturado ou não.

 O que eles fazem é roundrobin que, como foi falado, joga cada requisição em
 um link e para aplicativos simples como DNS, pequenas requisições http
 funciona até de acordo.

 No seu caso talvez a operadora pudesse fazer exclusivamente para você um
 OSPF ou BGP privado entre os 2 circuitos(mesmo que sejam em pontos
 diferentes) e lhe garantir redundância e balanceamento, mas duvido que ela o
 faça até pelo tamanho do circuito e se é tão afastado, provavelmente ela
 pode não possuir recursos técnicos para fazê-lo.


 Talvez você possa comprar isto aqui:

 http://www.linksys.com/servlet/Satellite?childpagename=US%2FLayoutpackedarg
 s=c%3DL_Product_C2%26cid%3D1115416833289pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitor
 Wrapper

 Nele você ligaria as 2WAN e falaria qual a velocidade máxima de up/down.
 Ele possui um contador snmp e um esquema de script que, quando se aproxima
 do máximo, ele desvia o tráfego para a outra WAN, fazendo um balanceamento.

 Ele pode detectar que o link caiu com testes de ping/http GET, mas, como
 falado, ele não sabe sobre a qualidade do link(se você setou que a
 velocidade do link é  512k e a operadora está com gargalo em 256k, para ele
 está tudo OK).

 Já usei em um caso parecido com o seu, mas tive problemas quando o explicado
 acima ocorria, mas era culpa da operadora, não do equipamento.

 
  Renato,
  Pegando o bonde andando, estou com esse problema agora, pessoal da BRT
  vai instalar pra mim em uma das unidades da empresa dois link de 256kb,
  como essa unidade é muito retirada do centro da cidade, não é possível
  ter um único link de 512, então irão colocar dois links de 256kb. Com o
  pf posso fazer um balanceamento desses links para não saturar os mesmos?
  Tipo, balancear a carga, será que vai ficar utilizável?
 
  Abraço,
 

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 

Alessandro de Souza Rocha
Administrador de Redes e Sistemas
FreeBSD-BR User #117
Yahoo! Msg: [EMAIL PROTECTED]

 Powered by 

  (__)
   \\\'',)
 \/  \ ^
 .\._/_)

 www.FreeBSD.org
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico Renato Frederick


 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
 Behalf Of Lucas Mocellin
 Sent: Friday, May 02, 2008 10:53 AM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
 entendo.
 
 é um problema meio obscuro para mim ainda.
 
 tenho uma maquina com um link de 4mb, e coloquei outra com 4MB tambem, o
 trafego sujo eu jogo para essa segunda maquina.
 

OK, isto funciona tanto no ipfw quanto no pf.

 gostaria que os links estivessem no mesmo hardware, mas infelizmente tive
 problemas com o squid com o outgoing_tcp_address que nao funcionou
 direito,
 ele mudava o ip pro nat mas continuava saindo pela interface errada,
 acabei
 desistindo.

Nunca usei 2squid na mesma máquina, deve dar problemas mesmo, deve sair pela
rota default, mas não sei, sempre optei por separar os servidores
fisicamente, por performance e para ter um backup de hardware.

 
 a principio gostaria de ter 2 links na mesma maquina e escolher o que sai
 por qual. mas indo um pouco mais adiante, gostaria de fazer balanceamento
 e
 priorizar alguns tipos de pacotes.
 
 o roundrobin seria o 1 pra ca, outro pra la, sem nenhuma verificacao do
 tamanho da banda ou controle, certo?
 

Isto mesmo.
Se o cliente começou um download de 700MB pelo linkA, vai ficar lá até
terminar.
Para navegação isto funciona OK, porque ao carregar uma pagina o navegador
abre diversas conexões pequenas.


 alguem ja fez algo parecido para freebsd ou linux?
 

Já rodei 2 nat no mesmo servidor, cada um em uma interface especifica e pelo
ipfw definia o que saia por qual, ex, navegação por 1, P2P pelo outro.

Mas um balanceamento eficaz, que eu saiba, só com protocolos linkstate :)

 Obrigado,
 
 Lucas.
 
 2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:
 
  Lucas, não faz.
 
  Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
  disto, só um protocolo linkstate como ospf.
 
  Soluções comerciais que fazem isto com links normais, como o
  linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico),
 se
  valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
  interface e caso caiam removem a interface.
 
  O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma
  caia
  remove do registro a inativa, com um ttl pequeno.
 
  E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea,
 só
  roundrobin.
 
  Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
  capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles
 ficarem
  de uso igual.
 
 
 
 
 
   -Original Message-
   From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
 On
   Behalf Of Lucas Mocellin
   Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
   To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
   Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
  
   entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema
 eh
  o
   mesmo.
  
   exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai
 ele
   nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
  
   nao encontrei como fazer esse controle.
  
   2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:
  
Não.
   
No caso aí 50% vai dar erro.
   
O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a
 conexão
   de
novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
   
Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
   
 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:freebsd-
 [EMAIL PROTECTED]
   On
 Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
 Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

 Gule,

 Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
   questão
do
 balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to),
 tipo,
   todo
 tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
   lendo
 esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:

 #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
 pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2
  $ext_gw2)
   }
 round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate
 state

 Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente
 deixa
   de
 enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como
   funciona
 isso?

 Abraço,

 --
 Welkson Renny de Medeiros
 Focus Automação Comercial
 Desenvolvimento / Gerência de Redes
 [EMAIL PROTECTED]



   Powered

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico Celso Viana
2008/5/2 Lucas Mocellin [EMAIL PROTECTED]:
 entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh o
  mesmo.

  exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
  nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.

  nao encontrei como fazer esse controle.

  2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:



   Não.
  
   No caso aí 50% vai dar erro.
  
   O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão de
   novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
  
   Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
  
-Original Message-
From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
   
Gule,
   
Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão
   do
balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo
tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo
esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
   
#  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) }
round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
   
Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de
enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona
isso?
   
Abraço,
   
--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
[EMAIL PROTECTED]
   
   
   
  Powered by 
   
   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)
   
  www.FreeBSD.org
   
   
   
- Original Message -
From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
freebsd@fug.com.br
Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
   
   
FreeBSD + PF
   
Tem um link que sempre ajuda a galera.
   
http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2
   
Eu tenho 3 links aqui com load balance.
   
[]s
   
On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED]
wrote:
   
 Boa tarde pessoal!

 A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
 fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
 com algumas duvidas de como implementar isso.

 Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
 Minha duvida é a seguinte:

 Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
 outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
 mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
 pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
 queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
 vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links

 Espero ter explicado corretamente!!!

 Se alguem puder ajudar eu agradeco!

 Cleyton.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



CARP não se aplica para detectar falhas de link?

-- 
Celso Vianna
BSD User: 51318
http://www.bsdcounter.org

63 8404-8559
Palmas/TO
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico pitombera
Lucas Mocellin wrote:
 entendo.

 é um problema meio obscuro para mim ainda.

 tenho uma maquina com um link de 4mb, e coloquei outra com 4MB tambem, o
 trafego sujo eu jogo para essa segunda maquina.

 gostaria que os links estivessem no mesmo hardware, mas infelizmente tive
 problemas com o squid com o outgoing_tcp_address que nao funcionou direito,
 ele mudava o ip pro nat mas continuava saindo pela interface errada, acabei
 desistindo.

 a principio gostaria de ter 2 links na mesma maquina e escolher o que sai
 por qual. mas indo um pouco mais adiante, gostaria de fazer balanceamento e
 priorizar alguns tipos de pacotes.

 o roundrobin seria o 1 pra ca, outro pra la, sem nenhuma verificacao do
 tamanho da banda ou controle, certo?

 alguem ja fez algo parecido para freebsd ou linux?

 Obrigado,

 Lucas.

 2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:

   
 Lucas, não faz.

 Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
 disto, só um protocolo linkstate como ospf.

 Soluções comerciais que fazem isto com links normais, como o
 linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico), se
 valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
 interface e caso caiam removem a interface.

 O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma
 caia
 remove do registro a inativa, com um ttl pequeno.

 E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea, só
 roundrobin.

 Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
 capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles ficarem
 de uso igual.





 
 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
 Behalf Of Lucas Mocellin
 Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

 entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh
   
 o
 
 mesmo.

 exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
 nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.

 nao encontrei como fazer esse controle.

 2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:

   
 Não.

 No caso aí 50% vai dar erro.

 O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão
 
 de
   
 novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.

 Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).

 
 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
   
 On
   
 Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
 Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

 Gule,

 Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
   
 questão
   
 do
 
 balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo,
   
 todo
   
 tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
   
 lendo
   
 esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:

 #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
 pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2
   
 $ext_gw2)
 
 }
   
 round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state

 Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa
   
 de
   
 enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como
   
 funciona
   
 isso?

 Abraço,

 --
 Welkson Renny de Medeiros
 Focus Automação Comercial
 Desenvolvimento / Gerência de Redes
 [EMAIL PROTECTED]



   Powered by 

(__)
 \\\'',)
   \/  \ ^
   .\._/_)

   www.FreeBSD.org



 - Original Message -
 From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links


 FreeBSD + PF

 Tem um link que sempre ajuda a galera.

 http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2

 Eu tenho 3 links aqui com load balance.

 []s

 On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim
   
 [EMAIL PROTECTED]
   
 wrote:

   
 Boa tarde pessoal!

 A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet
 
 para
 
 fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas
 
 estou
   
 com algumas duvidas de como implementar isso.

 Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
 Minha duvida é a seguinte:

 Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
 outro da

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico Renato Frederick
CARP vai fazer com que um servidor, caso caia, outro entre em produção
imediatamente, fazendo redundância de hardware. Muito útil para se usar por
ex, 2 servidores que fazem papel de firewall. Com 1 só, se ele queima ou
trava, literalmente toda a rede pára, só voltando com intervenção física.

Detectar falha de link internet é outra história. Pode-se até fazer alguma
gambiarra pra detectar se o link da xl0 está down ou se o ping até o
roteador parou e tomar providencia, mas calcular congestão de link, perda de
qualidade e etc são outros 500. :)
 
 
 CARP não se aplica para detectar falhas de link?
 
 --
 Celso Vianna
 BSD User: 51318
 http://www.bsdcounter.org
 
 63 8404-8559
 Palmas/TO
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Welkson Renny de Medeiros
Gule,

Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão do 
balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo 
tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo 
esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:

#  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) } 
round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state

Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de 
enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona 
isso?

Abraço,

-- 
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
[EMAIL PROTECTED]



  Powered by 

   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)

  www.FreeBSD.org



- Original Message - 
From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
freebsd@fug.com.br
Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links


FreeBSD + PF

Tem um link que sempre ajuda a galera.

http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2

Eu tenho 3 links aqui com load balance.

[]s

On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED]
wrote:

 Boa tarde pessoal!

 A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
 fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
 com algumas duvidas de como implementar isso.

 Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
 Minha duvida é a seguinte:

 Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
 outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
 mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
 pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
 queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
 vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links

 Espero ter explicado corretamente!!!

 Se alguem puder ajudar eu agradeco!

 Cleyton.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Renato Frederick
Não.

No caso aí 50% vai dar erro.

O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão de
novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.

Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down). 

 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
 Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
 Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
 Gule,
 
 Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão do
 balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo
 tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo
 esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
 
 #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
 pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) }
 round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
 
 Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de
 enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona
 isso?
 
 Abraço,
 
 --
 Welkson Renny de Medeiros
 Focus Automação Comercial
 Desenvolvimento / Gerência de Redes
 [EMAIL PROTECTED]
 
 
 
   Powered by 
 
(__)
 \\\'',)
   \/  \ ^
   .\._/_)
 
   www.FreeBSD.org
 
 
 
 - Original Message -
 From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
 
 FreeBSD + PF
 
 Tem um link que sempre ajuda a galera.
 
 http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2
 
 Eu tenho 3 links aqui com load balance.
 
 []s
 
 On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED]
 wrote:
 
  Boa tarde pessoal!
 
  A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
  fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
  com algumas duvidas de como implementar isso.
 
  Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
  Minha duvida é a seguinte:
 
  Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
  outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
  200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
  mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
  pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
  queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
  vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
 
  Espero ter explicado corretamente!!!
 
  Se alguem puder ajudar eu agradeco!
 
  Cleyton.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Lucas Mocellin
entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh o
mesmo.

exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.

nao encontrei como fazer esse controle.

2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:

 Não.

 No caso aí 50% vai dar erro.

 O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão de
 novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.

 Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).

  -Original Message-
  From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
  Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
  Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
  Gule,
 
  Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão
 do
  balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo
  tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo
  esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
 
  #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
  pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) }
  round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
 
  Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de
  enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona
  isso?
 
  Abraço,
 
  --
  Welkson Renny de Medeiros
  Focus Automação Comercial
  Desenvolvimento / Gerência de Redes
  [EMAIL PROTECTED]
 
 
 
Powered by 
 
 (__)
  \\\'',)
\/  \ ^
.\._/_)
 
www.FreeBSD.org
 
 
 
  - Original Message -
  From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  freebsd@fug.com.br
  Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
  Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
 
  FreeBSD + PF
 
  Tem um link que sempre ajuda a galera.
 
  http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2
 
  Eu tenho 3 links aqui com load balance.
 
  []s
 
  On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED]
  wrote:
 
   Boa tarde pessoal!
  
   A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
   fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
   com algumas duvidas de como implementar isso.
  
   Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
   Minha duvida é a seguinte:
  
   Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
   outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
   200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
   mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
   pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
   queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
   vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
  
   Espero ter explicado corretamente!!!
  
   Se alguem puder ajudar eu agradeco!
  
   Cleyton.
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Renato Frederick
Lucas, não faz.

Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
disto, só um protocolo linkstate como ospf.

Soluções comerciais que fazem isto com links normais, como o
linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico), se
valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
interface e caso caiam removem a interface.

O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma caia
remove do registro a inativa, com um ttl pequeno. 

E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea, só
roundrobin.

Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles ficarem
de uso igual.





 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
 Behalf Of Lucas Mocellin
 Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
 entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh o
 mesmo.
 
 exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
 nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
 
 nao encontrei como fazer esse controle.
 
 2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:
 
  Não.
 
  No caso aí 50% vai dar erro.
 
  O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão
 de
  novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
 
  Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
 
   -Original Message-
   From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
 On
   Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
   Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
   To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
   Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
  
   Gule,
  
   Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
 questão
  do
   balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo,
 todo
   tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
 lendo
   esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
  
   #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
   pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2)
 }
   round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
  
   Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa
 de
   enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como
 funciona
   isso?
  
   Abraço,
  
   --
   Welkson Renny de Medeiros
   Focus Automação Comercial
   Desenvolvimento / Gerência de Redes
   [EMAIL PROTECTED]
  
  
  
 Powered by 
  
  (__)
   \\\'',)
 \/  \ ^
 .\._/_)
  
 www.FreeBSD.org
  
  
  
   - Original Message -
   From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
   To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
   freebsd@fug.com.br
   Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
   Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
  
  
   FreeBSD + PF
  
   Tem um link que sempre ajuda a galera.
  
   http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2
  
   Eu tenho 3 links aqui com load balance.
  
   []s
  
   On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim
 [EMAIL PROTECTED]
   wrote:
  
Boa tarde pessoal!
   
A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas
 estou
com algumas duvidas de como implementar isso.
   
Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
Minha duvida é a seguinte:
   
Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br,
 ele
pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
   
Espero ter explicado corretamente!!!
   
Se alguem puder ajudar eu agradeco!
   
Cleyton.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Lucas Mocellin
entendo.

é um problema meio obscuro para mim ainda.

tenho uma maquina com um link de 4mb, e coloquei outra com 4MB tambem, o
trafego sujo eu jogo para essa segunda maquina.

gostaria que os links estivessem no mesmo hardware, mas infelizmente tive
problemas com o squid com o outgoing_tcp_address que nao funcionou direito,
ele mudava o ip pro nat mas continuava saindo pela interface errada, acabei
desistindo.

a principio gostaria de ter 2 links na mesma maquina e escolher o que sai
por qual. mas indo um pouco mais adiante, gostaria de fazer balanceamento e
priorizar alguns tipos de pacotes.

o roundrobin seria o 1 pra ca, outro pra la, sem nenhuma verificacao do
tamanho da banda ou controle, certo?

alguem ja fez algo parecido para freebsd ou linux?

Obrigado,

Lucas.

2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:

 Lucas, não faz.

 Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
 disto, só um protocolo linkstate como ospf.

 Soluções comerciais que fazem isto com links normais, como o
 linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico), se
 valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
 interface e caso caiam removem a interface.

 O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma
 caia
 remove do registro a inativa, com um ttl pequeno.

 E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea, só
 roundrobin.

 Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
 capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles ficarem
 de uso igual.





  -Original Message-
  From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
  Behalf Of Lucas Mocellin
  Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
  entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh
 o
  mesmo.
 
  exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
  nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
 
  nao encontrei como fazer esse controle.
 
  2008/5/2 Renato Frederick [EMAIL PROTECTED]:
 
   Não.
  
   No caso aí 50% vai dar erro.
  
   O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão
  de
   novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
  
   Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
  
-Original Message-
From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
  On
Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
   
Gule,
   
Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
  questão
   do
balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo,
  todo
tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
  lendo
esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
   
#  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2
 $ext_gw2)
  }
round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
   
Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa
  de
enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como
  funciona
isso?
   
Abraço,
   
--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
[EMAIL PROTECTED]
   
   
   
  Powered by 
   
   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)
   
  www.FreeBSD.org
   
   
   
- Original Message -
From: Gule # [EMAIL PROTECTED]
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
freebsd@fug.com.br
Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
   
   
FreeBSD + PF
   
Tem um link que sempre ajuda a galera.
   
http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2
   
Eu tenho 3 links aqui com load balance.
   
[]s
   
On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim
  [EMAIL PROTECTED]
wrote:
   
 Boa tarde pessoal!

 A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet
 para
 fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas
  estou
 com algumas duvidas de como implementar isso.

 Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
 Minha duvida é a seguinte:

 Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
 outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da

[FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-04-30 Por tôpico Cleyton Bertolim
Boa tarde pessoal!

A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
com algumas duvidas de como implementar isso.

Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
Minha duvida é a seguinte:

Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links

Espero ter explicado corretamente!!!

Se alguem puder ajudar eu agradeco!

Cleyton.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-04-30 Por tôpico Renato Frederick
Olá

Sim, você aponta no dns o www para 2IP e faz um rdr round-robin com o pf.
Daí cada requisição ele joga em um IP.

Mas isto não vai balancear. Ele não sabe que um link está usando 80% e o
outro 10%. Também não sabe que um link caiu. Então em caso de parada de um
link, 50% das requisições irão dar erro. 

Já houve discussão sobre isto na lista. Discutimos sobre bgp, ferramentas
proprietárias que fazem isto, enfim, o histórico tem muita discussão bacana
sobre isto, só procurar.



 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
 Behalf Of Cleyton Bertolim
 Sent: Tuesday, April 29, 2008 4:09 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
 
 Boa tarde pessoal!
 
 A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
 fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
 com algumas duvidas de como implementar isso.
 
 Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
 Minha duvida é a seguinte:
 
 Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
 outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
 mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
 pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
 queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
 vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
 
 Espero ter explicado corretamente!!!
 
 Se alguem puder ajudar eu agradeco!
 
 Cleyton.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-04-30 Por tôpico Gule #
FreeBSD + PF

Tem um link que sempre ajuda a galera.

http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27tipo=2

Eu tenho 3 links aqui com load balance.

[]s

On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED]
wrote:

 Boa tarde pessoal!

 A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
 fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
 com algumas duvidas de como implementar isso.

 Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
 Minha duvida é a seguinte:

 Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
 outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
 mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
 pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
 queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
 vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links

 Espero ter explicado corretamente!!!

 Se alguem puder ajudar eu agradeco!

 Cleyton.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd