qualquer UNIX da vida com um BIND ou um DJBDNS vai te atender melhor que
depender de DNS de terceiros... mas por que apenas um DNS cache? Não tem
domínio próprio? Não precisa de DNS reverso para suas redes?
Att.
Tiago N. Furbeta
Cangere Online Provedor de Internet Ltda.
Empresa de
Olá Tiago,
tenho domínios próprios sim, tenho reverso também, mas tudo isto é feito
em um outro servidor, rodando bind. Agora gostaria de ter um servidor
cache dns apenas, em minha rede, apenas para atender as consultas das
estações de forma mais ágil.
Estou pesquisando entre algumas opções
Então, só depois que respondi sua mensagem, percebi que era da lista
FUG... muitas listas caindo na mesma pasta dá nisso... nem teria feito
essa pergunta se tivesse visto antes, dado o perfil dos participantes.
Abraço
Att.
Tiago N. Furbeta
Cangere Online Provedor de Internet Ltda.
Empresa de
tive que instalar outra placa mae no meu servidor bsd
ai quando ele inciia ele nao monta a partição do fstab pq acredito q
seja diferente
tentei montar com manualmente mas to tendo dificiuldade , alguem
poderia me ajudar
to com servidor parado
-
Histórico:
Oi,
O BSD está reconhecendo o HD diferente.
Pressiona o Scroll
Lock, sobe a tela e procura o HD
ad0
ad4
ad6
etc.. (se for ID ou
SATA).
Na tela de erro, coloca ufs:ad0 (se for o ad0s1a que tu achou,
claro), ou ufs:/dev/ad0s1a
Depois pressiona no /bin/sh
Monta
manualmente as
Oi Rafael
Outra técnica muito mais moderna e elegante consiste em (com a máquina
desligada): trocar a porta onde o HD SATA está ligado e religue a máquina.
Como há de 3 a 6 portas, normalmente, por tentativa e erro, você acaba
certando a porta certa.
Outro método é bootar com um live CD ou
Oi,
Realmente estas técnicas são bem bonitas, porém na
emergência,
a não ser que tu já tenha gravado o ISO/Pendrive, fica
ruim usar a técnica 2.
E em relação à tecnica 1, acho mais moderno e
elegante entender como o BSD
funciona nesta parte e saber como montar
um HD manualmente. É com
Pois então, o nexenta suporta replicação em tempo real... Olha na
página com os tutoriais.
Thiago
Em 30/05/11, Lucas Mocellinlucasmocel...@kktua.org escreveu:
obrigado pelos comentarios, vamos aos comentarios abaixo.
=)
Lucas.
2011/5/30 Thiago Damas tda...@gmail.com
Nao sei se vai
Em 31 de maio de 2011 08:50, fknet ffkam...@conchalnet.com.br escreveu:
Olá Tiago,
tenho domínios próprios sim, tenho reverso também, mas tudo isto é feito
em um outro servidor, rodando bind. Agora gostaria de ter um servidor
cache dns apenas, em minha rede, apenas para atender as consultas
Em 30 de maio de 2011 11:41, Daniel Bristot de Oliveira
danielbris...@gmail.com escreveu:
2011/5/27 Oscar Marques osca...@gmail.com:
Eu to querendo ir, vamos ver no que vai dar.
Em 27 de maio de 2011 13:57, Vinícius Zavam egyp...@googlemail.com
escreveu:
2011/5/27 Daniel Bristot de
Concordo com o Rafael.
O ideal é você conhecer o BSD.
Normalmente, quando o fstab está em desacordo com a estrutura dos discos, e
o sistema não dá boot, você pode apertar ? no prompt para listar quais
discos estão disponíveis, incluindo o slice dos mesmos...
Não precisa nem realizar a procura
On May 31, 2011, at 10:06 AM, Eduardo Lemos de Sa wrote:
Oi Rafael
Outra técnica muito mais moderna e elegante consiste em (com a máquina
desligada): trocar a porta onde o HD SATA está ligado e religue a máquina.
Como há de 3 a 6 portas, normalmente, por tentativa e erro, você acaba
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
Bom dia pessoal,
Em primeiro lugar peço desculpas pelo offtopic, mas como o tema pode
ineteressar a algumas pessoas estou postando aqui na lista.
Estou com 7 vagas CLT para Administradores de Sistema Jr aqui no R7 numa
das minhas gerências.
As
Legal,
Quero fazer isso numa maquina que tenho aqui.
Quais ports voce instalou ?
Podias dizer ai os pontos a ajustar para poupar o trabalhos dos que
tentarem fazer mesmo :)
Voce entra por default em shell e depois sobe o grafico manualmente ?
Eu prefiro assim.. que entrasse por default no
Para quem não é muito familiarizado com a instalação do FreeBSD, Minha dica
é usar o PCBSD que é uma instalação bem simples e tem vários recursos.
Em 25 de maio de 2011 14:30, Felipe N. Oliva fel...@cnsolucoes.com.brescreveu:
Senhores,
Não posso deixar de escrever sobre este fato, bom,
Ola Pessoal,
O que vocês indicariam que seja free e possua gerenciamento via web?
Uma forma que possa ser gerenciado pelo usuário após a configuração?
(para bloquear paginas, msn, controlar os acessos, controlar a banda e tal)
Obrigado,
Joel
-
Histórico:
2011/5/31 Joel Cappellesso cappelle...@gmail.com:
Ola Pessoal,
O que vocês indicariam que seja free e possua gerenciamento via web?
Uma forma que possa ser gerenciado pelo usuário após a configuração?
(para bloquear paginas, msn, controlar os acessos, controlar a banda e tal)
pfSense
--
Aqui na lista vai surgir a opção do pfSense, por ser baseado em Freebsd...
rsrsrs.
Mas existem vários, talvez seja melhor perguntar na lista MASOCH-L, por lá
terá respostas mais imparciais! =)
Sds,
--
Eduardo Schoedler
-Mensagem original-
De: Joel Cappellesso
Enviada em:
Em 31 de maio de 2011 13:54, Renato Botelho rbga...@gmail.com escreveu:
2011/5/31 Joel Cappellesso cappelle...@gmail.com:
Ola Pessoal,
O que vocês indicariam que seja free e possua gerenciamento via web?
Uma forma que possa ser gerenciado pelo usuário após a configuração?
(para
Aproveitando a thread, appliances para tunelamento entre matriz e filial, o
que vocês costumam usar para filais de 100 a 200 pessoas?
Abs,
Pedro Madsen
Em 31 de maio de 2011 13:57, Lucas Dias lucas...@gmail.com escreveu:
Em 31 de maio de 2011 13:54, Renato Botelho rbga...@gmail.com escreveu:
Ola boa tarde,
Tenho o seguinte problema, se alguem passou por isso me de uma luz...
Tenho uma adsl sercomtel de 15MB com ip fixo...
Em navegação nacional consigo 1.8M de taxa
Fora do Brasil consigo a belezura de 51k
Liguei na operadora... (não garantimos conexões fora do Brasil)...
Liguei
Se você pretende validar DNSSEC esqueça DJBDNS. Não tem suporte e provavelmente
nunca vai ter.
O unbound, por ser somente recursivo, pode ser para você mais fácil de
configurar e de manter.
No caso de validação DNSSEC, suporta troca automatica da chave ancorada da raiz
(RFC 5011), bastando
Cleber, em casa eu tenho AD$L $peedy 2Mb em casa e percebo a mesmo coisa...
Será que tem solução ?
--
Atenciosamente,
Wendell Martins Borges [perlporter]
Network and System Administrator
- ---
Linux is for people who hate Windows,
BSD is for people who love UNIX
-
pfsense também
Atualmente pfsense só falta fazer cafézinho...
Em 31/05/2011 14:03, Pedro Madsen escreveu:
Aproveitando a thread, appliances para tunelamento entre matriz e filial, o
que vocês costumam usar para filais de 100 a 200 pessoas?
Abs,
Pedro Madsen
-
Renato,
qual appliance você tem usado com pfsense?
Abs,
Pedro Madsen
Em 31 de maio de 2011 14:17, Renato Frederick ren...@frederick.eti.brescreveu:
pfsense também
Atualmente pfsense só falta fazer cafézinho...
Em 31/05/2011 14:03, Pedro Madsen escreveu:
Aproveitando a thread,
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
Olá,
Por sinal, a Editora Packt publicou recentemente um cookbook bem
completo sobre o pfsense 2.0, ele cobre os mais variados casos de uso do
do pfsense.
O link do livro na amazon é http://amzn.com/1849514860
Recomendo fortemente a leitura aos
A sercomtel não possui backbone proprio, utiliza se não me engano da
impsat, deve limitar o acesso para fora...
Em 31/05/2011 14:12, Wendell Martins Borges escreveu:
Cleber, em casa eu tenho AD$L $peedy 2Mb em casa e percebo a mesmo coisa...
Será que tem solução ?
Ninguém falou do PowerDNS:
[root@gringo] /usr/ports/dns/powerdns-recursor# cat pkg-descr
powerdns recursor is a high performance, simple and secure recursing
nameserver. It currently powers over two million internet connections.
WWW: http://www.powerdns.com
Faz lab ai e vê qual melhor se adapta
Muito bom o pfsense. inclusive eu tenho esse livro porem em pdf.
Porem estou tentando configurar ele em um condomínio pra limitar a
banda em 512 por
apartamento e estou com dificuldades.
Em 31 de maio de 2011 14:27, Edson Brandi ebra...@fugspbr.org escreveu:
-BEGIN PGP SIGNED
Em 31 de maio de 2011 13:54, Eduardo Schoedler
eschoed...@viavale.com.brescreveu:
Aqui na lista vai surgir a opção do pfSense, por ser baseado em Freebsd...
rsrsrs.
Mas existem vários, talvez seja melhor perguntar na lista MASOCH-L, por lá
terá respostas mais imparciais! =)
Sds,
--
pfSense usa PF+ALTQ... é mais para QoS do que shaping.
--
Eduardo Schoedler
-Mensagem original-
De: Gustavo Freitas
Enviada em: terça-feira, 31 de maio de 2011 14:31
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] o que vocês indicam para firewall
Lucas Dias
Qual desses ai vc citou utiliza shaping ? para controle de banda por
usuario estou querendo
implementar em um condomínio.
Em 31 de maio de 2011 14:34, Eduardo Schoedler
eschoed...@viavale.com.br escreveu:
pfSense usa PF+ALTQ... é mais para QoS do que shaping.
--
Eduardo Schoedler
É nada... ainda não tem suporte a IPv6...
Fiz propaganda do pfSense na empresa, quando fui mostrar funcionando, cade
IPv6? Não tinha onde configurar...
Em 31 de maio de 2011 14:17, Renato Frederick ren...@frederick.eti.brescreveu:
pfsense também
Atualmente pfsense só falta fazer
Mas que falou que tem ipv6 ??? isso ta em desenvolvimento mas vai ter ;)
abraços
Em 31 de maio de 2011 14:42, Erick Rodrigo erick@gmail.com escreveu:
É nada... ainda não tem suporte a IPv6...
Fiz propaganda do pfSense na empresa, quando fui mostrar funcionando, cade
IPv6? Não tinha
Pedro,
você pode adquirir qualquer servidor rack, normalmente uso dell r210 ou
superior, depende da necessidade do cliente.
outra opção é você adquirir os gabinetes de 1U da supermicro e lá montar
um servidor com placas Intel ou semelhantes em questão de qualidade.
Dependendo do cenário, os
2011/5/31 Erick Rodrigo erick@gmail.com:
É nada... ainda não tem suporte a IPv6...
Fiz propaganda do pfSense na empresa, quando fui mostrar funcionando, cade
IPv6? Não tinha onde configurar...
Já tem implementado em um clone do repo, assim que o 2.0 sair, vai ser
feito o merge. Vai ser
Em 31 de maio de 2011 14:40, Gustavo Freitas gst.frei...@gmail.comescreveu:
Lucas Dias
Qual desses ai vc citou utiliza shaping ? para controle de banda por
usuario estou querendo
implementar em um condomínio.
Em 31 de maio de 2011 14:34, Eduardo Schoedler
eschoed...@viavale.com.br
Não sou advogado, mas vejo a questão complicada:
O ideal seria a operadora de última milha sempre tentar comprar trânsito
de operadoras que tenham um backbone atraente no quesito qualidade de
acesso/velocidade.
Porém o que manda é o dinheiro, atualmente se tiver operadora vendendo
tráfego
2011/5/31 Gustavo Freitas gst.frei...@gmail.com:
Lucas Dias
Qual desses ai vc citou utiliza shaping ? para controle de banda por
usuario estou querendo
implementar em um condomínio.
http://doc.pfsense.org/index.php/Traffic_Shaping_Guide
--
Renato Botelho
-
Hehehehe.
Só pra não deixar vcs falarem que só falta fazer café... rs
Falta muita coisa ainda...
Na época, testei o Monowall, muito bom!
Em 31 de maio de 2011 14:44, Luiz Gustavo S. Costa
luizgust...@luizgustavo.pro.br escreveu:
Mas que falou que tem ipv6 ??? isso ta em desenvolvimento
2011/5/31 Erick Rodrigo erick@gmail.com:
Hehehehe.
Só pra não deixar vcs falarem que só falta fazer café... rs
Falta muita coisa ainda...
Ah sim, sempre falta, mas é legal ver que até agora na thread
a única feature citada que está faltando já está praticamente
desenvolvida, isso significa
Sobre a questão de ipv6 no pfsense, loguei num 2.0 aqui e em
System: Advanced: Networking
IPv6 Options
Tem 2 opções:
*Allow IPv6*
All IPv6 will be blocked unless this box is checked.
*Enable IPv4 NAT encapsulation of IPv6 packets*
This provides an RFC 2893 compatibility mechanism that can be
Dica, le o arquivo /etc/ttys na linha 42.
Para KDM altere a parte /usr/kicak/bin/xdm -nodaemon para o respectivo
caminho do kdm_start.
Para o GDM a mesma coisa.
Use o on e off para decidir se querem que inicializem a interface
grafica junto do boot ou não.
Att.
Em 31/5/2011 11:52, Leonardo
Não.
Na empresa, recebemos um bloco IPv6 /64, dai precisava configurar a wan com
um ip fornecido pela operadora (www.cti.com.br) e na LAN, distribuir o /64
que forneceram pra gente. Dai tentei de (quase) tudo pra configurar, mas não
habilitava a config do IPv6.
Se você habilitar estas opções, ele
2011/5/31 Erick Rodrigo erick@gmail.com:
Não.
Na empresa, recebemos um bloco IPv6 /64, dai precisava configurar a wan com
um ip fornecido pela operadora (www.cti.com.br) e na LAN, distribuir o /64
que forneceram pra gente. Dai tentei de (quase) tudo pra configurar, mas não
habilitava a
Em 31 de maio de 2011 15:19, Paulo Henrique BSD Brasil
paulo.rd...@bsd.com.br escreveu:
Dica, le o arquivo /etc/ttys na linha 42.
Para KDM altere a parte /usr/kicak/bin/xdm -nodaemon para o respectivo
caminho do kdm_start.
Para o GDM a mesma coisa.
Use o on e off para decidir se querem que
Eu prefiro alterar o tty e ter melhor controle !!!
Ponto de vista pessoal e individual !!
Através do tty é mais flexivel
Em 31/5/2011 15:41, Rodrigo Mosconi escreveu:
Em 31 de maio de 2011 15:19, Paulo Henrique BSD Brasil
paulo.rd...@bsd.com.br escreveu:
Dica, le o arquivo /etc/ttys na
2011/5/31 Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rd...@bsd.com.br:
Eu prefiro alterar o tty e ter melhor controle !!!
Ponto de vista pessoal e individual !!
Através do tty é mais flexivel
É que no caso do GDM, IIRC, o correto é iniciar pelo rc.conf
pois ele vai iniciar mais processos.
--
Renato
Em Tue, 31 May 2011 13:40:21 -0300
Joel Cappellesso cappelle...@gmail.com, conhecido consumidor/usuário
de drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:
Ola Pessoal,
O que vocês indicariam que seja free e possua gerenciamento via web?
Uma forma que possa ser gerenciado pelo usuário após a
Em Tue, 31 May 2011 14:42:17 -0300
Erick Rodrigo erick@gmail.com, conhecido consumidor/usuário de
drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:
É nada... ainda não tem suporte a IPv6...
Fiz propaganda do pfSense na empresa, quando fui mostrar funcionando,
cade IPv6? Não tinha onde
- traficante é o cara que tem um /20 de ipv4 pra vender
- se pegar com um /32 ou ate um /30 é considerado usuario, da nada ainda
- crack = nat de barra /32 ... nego faz milagre
chega de off aff.. rsrsrs
Em 31 de maio de 2011 15:31, Renato Botelho rbga...@gmail.com escreveu:
2011/5/31 Erick
Opsss... Erro de digitação... é tráfego! hahahahaha
Desculpas galera...
Mas enfim, eu também recomendo o PFSense!
Abraço.
Em 31 de maio de 2011 16:12, Luiz Gustavo S. Costa
luizgust...@luizgustavo.pro.br escreveu:
- traficante é o cara que tem um /20 de ipv4 pra vender
- se pegar com um /32
2011/5/31 Gustavo Freitas gst.frei...@gmail.com
Lucas Dias
Qual desses ai vc citou utiliza shaping ? para controle de banda por
usuario estou querendo
implementar em um condomínio.
pfSense com Squid transparente usando pools para controle de banda.
Acho que fica legal, nunca testei, pois
Em 31/05/2011, às 15:31, Renato Botelho escreveu:
2011/5/31 Erick Rodrigo erick@gmail.com:
Não.
Na empresa, recebemos um bloco IPv6 /64, dai precisava configurar a wan com
um ip fornecido pela operadora (www.cti.com.br) e na LAN, distribuir o /64
que forneceram pra gente. Dai tentei de
Blz pessoal, obrigado pelas respostas, irei testar o unbound
inicialmente, se o mesmo me atender bem ficarei com ele.
Grato pelas dicas!
Em 31/05/2011 14:30, Luiz Gustavo S. Costa escreveu:
Ninguém falou do PowerDNS:
[root@gringo] /usr/ports/dns/powerdns-recursor# cat pkg-descr
powerdns
Seria interessante existir algum mecanismo para detectar isto e punir os
responsáveis, que vão em desacordo com as políticas[1] que concordaram
ao receber o CIDR. No mínimo perder os blocos alugados a terceiros.
Já vi nesta linha até gente fazendo túnel ipsec prá poder revender
blocos a
Sugiro um teste com o PowerDNS também.
--
Eduardo Schoedler
-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
nome de fknet
Enviada em: terça-feira, 31 de maio de 2011 18:09
Para: freebsd@fug.com.br
Assunto: Re: [FUG-BR] Cache DNS - qual a
Em 31 de maio de 2011 14:56, Renato Frederick
ren...@frederick.eti.br escreveu:
Não sou advogado, mas vejo a questão complicada:
O ideal seria a operadora de última milha sempre tentar comprar trânsito
de operadoras que tenham um backbone atraente no quesito qualidade de
acesso/velocidade.
On Tue, 31 May 2011 11:52:25 -0300, Leonardo Augusto
lalin...@gmail.com wrote:
Legal,
Quero fazer isso numa maquina que tenho aqui.
Quais ports voce instalou ?
Podias dizer ai os pontos a ajustar para poupar o trabalhos dos que
tentarem fazer mesmo :)
Voce entra por default em shell
Obrigado pela ajuda de todos.
Só acredito que o pfsense não atenda na questão do MSN.
No pfsense eu poderia usar um ports? exemplo: /usr/ports/security/IMHear
Ou instalar de alguma forma ?
Até onde verifiquei não é possível.
Ou fazer o contrário , rodar um bsd e em cima algo com gerência web?
Em 31 de maio de 2011 18:54, Joel Cappellesso cappelle...@gmail.comescreveu:
Obrigado pela ajuda de todos.
Só acredito que o pfsense não atenda na questão do MSN.
Se for pra bloquear, vc pode usar um conjunto de regras com o Firewall,
Squid, ou ainda IMSpector
No pfsense eu poderia usar
Boa noite Galera,
Venho acompanhando a lista há algum tempo pelos arquivos e há pouco
tempo como assinante.
Migrei um servidor linux-centos-5.2 para FreeBSD 8.2 Release, nunca
tinha mexido com FreeBSD mas já tinha lido muito sobre o sistema.
De cara adorei o FreeBSD pela sua facilidade de
Valeu Lucas, vou experimentar o pfsense.
Joel
Em 31 de maio de 2011 19:37, Lucas Dias lucas...@gmail.com escreveu:
Em 31 de maio de 2011 18:54, Joel Cappellesso cappelle...@gmail.comescreveu:
Obrigado pela ajuda de todos.
Só acredito que o pfsense não atenda na questão do MSN.
Se for pra
baixei a ultima versao do freenas , to tentando criar um volume zfs
raid 1 porem da um erro e pede para editar o loader.conf porem via
linha de comando não consigo , li que posso editar pela interface mas
nao achei nesta versao 8.0 onde editar o arquivo
alguem poderia dar uma luz
att diogo
por acaso não está como EMBEDED a instalação
---
*Eduardo Wutzl*
Especialista Linux e FreeBSD
*LPI Certified*
*eduwu...@gmail.com*
*http://eduardo.allcomnet.net.brhttp://www.allcomnet.net.br/~eduardo.wutzl/
instalei num pen drive sera que é por isso ?
tentei colocar a partição como escrita nao rolou
att diogo
Em 31 de maio de 2011 22:15, eduwu...@gmail.com eduwu...@gmail.com escreveu:
por acaso não está como EMBEDED a instalação
mount -rw /particao
deve rolar...
Acho que é isso sim
---
*Eduardo Wutzl*
Especialista Linux e FreeBSD
*LPI Certified*
*eduwu...@gmail.com*
*http://eduardo.allcomnet.net.brhttp://www.allcomnet.net.br/~eduardo.wutzl/
sim agora foi ... aproveitando o gancho to instalando pela primeira
vez .. acredito que vc ja tenha alguma experiencia com o freenas ..
tem como rodar em ambiente de produção com maquinas virtuais no freenas
vc tem alguma experiencia ? poderia reportar
att diogo
Em 31 de maio de 2011
Não entendi sua dúvida.
Voce quer subir o FreeNAS sendo virtual? O FreeNAS sendo uma VM?
Eu não testei, mas não vejo problemas não!
---
*Eduardo Wutzl*
Especialista Linux e FreeBSD
*LPI Certified*
*eduwu...@gmail.com*
nao nao
quero colocar as vm dentro dele
com um storage mesmo profissa faria
Em 31 de maio de 2011 22:49, eduwu...@gmail.com eduwu...@gmail.com escreveu:
Não entendi sua dúvida.
Voce quer subir o FreeNAS sendo virtual? O FreeNAS sendo uma VM?
Eu não testei, mas não vejo problemas não!
boa noite , to tentando criar um volume raid 1 zfs como ufs nao
consigo da a seguinte mensagem
volume /mnt/volume Error getting used space (Error)Error getting
available space Error getting total space
alguem saberia me dizer pq ?
aparentemente os hds estao bons , sao
Pessoal,
Atualmente usamos o FreeBSD 8 como firewall no rack dentro do
datacenter em co-location, mas gostaria de uma solução web para
facilitar backups e manutenções. Pois quando mais gente coloca a mão,
por mais que documente, nunca fica 100%. Pelo menos se tiver uma
ferramenta web padronizada,
Olá,
Sim, o pfSense é um ambiente ideal para redes pequenas e para redes
grandes, ele tem como sistema base o FreeBSD (serie 7 para a versão
1.2.3 e serie 8 para a versão 2.0) e vai contar com todos os recursos
que o freebsd já te oferece no rack.
Só que você vai ter a vantagem de ter um
Luiz,
Você aconselha rodar como livecd ou mesmo em pendrive?
Ou ainda, o que acha de rodar numa VM?
Em 1 de junho de 2011 01:17, Luiz Gustavo S. Costa
luizgust...@luizgustavo.pro.br escreveu:
Olá,
Sim, o pfSense é um ambiente ideal para redes pequenas e para redes
grandes, ele tem como
74 matches
Mail list logo