Re: [FUG-BR] Limitar o uso de streaming no FreeBSD

2007-07-11 Por tôpico Nilson Debatin
Procure pela opcao Delay Pools do squid, nela vc
pode limitar a banda baseado em varias coisas como
extensoes, aqui eu limito .mp3, avi, asf... e por ai
vai.

[]s
Nilson

On Tue, 2007-07-10 at 19:10 -0300, Marcio Antunes wrote:
 Galera, saudações..
 
 Como seria limitar a banda para esse tipo de aplicação, ou seja, não
 quero bloquear, mas querodeixar uma lentidão e que desita. usando o PF
 ou até mesmo o Squid.
 
 Encontrei no vivalinux.. uma que é para bloquear.. mas isso não não quero..
 
 Alguem tem alguma dica ?
 
 Obrigado..
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Azureus e P2P em geral + IPFW

2007-07-11 Por tôpico Ygor Thomaz
Senhores,

liberei as portas do Azureus e outros P2P no meu firewall IPFW,
como sou novo no IPFW vim tentando já a algum tempo fazer com que
ele funcione aqui na rede.

Pergunta existe algum pulo do gato para conexoes deste tipo no IPFW ?

As regras que utilizo para liberar o Azureus e não funciona é :

... allow tcp from 192.168.50.3 to any dst-port 6881 in via de0
... allow tcp from 200.166.11.9 to any dst-port 6881 out via rl0

As interfaces estao corretas pois uso a mesma regra com mais portas
para abrir outros servicos.

O ip 192.168.50.3 é do meu firewall interno, ou seja:

IP da minha maquina com o azureus instalado é: 192.168.0.10 com
gateway 192.168.0.1
Maquina Firewall interno: A interface 192.168.0.1 recebe o pacote e
sai por 192.168.50.3 indo apra o IPFW com este endereço.

Abracos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Terminal grafico...

2007-07-11 Por tôpico Samuel Correa Bueno
Apenas um comentario. Sempre vejo respostas aqui na lista do tipo: 
Procure no Google, etc e tal.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Eu uso o Google pra 
resolver 99% dos meus problemas. Porem o 1% que ele não tem é a 
experiencia de companheiros. A minha pergunta é exatamente neste 
sentido. Do universo de Terminais graficos disponiveis, qual a sua 
opiniao pessoal a respeito de qualquer um ? Isso não mata ninguem e 
ajuda muito outros.

Estou neste ramo desde que a unica ferramenta de busca era um tal de 
Mosaic Find e o usava muito.

Se a resposta for tão obvia que não vale resposta, não responda que é 
melhor que uma resposta rispida.

Quanto ao X Server, eu instalei o CygWin-X e parece muito bom, mas é 
pesado pra dedel, para o que estou precisando no momento está otimo, mas 
talvez eu precise de um mais leve no futuro. Não conhecia a ferramenta 
XTerm do SSH, estou experimentando tambem.

[]s

Samuel

Thiago Costa escreveu:

Em Terça 10 Julho 2007 22:15, Nilton Jose Rizzo escreveu:
  

On Tue, 10 Jul 2007 14:29:24 -0300, GuilhermeTell wrote



putty (mais simples)
   ssh secure shell (mais completo)
  

  Gratuito eu nunca vi, mas procure X server for windows
  Use o google ele é seu amigo do peito :)




-- 
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
 acredita-se estar livre de perigo.

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] /tmp = MFS + UFS, tem como?

2007-07-11 Por tôpico Marcelo Vilela
Olá,

Tem como eu montar um /tmp que seja parte montado em memória e parte
em HD? Ou montar dois tmps para que use primeiro em memória e depois
em HD?

Abraços,
Marcelo Vilela.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Azureus e P2P em geral + IPFW

2007-07-11 Por tôpico William Grzybowski
Oi,

Se eu entendi bem..
Creio que você precisa liberar tambem tais portas origem, e nao destino...
src-port..

Nao tenho muita experiencia com firewall tambem portanto nao sei se essa
informacao eh consistente :)

[]s

William


On 7/11/07, Ygor Thomaz [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Senhores,

 liberei as portas do Azureus e outros P2P no meu firewall IPFW,
 como sou novo no IPFW vim tentando já a algum tempo fazer com que
 ele funcione aqui na rede.

 Pergunta existe algum pulo do gato para conexoes deste tipo no IPFW ?

 As regras que utilizo para liberar o Azureus e não funciona é :

 ... allow tcp from 192.168.50.3 to any dst-port 6881 in via de0
 ... allow tcp from 200.166.11.9 to any dst-port 6881 out via rl0

 As interfaces estao corretas pois uso a mesma regra com mais portas
 para abrir outros servicos.

 O ip 192.168.50.3 é do meu firewall interno, ou seja:

 IP da minha maquina com o azureus instalado é: 192.168.0.10 com
 gateway 192.168.0.1
 Maquina Firewall interno: A interface 192.168.0.1 recebe o pacote e
 sai por 192.168.50.3 indo apra o IPFW com este endereço.

 Abracos
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
William Grzybowski
--
// a light in the black, or just fear of the dark //
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [off-topic] Serviço Free-lance

2007-07-11 Por tôpico willien . fernandes
Serviço em SP capital (presencial na empresa)

Conhecimentos em roteamento, Freebsd, ipfw, nat, vpn.

disponibilidade - horário comercial.

Favor especificar valor/h e/ou valor por dia.

Obs: Respostas em pvt.

Att,

Willien

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Falha no kernel novo do linux

2007-07-11 Por tôpico Leandro Malaquias
Após o lançamento do novo kernel do linux 2.6.22.1 uma vulnerabilidade foi
encontrada nos primeiros 5 minutos.
Vejam os dois últimos comenários (De *Greg Kroah e **Patrick McHardy
*NETFILTER:
{ip, nf}_conntrack_sctp: fix remotely
trigge)http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-2.6.22.y.git;a=commit;h=8b1d585987bbac55cde85650b47b8eaebce54e13
.

http://git.kernel.org/?p=linux%2Fkernel%2Fgit%2Fstable%2Flinux-2.6.22.y.git;a=summary

flw,
-- 
Linux are for those who hate Windows
BSD are for those who love Unix
# echo
'[q]sa[ln0=aln256%Pln256/snlbx]sb3135071790101768542287578439snlbxq'|dc
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] mpd e radius (final e arquivos de conf)

2007-07-11 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
 
Márcio Luciano Donada escreveu:
 Boa tarde, Alguém tem o mpd funcionando com o radius? Gostaria de
 trocar umas idéias em off mesmo.

 Abraço,

Depois de muita briga com o mpd e radius, passo abaixo a configuração
para autenticação do mpd e radius no ldap.

mpd.conf:

default:
load pptp

pptp:
load pptp1
load pptp2
load pptp3
load pptp4

pptp0:
new -i ng1 pptp0 pptp0
load pptp-conf
set ipcp ranges 121.1.254.254/32 121.1.254.100/32

pptp1:
new -i ng1 pptp1 pptp1
load pptp-conf
set ipcp ranges 121.1.254.254/32 121.1.254.101/32

pptp2:
new -i ng2 pptp2 pptp2
load pptp-conf
set ipcp ranges 121.1.254.254/32 121.1.254.102/32

pptp3:
new -i ng3 pptp3 pptp3
load pptp-conf
set ipcp ranges 121.1.254.254/32 121.1.254.103/32

pptp4:
new -i ng4 pptp4 pptp4
load pptp-conf
set ipcp ranges 121.1.254.254/32 121.1.254.104/32

pptp5:
new -i ng5 pptp5 pptp5
load pptp-conf
set ipcp ranges 121.1.254.254/32 121.1.254.105/32

pptp-conf:
load radius
set bundle yes radius-acct
set iface disable on-demand
set iface enable proxy-arp
set iface idle 1800
set bundle disable multilink
set link yes acfcomp protocomp
set link no pap chap
set link enable chap
set link keep-alive 10 240
set ipcp yes vjcomp
set ipcp nbns 200.228.43.2
set ipcp dns 200.228.43.2
set bundle enable compression
set ccp yes mppc
set ccp yes mpp-e40
set ccp yes mpp-e128
set ccp yes mpp-stateless

radius:
set radius config /etc/radius/radius.conf
set radius retries 3
set radius timeout 3
set radius acct-update 300
set bundle enable radius-auth radius-fallback
set bundle enable radius-acct
set iface enable radius-idle radius-session radius-mtu
radius-route
set bundle enable compression
set ccp yes mppc
set ccp enable radius


no radiusd.conf:

prefix = /usr/local
exec_prefix = ${prefix}
sysconfdir = ${prefix}/etc
localstatedir = /var
sbindir = ${exec_prefix}/sbin
logdir = /var/log
raddbdir = ${sysconfdir}/raddb
radacctdir = ${logdir}/radacct

confdir = ${raddbdir}
run_dir = ${localstatedir}/run/radiusd
log_file = ${logdir}/radius.log
libdir = ${exec_prefix}/lib
pidfile = ${run_dir}/radiusd.pid
max_request_time = 30
delete_blocked_requests = no
cleanup_delay = 5
max_requests = 1024
bind_address = *
port = 0
hostname_lookups = no
allow_core_dumps = no
regular_expressions = yes
extended_expressions= yes
log_stripped_names = no
log_auth = yes
log_auth_badpass = no
log_auth_goodpass = no
usercollide = no
lower_user = no
lower_pass = no
nospace_user = no
nospace_pass = no
checkrad = ${sbindir}/checkrad
$INCLUDE  ${confdir}/clients.conf


modules {
mschap {
authtype = MS-CHAP
}
ldap {
server = localhost
basedn = ou=Users,dc=auroraalimentos,dc=com,dc=br
filter = (uid=%{Stripped-User-Name:-%{User-Name}})
start_tls = no
ldap_connections_number = 5
timeout = 4
timelimit = 3
net_timeout = 1
}
}
authorize {
ldap
mschap
}
authenticate {
Auth-Type MS-CHAP {
mschap
}
}


/usr/local/etc/raddb/users (importantíssimo)
DEFAULT Auth-Type = LDAP Fall-Through = 1

cd /etc/radius.conf
acct 127.0.0.1 senha_do_cliente_radius
auth 127.0.0.1 senha_do_cliente_radius

Acho que era isso.

Abraço,




-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
 
iD8DBQFGlOJmbjyCr4Ixg0wRAjZTAJ9Lulo8apTrQAccWc68ZcGOmsZdJwCgheBT
Xdv42UStNVHgt7Rx16WC1Mo=
=hbuZ
-END PGP SIGNATURE-

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Falha no kernel novo do linux

2007-07-11 Por tôpico Marcus Alves Grando
Pessoal,

Vamos evitar esses off-topics. Essa lista não tem *nada* a ver com linux.

Atenciosamente

Leandro Malaquias wrote:
 Após o lançamento do novo kernel do linux 2.6.22.1 uma vulnerabilidade foi
 encontrada nos primeiros 5 minutos.
 Vejam os dois últimos comenários (De *Greg Kroah e **Patrick McHardy
 *NETFILTER:
 {ip, nf}_conntrack_sctp: fix remotely
 trigge)http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-2.6.22.y.git;a=commit;h=8b1d585987bbac55cde85650b47b8eaebce54e13
 .
 
 http://git.kernel.org/?p=linux%2Fkernel%2Fgit%2Fstable%2Flinux-2.6.22.y.git;a=summary
 
 flw,

-- 
Marcus Alves Grando
marcus(at)sbh.eng.br | Personal
mnag(at)FreeBSD.org  | FreeBSD.org
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[OFF TOPIC] sugest�o de placa de rede gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Luis Henrique Carrara
Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu super, hiper, 
mega, master, blaster roteador plus :o)
Tem que ser uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for PCI-
X terei que trocar a placa mãe.
Pela experiência, qual(is) modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá 
suportar cerca de 350 máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?

Desde já agradeço
Abraços
Henrique
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Nilson Debatin
As Broadcom gigabit são muito boas, e funcionam em PCI normal...


On Wed, 2007-07-11 at 13:42 +, Luis Henrique Carrara wrote:
 Ol pessoal. Estou em processo de migrao para gigabit do meu super, hiper, 
 mega, master, blaster roteador plus :o)
 Tem que ser uma placa Gigabit, par tranado e PCI, de preferncia. Se for PCI-
 X terei que trocar a placa me.
 Pela experincia, qual(is) modelo(s) possui(em) um bom desempenho pr 
 suportar cerca de 350 mquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?
 
 Desde j agradeo
 Abraos
 Henrique
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Marcelo Duarte
Luis Henrique Carrara escreveu:
 Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu super, hiper, 
 mega, master, blaster roteador plus :o)
 Tem que ser uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for PCI-
 X terei que trocar a placa mãe.
 Pela experiência, qual(is) modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá 
 suportar cerca de 350 máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?
 
 Desde já agradeço
 Abraços
 Henrique

Fala Henrique !!!

Quer giga mesmo  Vai precisar dos slots PCI Express ...

Forfe
São Carlos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Cristiano Maynart Pereira

Tenho Broadcom suportando umas 1500 máquinas em um roteador e também em alguns 
servidores, funcionando a quase 1 ano. Estou satisfeito e não tive nenhum 
problema até agora.


Cristiano Maynart Pereira
 

 -Original Message-
 From: [EMAIL PROTECTED] 
 [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Luis Henrique Carrara
 Sent: quarta-feira, 11 de julho de 2007 10:43
 To: freebsd@fug.com.br
 Subject: [OFF TOPIC] sugestão de placa de rede gigabit para servidor
 
 Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do 
 meu super, hiper, mega, master, blaster roteador plus :o) Tem 
 que ser uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de 
 preferência. Se for PCI- X terei que trocar a placa mãe.
 Pela experiência, qual(is) modelo(s) possui(em) um bom 
 desempenho prá suportar cerca de 350 máquinas e que, claro, 
 tenho suporte para FreeBSD?
 
 Desde já agradeço
 Abraços
 Henrique
 
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
 
Luis Henrique Carrara escreveu:
 Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu
 super, hiper, mega, master, blaster roteador plus :o) Tem que ser
 uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for PCI-
 X terei que trocar a placa mãe. Pela experiência, qual(is)
 modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá suportar cerca de 350
 máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?



Geralmente as interfaces com melhor desempenho no FreeBSD são as intel
e as famosas 3com. Abraço,
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
 
iD8DBQFGlO33bjyCr4Ixg0wRAhfeAJ9mETIXrM1Dxk9EYlCCos6W+RKHxQCgkfQ8
2cxUQvDoG+k+yccaJ+mII0U=
=fx1m
-END PGP SIGNATURE-

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Alex de Lima Silvestri - DX4
   Olá Luiz,
   Tive boas experiencias com as seguintes placas
   Para Slot PCI-X 1x: Placa HP NC320T , utiliza o driver nve . Valor: R$
   700,00 (Muito Boa)
   Para Slot PCI: Placa NC1020, Valor: R$ 400,00 (Muito Boa também),
   lembrando que PCI-X, o barramento é bem mais rapido.
   Mais se lembre do seguinte, não adianta nada você ter uma placa de rede
   gigabit boa, se não tiver uma rede bem estrutura, com bom switchs
   gigas, placas, etc.
   Abraços,
   Alex

Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu super, hiper,
mega, master, blaster roteador plus :o)
Tem que ser uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for PCI-
X terei que trocar a placa mãe.
Pela experiência, qual(is) modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá
suportar cerca de 350 máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?

Desde já agradeço
Abraços
Henrique



-
Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

   7

References

   1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Edwin Floriani (Ghost)
Inclusive a HP utiliza placas Broadcom nos seus equipamentos de linha. São
muito boas sim.

Abraços

Édwin Floriani


On 7/11/07, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED] wrote:

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Luis Henrique Carrara escreveu:
  Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu
  super, hiper, mega, master, blaster roteador plus :o) Tem que ser
  uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for PCI-
  X terei que trocar a placa mãe. Pela experiência, qual(is)
  modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá suportar cerca de 350
  máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?
 
 

 Geralmente as interfaces com melhor desempenho no FreeBSD são as intel
 e as famosas 3com. Abraço,
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

 iD8DBQFGlO33bjyCr4Ixg0wRAhfeAJ9mETIXrM1Dxk9EYlCCos6W+RKHxQCgkfQ8
 2cxUQvDoG+k+yccaJ+mII0U=
 =fx1m
 -END PGP SIGNATURE-

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Congrats,
   Edwin Floriani
Networking for People
Slackware Linux  Inside
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugest�o de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Luis Henrique Carrara
Só mais uma dúvida. O barramento PCI é suficiente para transferir uma taxa de 
1Gbit? Deve ser né, senão não teria placas PCI nesta velocidade.


Edwin Floriani (Ghost) [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Inclusive a HP utiliza placas Broadcom nos seus equipamentos de linha. São
 muito boas sim.
 
 Abraços
 
 Édwin Floriani
 
 
 On 7/11/07, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
  -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
  Hash: SHA1
 
  Luis Henrique Carrara escreveu:
   Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu
   super, hiper, mega, master, blaster roteador plus :o) Tem que ser
   uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for PCI-
   X terei que trocar a placa mãe. Pela experiência, qual(is)
   modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá suportar cerca de 350
   máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?
  
  
 
  Geralmente as interfaces com melhor desempenho no FreeBSD são as intel
  e as famosas 3com. Abraço,
  -BEGIN PGP SIGNATURE-
  Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
  Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
 
  iD8DBQFGlO33bjyCr4Ixg0wRAhfeAJ9mETIXrM1Dxk9EYlCCos6W+RKHxQCgkfQ8
  2cxUQvDoG+k+yccaJ+mII0U=
  =fx1m
  -END PGP SIGNATURE-
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 
 
 -- 
 Congrats,
Edwin Floriani
 Networking for People
 Slackware Linux  Inside
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



-- 
-
Luis Henrique Carrara
henrique//arroba//dema/ufscar/br
Network/System/Security Administrator
-
FreeBSD: The Power To Serve
-


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Silmar Oliveira
Olá, lista

Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
semelhança do que deu pau.
Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo, li
sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não sincronizam
imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me corrijam
se eu estiver errado)
Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e gostaria
que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente no
outro.
Há alguma solução assim? (ou parecida?)
Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?

Desde já agradeço a todos.
Abs,

Silmar Antonio
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Bruno Torres Viana
Olá,

 Tenho aqui um proxy que trabalha desta forma, são duas máquinas
utilizando o rsync e o carp. Eu havia pego o sistema já pronto, sendo assim
resolvi configurar o carp em uma máquina virtual para poder estudar. Se
precisar de alguma coisa posso te passar as dicas para configurar o CARP já
que apanhei pra botar pra funcionar.

  A única perca que tive quando desliguei o principal foi em um
pacote, mas nem chegou a perder, só aumentou os mile segundos. Agora se
tiver uma diferença de 5 minutos na sincornização acretido que não vai ter
grandes perdas!

Espero ter ajudado!

Em 11/07/07, Silmar Oliveira [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Olá, lista

 Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
 funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
 Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
 semelhança do que deu pau.
 Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo, li
 sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não sincronizam
 imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me corrijam
 se eu estiver errado)
 Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e gostaria
 que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente no
 outro.
 Há alguma solução assim? (ou parecida?)
 Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?

 Desde já agradeço a todos.
 Abs,

 Silmar Antonio
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
---
Profº Bruno Torres Viana
Cel: (73) 8123-7620
http://www.fatmsg.edu.br

Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja ignorante
por opção!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: [OFF TOPIC] sugestão de pla ca de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Renato Frederick
Sim e não

O barramento PCI trabalha a 32bits, então a velocidade dele é 132MB/s.

Se você fizer as contas, chegará a conclusão que 1gigabit = 125MB/s. Então,
fica no limite. Só que o PCI é compartilhado com o resto do sistema, então a
velocidade nunca será total, porque os 8MB que sobram não satisfaz as
outras requisições que trafegam por PCI(áudio, vídeo - se não for AGP,
outras placas ethernet, etc).

Placas mãe de qualidade de servidores robustos trabalham com placas gigabit
onboard conectadas ao pci Express, que tem a velocidade de 250MB/s(na versão
1x), trabalhando com folga! Lembrando que placas novas tem pci-express 16x,
que dá 4GB/s! ;)
Hoje mesmo estive com um Dell com a broadcom, 100% compatível com o BSD 6.2.
esta placa está vindo em diversos servidores de 1a linha, não vejo as Intel,
não sei porque.

Abraços



 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome de Luis Henrique Carrara
 Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 11:23
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD
 Assunto: Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit
 para servidor
 
 Só mais uma dúvida. O barramento PCI é suficiente para transferir uma
 taxa de 1Gbit? Deve ser né, senão não teria placas PCI nesta
 velocidade.
 
 
 Edwin Floriani (Ghost) [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
  Inclusive a HP utiliza placas Broadcom nos seus equipamentos de
 linha. São
  muito boas sim.
 
  Abraços
 
  Édwin Floriani
 
 
  On 7/11/07, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
 wrote:
  
   -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
   Hash: SHA1
  
   Luis Henrique Carrara escreveu:
Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu
super, hiper, mega, master, blaster roteador plus :o) Tem que ser
uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for
 PCI-
X terei que trocar a placa mãe. Pela experiência, qual(is)
modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá suportar cerca de 350
máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?
   
   
  
   Geralmente as interfaces com melhor desempenho no FreeBSD são as
 intel
   e as famosas 3com. Abraço,
   -BEGIN PGP SIGNATURE-
   Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
   Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
  
   iD8DBQFGlO33bjyCr4Ixg0wRAhfeAJ9mETIXrM1Dxk9EYlCCos6W+RKHxQCgkfQ8
   2cxUQvDoG+k+yccaJ+mII0U=
   =fx1m
   -END PGP SIGNATURE-
  
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
 
 
 
  --
  Congrats,
 Edwin Floriani
  Networking for People
  Slackware Linux  Inside
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 
 
 --
 -
 Luis Henrique Carrara
 henrique//arroba//dema/ufscar/br
 Network/System/Security Administrator
 -
 FreeBSD: The Power To Serve
 -
 


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Renato Frederick
Não tem um problema com sessões PHP? Não sei se foi aqui ou em outra lista
que foi levantado a questão das sessões quebrarem se o servidor for
alterado, exigindo por exemplo que o cliente voltasse a fazer logon, e
outros efeitos.



 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome de Bruno Torres Viana
 Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 12:32
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web
 
 Olá,
 
  Tenho aqui um proxy que trabalha desta forma, são duas
 máquinas
 utilizando o rsync e o carp. Eu havia pego o sistema já pronto, sendo
 assim
 resolvi configurar o carp em uma máquina virtual para poder estudar. Se
 precisar de alguma coisa posso te passar as dicas para configurar o
 CARP já
 que apanhei pra botar pra funcionar.
 
   A única perca que tive quando desliguei o principal foi em um
 pacote, mas nem chegou a perder, só aumentou os mile segundos. Agora se
 tiver uma diferença de 5 minutos na sincornização acretido que não vai
 ter
 grandes perdas!
 
 Espero ter ajudado!
 
 Em 11/07/07, Silmar Oliveira [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
  Olá, lista
 
  Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
  funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
  Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
  semelhança do que deu pau.
  Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo, li
  sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não sincronizam
  imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me corrijam
  se eu estiver errado)
  Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e gostaria
  que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente no
  outro.
  Há alguma solução assim? (ou parecida?)
  Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?
 
  Desde já agradeço a todos.
  Abs,
 
  Silmar Antonio
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 
 
 --
 ---
 Profº Bruno Torres Viana
 Cel: (73) 8123-7620
 http://www.fatmsg.edu.br
 
 Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja
 ignorante
 por opção!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



smime.p7s
Description: S/MIME cryptographic signature
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Bruno Torres Viana
Olha só, sem querer levantar polemica ou fugir do assunto!

  A probabilidade de um servidor cair é muito pequena. É por isso
que usamos o FreeBSD por ser um SO maduro e estável! É claro que temos
sempre uma pequena perda. Não entendi o arquivo em anexo!

[]´s

Em 11/07/07, Renato Frederick [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Não tem um problema com sessões PHP? Não sei se foi aqui ou em outra lista
 que foi levantado a questão das sessões quebrarem se o servidor for
 alterado, exigindo por exemplo que o cliente voltasse a fazer logon, e
 outros efeitos.



  -Mensagem original-
  De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
  nome de Bruno Torres Viana
  Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 12:32
  Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  Assunto: Re: [FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web
 
  Olá,
 
   Tenho aqui um proxy que trabalha desta forma, são duas
  máquinas
  utilizando o rsync e o carp. Eu havia pego o sistema já pronto, sendo
  assim
  resolvi configurar o carp em uma máquina virtual para poder estudar. Se
  precisar de alguma coisa posso te passar as dicas para configurar o
  CARP já
  que apanhei pra botar pra funcionar.
 
A única perca que tive quando desliguei o principal foi em um
  pacote, mas nem chegou a perder, só aumentou os mile segundos. Agora se
  tiver uma diferença de 5 minutos na sincornização acretido que não vai
  ter
  grandes perdas!
 
  Espero ter ajudado!
 
  Em 11/07/07, Silmar Oliveira [EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
   Olá, lista
  
   Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
   funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
   Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
   semelhança do que deu pau.
   Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo, li
   sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não sincronizam
   imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me corrijam
   se eu estiver errado)
   Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e gostaria
   que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente no
   outro.
   Há alguma solução assim? (ou parecida?)
   Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?
  
   Desde já agradeço a todos.
   Abs,
  
   Silmar Antonio
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
 
 
 
  --
  ---
  Profº Bruno Torres Viana
  Cel: (73) 8123-7620
  http://www.fatmsg.edu.br
 
  Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja
  ignorante
  por opção!
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd





-- 
---
Profº Bruno Torres Viana
Cel: (73) 8123-7620
http://www.fatmsg.edu.br

Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja ignorante
por opção!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Alessandro de Souza Rocha
Em 11/07/07, Renato Frederick[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Sim e não

 O barramento PCI trabalha a 32bits, então a velocidade dele é 132MB/s.

 Se você fizer as contas, chegará a conclusão que 1gigabit = 125MB/s. Então,
 fica no limite. Só que o PCI é compartilhado com o resto do sistema, então a
 velocidade nunca será total, porque os 8MB que sobram não satisfaz as
 outras requisições que trafegam por PCI(áudio, vídeo - se não for AGP,
 outras placas ethernet, etc).

 Placas mãe de qualidade de servidores robustos trabalham com placas gigabit
 onboard conectadas ao pci Express, que tem a velocidade de 250MB/s(na versão
 1x), trabalhando com folga! Lembrando que placas novas tem pci-express 16x,
 que dá 4GB/s! ;)
 Hoje mesmo estive com um Dell com a broadcom, 100% compatível com o BSD 6.2.
 esta placa está vindo em diversos servidores de 1a linha, não vejo as Intel,
 não sei porque.

 Abraços



  -Mensagem original-
  De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
  nome de Luis Henrique Carrara
  Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 11:23
  Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD
  Assunto: Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugestão de placa de re de gigabit
  para servidor
 
  Só mais uma dúvida. O barramento PCI é suficiente para transferir uma
  taxa de 1Gbit? Deve ser né, senão não teria placas PCI nesta
  velocidade.
 
 
  Edwin Floriani (Ghost) [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
   Inclusive a HP utiliza placas Broadcom nos seus equipamentos de
  linha. São
   muito boas sim.
  
   Abraços
  
   Édwin Floriani
  
  
   On 7/11/07, Márcio Luciano Donada [EMAIL PROTECTED]
  wrote:
   
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
   
Luis Henrique Carrara escreveu:
 Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu
 super, hiper, mega, master, blaster roteador plus :o) Tem que ser
 uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for
  PCI-
 X terei que trocar a placa mãe. Pela experiência, qual(is)
 modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá suportar cerca de 350
 máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?


   
Geralmente as interfaces com melhor desempenho no FreeBSD são as
  intel
e as famosas 3com. Abraço,
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
   
iD8DBQFGlO33bjyCr4Ixg0wRAhfeAJ9mETIXrM1Dxk9EYlCCos6W+RKHxQCgkfQ8
2cxUQvDoG+k+yccaJ+mII0U=
=fx1m
-END PGP SIGNATURE-
   
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   
  
  
  
   --
   Congrats,
  Edwin Floriani
   Networking for People
   Slackware Linux  Inside
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
 
 
 
  --
  -
  Luis Henrique Carrara
  henrique//arroba//dema/ufscar/br
  Network/System/Security Administrator
  -
  FreeBSD: The Power To Serve
  -
 


 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


vc pode usa tambem 3com ou intel de 1Gbit, sao muito boas tambem.

-- 
Alessandro de Souza Rocha
Administrador de Redes e Sistemas
Freebsd-BR User #117
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Marcio Antunes
Fala brow.. tudo com o trabalho.. vai colocar em pratica o projeto ??

Olha pelo que saiba se utilizar o carp não se usa o cron, certamente
vc ja viu este artigo que ja te mostrei..

http://www.fug.com.br/content/view/124/60/
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=3937
http://www.countersiege.com/doc/pfsync-carp/

ou então este artigo usando o OpenBSD
http://www.samag.com/documents/s=9658/sam0505e/

já fiz em um ambiente usando o pfsense.. é show de bola principalmente
para firewall
veja aqui..

http://pfsense.bol2riz.com/tutorials/carp/carp_failoversim.htm

clica no link Bol2riz Team e verá uma simulação

ftp://reflection.ncsa.uiuc.edu/pub/pfSense/tutorials/carp/carp-cluster-new.htm

clica no link NCSA e verá uma simulação

Quanto as sessoes autenticadaes acho que tambem depende das
configurações da aplicação configurando o PHP correnta..

Qualquer coisa é só postar...

Valow brow..e um abraço..


Em 11/07/07, Bruno Torres Viana[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Olha só, sem querer levantar polemica ou fugir do assunto!

   A probabilidade de um servidor cair é muito pequena. É por isso
 que usamos o FreeBSD por ser um SO maduro e estável! É claro que temos
 sempre uma pequena perda. Não entendi o arquivo em anexo!

 []´s

 Em 11/07/07, Renato Frederick [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
  Não tem um problema com sessões PHP? Não sei se foi aqui ou em outra lista
  que foi levantado a questão das sessões quebrarem se o servidor for
  alterado, exigindo por exemplo que o cliente voltasse a fazer logon, e
  outros efeitos.
 
 
 
   -Mensagem original-
   De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
   nome de Bruno Torres Viana
   Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 12:32
   Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
   Assunto: Re: [FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web
  
   Olá,
  
Tenho aqui um proxy que trabalha desta forma, são duas
   máquinas
   utilizando o rsync e o carp. Eu havia pego o sistema já pronto, sendo
   assim
   resolvi configurar o carp em uma máquina virtual para poder estudar. Se
   precisar de alguma coisa posso te passar as dicas para configurar o
   CARP já
   que apanhei pra botar pra funcionar.
  
 A única perca que tive quando desliguei o principal foi em um
   pacote, mas nem chegou a perder, só aumentou os mile segundos. Agora se
   tiver uma diferença de 5 minutos na sincornização acretido que não vai
   ter
   grandes perdas!
  
   Espero ter ajudado!
  
   Em 11/07/07, Silmar Oliveira [EMAIL PROTECTED] escreveu:
   
Olá, lista
   
Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
semelhança do que deu pau.
Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo, li
sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não sincronizam
imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me corrijam
se eu estiver errado)
Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e gostaria
que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente no
outro.
Há alguma solução assim? (ou parecida?)
Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?
   
Desde já agradeço a todos.
Abs,
   
Silmar Antonio
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   
  
  
  
   --
   ---
   Profº Bruno Torres Viana
   Cel: (73) 8123-7620
   http://www.fatmsg.edu.br
  
   Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja
   ignorante
   por opção!
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 


 --
 ---
 Profº Bruno Torres Viana
 Cel: (73) 8123-7620
 http://www.fatmsg.edu.br

 Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja ignorante
 por opção!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Renato Frederick
Arquivo em anexo deve ser a minha assinatura digital.

O servidor pode não cair, por usar freebsd, xenix, aix, solaris seja lá o
que for, mas a fonte pode queimar, o HD parar e o RAID fazer gargalo de I/O,
o link primário sair do ar etc etc.

Não só de OS vive a disponibilidade de serviços para a Internet, não é? :)


 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome de Bruno Torres Viana
 Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 13:44
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] RES: Alta disponibilidade em Servidor Web
 
 Olha só, sem querer levantar polemica ou fugir do assunto!
 
   A probabilidade de um servidor cair é muito pequena. É por
 isso
 que usamos o FreeBSD por ser um SO maduro e estável! É claro que temos
 sempre uma pequena perda. Não entendi o arquivo em anexo!
 
 []´s
 
 Em 11/07/07, Renato Frederick [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
  Não tem um problema com sessões PHP? Não sei se foi aqui ou em outra
 lista
  que foi levantado a questão das sessões quebrarem se o servidor for
  alterado, exigindo por exemplo que o cliente voltasse a fazer logon,
 e
  outros efeitos.
 
 
 
   -Mensagem original-
   De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
 Em
   nome de Bruno Torres Viana
   Enviada em: quarta-feira, 11 de julho de 2007 12:32
   Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
   Assunto: Re: [FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web
  
   Olá,
  
Tenho aqui um proxy que trabalha desta forma, são duas
   máquinas
   utilizando o rsync e o carp. Eu havia pego o sistema já pronto,
 sendo
   assim
   resolvi configurar o carp em uma máquina virtual para poder
 estudar. Se
   precisar de alguma coisa posso te passar as dicas para configurar o
   CARP já
   que apanhei pra botar pra funcionar.
  
 A única perca que tive quando desliguei o principal foi
 em um
   pacote, mas nem chegou a perder, só aumentou os mile segundos.
 Agora se
   tiver uma diferença de 5 minutos na sincornização acretido que não
 vai
   ter
   grandes perdas!
  
   Espero ter ajudado!
  
   Em 11/07/07, Silmar Oliveira [EMAIL PROTECTED]
 escreveu:
   
Olá, lista
   
Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
semelhança do que deu pau.
Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo,
 li
sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não
 sincronizam
imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me
 corrijam
se eu estiver errado)
Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e
 gostaria
que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente
 no
outro.
Há alguma solução assim? (ou parecida?)
Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?
   
Desde já agradeço a todos.
Abs,
   
Silmar Antonio
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   
  
  
  
   --
   ---
   Profº Bruno Torres Viana
   Cel: (73) 8123-7620
   http://www.fatmsg.edu.br
  
   Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja
   ignorante
   por opção!
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 
 
 
 --
 ---
 Profº Bruno Torres Viana
 Cel: (73) 8123-7620
 http://www.fatmsg.edu.br
 
 Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja
 ignorante
 por opção!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



smime.p7s
Description: S/MIME cryptographic signature
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Bibliografia

2007-07-11 Por tôpico Araray Velho
Desculpa. Dei um reply e esqueci de alterar o subject. Não foi intencional,
calma! ;-)

---
Prezados colegas de lista,

 Gostaria de sugestões de bibliografia (livros, links, downloads) sobre
 FreeBSD e sistemas Posix em geral. Inclusive dicas de materiais para
 certificação.

 Poderiam me ajudar ?

 Um grande abraço a todos!

 Sinceramente,

Araray Velho
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Bibliografia

2007-07-11 Por tôpico Thiago H. Pojda
Boa sorte!

Pesquisando nos arquivos:

 [EMAIL PROTECTED] to Lista, freebsd

Apr 26
 Alguem aqui sabe onde posso arrumar material para a prova de
 certificacao de BSD??
 Certa vez vi uma wiki que tinha um repositorio oficial para a prova,
 mas perdi o link.

 --
 Leonardo Pêpe de Freitas

Leonardo, o livro está em:

http://bsdwiki.reedmedia.net/wiki/Table_of_Contents.html

Ele e o CertReq:

http://www.bsdcertification.org/index.php?NAV=NewsItem=pr018

são as principais referências para estudo.

Por último, o DVD de estudos, que contém todos os sistemas BSD em um DVD
multi-boot, os documentos acima mencionados e acrecido de toda a
documentação oficial dos sistemas BSD, e outro conteúdo publicado pelos
membros do BSDCG que abordem tópicos avaliados no exame.

http://www.bsdcertification.org/index.php?NAV=Store

Outro email continha os seguintes links:
http://www.freebsd.org
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/
http://www.free.bsd.com.br/
http://www.freebsd.ag.com.br/

On 7/11/07, Araray Velho [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Desculpa. Dei um reply e esqueci de alterar o subject. Não foi
 intencional,
 calma! ;-)

 ---
 Prezados colegas de lista,

 Gostaria de sugestões de bibliografia (livros, links, downloads) sobre
 FreeBSD e sistemas Posix em geral. Inclusive dicas de materiais para
 certificação.

 Poderiam me ajudar ?

 Um grande abraço a todos!

 Sinceramente,

 Araray Velho
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Thiago Henrique Pojda
Curitiba - PR - Brasil
+55 41 99239019
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] ipfw com iptos

2007-07-11 Por tôpico Tiago Ribeiro
00498 allow log ip from me 22 to XXX.XXX.XXX.XXX iptos lowdelay
00499 allow log ip from XXX.XXX.XXX.XXX to me dst-port 22 iptos lowdelay

boa tarde lista nessas regras ai de cima qual diferenca entre elas?

tipo eu entendo assim:

498 utilizar flag lowdelay qdo eu estiver enviando informacoes da porta
minha porta 22 pro host XXX.XXX.XXX.XXX em qq porta
499 utilizar flag lowdelay qdo o host XXX.XXX.XXX.XXX de qq porta enviar
informacoes na minha porta 22

nao sei se a interpretacao esta ok, mais o q acontece aki eh q somente na
regra 498 grava no log.

grato pela ajuda na interpretacao.

--
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] AntiVírus para Dansguardian

2007-07-11 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
 
Bruno Torres Viana escreveu:
 Pessoal,

 Estive verificando na NET e existe uma forma de se aplicar o
 antivírus no dansguardian, basta instalar um plugin. Alguém sabe de
 algum outro antivírus que dá pra fazer isso ou alguém já fez isso
 de forma que dá pra gente trocar figurinha? []´s


Bruno,
Sei que é possível aplicar diretamente no squid.

-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 
iD8DBQFGlTr4bjyCr4Ixg0wRAnTTAKCp3KO1PQ4pg5bwSWI9HbxknmsMgQCgoPI6
1lFWVWqio7HVqLnd9Gqrbv4=
=iQ5e
-END PGP SIGNATURE-

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] sugest�o de placa de re de gigabit para servidor

2007-07-11 Por tôpico Luis Henrique Carrara
Obrigado pessoal pelas dicas. Valeu mesmo.
Abração

Alex de Lima Silvestri - DX4 [EMAIL PROTECTED] escreveu:

Olá Luiz,
Tive boas experiencias com as seguintes placas
Para Slot PCI-X 1x: Placa HP NC320T , utiliza o driver nve . Valor: R$
700,00 (Muito Boa)
Para Slot PCI: Placa NC1020, Valor: R$ 400,00 (Muito Boa também),
lembrando que PCI-X, o barramento é bem mais rapido.
Mais se lembre do seguinte, não adianta nada você ter uma placa de rede
gigabit boa, se não tiver uma rede bem estrutura, com bom switchs
gigas, placas, etc.
Abraços,
Alex
 
 Olá pessoal. Estou em processo de migração para gigabit do meu super, hiper,
 mega, master, blaster roteador plus :o)
 Tem que ser uma placa Gigabit, par trançado e PCI, de preferência. Se for 
PCI-
 X terei que trocar a placa mãe.
 Pela experiência, qual(is) modelo(s) possui(em) um bom desempenho prá
 suportar cerca de 350 máquinas e que, claro, tenho suporte para FreeBSD?
 
 Desde já agradeço
 Abraços
 Henrique
 
 
 
 -
 Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
7
 
 References
 
1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



-- 
-
Luis Henrique Carrara
henrique//arroba//dema/ufscar/br
Network/System/Security Administrator
-
FreeBSD: The Power To Serve
-


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] AntiVírus_para_Dansguardian

2007-07-11 Por tôpico Joao Victor da Costa
Bruno,
 No que se refere a filtro direto no squid existe o viralator.

On Wed, 2007-07-11 at 17:18 -0300, Márcio_Luciano_Donada wrote:
 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1
  
 Bruno Torres Viana escreveu:
  Pessoal,
 
  Estive verificando na NET e existe uma forma de se aplicar o
  antivírus no dansguardian, basta instalar um plugin. Alguém sabe de
  algum outro antivírus que dá pra fazer isso ou alguém já fez isso
  de forma que dá pra gente trocar figurinha? []´s
 
 
 Bruno,
 Sei que é possível aplicar diretamente no squid.
 
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
  
 iD8DBQFGlTr4bjyCr4Ixg0wRAnTTAKCp3KO1PQ4pg5bwSWI9HbxknmsMgQCgoPI6
 1lFWVWqio7HVqLnd9Gqrbv4=
 =iQ5e
 -END PGP SIGNATURE-
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 
 
 
 !DSPAM:46953ad5275465369021049!
 
-- 
Joao Victor da Costa.
Depto. de Suporte Unix
http://www.techmaster.com.br http://www.openit.com.br
http://www.myfreebsd.com.br 

Tel.: 2517-6001 e 2517-6002
E-mail: [EMAIL PROTECTED], [EMAIL PROTECTED]

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] AntiVírus para Dansguardian

2007-07-11 Por tôpico Welkson Renny de Medeiros
Uso Dansguardian a bastante tempo... mas nunca integrei com Antivirus, mas 
realmente tem como fazer:

http://sourceforge.net/projects/dgav/

Apartir da versão 2.8

14. Can DansGuardian do anti-virus filtering?
Versions 2.8 and eariler can not without applying or using the DGAV patch. 
Version 2.9 and later will have this feature as standard.

No ports já tem uma versão com AV disponível, a 2.9.
/usr/ports/www/dansguardian-devel

Rode make config e veja.

Abraço,


-- 
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
[EMAIL PROTECTED]



  Powered by 

   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)

  www.FreeBSD.org

- Original Message - 
From: Bruno Torres Viana [EMAIL PROTECTED]
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
freebsd@fug.com.br
Sent: Wednesday, July 11, 2007 4:52 PM
Subject: [FUG-BR] AntiVírus para Dansguardian


Pessoal,

  Estive verificando na NET e existe uma forma de se aplicar o
antivírus no dansguardian, basta instalar um plugin. Alguém sabe de algum
outro antivírus que dá pra fazer isso ou alguém já fez isso de forma que dá
pra gente trocar figurinha?
[]´s

-- 
---
Profº Bruno Torres Viana

Todos nós somos ignorantes, porém em assuntos diferentes. Não seja ignorante
por opção!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Alta disponibilidade em Servidor Web

2007-07-11 Por tôpico Silmar Oliveira
Bruno, valeu pela força. Vou tentar colocar o Carp aqui para
funcionar. Caso haja probls, vou solicitar um help.
Quanto ao Rsync, você colocou ele para sincronizar pelo cron de quanto
em quanto tempo?
O Rsync atualiza somente o que foi modificado ou copia tudo novamente?

Quanto à observação do Renato, creio que não haverá muito problema
quanto à quebra de sessão, caso exista.
Minha preocupação maior é que o servidor paralelo entre logo em
seguida em caso de um crash físico qualquer.
Ainda que o usuário tenha que restabelecer a conexão, ele deve ter
seus dados todos lá.

Salve grande Márcio! Pois é, precisamos de disponibilidade para
evitarmos dor de cabeça.
Vi os howto do pfsync sim, mas não domino o pf... Acredito que ele
seja mais indicado para firewall, mas me corrija se estiver errado.
Pelo que vejo, parece haver soluções mais populares para servidores web.
Como o Bruno observou, o cron seria para o Rsync.

Alguém já usou o unison em substituição ao Rsync? O que acharam?

Obrigado a todos, por enquanto.
Abs,

Silmar Antonio

 Fala brow.. tudo com o trabalho.. vai colocar em pratica o projeto ??

 Olha pelo que saiba se utilizar o carp não se usa o cron, certamente
 vc ja viu este artigo que ja te mostrei..

 http://www.fug.com.br/content/view/124/60/
 http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=3937
 http://www.countersiege.com/doc/pfsync-carp/

 ou então este artigo usando o OpenBSD
 http://www.samag.com/documents/s=9658/sam0505e/

 já fiz em um ambiente usando o pfsense.. é show de bola principalmente
 para firewall
 veja aqui..

 http://pfsense.bol2riz.com/tutorials/carp/carp_failoversim.htm

 clica no link Bol2riz Team e verá uma simulação

 ftp://reflection.ncsa.uiuc.edu/pub/pfSense/tutorials/carp/carp-cluster-new.htm

 clica no link NCSA e verá uma simulação

 Quanto as sessoes autenticadaes acho que tambem depende das
 configurações da aplicação configurando o PHP correnta..

 Qualquer coisa é só postar...

 Valow brow..e um abraço..

A probabilidade de um servidor cair é muito pequena. É por isso
  que usamos o FreeBSD por ser um SO maduro e estável! É claro que temos
  sempre uma pequena perda. Não entendi o arquivo em anexo!
 
  
   Não tem um problema com sessões PHP? Não sei se foi aqui ou em outra lista
   que foi levantado a questão das sessões quebrarem se o servidor for
   alterado, exigindo por exemplo que o cliente voltasse a fazer logon, e
   outros efeitos.
  
  
   
 Tenho aqui um proxy que trabalha desta forma, são duas
máquinas
utilizando o rsync e o carp. Eu havia pego o sistema já pronto, sendo
assim
resolvi configurar o carp em uma máquina virtual para poder estudar. Se
precisar de alguma coisa posso te passar as dicas para configurar o
CARP já
que apanhei pra botar pra funcionar.
   
  A única perca que tive quando desliguei o principal foi em um
pacote, mas nem chegou a perder, só aumentou os mile segundos. Agora se
tiver uma diferença de 5 minutos na sincornização acretido que não vai
ter
grandes perdas!
   
Espero ter ajudado!
   
Em 11/07/07, Silmar Oliveira [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Olá, lista

 Tenho um servidor web rodando e agora quero colocar um outro para
 funcionar em paralelo, sincronizando tudo o que é feito nos 2.
 Gostaria que, se um caísse, o outro assumisse com o máximo de
 semelhança do que deu pau.
 Já li algumas coisas sobre o Carp e Heartbeat. Para sincronismo, li
 sobre rsync e unison, mas estes, pelo que entendi, não sincronizam
 imediatamente, ou seja, dependem de agendamento no cron. (me corrijam
 se eu estiver errado)
 Hospedo várias páginas de vários clientes neste servidor e gostaria
 que tudo o que eles alterassem fosse atualizado instantaneamente no
 outro.
 Há alguma solução assim? (ou parecida?)
 Alguém tem um cenário parecido e conseguiu solucionar?


 O servidor pode não cair, por usar freebsd, xenix, aix, solaris seja lá o
 que for, mas a fonte pode queimar, o HD parar e o RAID fazer gargalo de I/O,
 o link primário sair do ar etc etc.

 Não só de OS vive a disponibilidade de serviços para a Internet, não é? :)
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] AIT com FreeBSD.

2007-07-11 Por tôpico Nilson Debatin
Sim, DLT já era. hehehehe Mas infelizmente é o que eu 
ainda uso... O quente atualmente é LTO, essa sim é
pancadona, tanto em capacidade mas principalmente
em velocidade de acesso aos dados, ela é muito mais
rápida que os outros tipos de fita. Se não me engano
a mais atual é a LTO versao 4.

[]s
Nilson

On Wed, 2007-07-11 at 14:46 -0300, [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Olá pessoal!
 
 Seguinte, eu estive conversando com a diretoria da minha empresa, e estava
 pedindo um drive DAT para fazer meus backups diários. A questão, foi que o
 meu diretor me questionou que DAT já é ultrapassado, então, eu gritei a
 tecnologia AIT que é a mais recente que conheço.
 
 Algum de vocês, usa essa tecnologia em FreeBSD ? É muito complicado
 configurar no Free?
 
 Desde já agradeço.
 
 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Clock 2.18.3 - The configuration could not be loaded

2007-07-11 Por tôpico Rafael Stockler
Boa noite a todos,

Estou com dois problemas estranhos no freebsd.

o primeiro se refere ao gnome em que fiz a instalacao com o uso do portinstall.

Antes quando tentava  ajustar a hora, pedia a senha de root (nao me
lembro se pedia senha) e funcionava tranquilo. Depois que fiz a
atualizacao com o portupgrade estragou tudo, agora aparece essa
mensagem:

 The configuration could not be loaded
 You are not allowed to access the system configuration.

O segundo problema acredito eu que nao se rfira ao gnome em si, mas
meu teclado ficou desconfigurado nos terminais, no gnome e inclusive
quando nao inicializa o x.

O legal disso tudo eh que nao mudei nada no xorg.conf nem no rc.conf
que se refere a config do teclado.

Alguem jah passou por isso?

poderiam me ajudar com algo?

Abracos.

Rafael.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] AIT com FreeBSD.

2007-07-11 Por tôpico Diego Augusto Dalmolin
Concordo com o Nilson

Tive 1 unidade de fita AIT aqui.. por sinal era IDE, achei realmente
muito estranha.
Não durou 1 ano..ja foi pra fita, deu defeito e já aposentei ela.

Vale a pena dar uma conferida nas LTO

Boa sorte ;)

On 7/11/07, Nilson Debatin [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Sim, DLT já era. hehehehe Mas infelizmente é o que eu
 ainda uso... O quente atualmente é LTO, essa sim é
 pancadona, tanto em capacidade mas principalmente
 em velocidade de acesso aos dados, ela é muito mais
 rápida que os outros tipos de fita. Se não me engano
 a mais atual é a LTO versao 4.

 []s
 Nilson

 On Wed, 2007-07-11 at 14:46 -0300, [EMAIL PROTECTED] wrote:
  Olá pessoal!
 
  Seguinte, eu estive conversando com a diretoria da minha empresa, e estava
  pedindo um drive DAT para fazer meus backups diários. A questão, foi que o
  meu diretor me questionou que DAT já é ultrapassado, então, eu gritei a
  tecnologia AIT que é a mais recente que conheço.
 
  Algum de vocês, usa essa tecnologia em FreeBSD ? É muito complicado
  configurar no Free?
 
  Desde já agradeço.
 
 

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 
--
Diego Augusto Dalmolin
Certificado LINUX LPI
Certificado Mandriva
CCNA Mods 1,2,3
Cel: (41) 8436-2448
Msn: [EMAIL PROTECTED]
Mail: [EMAIL PROTECTED]
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] AIT com FreeBSD.

2007-07-11 Por tôpico junior
Onde acho uma LTO dessas?

Funciona bem com o FreeBSD?

Ele reconheçe de primeira esse dispositivo ?

Att,

 Concordo com o Nilson

 Tive 1 unidade de fita AIT aqui.. por sinal era IDE, achei realmente
 muito estranha.
 Não durou 1 ano..ja foi pra fita, deu defeito e já aposentei ela.

 Vale a pena dar uma conferida nas LTO

 Boa sorte ;)

 On 7/11/07, Nilson Debatin [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Sim, DLT já era. hehehehe Mas infelizmente é o que eu
 ainda uso... O quente atualmente é LTO, essa sim é
 pancadona, tanto em capacidade mas principalmente
 em velocidade de acesso aos dados, ela é muito mais
 rápida que os outros tipos de fita. Se não me engano
 a mais atual é a LTO versao 4.

 []s
 Nilson

 On Wed, 2007-07-11 at 14:46 -0300, [EMAIL PROTECTED] wrote:
  Olá pessoal!
 
  Seguinte, eu estive conversando com a diretoria da minha empresa, e
 estava
  pedindo um drive DAT para fazer meus backups diários. A questão, foi
 que o
  meu diretor me questionou que DAT já é ultrapassado, então, eu gritei
 a
  tecnologia AIT que é a mais recente que conheço.
 
  Algum de vocês, usa essa tecnologia em FreeBSD ? É muito complicado
  configurar no Free?
 
  Desde já agradeço.
 
 

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



 --
 --
 Diego Augusto Dalmolin
 Certificado LINUX LPI
 Certificado Mandriva
 CCNA Mods 1,2,3
 Cel: (41) 8436-2448
 Msn: [EMAIL PROTECTED]
 Mail: [EMAIL PROTECTED]
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 --
 Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
  acredita-se estar livre de perigo.





-- 
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
 acredita-se estar livre de perigo.

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Bibliografia

2007-07-11 Por tôpico Araray Velho
Caro Thiago,

Muito obrigado pela resposta.

Sim, eu recebera essas mensagens tempos atrás. Eu estava esperando novas
sugestões: livros, arquivos, etc.
De qualquer forma, agradeço mais uma vez pela colaboração.

Sinceramente,

Araray Velho


On 7/11/07, Thiago H. Pojda [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Boa sorte!

 Pesquisando nos arquivos:

 [EMAIL PROTECTED] to Lista, freebsd

 Apr 26
  Alguem aqui sabe onde posso arrumar material para a prova de
  certificacao de BSD??
  Certa vez vi uma wiki que tinha um repositorio oficial para a prova,
  mas perdi o link.
 
  --
  Leonardo Pêpe de Freitas

 Leonardo, o livro está em:

 http://bsdwiki.reedmedia.net/wiki/Table_of_Contents.html

 Ele e o CertReq:

 http://www.bsdcertification.org/index.php?NAV=NewsItem=pr018

 são as principais referências para estudo.

 Por último, o DVD de estudos, que contém todos os sistemas BSD em um DVD
 multi-boot, os documentos acima mencionados e acrecido de toda a
 documentação oficial dos sistemas BSD, e outro conteúdo publicado pelos
 membros do BSDCG que abordem tópicos avaliados no exame.

 http://www.bsdcertification.org/index.php?NAV=Store

 Outro email continha os seguintes links:
 http://www.freebsd.org
 http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/
 http://www.free.bsd.com.br/
 http://www.freebsd.ag.com.br/

 On 7/11/07, Araray Velho [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
  Desculpa. Dei um reply e esqueci de alterar o subject. Não foi
  intencional,
  calma! ;-)
 
  ---
  Prezados colegas de lista,
 
  Gostaria de sugestões de bibliografia (livros, links, downloads) sobre
  FreeBSD e sistemas Posix em geral. Inclusive dicas de materiais para
  certificação.
 
  Poderiam me ajudar ?
 
  Um grande abraço a todos!
 
  Sinceramente,
 
  Araray Velho
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Thiago Henrique Pojda
 Curitiba - PR - Brasil
 +55 41 99239019
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
┌──┐
 Araray Velho
 [EMAIL PROTECTED]
 MSN [EMAIL PROTECTED]
   www.araray.org
└──┘
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd