Re: [obm-l] Provas do IME, versao 13

2007-12-27 Por tôpico Marcelo Costa
o link não apresenta nada??
Alguém pode me ajudar?

Em 24/11/07, Anselmo Alves de Sousa [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 sim, é isso aí.



  --
 Date: Fri, 23 Nov 2007 13:28:17 -0200
 From: [EMAIL PROTECTED]
 To: obm-l@mat.puc-rio.br
 Subject: Re: [obm-l] Provas do IME, versao 13
 CC: [EMAIL PROTECTED]

 Qual o Link das Provas ???

 On 11/23/07, *Sergio Lima Netto* [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Caros colegas,
 Disponibilizei hoje a versao 13 do material
 com as provas de matematica do vetibular do IME.
 Nesta nova versao incluo as provas de 2007/2008
 e algumas pequenas correcoes.
 Abraco,
 sergio
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.htmlhttp://www.mat.puc-rio.br/%7Eobmlistas/obm-l.html
 =




 --
 Be Free
 Use LINUX
 Linux #244712


 --
 Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger! É
 GRÁTIS! Assine já! http://alertas.br.msn.com/



RE: [obm-l] Provas do IME, versao 13

2007-11-24 Por tôpico Anselmo Alves de Sousa
sim, é isso aí.


Date: Fri, 23 Nov 2007 13:28:17 -0200From: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL 
PROTECTED]: Re: [obm-l] Provas do IME, versao 13CC: [EMAIL PROTECTED] o Link 
das Provas ???
On 11/23/07, Sergio Lima Netto [EMAIL PROTECTED] wrote: 
Caros colegas,Disponibilizei hoje a versao 13 do materialcom as provas de 
matematica do vetibular do IME. Nesta nova versao incluo as provas de 
2007/2008e algumas pequenas 
correcoes.Abraco,sergio=Instruções
 para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html=--
 Be Free Use LINUXLinux #244712 
_
Receba as últimas notícias do Brasil e do mundo direto no seu Messenger com 
Alertas MSN! É GRÁTIS!
http://alertas.br.msn.com/

RE: [obm-l] Provas do IME, versao 13

2007-11-23 Por tôpico Sergio Lima Netto


oi pessoal,
Desculpem a falta do link:

www.lps.ufrj.br/profs/sergioln
opcao IME Math Exams no menu a esquerda

Obrigado pelo interesse.
sergio

On Fri, 23 Nov 2007, Anselmo Alves de Sousa wrote:


Envia o link pra galera, por favor!!!


Date: Fri, 23 Nov 2007 12:24:19 -0200 From: [EMAIL PROTECTED] To: obm-l@mat.puc-rio.br Subject: [obm-l] Provas 
do IME, versao 13  Caros colegas, Disponibilizei hoje a versao 13 do material com as provas de matematica do 
vetibular do IME. Nesta nova versao incluo as provas de 2007/2008 e algumas pequenas correcoes. Abraco, 
sergio = Instru??es para entrar na lista, 
sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html 
=

_
Encontre o que procura com mais efici?ncia! Instale j? a Barra de Ferramentas 
com Windows Desktop Search GR?TIS!
http://desktop.msn.com.br/

[obm-l] Provas do IME, versao 13

2007-11-23 Por tôpico Sergio Lima Netto

Caros colegas,
Disponibilizei hoje a versao 13 do material
com as provas de matematica do vetibular do IME.
Nesta nova versao incluo as provas de 2007/2008
e algumas pequenas correcoes.
Abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=


RE: [obm-l] Provas do IME, versao 13

2007-11-23 Por tôpico Anselmo Alves de Sousa
Envia o link pra galera, por favor!!!

 Date: Fri, 23 Nov 2007 12:24:19 -0200 From: [EMAIL PROTECTED] To: 
 obm-l@mat.puc-rio.br Subject: [obm-l] Provas do IME, versao 13  Caros 
 colegas, Disponibilizei hoje a versao 13 do material com as provas de 
 matematica do vetibular do IME. Nesta nova versao incluo as provas de 
 2007/2008 e algumas pequenas correcoes. Abraco, sergio 
 = 
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
 http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html 
 =
_
Encontre o que procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas 
com Windows Desktop Search GRÁTIS!
http://desktop.msn.com.br/

Re: [obm-l] provas do IME - v11

2007-05-05 Por tôpico Tio Cabri st
Esse mesmo, acho que ele deu aulas lá no final de 80 inicio dos anos 90.
  - Original Message - 
  From: fabiodjalma 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Friday, May 04, 2007 11:08 PM
  Subject: Re: [obm-l] provas do IME - v11


  Esse Cel Malebranche é o mesmo que deu aula no CN?




   Oi Sergio,

  Como podemos ter acesso a esse material ?  Podemos ?

  Abraços,

- Mensagem Original - 
De: Sergio Lima Netto 
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Wednesday, 02 De May De 2007 16:02
Assunto: [obm-l] provas do IME - v11


Caros colegas desta lista,

Recebi recentemente um material incrivel
com os vestibulars antigos do IME (a partir de 1944/1945).
A fonte foi a equipe da AMAN, incluindo o Cap Staib,
Cel Cipriano e o Cel Helios Malebranche, que inclusive
fez uma bela dedicatoria no material por mim recebido.

Motivado por tudo isto, criei a versao 11 do material
com as provs do IME, incluindo os enunciados das provas de
algebra e geometria dos anos 1944/1945 a 1948/1949, totalizando
10 provas adicionais em relacao a versao anterior.
Eh quase que uma curiosidade historica, mas fica o registro
para os colecionadores e interessados de plantao, como eu.

Gostaria de explicitar (como o faco na capa da v11 e no site)
a homenagem ao Cel Malebranche da AMAN, que me fez relembrar o
verdadeiro motivo de ter organizado todo este material.

Grande abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=

  
Instruções
 para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
 
-- 

Re: [obm-l] provas do IME - v11

2007-05-04 Por tôpico fabiodjalma
 

EsseCel Malebranche é o mesmo que deu aula no CN? 
 
Oi Sergio,Como podemos ter acesso 
a esse material ? Podemos ?Abraços, 
 
- Mensagem Original -  
De: Sergio Lima 
Netto  
Para: obm-l@mat.puc-rio.br 
Data: Wednesday, 02 De May De 2007 16:02 
Assunto: [obm-l] provas do IME - v11Caros colegas desta 
lista,Recebi recentemente um material incrivelcom os vestibulars 
antigos do IME (a partir de 1944/1945).A fonte foi a equipe da AMAN, 
incluindo o Cap Staib,Cel Cipriano e o Cel Helios Malebranche, que 
inclusivefez uma bela dedicatoria no material por mim 
recebido.Motivado por tudo isto, criei a versao 11 do 
materialcom as provs do IME, incluindo os enunciados das provas 
dealgebra e geometria dos anos 1944/1945 a 1948/1949, totalizando10 
provas adicionais em relacao a versao anterior.Eh quase que uma 
curiosidade historica, mas fica o registropara os colecionadores e 
interessados de plantao, como eu.Gostaria de explicitar (como o faco 
na capa da v11 e no site)a homenagem ao Cel Malebranche da AMAN, que me 
fez relembrar overdadeiro motivo de ter organizado todo este 
material.Grande 
abraco,sergio=Instruções 
para entrar na lista, sair da lista e usar a lista emhttp://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html=Instruções 
para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
 
-- 

 




[obm-l] provas do IME - v11

2007-05-02 Por tôpico Sergio Lima Netto


Caros colegas desta lista,

Recebi recentemente um material incrivel
com os vestibulars antigos do IME (a partir de 1944/1945).
A fonte foi a equipe da AMAN, incluindo o Cap Staib,
Cel Cipriano e o Cel Helios Malebranche, que inclusive
fez uma bela dedicatoria no material por mim recebido.

Motivado por tudo isto, criei a versao 11 do material
com as provs do IME, incluindo os enunciados das provas de
algebra e geometria dos anos 1944/1945 a 1948/1949, totalizando
10 provas adicionais em relacao a versao anterior.
Eh quase que uma curiosidade historica, mas fica o registro
para os colecionadores e interessados de plantao, como eu.

Gostaria de explicitar (como o faco na capa da v11 e no site)
a homenagem ao Cel Malebranche da AMAN, que me fez relembrar o
verdadeiro motivo de ter organizado todo este material.

Grande abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] provas do IME - v11

2007-05-02 Por tôpico Llerer







Oi Sergio,Como podemos ter acesso a esse material ? Podemos ?Abraços,

  - Mensagem Original - 
  De: Sergio Lima Netto 
  Para: obm-l@mat.puc-rio.br
  Data: Wednesday, 02 De May De 2007 16:02
  Assunto: [obm-l] provas do IME - v11
  
  
Caros colegas desta lista,

Recebi recentemente um material incrivel
com os vestibulars antigos do IME (a partir de 1944/1945).
A fonte foi a equipe da AMAN, incluindo o Cap Staib,
Cel Cipriano e o Cel Helios Malebranche, que inclusive
fez uma bela dedicatoria no material por mim recebido.

Motivado por tudo isto, criei a versao 11 do material
com as provs do IME, incluindo os enunciados das provas de
algebra e geometria dos anos 1944/1945 a 1948/1949, totalizando
10 provas adicionais em relacao a versao anterior.
Eh quase que uma curiosidade historica, mas fica o registro
para os colecionadores e interessados de plantao, como eu.

Gostaria de explicitar (como o faco na capa da v11 e no site)
a homenagem ao Cel Malebranche da AMAN, que me fez relembrar o
verdadeiro motivo de ter organizado todo este material.

Grande abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=






Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
===

Re: [obm-l] provas do IME - v11

2007-05-02 Por tôpico Carlos Gomes
o endreço é http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime/imev11.pdf

Valew Cgomes
  - Original Message - 
  From: Llerer 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Wednesday, May 02, 2007 9:03 PM
  Subject: Re: [obm-l] provas do IME - v11


   Oi Sergio,

  Como podemos ter acesso a esse material ?  Podemos ?

  Abraços,

- Mensagem Original - 
De: Sergio Lima Netto 
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Wednesday, 02 De May De 2007 16:02
Assunto: [obm-l] provas do IME - v11


Caros colegas desta lista,

Recebi recentemente um material incrivel
com os vestibulars antigos do IME (a partir de 1944/1945).
A fonte foi a equipe da AMAN, incluindo o Cap Staib,
Cel Cipriano e o Cel Helios Malebranche, que inclusive
fez uma bela dedicatoria no material por mim recebido.

Motivado por tudo isto, criei a versao 11 do material
com as provs do IME, incluindo os enunciados das provas de
algebra e geometria dos anos 1944/1945 a 1948/1949, totalizando
10 provas adicionais em relacao a versao anterior.
Eh quase que uma curiosidade historica, mas fica o registro
para os colecionadores e interessados de plantao, como eu.

Gostaria de explicitar (como o faco na capa da v11 e no site)
a homenagem ao Cel Malebranche da AMAN, que me fez relembrar o
verdadeiro motivo de ter organizado todo este material.

Grande abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=

  Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar 
a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 


Re: [obm-l] provas do IME - v11

2007-05-02 Por tôpico Tio Cabri st
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime/imev11.pdf
  - Original Message - 
  From: Llerer 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Wednesday, May 02, 2007 9:03 PM
  Subject: Re: [obm-l] provas do IME - v11


   Oi Sergio,

  Como podemos ter acesso a esse material ?  Podemos ?

  Abraços,

- Mensagem Original - 
De: Sergio Lima Netto 
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Wednesday, 02 De May De 2007 16:02
Assunto: [obm-l] provas do IME - v11


Caros colegas desta lista,

Recebi recentemente um material incrivel
com os vestibulars antigos do IME (a partir de 1944/1945).
A fonte foi a equipe da AMAN, incluindo o Cap Staib,
Cel Cipriano e o Cel Helios Malebranche, que inclusive
fez uma bela dedicatoria no material por mim recebido.

Motivado por tudo isto, criei a versao 11 do material
com as provs do IME, incluindo os enunciados das provas de
algebra e geometria dos anos 1944/1945 a 1948/1949, totalizando
10 provas adicionais em relacao a versao anterior.
Eh quase que uma curiosidade historica, mas fica o registro
para os colecionadores e interessados de plantao, como eu.

Gostaria de explicitar (como o faco na capa da v11 e no site)
a homenagem ao Cel Malebranche da AMAN, que me fez relembrar o
verdadeiro motivo de ter organizado todo este material.

Grande abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=

  Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar 
a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
=

Re: [obm-l] Provas do IME - v9b

2006-05-03 Por tôpico João Luís Gomes Guimarães


Sérgio,
Qual é o link mesmo???


- Original Message - 
From: Sergio Lima Netto [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Wednesday, May 03, 2006 11:22 AM
Subject: [obm-l] Provas do IME - v9b



Caros colegas da lista,
Incorporei a solucao apresentada
pelo Jean-Pierre Ehrmann, passada para mim
pelo Luis Lopes para a questao de 1986/1987, geometria, 9a questao.
Com isto, gerei a versao v9b do material do IME.
Quem imprimiu a versao 9 (como eu!), eu sugiro imprimir
apenas as paginas 202 e 203 da versao ime9b e colocar
como um anexo do material jah impresso. Para dar o devido
credito, pode imprimir a pagina 3 tambem.

Para ficar bem clara, a solucao pode
ser quebrada em 6 passos simples:

i) A partir das condicoes do problema (AB perpendicular a MM'
e projecao de M' em ABM e' o ortocentro deste triangulo),
mostrar que as arestas opostas do tetraedro ABMM' sao
ortogonais duas a duas (o que caracteriza um tetraedro
chamado de ortocentrico)

ii) A dificuldade do problema e' que M e M' variam
e com isto fica dificil caracterizar o tetraedro ABMM' completamente.
Porem, existe um plano que fica constante independente da variacao
de M e M'. Vamos usar este plano para ajudar na nossa solucao.
Este plano e' formado pelos pontos A, B e C, onde C e' o pe',
em r', da perpendicular comum a r e r'. Note que o plano
e' fixo pois A, B e C sao fixos.

iii) A partir do resultado (i) acima, mostra-se uma das propriedades
de um tetraedro ortocentrico: A projecao de um vertice qualquer
deste tetraedro na face oposta ao vertice e' o ortocentro
desta face.

Desta forma, prova-se que a projecao de A sobre a face
BMM' e' fixa, esta' sobre BC e e' o ortocentro de BMM'.
Logo, o ortocentro de BMM' e' um ponto fixo, independente
dos deslocamentos de M e M'.

Analogamente, o ortocentro de AMM' e' um ponto fixo,
dado pela projecao de B em AMM', independente das
variacoes de M e M'

iv) Usando a reta de Euler (ortocentro, baricentro e
circuncentro de um triangulo sao colineares) e usando
o fato de que o ortocentro de BMM' e' fixo sobre BC, mostra-se
que a projecao do circuncentro de BMM' sobre BC e'
um ponto fixo.

Analogamente, mostra-se que a projecao do circuncentro
de AMM' sobre AC e' um ponto fixo.

v) Os circuncentros de BMM' e AMM' sao as projecoes
do centro O da esfera nestas faces. Com isto, concluimos
ateh aqui que estas projecoes quando projetadas
(nao tem como evitar esta frase) em BC e AC sao fixas.
Logo, a projecao do centro O esfera no plano ABC e' um ponto fixo P.

vi) A partir do resultado (v) acima, conclui-se que
o lugar geometrico de O e' uma reta ortogonal ao plano
ABC passando por P. Isto e' uma reta paralela a r'
passando por P.

Tudo isto eh detalhado no arquivo do ime9b.pdf
(paginas 202 e 203 da versao 9b). Claro que fica
mais facil acompanhar esta solucao com figuras.

Agradeco mais uma vez ao Luis Lopes pela grande ajuda.
Abraco,
sergio

PS Nao cheguei a incluir a solucao do Paulo Santa Rita.
Na verdade vou comecar a le-la ainda esta semana.
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
= 



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


RE: [obm-l] Provas do IME - v9b

2006-05-03 Por tôpico Paulo Santa Rita

Ola Sergio e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Ou eu conclui errado ou a conclusao do colega do Luis Lopes esta incompleta.

Trace pela reta  r  um plano ALFA perpendicular a reta  r'  e seja L o 
ponto onde ALFA corta   r' . Trace pelo ponto medio do segmento AB um 
plano BETA perpendicular a AB.


Sejam 2a a distancia entre os ponto A e B, b a distancia entre L e  r 
, c a distancia entre L e BETA e P a projecao do centro da esferas 
circunscritas sobre o plano ALFA.


Na minha solucao conclui que se K = a^2 - b^2 - c^2  0 entao o lugar SAO  
DUAS SEMI-RETAS paralelas a  r' , pois nao havera nenhum centro de esfera 
a uma distancia menor que raiz_quadrada(K) do plano ALFA. O lugar so sera 
uma reta passando por P e paralela a  r '  se K = 0.


Eu achei esta conclusao estranha e inesperada, tanto que procurei entender 
porque ocorria o caso das duas semi-retas, dando uma explicacao geometrica 
no final.


Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
4,1245,030506


From: Sergio Lima Netto [EMAIL PROTECTED]
Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] Provas do IME - v9b
Date: Wed, 3 May 2006 11:22:20 -0300 (BRT)

vi) A partir do resultado (v) acima, conclui-se que
o lugar geometrico de O e' uma reta ortogonal ao plano
ABC passando por P. Isto e' uma reta paralela a r'
passando por P.


_
Inscreva-se no programa beta do novo Windows Live Mail e seja um dos 
primeiros a testar as novidades. Saiba mais: 
http://www.ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Provas do IME

2006-04-27 Por tôpico Romel S. França
Como ja foi dito o trabalho do nosso amigo em relaçao as provas de matematica do IME foi excelente.
Agora teriamos que fazer o mesmo para Fisica /Quimica/Ingles/Portugues. Alguem com influencia dentro do IME poderia entrar em contato com algum coronel para agilizar isso para a garotada que esta tentando fazer prova para o IME. Esse tipo de trabalho so faz melhorar o nivel dos estudantes do nosso pais. 

Um abraço,
Romel


Re: [obm-l] provas do ime

2006-02-18 Por tôpico Tio Cabri st
Coloquei temporariamente o arquivo do Sergio nesta pagina

http://www.aspmath2006.somee.com/sergio.htm

espero estar ajudando
abraços
- Original Message -
From: Sergio Lima Netto [EMAIL PROTECTED]
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Friday, February 17, 2006 1:04 PM
Subject: [obm-l] provas do ime


 Caros colegas da lista,
 Peco mais desculpas ainda pois o servidor
 de html do LPS (Laboratorio de Processamento de Sinais)
 aqui da UFRJ continua fora do ar.
 Quem tiver interesse no material das provas do ime,
 me envia email, por favor, que eu mando o material.

 IMPORTANTE: por favor, me enviem email para
 [EMAIL PROTECTED]
 para nao perturbar os demais participantes da lista

 Para quem nao conhece versoes anteriores do material,
 atualmente o material inclui todas as provas de matematica
 de 2005/2006 ate 1977/1978. Ha ainda umas outras
 provas anteriores. Alem disto, o material possui solucoes
 para todas as provas de 2005/2006 ateh 1979/1980 (alg e geo),
 alem de 1977/1978 (alg) e 1978/1979 (alg).
 Assim, ha um total de 51 provas de veltibular de matematica
 do ime, sendo que 42 com solucoes.

 Atualmente o arquivo tem cerca de 2 MB. Assim, tem que
 ter banda larga para poder receber tal arquivo.

 Depois eu queria pedir ajuda da pessoal da lista
 para a solucao de duas questoes. Mas isto vai em outra
 msg para facilitar.

 Abraco,
 sergio
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =


 --
 No virus found in this incoming message.
 Checked by AVG Free Edition.
 Version: 7.1.375 / Virus Database: 267.15.11/264 - Release Date: 17/2/2006



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] provas do ime

2006-02-17 Por tôpico Sergio Lima Netto

Caros colegas da lista,
Peco mais desculpas ainda pois o servidor
de html do LPS (Laboratorio de Processamento de Sinais)
aqui da UFRJ continua fora do ar.
Quem tiver interesse no material das provas do ime,
me envia email, por favor, que eu mando o material.

IMPORTANTE: por favor, me enviem email para
[EMAIL PROTECTED]
para nao perturbar os demais participantes da lista

Para quem nao conhece versoes anteriores do material,
atualmente o material inclui todas as provas de matematica
de 2005/2006 ate 1977/1978. Ha ainda umas outras
provas anteriores. Alem disto, o material possui solucoes
para todas as provas de 2005/2006 ateh 1979/1980 (alg e geo),
alem de 1977/1978 (alg) e 1978/1979 (alg).
Assim, ha um total de 51 provas de veltibular de matematica
do ime, sendo que 42 com solucoes.

Atualmente o arquivo tem cerca de 2 MB. Assim, tem que
ter banda larga para poder receber tal arquivo.

Depois eu queria pedir ajuda da pessoal da lista
para a solucao de duas questoes. Mas isto vai em outra
msg para facilitar.

Abraco,
sergio
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] provas do ime - versao 7b

2005-10-31 Por tôpico Sergio Lima Netto
Caros colegas da lista,
Fiquei em duvida se valia a pena divulgar nova versao.
Mas aqui vai. Peco desculpas a todos que nao
se interessam pelo assunto.

Coloquei uma nova versao das provas do IME. Por ter pouca
diferenca da versao anterior, eu coloquei versao 7b.
As diferencas em relacao a versao 7a sao:
i) inclui enunciado e solucao da prova de 2005/2006
ii) inclui solucao da prova de algebra de 78/79
iii) inclui solucao da prova 94/95 militar.

www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime

Em relacao ao item (iii), se muito me engano, esta
prova nao e' o atual CG (exame para o
terceiro ano do IME, para alunos militares). A prova do item
(iii) corresponde ao vestibular tradicional
num periodo que o IME reservava vagas no seu PRIMEIRO
ano para alunos civis e militares, separadamente.

Houve ainda umas 10 correcoes importantes do material anterior:
Acrescimo de uma figura, correcao de enunciados (78/79),
correcoes de solucoes anteriores, uma crase aqui, outra ali etc.

Em relacao a solucao de 2005/2006, eu fui independente a menos
da 8a questao que precisei de ajuda da equipe do Caio, para corrigir
um item. Mantive, porem, o meu caminho neste tipo de questao (que e' muito
mais longo que o caminho que uma pessoa que sabe geometria seguiria...)
Para um outro bom gabarito da prova de 2005/2006 eu realmente recomendo
www.rumoaoita.cjb.net (eu ahco que e' isto).

Abraco,
sergio

PS Atualmente o material tem solucoes do presente ate' 1978/1979.
Sao 41 solucoes de provas no total. Infelizmente, 3 questoes eu
nao consegui fazer. Aceito, sugestoes para complementar o material.


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] provas do IME - versao 7

2005-10-20 Por tôpico fabiodjalma
Que outro retorno podemos te dar? 
É o de sempre: o teu trabalho é espetacular e nos ajuda muito. 
Só posso dizer muito obrigado. 


Em (15:30:23), obm-l@mat.puc-rio.br escreveu: 


Caros colegas da lista, 
Disponibilizei no site 
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime/ 
a nova versao (7) das provas do IME. 
Nesta versao inclui enunciado de uma prova 
militar 94/95 e acrescentei minhas solucoes 
para as provas de geometria de 79/80 a 90/91. 
 
A versao atual esta´ para acrobat 5.0, tem cerca 
de 2 MBytes e 210 paginas. 
A minha visualizacao no windows esta´ meio 
fora de foco, mas no Linux nao tive este problema. 
Alem do mais, imprimi algumas paginas no windows e 
a impressao ficou perfeita. Vou tentar consertar isto 
depois no trabalho. Se alguem puder me dar alguma realimentaao 
agradeco. 
 
A versao atual foi feita com muito carinho. Dediquei praticamente 
todo o tempo livre que tinha nos ultimos 3 meses. 
Ao contrario das provas de algebra solucionadas anteriormente, 
eu nunca tinha resolvido as provas de geometria. Com isto, 
o trabalho foi muito intenso, pois tive que resolver 
a questao, inserir no latex (preparando a figura, que na 
maioria das vezes dava mais trabalho que inserir a solucao) 
e por fim diagramar tudo para ficar mais ou menos 
organizado. 
 
Quase todas as solucoes inseridas foram obtidas por mim. 
Sem querer parecer pretencioso, isto e´ mais para 
ressaltar que as solucoes nao sao otimizadas, 
nao sao as mais elegantes, nao sao as mais simples, 
e talvez ate´ mesmo (infelizmente) podem nem estar certas d:( 
De modo geral, pela minha base geometrica ser mediana, 
alguem que se der o trabalho de seguir alguma solucao 
vai logo concluir que tenho uma tendencia a algebrizar 
o problema. Isto leva a situacoes pateticas para uma 
geometra puro. Mas ja´ foi um esforco muito grande 
achar (qualquer) solucao; se eu tivesse que achar 
a solucao mais elegante eu sinceramente nao terminaria nunca. 
Espero (peco) que todos tentem entender isto. 
 
Para ser franco, eu tenho acesso ao gabarito de 5 provas 
de geometria. Mesmo assim eu nao usei o gabarito para 
resolver as provas. Achava que seria mais honesto obter 
a solucao eu mesmo. Em geral, as solucoes dos gabaritos 
sao muito hermeticas e precisam de algum pulo-do-=gato. 
Em duas situacoes eu coloquei a solucao 
do gabairto por nao encontrar qualquer solucao eu mesmo. 
Dei credito aos profs do COl. Princesa Isabel no inicio 
do material em ambos os casos. Tenho feito sempre 
assim, com creditos aqueles que sempre me ajudaram. 
 
Acho que agora vou precisar dar uma parada para colocar o resto 
do trabalho em dia (trabalho este que descuidei um pouco 
para preparar a presente versao). 
Em breve teremos um novo vestibular do IME e nao sei quando 
poderei atualizar o trabalho atual. 
 
A versao 8 (que so´ deve sair em 2006) deve incluir: 
i) a prova com solucao de 2005/2006 
ii) novos enunciados das provas militares da decada de 90 
(vou tentar recontactar o Caio S. Guimaraes) 
iii) solucoes das provas militares que eu conseguir 
iv) correcoes e complementacao da versao atual 
v) divisao do material por decadas para tornar mais facil 
sua atualizacao, sua manutecao, seu download etc. 
 
Abraco para todos e desculpem a mensagem longa. 
sergio 
 
PS como sempre minha maior prioridade e´ complementar 
o material. Quem tiver provas que nao estao no material, 
por favor, entre em contato comigo pelo email direto 
[EMAIL PROTECTED] 
 
= 
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
= 
 
-- 


Re: [obm-l] provas do IME - versao 7

2005-10-20 Por tôpico Marcelo Beling
Simplesmente perfeito. É esse tipo de trabalho que ajuda nós estudantes. Obrigado.
On 10/20/05, fabiodjalma [EMAIL PROTECTED] wrote:
Que outro retorno podemos te dar?É o de sempre: o teu trabalho é espetacular e nos ajuda muito.Só posso dizer muito obrigado.
Em (15:30:23), obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:Caros colegas da lista,Disponibilizei no site
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime/a nova versao (7) das provas do IME.Nesta versao inclui enunciado de uma provamilitar 94/95 e acrescentei minhas solucoespara as provas de geometria de 79/80 a 90/91.
A versao atual esta´ para acrobat 5.0, tem cercade 2 MBytes e 210 paginas.A minha visualizacao no windows esta´ meiofora de foco, mas no Linux nao tive este problema.Alem do mais, imprimi algumas paginas no windows e
a impressao ficou perfeita. Vou tentar consertar istodepois no trabalho. Se alguem puder me dar alguma realimentaaoagradeco.A versao atual foi feita com muito carinho. Dediquei praticamente
todo o tempo livre que tinha nos ultimos 3 meses.Ao contrario das provas de algebra solucionadas anteriormente,eu nunca tinha resolvido as provas de geometria. Com isto,o trabalho foi muito intenso, pois tive que resolver
a questao, inserir no latex (preparando a figura, que namaioria das vezes dava mais trabalho que inserir a solucao)e por fim diagramar tudo para ficar mais ou menosorganizado.Quase todas as solucoes inseridas foram obtidas por mim.
Sem querer parecer pretencioso, isto e´ mais pararessaltar que as solucoes nao sao otimizadas,nao sao as mais elegantes, nao sao as mais simples,e talvez ate´ mesmo (infelizmente) podem nem estar certas d:(
De modo geral, pela minha base geometrica ser mediana,alguem que se der o trabalho de seguir alguma solucaovai logo concluir que tenho uma tendencia a algebrizaro problema. Isto leva a situacoes pateticas para uma
geometra puro. Mas ja´ foi um esforco muito grandeachar (qualquer) solucao; se eu tivesse que achara solucao mais elegante eu sinceramente nao terminaria nunca.Espero (peco) que todos tentem entender isto.
Para ser franco, eu tenho acesso ao gabarito de 5 provasde geometria. Mesmo assim eu nao usei o gabarito pararesolver as provas. Achava que seria mais honesto obtera solucao eu mesmo. Em geral, as solucoes dos gabaritos
sao muito hermeticas e precisam de algum pulo-do-=gato.Em duas situacoes eu coloquei a solucaodo gabairto por nao encontrar qualquer solucao eu mesmo.Dei credito aos profs do COl. Princesa Isabel no inicio
do material em ambos os casos. Tenho feito sempreassim, com creditos aqueles que sempre me ajudaram.Acho que agora vou precisar dar uma parada para colocar o restodo trabalho em dia (trabalho este que descuidei um pouco
para preparar a presente versao).Em breve teremos um novo vestibular do IME e nao sei quandopoderei atualizar o trabalho atual.A versao 8 (que so´ deve sair em 2006) deve incluir:
i) a prova com solucao de 2005/2006ii) novos enunciados das provas militares da decada de 90(vou tentar recontactar o Caio S. Guimaraes)iii) solucoes das provas militares que eu conseguiriv) correcoes e complementacao da versao atual
v) divisao do material por decadas para tornar mais facilsua atualizacao, sua manutecao, seu download etc.Abraco para todos e desculpem a mensagem longa.sergioPS como sempre minha maior prioridade e´ complementar
o material. Quem tiver provas que nao estao no material,por favor, entre em contato comigo pelo email direto[EMAIL PROTECTED]=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista emhttp://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html=
--


[obm-l] provas do IME - versao 7

2005-10-17 Por tôpico Sergio Lima Netto
Caros colegas da lista,
Disponibilizei no site
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime/
a nova versao (7) das provas do IME.
Nesta versao inclui enunciado de uma prova
militar 94/95 e acrescentei minhas solucoes
para as provas de geometria de 79/80 a 90/91.

A versao atual esta´ para acrobat 5.0, tem cerca
de 2 MBytes e 210 paginas.
A minha visualizacao no windows esta´ meio
fora de foco, mas no Linux nao tive este problema.
Alem do mais, imprimi algumas paginas no windows e
a impressao ficou perfeita. Vou tentar consertar isto
depois no trabalho. Se alguem puder me dar alguma realimentaao
agradeco.

A versao atual foi feita com muito carinho. Dediquei praticamente
todo o tempo livre que tinha nos ultimos 3 meses.
Ao contrario das provas de algebra solucionadas anteriormente,
eu nunca tinha resolvido as provas de geometria. Com isto,
o trabalho foi muito intenso, pois tive que resolver
a questao, inserir no latex (preparando a figura, que na
maioria das vezes dava mais trabalho que inserir a solucao)
e por fim diagramar tudo para ficar mais ou menos
organizado.

Quase todas as solucoes inseridas foram obtidas por mim.
Sem querer parecer pretencioso, isto  e´ mais para
ressaltar que as solucoes nao sao otimizadas,
nao sao as mais elegantes, nao sao as mais simples,
e talvez ate´ mesmo (infelizmente) podem nem estar certas d:(
De modo geral, pela minha base geometrica ser mediana,
alguem que se der o trabalho de seguir alguma solucao
vai logo concluir que tenho uma tendencia a algebrizar
o problema. Isto leva a situacoes pateticas para uma
geometra puro. Mas ja´ foi um esforco muito grande
achar (qualquer) solucao; se eu tivesse que achar
a solucao mais elegante eu sinceramente nao terminaria nunca.
Espero (peco) que todos tentem entender isto.

Para ser franco, eu tenho acesso ao gabarito de 5 provas
de geometria. Mesmo assim eu nao usei o gabarito para
resolver as provas. Achava que seria mais honesto obter
a solucao eu mesmo. Em geral, as solucoes dos gabaritos
sao muito hermeticas e precisam de algum pulo-do-=gato.
Em duas situacoes eu coloquei a solucao
do gabairto por nao encontrar qualquer solucao eu mesmo.
Dei credito aos profs do COl. Princesa Isabel no inicio
do material em ambos os casos. Tenho feito sempre
assim, com creditos aqueles que sempre me ajudaram.

Acho que agora vou precisar dar uma parada para colocar o resto
do trabalho em dia (trabalho este que descuidei um pouco
para preparar a presente versao).
Em breve teremos um novo vestibular do IME e nao sei quando
poderei atualizar o trabalho atual.

A versao 8 (que so´ deve sair em 2006) deve incluir:
i) a prova com solucao de 2005/2006
ii) novos enunciados das provas militares da decada de 90
(vou tentar recontactar o Caio S. Guimaraes)
iii) solucoes das provas militares que eu conseguir
iv) correcoes e complementacao da versao atual
v) divisao do material por decadas para tornar mais facil
sua atualizacao, sua manutecao, seu download etc.

Abraco para todos e desculpem a mensagem longa.
sergio

PS como sempre minha maior prioridade e´ complementar
o material. Quem tiver provas que nao estao no material,
por favor, entre em contato comigo pelo email direto
[EMAIL PROTECTED]



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] provas do IME versao 5

2005-03-07 Por tôpico Sergio Lima Netto
oi Pessoal,
Assim que disponibilizei a versao 4 das provas do IME,
o Caio me enviou 3 provas novas e ainda pude complementar
a informacao de uma questao anterior que estava incompleta.

Com isto a versao atual (5) tem toda a decada de 80 completa,
e ainda conseguimos alguma coisa da decada de 70, para
os mais aficionados.

Disponibilizei a versao 5 no endereco:
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime

Para o meio do ano devo tentar colocar mais gabaritos,
e vou colocando as provas novas (digo antigas) que for
recebendo do pessoal da lista.

Abraco,
sergio

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] provas do ime - versao 4

2005-02-26 Por tôpico Sergio Lima Netto
Caros colegas da lista,
obrigado pelos comentarios. Realmente a 
divulgacao das provas do ime tem, para mim,
dois grandes objetivos:
i) democratizar o acesso a este material
(Brasil adentro);
ii) ter uma memoria sobre as questoes do ime

O unico problema deste material e´ se ele se tornasse
absoluto, sendo aceito como um gabarito padrao.
Isto seria muito ruim, pois tiraria muito da beleza da solucao
de algumas das questoes. Realmente olhando algumas solucoes
das provas de outras pessoas/instituicoes eu
chego a ficar envergonhado com as minhas saidas algebricas
para problemas geometricos. Peco ate´ desculpas ao geomtras
de plantao nesta lista. Numa proxima versao
eu devo trocar o termo gabarito  por saolucoes propostas;
Acho que nao seria problema se eu apontasse ainda para outros
sites que tem solucoes de provas do ime (Estude+ e um site do Cesario);
Isto facilitaria o aluno a buscar outras respostas, outros caminhos etc.

De qualquer forma, eu me defendo um pouco deste possivel problema,
colocando o enunciado em separado das provas, na primeira parte
do material. Assim, o leitor fica motivado a primeirotentar
resolver as provas, e pode usar a segunda parte do material
apenas como referencia para conferir seu raciocinio (e o meu).

De qualquer forma, tudo isto serve como terapia para mim,
que vou tentndo incrementar o material a cada versao.
O trabalho e a familia ao mesmo tempo
que impedem um ritmo mais rapido, estimulam a manutencao
deste desafio que e´ tornar o material cada vez mais completo.

Nao sei se alguns de voces tem nocao da dificuldade que e´ preparar
cada prova. Mas o pouco de realimentacao que recebo me motiva
a continuar. De qualquer forma, uma vez por ano, quando
o vestibular se aproxima sei que alguem vai estar usando
o material em algum canto do Brasil, provavelmente longe
dos grandes centros.

Sinceramente, acho que em 5 anos (!) o material vai estar no nivel
que eu gostaria. Ate´ la´ entao. Espero contar com a ajuda
dos interessados.

Grande abraco,
sergio

PS para manter compatibilidade com o link anterior,
eu vou reativar o link www.lps.ufrj.br/~sergioln
dando acesso a versao 4 atual.

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Provas do IME - versao 4

2005-02-25 Por tôpico Renato Lira
Sem dúvida essa contribuição é muito válida para os vestibulandos que
prestam IME.
Alguem sabe onde podemos encontrar provas antigas do IME de quimica e fisica?

 grato pela atencao, Renato Lira.


On Thu, 24 Feb 2005 21:46:23 -0300, fabiodjalma [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Obrigado pelo grande serviço prestado.
 A tua iniciativa é de valia inestimável.
 
 Em (19:45:32), obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:
 
 
 Caros colegas da lista,
 Estou disponibilizando uma nova versao
 do conjunto de provas do IME.
 Nesta nova versao, inclui a prova de 2004/2005,
 e ainda duas outras provas que estavam faltando anteriormente.
 Consegui desta vez tambem dar uma revisada no material de
 1996/1997 a 2004/2005. Estes gabaritos estao bem consolidados.
 Os demais gabaritos ainda tem varias imperfeicoes
 (inclusive algumas apontadas por membros
 desta lista mas que eu ainda nao implementei).
 
 Procurei nesta nova versao dar todos os creditos possiveis.
 O site mudou um pouquinho:
 www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime
 (agora precisa do subdiretorio ime)
 A versao atual tem 850 KB, tem distribuicao
 livre.
 
 Como sempre realimentacoes positivas sao bem-vindas.
 Abracos a todos da lista.
 sergio
 
 PS Na proxima versao devo comecar a incluir os gabaritos
 das provas mais antigas. Comcando em 1990 e prosseguindo
 em ordem cronologica inversa (nossa que forma complicada
 de dizer algo tao simples).
 
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =
 
 --
 


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Provas do IME - versao 4

2005-02-24 Por tôpico Sergio Lima Netto
Caros colegas da lista,
Estou disponibilizando uma nova versao
do conjunto de provas do IME. 
Nesta nova versao, inclui a prova de 2004/2005,
e ainda duas outras provas que estavam faltando anteriormente.
Consegui desta vez tambem dar uma revisada no material de
1996/1997 a 2004/2005. Estes gabaritos estao bem consolidados.
Os demais gabaritos ainda tem varias imperfeicoes
(inclusive algumas apontadas por membros
desta lista mas que eu ainda nao implementei).

Procurei nesta nova versao dar todos os creditos possiveis.
O site mudou um pouquinho:
www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime
(agora precisa do subdiretorio ime)
A versao atual tem 850 KB, tem distribuicao
livre.

Como sempre realimentacoes positivas sao bem-vindas.
Abracos a todos da lista.
sergio

PS Na proxima versao devo comecar a incluir os gabaritos
das provas mais antigas. Comcando em 1990 e prosseguindo
em ordem cronologica inversa (nossa que forma complicada
de dizer algo tao simples).


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Provas do IME - versao 4

2005-02-24 Por tôpico fabiodjalma
Obrigado pelo grande serviço prestado. 
A tua iniciativa é de valia inestimável. 


Em (19:45:32), obm-l@mat.puc-rio.br escreveu: 


Caros colegas da lista, 
Estou disponibilizando uma nova versao 
do conjunto de provas do IME. 
Nesta nova versao, inclui a prova de 2004/2005, 
e ainda duas outras provas que estavam faltando anteriormente. 
Consegui desta vez tambem dar uma revisada no material de 
1996/1997 a 2004/2005. Estes gabaritos estao bem consolidados. 
Os demais gabaritos ainda tem varias imperfeicoes 
(inclusive algumas apontadas por membros 
desta lista mas que eu ainda nao implementei). 
 
Procurei nesta nova versao dar todos os creditos possiveis. 
O site mudou um pouquinho: 
www.lps.ufrj.br/~sergioln/ime 
(agora precisa do subdiretorio ime) 
A versao atual tem 850 KB, tem distribuicao 
livre. 
 
Como sempre realimentacoes positivas sao bem-vindas. 
Abracos a todos da lista. 
sergio 
 
PS Na proxima versao devo comecar a incluir os gabaritos 
das provas mais antigas. Comcando em 1990 e prosseguindo 
em ordem cronologica inversa (nossa que forma complicada 
de dizer algo tao simples). 
 
= 
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
= 
 
-- 


[obm-l] provas do ime (acesso ao site)

2004-05-21 Por tôpico Sergio Lima Netto
Caros colegas da lista,
primeiro peco desculpas a todos pela quantidade
de emails reclamando do acesso. Sempre peco para
quando for assim, entrar em contato direto com meu email,
para nao perturbar a todos.

De qualquer forma, o que esta´ acontecendo e´ o seguinte:
A UFRJ esta´ passando por uma serie de revisoes do sistema
eletrico dela. Com isto, estao previstas diversas interrupcoes
de fornecimento de energia, principalmente nesta e na proxima
semanas. Em geral o corte de energia se dara´ das 19:00 as 06:00,
nos dias uteis. Neste proximo sabado esta prevista a interrupcao
ao longo de todo o dia. Nestes horarios a homepage ficara´
inacessivel, por forca maior (ou por falta de forca mesmo).
No horario comercial, o acesso devera´ ser feito sem problemas.
Este problema deve persistir nesta semana e na semana que vem,
devendo depois nao mais ocorrer.

Agradeco a todos que tiveram interesse (e que ainda tem paciencia)
pelo material das provas do IME e ao Lejeune pelos
comentarios ultra-construtivos (serao incorporados um dia,
so´ nao sei quando).

Grande abraco,
sergio

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Provas do IME (de novo...)

2004-05-20 Por tôpico Sergio Lima Netto
Oi pessoal,
expandi o arquivo (que ja' estava enorme),
incluindo mais 7 provas (algebra: 1964, 1965, 1969 e 1970
e geometria: 1964, 1965, 1970). Me parece que estas
provas seriam do Estude+. De qualquer forma, eu
so' inseri o enunciado das provas, que e'de dominio publico,
ja' que incluir o gabarito disponibilizado nao seria correto,
por questoes de propriedade intelectual, penso eu.

A versao atual tem agora 41 provas no total, sendo que
as ultimas 13 com gabarito (sem verificacao), dando um
total de cerca de 770 KB. Acho que a versao 3 atual
requer Acrobat 5.

Eu tinha as minhas duvidas se estes tipos de email
seriam off-topic para esta lista. Um email anterior,
porem, (acho que foi o Prof. Santa-Rita),
ponderou que o vestibular do IME estaria no nivel de
uma olimpiada brasileira e/ou estadual
(o que eu particularmente concordo). Assim, acho que
este material pode ser util para esta lista.

Grande abraco a todos.
sergio

PS Na homepage coloquei um credito ao Onan Neves
que foi quem me disponibilizou estas novas provas.




=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Provas do IME (de novo...)

2004-05-20 Por tôpico saulonpb
Em 20 May 2004, [EMAIL PROTECTED] escreveu: 
Onde eu posso conseguir essas provas? Qual o endereço eletrônico? Se vc 
puder me responder ficarei muito agradecido. 
Até mais, saulo. 
Oi pessoal, 
expandi o arquivo (que ja' estava enorme), 
incluindo mais 7 provas (algebra: 1964, 1965, 1969 e 1970 
e geometria: 1964, 1965, 1970). Me parece que estas 
provas seriam do Estude+. De qualquer forma, eu 
so' inseri o enunciado das provas, que e'de dominio publico, 
ja' que incluir o gabarito disponibilizado nao seria correto, 
por questoes de propriedade intelectual, penso eu. 
 
A versao atual tem agora 41 provas no total, sendo que 
as ultimas 13 com gabarito (sem verificacao), dando um 
total de cerca de 770 KB. Acho que a versao 3 atual 
requer Acrobat 5. 
 
Eu tinha as minhas duvidas se estes tipos de email 
seriam off-topic para esta lista. Um email anterior, 
porem, (acho que foi o Prof. Santa-Rita), 
ponderou que o vestibular do IME estaria no nivel de 
uma olimpiada brasileira e/ou estadual 
(o que eu particularmente concordo). Assim, acho que 
este material pode ser util para esta lista. 
 
Grande abraco a todos. 
sergio 
 
PS Na homepage coloquei um credito ao Onan Neves 
que foi quem me disponibilizou estas novas provas. 
 
= 
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
= 
 
-- 

_
Quer mais velocidade?
Só com o acesso Aditivado iG, a velocidade que você quer na hora que você precisa.
Clique aqui: http://www.acessoaditivado.ig.com.br



Re: [obm-l] Provas do IME (de novo...)

2004-05-20 Por tôpico Sergio Lima Netto
Ooppsss,
Esqueci de colocar o endereco. Peco desculpas.
http://www.lps.ufrj.br/~sergioln
Quem tiver problema, entra diretamente em contato
comigo por email, por favor.
Abraco,
sergio





On Thu, 20 May 2004 [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Em 20 May 2004, [EMAIL PROTECTED] escreveu: 
 Onde eu posso conseguir essas provas? Qual o endereço eletrônico? Se vc 
 puder me responder ficarei muito agradecido. 
 Até mais, saulo. 
 Oi pessoal, 
 expandi o arquivo (que ja' estava enorme), 
 incluindo mais 7 provas (algebra: 1964, 1965, 1969 e 1970 
 e geometria: 1964, 1965, 1970). Me parece que estas 
 provas seriam do Estude+. De qualquer forma, eu 
 so' inseri o enunciado das provas, que e'de dominio publico, 
 ja' que incluir o gabarito disponibilizado nao seria correto, 
 por questoes de propriedade intelectual, penso eu. 
  
 A versao atual tem agora 41 provas no total, sendo que 
 as ultimas 13 com gabarito (sem verificacao), dando um 
 total de cerca de 770 KB. Acho que a versao 3 atual 
 requer Acrobat 5. 
  
 Eu tinha as minhas duvidas se estes tipos de email 
 seriam off-topic para esta lista. Um email anterior, 
 porem, (acho que foi o Prof. Santa-Rita), 
 ponderou que o vestibular do IME estaria no nivel de 
 uma olimpiada brasileira e/ou estadual 
 (o que eu particularmente concordo). Assim, acho que 
 este material pode ser util para esta lista. 
  
 Grande abraco a todos. 
 sergio 
  
 PS Na homepage coloquei um credito ao Onan Neves 
 que foi quem me disponibilizou estas novas provas. 
  
 = 
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em 
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
 = 
  
 -- 
 
 _
 Quer mais velocidade?
 Só com o acesso Aditivado iG, a velocidade que você quer na hora que você precisa.
 Clique aqui: http://www.acessoaditivado.ig.com.br
 
 

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Provas do IME (de novo...)

2004-05-20 Por tôpico Igor Oliveira
QUAL o endereco do site???



- Original Message -
From: Sergio Lima Netto [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Thursday, May 20, 2004 1:42 PM
Subject: [obm-l] Provas do IME (de novo...)


 Oi pessoal,
 expandi o arquivo (que ja' estava enorme),
 incluindo mais 7 provas (algebra: 1964, 1965, 1969 e 1970
 e geometria: 1964, 1965, 1970). Me parece que estas
 provas seriam do Estude+. De qualquer forma, eu
 so' inseri o enunciado das provas, que e'de dominio publico,
 ja' que incluir o gabarito disponibilizado nao seria correto,
 por questoes de propriedade intelectual, penso eu.

 A versao atual tem agora 41 provas no total, sendo que
 as ultimas 13 com gabarito (sem verificacao), dando um
 total de cerca de 770 KB. Acho que a versao 3 atual
 requer Acrobat 5.

 Eu tinha as minhas duvidas se estes tipos de email
 seriam off-topic para esta lista. Um email anterior,
 porem, (acho que foi o Prof. Santa-Rita),
 ponderou que o vestibular do IME estaria no nivel de
 uma olimpiada brasileira e/ou estadual
 (o que eu particularmente concordo). Assim, acho que
 este material pode ser util para esta lista.

 Grande abraco a todos.
 sergio

 PS Na homepage coloquei um credito ao Onan Neves
 que foi quem me disponibilizou estas novas provas.
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Provas do IME (de novo...)

2004-05-20 Por tôpico Daniel Melo Wanzeller
Nao consegui acessar.

- Original Message -
From: Sergio Lima Netto [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Thursday, May 20, 2004 1:42 PM
Subject: [obm-l] Provas do IME (de novo...)


 Oi pessoal,
 expandi o arquivo (que ja' estava enorme),
 incluindo mais 7 provas (algebra: 1964, 1965, 1969 e 1970
 e geometria: 1964, 1965, 1970). Me parece que estas
 provas seriam do Estude+. De qualquer forma, eu
 so' inseri o enunciado das provas, que e'de dominio publico,
 ja' que incluir o gabarito disponibilizado nao seria correto,
 por questoes de propriedade intelectual, penso eu.

 A versao atual tem agora 41 provas no total, sendo que
 as ultimas 13 com gabarito (sem verificacao), dando um
 total de cerca de 770 KB. Acho que a versao 3 atual
 requer Acrobat 5.

 Eu tinha as minhas duvidas se estes tipos de email
 seriam off-topic para esta lista. Um email anterior,
 porem, (acho que foi o Prof. Santa-Rita),
 ponderou que o vestibular do IME estaria no nivel de
 uma olimpiada brasileira e/ou estadual
 (o que eu particularmente concordo). Assim, acho que
 este material pode ser util para esta lista.

 Grande abraco a todos.
 sergio

 PS Na homepage coloquei um credito ao Onan Neves
 que foi quem me disponibilizou estas novas provas.




 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Re: [obm-l] provas do IME(ROGÉRIO) ?

2004-04-19 Por tôpico Cláudio \(Prática\)



Deixe-me entender: oSérgio tem o maior 
trabalho pra coletar, resolver e digitar as provas. Depois disso ele as coloca à 
disposição de todos na lista e tudo o que você tem a dizer é que a digitação "TÁ 
MUITO CEBOZA"? Francamente...

[]s,
Claudio.


  - Original Message - 
  From: 
  TSD 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Sunday, April 18, 2004 2:19 
PM
  Subject: [obm-l] provas do IME(ROGÉRIO) 
  ?
  
  A DIGITAÇÃO TÁ MUITO CEBOZA. NUM TERIA COMO 
  MELHORAR A QUALIDADE DA ESCRITA NOS ENUNCIADOS E RESOLUÇÕES ?
  


Re: [obm-l] Re: [obm-l] provas do IME( ROGÉRIO ) ?

2004-04-19 Por tôpico Anderson


Além de tudo o TSD ainda incorre no próprio erro que ele está
acusando: CEBOZA está incorreto. O correto seria SEBOSA (com S de
Sebo).
Alias você, TSD, é que está sendo seboso nesse caso. Num teria como
melhorar a qualidade da escrita?
Desculpem pelo OFF mas, como disse o Cláudio:
Francamente...
Anderson 
At 12:08 19/4/2004, Cláudio (Prática) wrote:
Deixe-me
entender: o Sérgio tem o maior trabalho pra coletar, resolver e digitar
as provas. Depois disso ele as coloca à disposição de todos na lista e
tudo o que você tem a dizer é que a digitação TÁ MUITO
CEBOZA? Francamente...

[]s,
Claudio.



- Original Message - 

From: TSD 

To:
[EMAIL PROTECTED] 

Sent: Sunday, April 18, 2004 2:19 PM

Subject: [obm-l] provas do IME(ROGÉRIO) ?

A DIGITAÇÃO TÁ MUITO CEBOZA. NUM TERIA COMO MELHORAR A QUALIDADE DA ESCRITA NOS ENUNCIADOS E RESOLUÇÕES ?




Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: VirusScan / Atualizado em 14/04/2004 / Versão: 1.5.2
Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/ 

E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.
Para alterar a categoria classificada, visite http://www.terra.com.br/centralunificada/emailprotegido/imail/imail.cgi?+_u=aspx_l=1082391550.197847.24940.pamplona.terra.com.br 



[obm-l] RES: [obm-l] provas do IME(ROGÉRIO) ?

2004-04-19 Por tôpico David M. Cardoso

¬¬
tsc tsc 

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
 de TSD
 Enviada em: domingo, 18 de abril de 2004 14:20
 Para: [EMAIL PROTECTED]
 Assunto: [obm-l] provas do IME(ROGÉRIO) ?
 
 A DIGITAÇÃO TÁ MUITO CEBOZA. NUM TERIA COMO MELHORAR A QUALIDADE DA
 ESCRITA NOS ENUNCIADOS E RESOLUÇÕES ?
 


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] provas do IME(ROGÉRIO) ?

2004-04-18 Por tôpico TSD



A DIGITAÇÃO TÁ MUITO CEBOZA. NUM TERIA COMO 
MELHORAR A QUALIDADE DA ESCRITA NOS ENUNCIADOS E RESOLUÇÕES ?