[FUG-BR] pfSense

2008-03-17 Por tôpico CDMB .
Bom dia meus caros colegas,
seguinte, por acaso eu li uma matéria na FUG sobre o pfSense e
resolvi testá-lo... fiquei extremamente surpreso com a simplicidade
e funcionalidade do sistema.
Ainda não o testei completamente mas, na minha humilde opinião,
ele leva nota 10 nos testes que já fiz (Instalação, NAT, Firewall e, claro, a 
configuração
via WEB).
Porém radical, quase Xiita que sou, tenho um pé atrás com sistemas 
automatizados demais;
a saber: Windows XP ou Linux Kurumin (por exemplo). Achei a filosofia do 
pfSense meio
parecida com a do antigo (nem sei se ainda é usado) Coyote Linux.
 
Gostaria de propor uma discussão sobre o sistema, tanto para os que são 
experientes
como os iniciantes nele (como eu).
 
Akkamai Kalil Shami
_
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver 
offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfSense

2008-03-17 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
olha, eu uso pfsense desde das versoes iniciais.. e nao tenho nada que reclamar.

Em 17/03/08, CDMB .[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Bom dia meus caros colegas,
  seguinte, por acaso eu li uma matéria na FUG sobre o pfSense e
  resolvi testá-lo... fiquei extremamente surpreso com a simplicidade
  e funcionalidade do sistema.
  Ainda não o testei completamente mas, na minha humilde opinião,
  ele leva nota 10 nos testes que já fiz (Instalação, NAT, Firewall e, claro, 
 a configuração
  via WEB).
  Porém radical, quase Xiita que sou, tenho um pé atrás com sistemas 
 automatizados demais;
  a saber: Windows XP ou Linux Kurumin (por exemplo). Achei a filosofia do 
 pfSense meio
  parecida com a do antigo (nem sei se ainda é usado) Coyote Linux.

  Gostaria de propor uma discussão sobre o sistema, tanto para os que são 
 experientes
  como os iniciantes nele (como eu).

  Akkamai Kalil Shami

 _
  Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver 
 offline. Conheça  o MSN Mobile!
  http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: pfSense

2008-03-17 Por tôpico Renato Frederick
Nunca tive problema com ele também, é claro que você pode fazer muito mais
coisa com um FreeBSD normal instalado em um PC, pela console do que pela
interface WEB dele(ou de qualquer outro projeto). Afinal, é o preço que se
paga por ter uma interface amigável.

Como você mesmo já disse, para o feijão com arroz ele funciona muito bem,
sendo bem estável.

É importante não confundir e querer fazer com estas ferramentas o que
fazemos com uma instalação personalizada de FreeBSD.

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome de Cristina Fernandes Silva
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 09:22
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] pfSense
 
 olha, eu uso pfsense desde das versoes iniciais.. e nao tenho nada que
 reclamar.
 
 Em 17/03/08, CDMB .[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  Bom dia meus caros colegas,
   seguinte, por acaso eu li uma matéria na FUG sobre o pfSense e
   resolvi testá-lo... fiquei extremamente surpreso com a simplicidade
   e funcionalidade do sistema.
   Ainda não o testei completamente mas, na minha humilde opinião,
   ele leva nota 10 nos testes que já fiz (Instalação, NAT, Firewall e,
 claro, a configuração
   via WEB).
   Porém radical, quase Xiita que sou, tenho um pé atrás com sistemas
 automatizados demais;
   a saber: Windows XP ou Linux Kurumin (por exemplo). Achei a
 filosofia do pfSense meio
   parecida com a do antigo (nem sei se ainda é usado) Coyote Linux.
 
   Gostaria de propor uma discussão sobre o sistema, tanto para os que
 são experientes
   como os iniciantes nele (como eu).
 
   Akkamai Kalil Shami
 
  _
   Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você
 estiver offline. Conheça  o MSN Mobile!
   http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


smime.p7s
Description: S/MIME cryptographic signature
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


IP�s Pr�prios - Algu�m pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus 
próprios IP´s válidos.

Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de 
maneira correta?

Agradeço antecipadamente.

Paulo H. Menoni 


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] IP´s Próprios - Alguém pode ajudar ???

2008-03-17 Por tôpico Mario Augusto Mania
Contrate um provedor de backbone!

Em 17/03/08, Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda
Larga[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus
  próprios IP´s válidos.

  Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de
  maneira correta?

  Agradeço antecipadamente.

  Paulo H. Menoni



 -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Atenciosmente

Mario Augusto Mania m3BSD
---
[EMAIL PROTECTED]
Cel.: (43) 9938-9629
Msn: [EMAIL PROTECTED]
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Jason Luka
Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer um
contrato com algum provedor de serviços de Internet.
Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?

Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo vivem...

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
Para: freebsd@fug.com.br
Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus
próprios IP´s válidos.

Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de
maneira correta?

Agradeço antecipadamente.

Paulo H. Menoni 



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Alexandre Correa
para ter seu proprio bloco de ips (cidr) voce precisa conseguir um ASN
junto a nic.br
é um processo burocratico e tem um custo anual...

o cidr minimo liberado é /20


http://registro.br/info/cidr.html


2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:
 Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
  Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer um
  contrato com algum provedor de serviços de Internet.
  Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?

  Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo vivem...

  -Mensagem original-
  De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
  de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
  Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???



  Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus
  próprios IP´s válidos.

  Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de
  maneira correta?

  Agradeço antecipadamente.

  Paulo H. Menoni



  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 

Sds.
Alexandre J. Correa
Onda Internet / OPinguim.net
http://www.ondainternet.com.br
http://www.opinguim.net
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Fernando Silva
jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
simples

ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai

se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais avançadas
!!


2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:

 Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
 Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer um
 contrato com algum provedor de serviços de Internet.
 Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?

 Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo
 vivem...

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
 de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir
 meus
 próprios IP´s válidos.

 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso
 de
 maneira correta?

 Agradeço antecipadamente.

 Paulo H. Menoni



 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Bloquear acesso

2008-03-17 Por tôpico Inácio Maciel Bender
Bom dia caros, gostaria de saber como faco para bloquear o acesso a url :  
https://imo.im que é o acesso ao msn on line.
 
eu uso o squid mas ele nao esta bloqueando o endereco...
 
teria outra forma ou alguma configuracao que esta faltando???
 
atenciosamente
 
_
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance, videocassetadas 
e muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: IP´s Próprios - Algu ém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico WGO
Eu tinha feito um mini-howto que pode te ajudar...alguém publicou ele aqui :

http://www.engenheiromarcos.com.br/index2.php?option=com_contentdo_pdf=1id
=40

Quando fiz este howto tinha que fazer uma parte do processo na LacNic -
Uruguai.  Agora é tudo no brasil.

Jason, quando for criticar alguém, tenha certeza que não vai falar
besteirao cara não sabe e perguntou...você foi criticar e falou [EMAIL 
PROTECTED]@#$

Que coisa feia, para com isso.

Paulo, se precisar de ajuda, estamos ai...tenho todos os formulários
preenchidos e posso te enviar como modelo.

[]s

Sérgio Ferreira
WGO Telecom
64 3411 3000

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Fernando Silva
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:19
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
simples

ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai

se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais avançadas
!!


2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:

 Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
 Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer um
 contrato com algum provedor de serviços de Internet.
 Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?

 Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo
 vivem...

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
 de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir
 meus
 próprios IP´s válidos.

 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso
 de
 maneira correta?

 Agradeço antecipadamente.

 Paulo H. Menoni



 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: IP´s Próprios - Algu ém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Jason Luka
Ok... 
Mas o que tem haver uma pergunta dessas com a Lista Brasileira de Discussão
sobre FreeBSD.
Que eu saiba esta lista é para tirar dúvidas e obter soluções sobre a
operacionalização do nosso famoso sistema.


-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Fernando Silva
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:19
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
simples

ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai

se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais avançadas
!!


2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:

 Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
 Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer um
 contrato com algum provedor de serviços de Internet.
 Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?

 Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo
 vivem...

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
 de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir
 meus
 próprios IP´s válidos.

 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso
 de
 maneira correta?

 Agradeço antecipadamente.

 Paulo H. Menoni



 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Bloquear acesso

2008-03-17 Por tôpico Guilherme Ferreira Rosario
Como você esta fazendo meu amigo?
Primeiramente é necessario criar um acl com um nome qualquer exemplo:
acl bloqueia_sites url_regex -i /usr/local/etc/squid/bloqueia_sites
dentro deste arquivo bloqueia_sites o endereço que deseja bloquear..
dps adicione a regra http_access deny bloqueia_sites
acima das outras http_access...

Voce leu alguma documentação para utilizar o squid? acredito eu que nao.. no 
proprio site da squid tem um otimo material.. www.squid-cache.org.
- Original Message - 
From: Inácio Maciel Bender [EMAIL PROTECTED]
To: lista linux freebsd@fug.com.br
Sent: Monday, March 17, 2008 10:22 AM
Subject: [FUG-BR] Bloquear acesso


Bom dia caros, gostaria de saber como faco para bloquear o acesso a url : 
https://imo.im que é o acesso ao msn on line.

eu uso o squid mas ele nao esta bloqueando o endereco...

teria outra forma ou alguma configuracao que esta faltando???

atenciosamente

_
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance, 
videocassetadas e muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 
No virus found in this incoming message.
Checked by AVG.
Version: 7.5.519 / Virus Database: 269.21.7/1331 - Release Date: 16/3/2008 
10:34


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Marcelo Duarte
Fernando Silva escreveu:
 jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
 simples
 
 ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai
 
 se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais avançadas
 !!
 

Pessoal !

Ja conversei em pvt com o Jason e tenho certeza que tudo se resolveu.
O assunto morre aqui,.

Respostas a pergunta inicial serao aceitas. Opnioes sobre o comentario 
do Jason nao.

Atenciosamente,

Marcelo Duarte (Forfe)
São Carlos - UFSCar


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: RES: IP´s Próprio s - Alguém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Renato Frederick
Nada a ver, um offtopic na lista não faz mal algum.. até porque a grande
maioria aqui também é administrador de rede, não custa nada dar uma ajuda
para quem precisa, principalmente relativo a ASN que é uma burocracia e mal
documentado. 



 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome de Jason Luka
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:29
 Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
 Assunto: [FUG-BR] RES: RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???
 
 Ok...
 Mas o que tem haver uma pergunta dessas com a Lista Brasileira de
 Discussão
 sobre FreeBSD.
 Que eu saiba esta lista é para tirar dúvidas e obter soluções sobre a
 operacionalização do nosso famoso sistema.
 
 
 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome
 de Fernando Silva
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:19
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???
 
 jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
 simples
 
 ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai
 
 se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais
 avançadas
 !!
 
 
 2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:
 
  Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
  Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que
 fazer um
  contrato com algum provedor de serviços de Internet.
  Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?
 
  Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo
  vivem...
 
  -Mensagem original-
  De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome
  de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
  Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???
 
  Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para
 conseguir
  meus
  próprios IP´s válidos.
 
  Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer
 isso
  de
  maneira correta?
 
  Agradeço antecipadamente.
 
  Paulo H. Menoni
 
 
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


smime.p7s
Description: S/MIME cryptographic signature
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: IP´s Próprios - Algu ém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Guilherme Ferreira Rosario
Nem todos tem o conhecimento que voce tem  senhor Jason e foi muita 
ignorancia de sua parte informar oque voce informou.. nem contexto nenhum.. 
Todos ai da lista tem o direito de perguntar oque bem intender caso tenha 
duvida... por isso chama-se LISTA DE DISCUSAO..


- Original Message - 
From: Sérgio Ferreira ( WGO ) [EMAIL PROTECTED]
To: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)' 
freebsd@fug.com.br
Sent: Monday, March 17, 2008 10:27 AM
Subject: [FUG-BR] RES: RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???


Eu tinha feito um mini-howto que pode te ajudar...alguém publicou ele aqui :

http://www.engenheiromarcos.com.br/index2.php?option=com_contentdo_pdf=1id
=40

Quando fiz este howto tinha que fazer uma parte do processo na LacNic -
Uruguai.  Agora é tudo no brasil.

Jason, quando for criticar alguém, tenha certeza que não vai falar
besteirao cara não sabe e perguntou...você foi criticar e falou [EMAIL 
PROTECTED]@#$

Que coisa feia, para com isso.

Paulo, se precisar de ajuda, estamos ai...tenho todos os formulários
preenchidos e posso te enviar como modelo.

[]s

Sérgio Ferreira
WGO Telecom
64 3411 3000

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Fernando Silva
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:19
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
simples

ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai

se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais avançadas
!!


2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:

 Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
 Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer um
 contrato com algum provedor de serviços de Internet.
 Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?

 Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo
 vivem...

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
 de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir
 meus
 próprios IP´s válidos.

 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso
 de
 maneira correta?

 Agradeço antecipadamente.

 Paulo H. Menoni



 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 
No virus found in this incoming message.
Checked by AVG.
Version: 7.5.519 / Virus Database: 269.21.7/1331 - Release Date: 16/3/2008 
10:34


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Bloquear acesso

2008-03-17 Por tôpico Alexandre Correa
nao esta bloqueando porque eh https !! (usa porta 443)

voce precisa bloquear pelo ipfw !!!

2008/3/17 Guilherme Ferreira Rosario [EMAIL PROTECTED]:
 Como você esta fazendo meu amigo?
  Primeiramente é necessario criar um acl com um nome qualquer exemplo:
  acl bloqueia_sites url_regex -i /usr/local/etc/squid/bloqueia_sites
  dentro deste arquivo bloqueia_sites o endereço que deseja bloquear..
  dps adicione a regra http_access deny bloqueia_sites
  acima das outras http_access...

  Voce leu alguma documentação para utilizar o squid? acredito eu que nao.. no
  proprio site da squid tem um otimo material.. www.squid-cache.org.


 - Original Message -
  From: Inácio Maciel Bender [EMAIL PROTECTED]
  To: lista linux freebsd@fug.com.br
  Sent: Monday, March 17, 2008 10:22 AM
  Subject: [FUG-BR] Bloquear acesso


  Bom dia caros, gostaria de saber como faco para bloquear o acesso a url :
  https://imo.im que é o acesso ao msn on line.

  eu uso o squid mas ele nao esta bloqueando o endereco...

  teria outra forma ou alguma configuracao que esta faltando???

  atenciosamente

  _
  Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance,
  videocassetadas e muito mais no MSN Video!
  http://video.msn.com/?mkt=pt-br
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



  --
  No virus found in this incoming message.
  Checked by AVG.
  Version: 7.5.519 / Virus Database: 269.21.7/1331 - Release Date: 16/3/2008
  10:34




  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 

Sds.
Alexandre J. Correa
Onda Internet / OPinguim.net
http://www.ondainternet.com.br
http://www.opinguim.net
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Marcelo Aldi Vera Olate
IP´s validos de internet so operadoras tipo Embratel, telemar(OI),
Brasiltelecom e outras operadores pedem fornecer mais isto e possível
através de um contrato de um link dedicado.

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
Para: freebsd@fug.com.br
Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus
próprios IP´s válidos.

Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de
maneira correta?

Agradeço antecipadamente.

Paulo H. Menoni 



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Bloquear acesso

2008-03-17 Por tôpico Joao Rocha Braga Filho
Perigo, golpe baixo e sujo.

Todos tem que usar o seu servidor de DNS? Então crie o domínio nele
e aponte para um endereço inexistente, errado, uma máquina sua  que
não responda http ou https etc.


João Rocha.

2008/3/17 Alexandre Correa [EMAIL PROTECTED]:
 nao esta bloqueando porque eh https !! (usa porta 443)

  voce precisa bloquear pelo ipfw !!!

  2008/3/17 Guilherme Ferreira Rosario [EMAIL PROTECTED]:


  Como você esta fazendo meu amigo?
Primeiramente é necessario criar um acl com um nome qualquer exemplo:
acl bloqueia_sites url_regex -i /usr/local/etc/squid/bloqueia_sites
dentro deste arquivo bloqueia_sites o endereço que deseja bloquear..
dps adicione a regra http_access deny bloqueia_sites
acima das outras http_access...
  
Voce leu alguma documentação para utilizar o squid? acredito eu que nao.. 
 no
proprio site da squid tem um otimo material.. www.squid-cache.org.
  
  
   - Original Message -
From: Inácio Maciel Bender [EMAIL PROTECTED]
To: lista linux freebsd@fug.com.br
Sent: Monday, March 17, 2008 10:22 AM
Subject: [FUG-BR] Bloquear acesso
  
  
Bom dia caros, gostaria de saber como faco para bloquear o acesso a url :
https://imo.im que é o acesso ao msn on line.
  
eu uso o squid mas ele nao esta bloqueando o endereco...
  
teria outra forma ou alguma configuracao que esta faltando???
  
atenciosamente
  
_
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance,
videocassetadas e muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  
  
--
No virus found in this incoming message.
Checked by AVG.
Version: 7.5.519 / Virus Database: 269.21.7/1331 - Release Date: 16/3/2008
10:34
  
  
  
  
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  



  --

  Sds.
  Alexandre J. Correa
  Onda Internet / OPinguim.net
  http://www.ondainternet.com.br
  http://www.opinguim.net


 -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Sempre se apanha mais com as menores besteiras. Experiência própria.

[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
http://www.goffredo.eti.br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: IP´s Próprios - Algué m pode ajudar???

2008-03-17 Por tôpico Israel Lehnen Silva
Muito útil!
Obrigado Sérgio

2008/3/17 Sérgio Ferreira ( WGO ) [EMAIL PROTECTED]:

 Eu tinha feito um mini-howto que pode te ajudar...alguém publicou ele aqui
 :


 http://www.engenheiromarcos.com.br/index2.php?option=com_contentdo_pdf=1id
 =40http://www.engenheiromarcos.com.br/index2.php?option=com_contentdo_pdf=1id=40

 Quando fiz este howto tinha que fazer uma parte do processo na LacNic -
 Uruguai.  Agora é tudo no brasil.

 Jason, quando for criticar alguém, tenha certeza que não vai falar
 besteirao cara não sabe e perguntou...você foi criticar e falou
 [EMAIL PROTECTED]@#$

 Que coisa feia, para com isso.

 Paulo, se precisar de ajuda, estamos ai...tenho todos os formulários
 preenchidos e posso te enviar como modelo.

 []s

 Sérgio Ferreira
 WGO Telecom
 64 3411 3000

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
 de Fernando Silva
 Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:19
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] RES: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

 jason nada ver esse teu papo, oque importa se o cara nao sabe uma coisa
 simples

 ele pode ter trabalhado como administrador e nunca ter feito isso ai

 se agente nao perguntar coisas basicas nunca vamos saber as mais avançadas
 !!


 2008/3/17 Jason Luka [EMAIL PROTECTED]:

  Meu amigo, vc é administrador de rede a quanto tempo?
  Mesmo os novatos sabem que para adquirir IP's válidos, teriam que fazer
 um
  contrato com algum provedor de serviços de Internet.
  Tem certeza que vc é um administrador de rede mesmo?
 
  Deus perdoai-vos as coisas que dizem... eles não sabem em que mundo
  vivem...
 
  -Mensagem original-
  De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome
  de Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga
  Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 10:00
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???
 
  Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir
  meus
  próprios IP´s válidos.
 
  Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso
  de
  maneira correta?
 
  Agradeço antecipadamente.
 
  Paulo H. Menoni
 
 
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 

Att. Israel Lehnen Silva
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] IP´s Próprios - Alguém pode ajudar ???

2008-03-17 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga escreveu:
 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus 
 próprios IP´s válidos.
 
 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de 
 maneira correta?
 
 Agradeço antecipadamente.
 

Fala com algum consultor da BRT ou Embratel e boa sorte!

- --
Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFH3oISbjyCr4Ixg0wRAjYaAJwLmLWQkUxY8nUrp36OKNtGi0gCXgCfW2j3
vHbwXCp0fbwW95YLzk4DijM=
=uEeP
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

2008-03-17 Por tôpico Ricardo
Boa tarde,

Gostaria primeiro pedir desculpas porque vou acabar incomodando muito os
usuários com duvidas muito leigas para alguns, gostaria que entendesse que
sou totalmente iniciante em Linux/Unix, fiz o download do FreeBSD por causa
de algumas coisas que li na internet, sobre a estabilidade, segurança e não
ter a necessidade de uma maquina muito cara e potente para rodá-lo.

Bom a minha duvida é referente ao SQUID e IPTABLE ou IPFW.

Fiz o download do SQUID 3.0 mas não consegui instalar ele, muita coisa na
internet ensina como configurar não como instalar.

Perguntei para algumas pessoas e me disseram que para instalar o SQUID tenho
que re-compilar o Kernel e outras coisas.

 

Alguém tem algum material de como instalar o SQUID 3.0 no FreeBSD?

 

O IPTABLE já vem com FreeBSD? Como funciona a instalação dele?

 

Qual é melhor IPTABLE ou IPFW?

 

Se alguém tiver algum material que possa enviar por e-mail da
Instalação/configuração de qualquer dos itens e possa me enviar por e-mail
agradeço muito.

 

Sem mais agradeço muito...

 

Ricardo Lino Gonzalez

[EMAIL PROTECTED]

 

PS: Tentei pesquisar no histórico da lista mas está me apresentando erro.

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] IP´sPróprios - Alguém pode ajudar ???

2008-03-17 Por tôpico Tiago N. Furbeta
 Assunto: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???
 
 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para 
 conseguir meus próprios IP´s válidos.
 
 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer 
 isso de maneira correta?
 
 Agradeço antecipadamente.
 
 Paulo H. Menoni


Amigão,

Antes de solicitar blocos IP você deve possuir contrato de link dedicado com,
no mínimo, duas operadoras (TELEMAR, EMBRATEL, BrT, Telefonica, CTBC, etc.,
que nada mais são do que Sistemas Autonomos - AS) e é necessário comprovar
isso, sem este requisito básico de nada adianta pesquisar ou dar início no
processo...

Att.

--
Tiago N. Furbeta
[EMAIL PROTECTED]
Cangere Online Provedor de Internet Ltda.
Provedor Associado à Global Info
Campos Gerais - Sul de Minas

100% dos clientes gerenciados pelo WifiAuth
http://www.wifiauth.com.br/beta/

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

2008-03-17 Por tôpico Gustavo Polillo Correa

use o pf - package filter, particularmente acho melhor, ja vem com o freebsd.
iptables é do linux.

-- Original Message ---
From: Ricardo [EMAIL PROTECTED]
To: freebsd@fug.com.br
Sent: Mon, 17 Mar 2008 12:17:37 -0300
Subject: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

 Boa tarde,
 
 Gostaria primeiro pedir desculpas porque vou acabar incomodando 
 muito os usuários com duvidas muito leigas para alguns, gostaria que 
 entendesse que sou totalmente iniciante em Linux/Unix, fiz o 
 download do FreeBSD por causa de algumas coisas que li na internet,
  sobre a estabilidade, segurança e não ter a necessidade de uma 
 maquina muito cara e potente para rodá-lo.
 
 Bom a minha duvida é referente ao SQUID e IPTABLE ou IPFW.
 
 Fiz o download do SQUID 3.0 mas não consegui instalar ele, muita 
 coisa na internet ensina como configurar não como instalar.
 
 Perguntei para algumas pessoas e me disseram que para instalar o 
 SQUID tenho que re-compilar o Kernel e outras coisas.
 
 Alguém tem algum material de como instalar o SQUID 3.0 no FreeBSD?
 
 O IPTABLE já vem com FreeBSD? Como funciona a instalação dele?
 
 Qual é melhor IPTABLE ou IPFW?
 
 Se alguém tiver algum material que possa enviar por e-mail da
 Instalação/configuração de qualquer dos itens e possa me enviar por 
 e-mail agradeço muito.
 
 Sem mais agradeço muito...
 
 Ricardo Lino Gonzalez
 
 [EMAIL PROTECTED]
 
 PS: Tentei pesquisar no histórico da lista mas está me apresentando erro.
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
--- End of Original Message ---

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Varios túneis com OpenVPN

2008-03-17 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
Eu tenho que colocar cada openvpn em uma determinada porta ?

port 1194
port 1195

é isso ?

Em 16/03/08, Marcelo Beckmann[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Em 16-03-2008 01:57, Cristina Fernandes Silva escreveu:

  Galera,
  
   A Necessidade me livrou a implementar minha VPN usando OpenVPN, ja que
   o IPsec não é viável por causa do NAT entre umas das filiais, por isso
   optamos agora pelo OpenVPN. A minha principal dúvida é a seguinte:
  
   Como eu faço para implementar o OpenVPN para varios tuneis ? eu sei
   fazer quando tem a Matriz e uma Filial, porem neste caso são 4
   filiais, todas usamos Linux, somente na Matriz é FreeBSD, mas creio
   que isso não é problema, o meu problema é implementar vários túneis
   para várias filiais com as rotas especificas para cada túnel, ou seja,
   do servidor da matriz eu pingar nas redes das filiais.
  
   Agradeço ajuda de vcs me informando algumas configurações.
  
   Obrigada


 Olá Cristina,

  Encontrei um email que eu tinha enviado certa vez aqui pra lista que
  pode te ser útil:

  No /usr/local/etc/rc.d/ cria-se links para cada vpn, tipo:

  openvpn_a - openvpn
  openvpn_b - openvpn
  ...

  no /etc/rc.conf, coloca-se, para cada uma:
  openvpn_a_enable=YES
  openvpn_a_if=tun
  openvpn_a_configfile=/usr/local/etc/openvpn/openvpn-a.conf
  openvpn_a_dir=/usr/local/etc/openvpn

  E ai consegue-se gerenciar cada vpn normalmente pelos initscripts:
  /usr/local/etc/rc.d/openvpn_a (start|stop|status)

  As rotas de cada túnel você pode setar via scripts chamados pelas
  diretivas up e down nos confs. Com isso já resolve o caso da matriz
  falar com cada filial.


  []s

 --
  Marcelo Beckmann



  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] IP´s Próprios - Alguém pode ajudar ???

2008-03-17 Por tôpico bsdux
Bom dia

Ja consegui requisicoes de AS e CIDR e ja implementei BGP em alguns  
provedores / empresas

seguem alguns links que podem lhe ser uteis

http://www.bgp4.com.br/faq.html
http://www.lacnic.net/pt/registro/asn.html


Att

Christopher Giese SkyWarrior
[EMAIL PROTECTED]

Citando Paulo Henrique Menoni - Byteweb Internet Banda Larga  
[EMAIL PROTECTED]:

 --===0455198547==

 Bom dia amigos, preciso de uma orientação de como fazer para conseguir meus
 próprios IP´s válidos.

 Alguém aqui já conseguiu e poderia me ajudar ou orientar como fazer isso de
 maneira correta?

 Agradeço antecipadamente.

 Paulo H. Menoni



 --===0455198547==
 Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1
 MIME-Version: 1.0
 Content-Transfer-Encoding: quoted-printable
 Content-Disposition: inline

 -
 Hist=F3rico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 --===0455198547==--




-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

2008-03-17 Por tôpico Ricardo
Ah ok...
Como é a instalação dele? É nativo da instalação do FreeBSD ou tenho que
configurá-lo / ativá-lo após a instalação?

E quanto ao SQUID? Você poderia me ajudar a instalar ele?
Eu vi que tem o APACHE, ele é melhor que o SQUID?

Obrigado pela atenção.

Ricardo Lino Gonzalez
[EMAIL PROTECTED]


-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Gustavo Polillo Correa
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 13:02
Para: Lista Brasileira d e Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD


use o pf - package filter, particularmente acho melhor, ja vem com o
freebsd.
iptables é do linux.

-- Original Message ---
From: Ricardo [EMAIL PROTECTED]
To: freebsd@fug.com.br
Sent: Mon, 17 Mar 2008 12:17:37 -0300
Subject: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

 Boa tarde,
 
 Gostaria primeiro pedir desculpas porque vou acabar incomodando 
 muito os usuários com duvidas muito leigas para alguns, gostaria que 
 entendesse que sou totalmente iniciante em Linux/Unix, fiz o 
 download do FreeBSD por causa de algumas coisas que li na internet,
  sobre a estabilidade, segurança e não ter a necessidade de uma 
 maquina muito cara e potente para rodá-lo.
 
 Bom a minha duvida é referente ao SQUID e IPTABLE ou IPFW.
 
 Fiz o download do SQUID 3.0 mas não consegui instalar ele, muita 
 coisa na internet ensina como configurar não como instalar.
 
 Perguntei para algumas pessoas e me disseram que para instalar o 
 SQUID tenho que re-compilar o Kernel e outras coisas.
 
 Alguém tem algum material de como instalar o SQUID 3.0 no FreeBSD?
 
 O IPTABLE já vem com FreeBSD? Como funciona a instalação dele?
 
 Qual é melhor IPTABLE ou IPFW?
 
 Se alguém tiver algum material que possa enviar por e-mail da
 Instalação/configuração de qualquer dos itens e possa me enviar por 
 e-mail agradeço muito.
 
 Sem mais agradeço muito...
 
 Ricardo Lino Gonzalez
 
 [EMAIL PROTECTED]
 
 PS: Tentei pesquisar no histórico da lista mas está me apresentando erro.
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
--- End of Original Message ---

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Varios túneis com OpenVPN

2008-03-17 Por tôpico Marcelo Beckmann
Isso mesmo.


Em 17-03-2008 13:03, Cristina Fernandes Silva escreveu:
 Eu tenho que colocar cada openvpn em uma determinada porta ?
 
 port 1194
 port 1195
 
 é isso ?
 
 Em 16/03/08, Marcelo Beckmann[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Em 16-03-2008 01:57, Cristina Fernandes Silva escreveu:

 Galera,
  
   A Necessidade me livrou a implementar minha VPN usando OpenVPN, ja que
   o IPsec não é viável por causa do NAT entre umas das filiais, por isso
   optamos agora pelo OpenVPN. A minha principal dúvida é a seguinte:
  
   Como eu faço para implementar o OpenVPN para varios tuneis ? eu sei
   fazer quando tem a Matriz e uma Filial, porem neste caso são 4
   filiais, todas usamos Linux, somente na Matriz é FreeBSD, mas creio
   que isso não é problema, o meu problema é implementar vários túneis
   para várias filiais com as rotas especificas para cada túnel, ou seja,
   do servidor da matriz eu pingar nas redes das filiais.
  
   Agradeço ajuda de vcs me informando algumas configurações.
  
   Obrigada


 Olá Cristina,

  Encontrei um email que eu tinha enviado certa vez aqui pra lista que
  pode te ser útil:

  No /usr/local/etc/rc.d/ cria-se links para cada vpn, tipo:

  openvpn_a - openvpn
  openvpn_b - openvpn
  ...

  no /etc/rc.conf, coloca-se, para cada uma:
  openvpn_a_enable=YES
  openvpn_a_if=tun
  openvpn_a_configfile=/usr/local/etc/openvpn/openvpn-a.conf
  openvpn_a_dir=/usr/local/etc/openvpn

  E ai consegue-se gerenciar cada vpn normalmente pelos initscripts:
  /usr/local/etc/rc.d/openvpn_a (start|stop|status)

  As rotas de cada túnel você pode setar via scripts chamados pelas
  diretivas up e down nos confs. Com isso já resolve o caso da matriz
  falar com cada filial.


  []s

 --
  Marcelo Beckmann
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Varios túneis com OpenVPN

2008-03-17 Por tôpico Daniel Bristot de Oliveira
Olá cristina

Eu tenho isto rodando, um servidor OpenVPN, com vários clientes em um
único servidor, cada cliente é um firewall, que dá rota para uma
subrede, assim eu faço com que a rede do cliente alcance a rede do
servidor e vice-versa.

A chaves são certificados digitais, o que aumenta a segurança, se
comparado a uma chave.

Suponha que tenha criado o servidor, e dois clientes, com DN
gw.empresa.com.br e gw.empresa2.com.br.

Abaixo a configuração do servidor.

-
# Interface que o OpenVPN esparara conexoes
local 201.XX.XX.XXX
port 1194
proto udp
dev tun0
management localhost 7505

#Certificado do ca
ca keys/ca.crt
# certificado do servidor
cert keys/server.crt
# Mantenha esta chave em segredo
key keys/server.key
# arquivo dh
dh keys/dh1024.pem
# Servidor
# Ele automaticamente pegara o IP 10.10.10.1
server 10.10.10.0 255.255.255.0
ifconfig-pool-persist ipp.txt
client-config-dir ccd

# Rotas para serem servidas as clientes
push route 192.168.0.0 255.255.0.0

keepalive 10 120
ping-timer-rem


# Chave criptografica
cipher AES-256-CBC
status openvpn-status.log

# Roteamento para clientes
# Rede da empresa1
route 172.16.100.0 255.255.255.0
# Rede da empresa2
route 172.16.200.0 255.255.255.0

log  openvpn.log
cd /usr/local/etc/openvpn
user openvpn
group openvpn
comp-lzo
verb 1
---

Dentro do diretório /usr/local/etc/openvpn eu tenho o diretorio ccd
que possui as configurações de rede de cada cliente, neste diretório
teremos os arquivos que informam as redes dos clientes e quais IPs os
clientes pegarão do servidor.

para cada cliente, devemos ter um arquivo com o nome dado ao seu DN,
no exemplo,

# cat gw.empresa1.com.br

iroute 172.16.100.0 255.255.255.0
ifconfig-push 10.10.10.5 10.10.10.6

# cat gw.empresa2.com.br

iroute 172.16.200.0 255.255.255.0
ifconfig-push 10.10.10.9 10.10.10.10



Configuração dos clientes

-- /usr/local/etc/openvpn/openvpn.conf
cd /usr/local/etc/openvpn
client
dev tun0
proto udp
remote 201.xxx.xxx.xxx 1194
nobind
user openvpn
group openvpn
persist-tun
ca keys/ca.crt
cert keys/nova.crt
key keys/nova.key
comp-lzo
verb 2
log openvpn.log
cipher AES-256-CBC
---

Desculpa a pressa, mas esta terminando o horário de almoço,

A criação de certificados segue o exemplo do mateus coculoto no site da fug,
O esquema do diretorio ccd e as configurações por cliente estão neste link:
http://openvpn.net/index.php/documentation/howto.html#policy

Quando configurei este servidor, só usei dois documentos, o openVPN
How-to e o artigo do coculoto...

Sobre a estabilidade do openvpn, maravilha...

Caso queira usar o esquema que mostrei, posso falar mais de volta
ao trabalho.

Att

-- 
Daniel Bristot de Oliveira
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

2008-03-17 Por tôpico Gustavo Polillo Correa

o pf esta em /etc/pf.conf

configure suas regras la..

depois como root:

# pfctl -f /etc/pf.conf

carrega as regras do seu arquivo..

apache é uma coisa, squid é outra... eu nao tenho experiencia com squid.

-- Original Message ---
From: Ricardo [EMAIL PROTECTED]
To: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)' freebsd@fug.com.br
Sent: Mon, 17 Mar 2008 12:59:50 -0300
Subject: [FUG-BR] RES:  SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

 Ah ok...
 Como é a instalação dele? É nativo da instalação do FreeBSD ou tenho 
 que configurá-lo / ativá-lo após a instalação?
 
 E quanto ao SQUID? Você poderia me ajudar a instalar ele?
 Eu vi que tem o APACHE, ele é melhor que o SQUID?
 
 Obrigado pela atenção.
 
 Ricardo Lino Gonzalez
 [EMAIL PROTECTED]
 
 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] 
 Em nome de Gustavo Polillo Correa Enviada em: segunda-feira, 17 de 
 março de 2008 13:02 Para: Lista Brasileira d e Discussão sobre 
 FreeBSD (FUG-BR) Assunto: Re: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD
 
 use o pf - package filter, particularmente acho melhor, ja vem com o
 freebsd.
 iptables é do linux.
 
 -- Original Message ---
 From: Ricardo [EMAIL PROTECTED]
 To: freebsd@fug.com.br
 Sent: Mon, 17 Mar 2008 12:17:37 -0300
 Subject: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD
 
  Boa tarde,
  
  Gostaria primeiro pedir desculpas porque vou acabar incomodando 
  muito os usuários com duvidas muito leigas para alguns, gostaria que 
  entendesse que sou totalmente iniciante em Linux/Unix, fiz o 
  download do FreeBSD por causa de algumas coisas que li na internet,
   sobre a estabilidade, segurança e não ter a necessidade de uma 
  maquina muito cara e potente para rodá-lo.
  
  Bom a minha duvida é referente ao SQUID e IPTABLE ou IPFW.
  
  Fiz o download do SQUID 3.0 mas não consegui instalar ele, muita 
  coisa na internet ensina como configurar não como instalar.
  
  Perguntei para algumas pessoas e me disseram que para instalar o 
  SQUID tenho que re-compilar o Kernel e outras coisas.
  
  Alguém tem algum material de como instalar o SQUID 3.0 no FreeBSD?
  
  O IPTABLE já vem com FreeBSD? Como funciona a instalação dele?
  
  Qual é melhor IPTABLE ou IPFW?
  
  Se alguém tiver algum material que possa enviar por e-mail da
  Instalação/configuração de qualquer dos itens e possa me enviar por 
  e-mail agradeço muito.
  
  Sem mais agradeço muito...
  
  Ricardo Lino Gonzalez
  
  [EMAIL PROTECTED]
  
  PS: Tentei pesquisar no histórico da lista mas está me apresentando erro.
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 --- End of Original Message ---
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
--- End of Original Message ---

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

2008-03-17 Por tôpico Ricardo
Ok muito obrigado...

Hum... desculpe a ignorância... 

Muito obrigado pela ajuda, vou verificar hoje a noite.

Ricardo Lino Gonzalez
[EMAIL PROTECTED] 

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Gustavo Polillo Correa
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 13:16
Para: Lista Brasileira d e Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD


o pf esta em /etc/pf.conf

configure suas regras la..

depois como root:

# pfctl -f /etc/pf.conf

carrega as regras do seu arquivo..

apache é uma coisa, squid é outra... eu nao tenho experiencia com squid.

-- Original Message ---
From: Ricardo [EMAIL PROTECTED]
To: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
freebsd@fug.com.br
Sent: Mon, 17 Mar 2008 12:59:50 -0300
Subject: [FUG-BR] RES:  SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

 Ah ok...
 Como é a instalação dele? É nativo da instalação do FreeBSD ou tenho 
 que configurá-lo / ativá-lo após a instalação?
 
 E quanto ao SQUID? Você poderia me ajudar a instalar ele?
 Eu vi que tem o APACHE, ele é melhor que o SQUID?
 
 Obrigado pela atenção.
 
 Ricardo Lino Gonzalez
 [EMAIL PROTECTED]
 
 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] 
 Em nome de Gustavo Polillo Correa Enviada em: segunda-feira, 17 de 
 março de 2008 13:02 Para: Lista Brasileira d e Discussão sobre 
 FreeBSD (FUG-BR) Assunto: Re: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD
 
 use o pf - package filter, particularmente acho melhor, ja vem com o
 freebsd.
 iptables é do linux.
 
 -- Original Message ---
 From: Ricardo [EMAIL PROTECTED]
 To: freebsd@fug.com.br
 Sent: Mon, 17 Mar 2008 12:17:37 -0300
 Subject: [FUG-BR] SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD
 
  Boa tarde,
  
  Gostaria primeiro pedir desculpas porque vou acabar incomodando 
  muito os usuários com duvidas muito leigas para alguns, gostaria que 
  entendesse que sou totalmente iniciante em Linux/Unix, fiz o 
  download do FreeBSD por causa de algumas coisas que li na internet,
   sobre a estabilidade, segurança e não ter a necessidade de uma 
  maquina muito cara e potente para rodá-lo.
  
  Bom a minha duvida é referente ao SQUID e IPTABLE ou IPFW.
  
  Fiz o download do SQUID 3.0 mas não consegui instalar ele, muita 
  coisa na internet ensina como configurar não como instalar.
  
  Perguntei para algumas pessoas e me disseram que para instalar o 
  SQUID tenho que re-compilar o Kernel e outras coisas.
  
  Alguém tem algum material de como instalar o SQUID 3.0 no FreeBSD?
  
  O IPTABLE já vem com FreeBSD? Como funciona a instalação dele?
  
  Qual é melhor IPTABLE ou IPFW?
  
  Se alguém tiver algum material que possa enviar por e-mail da
  Instalação/configuração de qualquer dos itens e possa me enviar por 
  e-mail agradeço muito.
  
  Sem mais agradeço muito...
  
  Ricardo Lino Gonzalez
  
  [EMAIL PROTECTED]
  
  PS: Tentei pesquisar no histórico da lista mas está me apresentando
erro.
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 --- End of Original Message ---
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
--- End of Original Message ---

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Compilador GCC

2008-03-17 Por tôpico CDMB .
Boa tarde pessoal,
sabe aquele tipo de legume (ou seria verdura??) do livro dos recordes?!
Pois é, estou com um pepino aqui digno do Guiness:
 
Como instalar o compilador GCC no FBSD se não tenho o GCC instalado?!
(E nenhum outro compilador).
 
Eu baixo o fonte .tar.gz do GCC, descompacto ele e na hora do #./configure
ele me dá erro e diz que eu não tenho nenhum compilador disponível.
 
Alguém tem alguma idéia de como resolver?!
 
Desde já agradeço,
 
Akkamai Shami
_
Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de relacionamentos 
com até 6,000 fotos!
http://www.amigosdomessenger.com.br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Compilador GCC

2008-03-17 Por tôpico Eduardo Frazão
Instale o binario

pkg_add gcc


Em 17/03/08, CDMB . [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Boa tarde pessoal,
 sabe aquele tipo de legume (ou seria verdura??) do livro dos recordes?!
 Pois é, estou com um pepino aqui digno do Guiness:

 Como instalar o compilador GCC no FBSD se não tenho o GCC instalado?!
 (E nenhum outro compilador).

 Eu baixo o fonte .tar.gz do GCC, descompacto ele e na hora do #./configure
 ele me dá erro e diz que eu não tenho nenhum compilador disponível.

 Alguém tem alguma idéia de como resolver?!

 Desde já agradeço,

 Akkamai Shami
 _
 Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de
 relacionamentos com até 6,000 fotos!
 http://www.amigosdomessenger.com.br
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: SQUID - IPTABLE - IPFW no FreeBSD

2008-03-17 Por tôpico João Paulo Just
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Pra instalar o Squid 3.0 no FreeBSD:

# cd /usr/ports/www/squid30/
# make install clean

Pra instalar qualquer programa no FreeBSD, você pode fazer o seguinte:

# cd /usr/ports
# make search name=squid

No exemplo acima, você vai procurar o squid no repositório de ports do
FreeBSD. O comando vai te dizer onde ele está, que no caso do Squid 3.0
está em /usr/ports/www/squid30. Aí é só entrar nesse diretório e dar o
comando:

# make install clean

O FreeBSD vai baixar o código-fonte na Internet e compilar pra você. Não
precisa nem se preocupar com dependências, pois se ele precisar de algo
mais, o próprio sistema baixa e compila também.

Inclusive, não é preciso recompilar o kernel pra instalar o Squid no
FreeBSD. Mas, tem uns ajustes de performance que necessitam de uma
recompilação de kernel sim, mas não é obrigatório.

- --
João Paulo Just
Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
http://www.justsoft.com.br/
- --
Feira de Santana, BA, Brasil.
+55 75 8104 8473
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFH3nyKXL+vuN2d7ZwRAuSTAJ0dL98ZR9qTrVAHsMMrNF0PoHjNUACgmLym
I4v//Eo2otXb37AjRq3wEYU=
=7j6s
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] pfsense

2008-03-17 Por tôpico Rodrigo Roberto Barros
Pessoal, me surgiu uma pequena duvida a respeito do pfsense. Ele não incorpora 
nenhuma ferramenta de Proxy? Tipo o Squid ou algo do tipo ???  Se não, alguém 
já instalou e colocou para funcionar o squid junto com ele na mesma maquina? 
Será q é viável? 

 

 

 

Rodrigo Roberto Barros
Analista de Sistemas 
Fone: (61) 8432-5380

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



Re: [FUG-BR] pfsense

2008-03-17 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
ele tem sim.. proxy que é o squid, tem squidguard.. vc tem que
instalar ele no HD e instalar via pacotes.. r..

Em 17/03/08, Rodrigo Roberto Barros[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Pessoal, me surgiu uma pequena duvida a respeito do pfsense. Ele não 
 incorpora nenhuma ferramenta de Proxy? Tipo o Squid ou algo do tipo ???  Se 
 não, alguém já instalou e colocou para funcionar o squid junto com ele na 
 mesma maquina? Será q é viável?







  Rodrigo Roberto Barros
  Analista de Sistemas
  Fone: (61) 8432-5380



  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfsense

2008-03-17 Por tôpico Jose Augusto
Setup  Packages

Ele conecta no site do PFsense e tem um squid lá pronto :)

Abs[]

Em 17/03/08, Cristina Fernandes Silva [EMAIL PROTECTED]
escreveu:

 ele tem sim.. proxy que é o squid, tem squidguard.. vc tem que
 instalar ele no HD e instalar via pacotes.. r..

 Em 17/03/08, Rodrigo Roberto Barros[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Pessoal, me surgiu uma pequena duvida a respeito do pfsense. Ele não
 incorpora nenhuma ferramenta de Proxy? Tipo o Squid ou algo do tipo ???  Se
 não, alguém já instalou e colocou para funcionar o squid junto com ele na
 mesma maquina? Será q é viável?
 
 
 
 
 
 
 
   Rodrigo Roberto Barros
   Analista de Sistemas
   Fone: (61) 8432-5380
 
 
 
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
--
Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a
formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você
treina macacos. Pessoas,você educa.

FreeBSD: The Freedom to Perform!
http://www.spreadbsd.org/aff/40/1
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Compilador GCC

2008-03-17 Por tôpico Carlos A. M. dos Santos
2008/3/17 CDMB . [EMAIL PROTECTED]:
 Boa tarde pessoal,
  sabe aquele tipo de legume (ou seria verdura??) do livro dos recordes?!

Verdura, sim, mas não legume. Legumes são vagens, frutos das plantas
leguminosas.

  Pois é, estou com um pepino aqui digno do Guiness:

  Como instalar o compilador GCC no FBSD se não tenho o GCC instalado?!
  (E nenhum outro compilador).

O GCC já vem com o FreeBSD: /usr/bin/gcc

  Eu baixo o fonte .tar.gz do GCC, descompacto ele e na hora do #./configure
  ele me dá erro e diz que eu não tenho nenhum compilador disponível.

  Alguém tem alguma idéia de como resolver?!

Possivelmente corrigindo a variável de ambiente PATH.

-- 
Carlos A. M. dos Santos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Emule liberado indevidamente

2008-03-17 Por tôpico Fabio
Olá boa tarde,
   
  Então como vou bloquear o mula cega
  Não entendi como visualizo as conexões (logs) do emule.
  Preciso descobrir qual usuário está se conectando ao emule. Deve existir 
algum log para isso, não é?
   
  Obrigado e fico no aguardo de uma resposta.
   
   
  

Diego Queiroz dos Santos [EMAIL PROTECTED] escreveu:
  Mas fácil usar o velho IP + MAC + PORTA



Em 11/03/08, João Paulo Just escreveu:
 Fabio wrote:
  Bom dia amigos
 
  Na minha rede apenas 2 usuários podem utilizar o emule, então fiz essa 
  regra no /etc/natd.conf (que está funcionando corretamente)
  O emule só funciona com essas regras habilitadas.
  Mas estou com problemas, não sei porque tem usuário que não está utilizando 
  a regra, mas está funcionando o emule. Andei pela empresa e vi que tem um 
  usuário que conecta no emule tranquilamente.
  Como bloquear isso? Existe algum log que eu consigo ver as conexões com o 
  emule para eu mostrar para a pessoa que está utilizando sem permissão?
 
  Obrigado
 
  usuário 1: ip: final 9
  redirect_port tcp 192.168.0.9:4662 4662
  redirect_port udp 192.168.0.9:4672 4672
 
  usuário 2: ip: final 2
  redirect_port tcp 192.168.0.2:4663 4663
  redirect_port udp 192.168.0.2:4673 4673


 Isso não limita o eMule, apenas vai abrir portas pra esses dois hosts
 usarem o eMule em modo, digamos, full.

 Os outros poderão usar a mula cega. Na mula cega, eles podem se
 conectar apenas a outras mulas que estejam enxergando (que é o caso dos
 dois fulls lá em cima). As mulas que enxergam podem se conectar em
 qualquer outras mulas, inclusive nas cegas.

 --
 João Paulo Just
 Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
 http://www.justsoft.com.br/

 --
 Feira de Santana, BA, Brasil.
 +55 75 8104 8473

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Att.

Diego Queiroz dos Santos



Powered by 

(__)
\\\'',)
\/ \ ^
..\._/_) FreeBSD
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


   
-
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento! 
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Varios túneis com OpenVPN

2008-03-17 Por tôpico Thiago J. Ruiz
Vou tentar responder pelo Daniel!

sim somente numa porta, o OpenVPN no modo SERVER ( server 10.10.10.0
255.255.255.0 ) pode ouvir em apenas uma porta e ter vários clientes
conectados a ele por meio de certificados digitais (unicos para da
node), tal como o Daniel descreveu acima.

o Tutorial do Matheus Cucoloto tá nesse link.


http://www.fug.com.br/content/view/173/60/

paga uma beer depois aih Matheus!

abraço, espero que ajude


Em 17/03/08, Cristina Fernandes Silva[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 daniel.. mas somente numa porta ?? neste caso 1194 ? mesmo assim
  terei que ter varias portas.. essa é minha dúvida.

  Em 17/03/08, Daniel Bristot de Oliveira[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Olá cristina
  
Eu tenho isto rodando, um servidor OpenVPN, com vários clientes em um
único servidor, cada cliente é um firewall, que dá rota para uma
subrede, assim eu faço com que a rede do cliente alcance a rede do
servidor e vice-versa.
  
A chaves são certificados digitais, o que aumenta a segurança, se
comparado a uma chave.
  
Suponha que tenha criado o servidor, e dois clientes, com DN
gw.empresa.com.br e gw.empresa2.com.br.
  
Abaixo a configuração do servidor.
  
-
# Interface que o OpenVPN esparara conexoes
local 201.XX.XX.XXX
port 1194
proto udp
dev tun0
management localhost 7505
  
#Certificado do ca
ca keys/ca.crt
# certificado do servidor
cert keys/server.crt
# Mantenha esta chave em segredo
key keys/server.key
# arquivo dh
dh keys/dh1024.pem
# Servidor
# Ele automaticamente pegara o IP 10.10.10.1
server 10.10.10.0 255.255.255.0
ifconfig-pool-persist ipp.txt
client-config-dir ccd
  
# Rotas para serem servidas as clientes
push route 192.168.0.0 255.255.0.0
  
keepalive 10 120
ping-timer-rem
  
  
# Chave criptografica
cipher AES-256-CBC
status openvpn-status.log
  
# Roteamento para clientes
# Rede da empresa1
route 172.16.100.0 255.255.255.0
# Rede da empresa2
route 172.16.200.0 255.255.255.0
  
log  openvpn.log
cd /usr/local/etc/openvpn
user openvpn
group openvpn
comp-lzo
verb 1
---
  
Dentro do diretório /usr/local/etc/openvpn eu tenho o diretorio ccd
que possui as configurações de rede de cada cliente, neste diretório
teremos os arquivos que informam as redes dos clientes e quais IPs os
clientes pegarão do servidor.
  
para cada cliente, devemos ter um arquivo com o nome dado ao seu DN,
no exemplo,
  
# cat gw.empresa1.com.br
  
iroute 172.16.100.0 255.255.255.0
ifconfig-push 10.10.10.5 10.10.10.6
  
# cat gw.empresa2.com.br
  
iroute 172.16.200.0 255.255.255.0
ifconfig-push 10.10.10.9 10.10.10.10
  
  
  
Configuração dos clientes
  
-- /usr/local/etc/openvpn/openvpn.conf
cd /usr/local/etc/openvpn
client
dev tun0
proto udp
remote 201.xxx.xxx.xxx 1194
nobind
user openvpn
group openvpn
persist-tun
ca keys/ca.crt
cert keys/nova.crt
key keys/nova.key
comp-lzo
verb 2
log openvpn.log
cipher AES-256-CBC
---
  
Desculpa a pressa, mas esta terminando o horário de almoço,
  
A criação de certificados segue o exemplo do mateus coculoto no site da 
 fug,
O esquema do diretorio ccd e as configurações por cliente estão neste 
 link:
http://openvpn.net/index.php/documentation/howto.html#policy
  
Quando configurei este servidor, só usei dois documentos, o openVPN
How-to e o artigo do coculoto...
  
Sobre a estabilidade do openvpn, maravilha...
  
Caso queira usar o esquema que mostrei, posso falar mais de volta
ao trabalho.
  
Att
  
--
  
   Daniel Bristot de Oliveira
  
   -
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 
Thiago J. Ruiz
http://thiagoruiz.blogspot.com
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: pfsense

2008-03-17 Por tôpico Rodrigo Roberto Barros
Blz, vou instalar ele e dar uma olhada com calma 

Vlw, pela ajuda.

Rodrigo Roberto Barros
Analista de Sistemas - NIE
[EMAIL PROTECTED]
Fóton® Informática S.A. 
Fone: (61) 3214-3005

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de Jose Augusto
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 14:22
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] pfsense

Setup  Packages

Ele conecta no site do PFsense e tem um squid lá pronto :)

Abs[]

Em 17/03/08, Cristina Fernandes Silva [EMAIL PROTECTED]
escreveu:

 ele tem sim.. proxy que é o squid, tem squidguard.. vc tem que
 instalar ele no HD e instalar via pacotes.. r..

 Em 17/03/08, Rodrigo Roberto Barros[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Pessoal, me surgiu uma pequena duvida a respeito do pfsense. Ele não
 incorpora nenhuma ferramenta de Proxy? Tipo o Squid ou algo do tipo ???  Se
 não, alguém já instalou e colocou para funcionar o squid junto com ele na
 mesma maquina? Será q é viável?
 
 
 
 
 
 
 
   Rodrigo Roberto Barros
   Analista de Sistemas
   Fone: (61) 8432-5380
 
 
 
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
--
Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a
formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você
treina macacos. Pessoas,você educa.

FreeBSD: The Freedom to Perform!
http://www.spreadbsd.org/aff/40/1
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Emule liberado indevidamente

2008-03-17 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Fabio escreveu:
 Olá boa tarde,

   Então como vou bloquear o mula cega
   Não entendi como visualizo as conexões (logs) do emule.
   Preciso descobrir qual usuário está se conectando ao emule. Deve existir 
 algum log para isso, não é?

   Obrigado e fico no aguardo de uma resposta.


Boa tarde,
Qual é firewall que você está utilizando? Qual é a politica que você
utiliza para seu firewall? Dê mais detalhes do seu firewall, pois ele
não gera log mesmo, se você não diz para a regra que é para ele gerar
tal logo.

Abraço,

- --
Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos dot com dot br
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFH3q/dbjyCr4Ixg0wRAuGxAJ9osp8BjeTM2ImhuEVlBXgNaagZEgCgmE70
0uBoR/iJWszpj9RhNQ8vtcU=
=xeGz
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Compilador GCC

2008-03-17 Por tôpico Carlos A. M. dos Santos
2008/3/17 Eduardo Frazão [EMAIL PROTECTED]:
 Instale o binario

  pkg_add gcc

Por favor não confunda as coisas. Não existe um pacote chamado gcc.

A versão do GCC que ven no FreeBSD atualmente é a 4.2.1. Se para
compilar algum programa for necessária uma outra versão do GCC então
pode-se usar um dos pacotes existentes: gcc295, gcc32, gcc33, gcc34,
cc41-withgcjawt, gcc41, gcc42-withgcjawt, gcc42 e gcc43.

  Em 17/03/08, CDMB . [EMAIL PROTECTED] escreveu:


 
   Boa tarde pessoal,
   sabe aquele tipo de legume (ou seria verdura??) do livro dos recordes?!
   Pois é, estou com um pepino aqui digno do Guiness:
  
   Como instalar o compilador GCC no FBSD se não tenho o GCC instalado?!
   (E nenhum outro compilador).
  
   Eu baixo o fonte .tar.gz do GCC, descompacto ele e na hora do #./configure
   ele me dá erro e diz que eu não tenho nenhum compilador disponível.
  
   Alguém tem alguma idéia de como resolver?!
  
   Desde já agradeço,
  
   Akkamai Shami

-- 
Carlos A. M. dos Santos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [OFF Topic] Player e Gerenciador de m úsicas

2008-03-17 Por tôpico Marcelo/Porks
Senhores, fui chamado para fazer um trabalho que consta no seguinte:

- Primeiramente fazer um FreeBSD ficar tocando uma listagem de música.

Se fosse apenas isto eu poderia adicionar no xmms as músicas e deixar
lá, infinitamente tocando.
ou então um script que pegaria a listagem de um arquivo e mandaria o
mpg123 (ou algo similar) tocar (neste caso daria para fazer por linha
de comando tudo, sem a necessidade de deixar o X aberto - igual no
caso de usar o xmms)...

mas a coisa vai mais além:

- A pessoa que me chamou para fazer este serviço... quer um software
para ela classificar essas músicas para que depois de classificadas
ela possa escolher um estilo de música para tocar, e também poder
programar que, por exemplo, das 17:00 as 20:00 é para tocar o estilo
A, das 20:00 em diante mudar para o estilo B e as 9:00 mudar para o
estilo C.

Então em resumo eu preciso de um software para classificar/organizar
as músicas dessa pessoa e de um player que possa ler/interpretar a
classificação feita.

Allguma sugestão, pessoal?

Obrigado.

-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF Topic] Player e Gerenciador de m úsicas

2008-03-17 Por tôpico Eduardo Alvarenga
Experimente o Apple Streaming Server [1].
Com ele você pode controlar as playlists remotamente e organizar via web.

Ele está certificado para Windows, Mac, Solaris e Linux, mas creio que não
será problema com o FreeBSD.
Depois de configurado, use um player conectado em localhost para tocar as
músicas.

[1] http://developer.apple.com/opensource/server/streaming/index.html


Abraço,

Em 17/03/08, Marcelo/Porks [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Senhores, fui chamado para fazer um trabalho que consta no seguinte:

 - Primeiramente fazer um FreeBSD ficar tocando uma listagem de música.

 Se fosse apenas isto eu poderia adicionar no xmms as músicas e deixar
 lá, infinitamente tocando.
 ou então um script que pegaria a listagem de um arquivo e mandaria o
 mpg123 (ou algo similar) tocar (neste caso daria para fazer por linha
 de comando tudo, sem a necessidade de deixar o X aberto - igual no
 caso de usar o xmms)...

 mas a coisa vai mais além:

 - A pessoa que me chamou para fazer este serviço... quer um software
 para ela classificar essas músicas para que depois de classificadas
 ela possa escolher um estilo de música para tocar, e também poder
 programar que, por exemplo, das 17:00 as 20:00 é para tocar o estilo
 A, das 20:00 em diante mudar para o estilo B e as 9:00 mudar para o
 estilo C.

 Então em resumo eu preciso de um software para classificar/organizar
 as músicas dessa pessoa e de um player que possa ler/interpretar a
 classificação feita.

 Allguma sugestão, pessoal?

 Obrigado.


 --
 Marcelo Rossi
 This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no
 rights.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Eduardo Alvarenga
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF Topic] Player e Gerenciador de m úsicas

2008-03-17 Por tôpico Eduardo Alvarenga
Ah... tem no ports em net/DarwinStreamingServer :-)


Abraço,

Em 17/03/08, Eduardo Alvarenga [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Experimente o Apple Streaming Server [1].
 Com ele você pode controlar as playlists remotamente e organizar via web.

 Ele está certificado para Windows, Mac, Solaris e Linux, mas creio que não 
 será problema com o FreeBSD.
   Depois de configurado, use um player conectado em localhost para tocar as 
 músicas.

 [1] http://developer.apple.com/opensource/server/streaming/index.html


 Abraço,


 Em 17/03/08, Marcelo/Porks [EMAIL PROTECTED] escreveu:

Senhores, fui chamado para fazer um trabalho que consta no seguinte:
 
   - Primeiramente fazer um FreeBSD ficar tocando uma listagem de música.
 
   Se fosse apenas isto eu poderia adicionar no xmms as músicas e deixar
 lá, infinitamente tocando.
   ou então um script que pegaria a listagem de um arquivo e mandaria o
   mpg123 (ou algo similar) tocar (neste caso daria para fazer por linha
   de comando tudo, sem a necessidade de deixar o X aberto - igual no
 caso de usar o xmms)...
 
   mas a coisa vai mais além:
 
   - A pessoa que me chamou para fazer este serviço... quer um software
   para ela classificar essas músicas para que depois de classificadas
   ela possa escolher um estilo de música para tocar, e também poder
 programar que, por exemplo, das 17:00 as 20:00 é para tocar o estilo
   A, das 20:00 em diante mudar para o estilo B e as 9:00 mudar para o
   estilo C.
 
   Então em resumo eu preciso de um software para classificar/organizar
 as músicas dessa pessoa e de um player que possa ler/interpretar a
   classificação feita.
 
   Allguma sugestão, pessoal?
 
   Obrigado.
 
 
   --
   Marcelo Rossi
   This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no 
  rights.
 -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Eduardo Alvarenga



-- 
Eduardo Alvarenga
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF Topic] Player e Gerenciador de m úsicas

2008-03-17 Por tôpico William Grzybowski
On Mon, Mar 17, 2008 at 03:00:10PM -0300, Marcelo/Porks wrote:
 Senhores, fui chamado para fazer um trabalho que consta no seguinte:
 
 - Primeiramente fazer um FreeBSD ficar tocando uma listagem de música.
 
 Se fosse apenas isto eu poderia adicionar no xmms as músicas e deixar
 lá, infinitamente tocando.
 ou então um script que pegaria a listagem de um arquivo e mandaria o
 mpg123 (ou algo similar) tocar (neste caso daria para fazer por linha
 de comando tudo, sem a necessidade de deixar o X aberto - igual no
 caso de usar o xmms)...
 
 mas a coisa vai mais além:
 
 - A pessoa que me chamou para fazer este serviço... quer um software
 para ela classificar essas músicas para que depois de classificadas
 ela possa escolher um estilo de música para tocar, e também poder
 programar que, por exemplo, das 17:00 as 20:00 é para tocar o estilo
 A, das 20:00 em diante mudar para o estilo B e as 9:00 mudar para o
 estilo C.
 
 Então em resumo eu preciso de um software para classificar/organizar
 as músicas dessa pessoa e de um player que possa ler/interpretar a
 classificação feita.
 
 Allguma sugestão, pessoal?

Oi,

nao sei se atende a todas as necessidades, mas vale a pena dar uma
conferida no music player daemon (mpd)
voce roda o MPD no servidor e se conecta utilizando varios clientes
que voce encontra no site...
http://www.musicpd.org/

 
 Obrigado.
 
 -- 
 Marcelo Rossi
 This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-- 
William Grzybowski/\
Jabber: [EMAIL PROTECTED]   \ /ASCII Ribbon Campaign
Curitiba/PR - Brazil (GMT -3:00)   X   against HTML email  vCards
. / \
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: [OFF Topic] Player e Gerencia dor de músicas

2008-03-17 Por tôpico João Luiz Pedrosa Viana
Sei que não é o convencional deixar o sistema gráfico instalado em servidor,
mas acho que no seu caso não teria problema não.

O Amarok tem uma ferramenta de controle via WEB que faz exatamente isso que
vc quer, de uma olhada nos plugins dele, é um gerenciador remoto completo
para o Amarok tudo via WEB.

Deve ter outras dezenas de opções, muito melhores que o amarok, mas essa é a
que me lembro mais fácil de fazer.

Abraço e até mais.

João Luiz Pedrosa Viana
http://www.jviana.eti.br


-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
de Marcelo/Porks
Enviada em: segunda-feira, 17 de março de 2008 15:00
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: [FUG-BR] [OFF Topic] Player e Gerenciador de músicas

Senhores, fui chamado para fazer um trabalho que consta no seguinte:

- Primeiramente fazer um FreeBSD ficar tocando uma listagem de música.

Se fosse apenas isto eu poderia adicionar no xmms as músicas e deixar
lá, infinitamente tocando.
ou então um script que pegaria a listagem de um arquivo e mandaria o
mpg123 (ou algo similar) tocar (neste caso daria para fazer por linha
de comando tudo, sem a necessidade de deixar o X aberto - igual no
caso de usar o xmms)...

mas a coisa vai mais além:

- A pessoa que me chamou para fazer este serviço... quer um software
para ela classificar essas músicas para que depois de classificadas
ela possa escolher um estilo de música para tocar, e também poder
programar que, por exemplo, das 17:00 as 20:00 é para tocar o estilo
A, das 20:00 em diante mudar para o estilo B e as 9:00 mudar para o
estilo C.

Então em resumo eu preciso de um software para classificar/organizar
as músicas dessa pessoa e de um player que possa ler/interpretar a
classificação feita.

Allguma sugestão, pessoal?

Obrigado.

-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 

__ Information from ESET Smart Security, version of virus signature
database 2740 (20071221) __

The message was checked by ESET Smart Security.

http://www.eset.com
 
 

__ Information from ESET Smart Security, version of virus signature
database 2740 (20071221) __

The message was checked by ESET Smart Security.

http://www.eset.com
 


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Queda de Link apos comando

2008-03-17 Por tôpico Alexandre Correa
com toda certeza nao foi esse comando que deu problema na maquina nao..

pode olhar no servidor que é outra coisa errada :P



2008/3/17 Cristina Fernandes Silva [EMAIL PROTECTED]:
 Pessoal,


  Desculpe pela essa dúvida besta, estava tentando fazer uns testes
  entres os servidores para fechar a VPN. e para saber se o meu endereço
  IP estava chegando numa outra ponta. digitei:

  ping 200.X.X.X.43 

  Eu queria colocar em em segundo plano..

  Porem ele continuou dando msg na tela e não conseguia mas parar, fui
  no console e rebootei a maquina.. porem agora não consigo mais pingar
  para internet e nem acessar essa maquina via SSH via ip externo.

  Sei que isso é besteira.. mas será que teve algo com esse comando ? ou
  será mesmo que o link da internet esta problema ??
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 

Sds.
Alexandre J. Correa
Onda Internet / OPinguim.net
http://www.ondainternet.com.br
http://www.opinguim.net
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Queda de Link apos comando

2008-03-17 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
Pessoal,


Desculpe pela essa dúvida besta, estava tentando fazer uns testes
entres os servidores para fechar a VPN. e para saber se o meu endereço
IP estava chegando numa outra ponta. digitei:

ping 200.X.X.X.43 

Eu queria colocar em em segundo plano..

Porem ele continuou dando msg na tela e não conseguia mas parar, fui
no console e rebootei a maquina.. porem agora não consigo mais pingar
para internet e nem acessar essa maquina via SSH via ip externo.

Sei que isso é besteira.. mas será que teve algo com esse comando ? ou
será mesmo que o link da internet esta problema ??
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Varios túneis com OpenVPN

2008-03-17 Por tôpico Daniel Bristot de Oliveira
Opa,

Confirmando meu caro amigo Thiago,

Sim cristina, ele é um servidor que aceita vários clientes, então com
um único serviço ele atende todos os clientes.

Ter um daemon para cada cliente fica complicado para trabalhar né? imagina :D

Então, como o Thiago falou, o openvpn nesta forma trabalha como
servidor, e os clientes se autenticam nele.

A autenticação é feita via certificados digitais, que você pode fazer
com o scripts que vem  no openvpn, no qual o Mateus cita em seu
artigo.

O que falta no artigo do Mateus é que ele mostra apenas como um host
acessa uma rede. Voce precisa ligar duas redes, então, voce precisa
adicionar uma regra de roteamento para cada cliente, aí que entram as
configurações específicas por cliente.

Estas configurações expecificas adicionam e removem as rotas, e
definem endereços para cada roteador cliente.

As configurações de cada cliente são feitas com o diretório CCD, cujo
adicionei o link no outro e-mail.

Isto facilita o gerenciamento da VPN, visto que tudo está em só uma maquina,

att

Em 17/03/08, Thiago J. Ruiz[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Vou tentar responder pelo Daniel!

  sim somente numa porta, o OpenVPN no modo SERVER ( server 10.10.10.0
  255.255.255.0 ) pode ouvir em apenas uma porta e ter vários clientes
  conectados a ele por meio de certificados digitais (unicos para da
  node), tal como o Daniel descreveu acima.

  o Tutorial do Matheus Cucoloto tá nesse link.


  http://www.fug.com.br/content/view/173/60/

  paga uma beer depois aih Matheus!

  abraço, espero que ajude


  Em 17/03/08, Cristina Fernandes Silva[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  daniel.. mas somente numa porta ?? neste caso 1194 ? mesmo assim
terei que ter varias portas.. essa é minha dúvida.
  
Em 17/03/08, Daniel Bristot de Oliveira[EMAIL PROTECTED] escreveu:
  
Olá cristina

  Eu tenho isto rodando, um servidor OpenVPN, com vários clientes em um
  único servidor, cada cliente é um firewall, que dá rota para uma
  subrede, assim eu faço com que a rede do cliente alcance a rede do
  servidor e vice-versa.

  A chaves são certificados digitais, o que aumenta a segurança, se
  comparado a uma chave.

  Suponha que tenha criado o servidor, e dois clientes, com DN
  gw.empresa.com.br e gw.empresa2.com.br.

  Abaixo a configuração do servidor.

  -
  # Interface que o OpenVPN esparara conexoes
  local 201.XX.XX.XXX
  port 1194
  proto udp
  dev tun0
  management localhost 7505

  #Certificado do ca
  ca keys/ca.crt
  # certificado do servidor
  cert keys/server.crt
  # Mantenha esta chave em segredo
  key keys/server.key
  # arquivo dh
  dh keys/dh1024.pem
  # Servidor
  # Ele automaticamente pegara o IP 10.10.10.1
  server 10.10.10.0 255.255.255.0
  ifconfig-pool-persist ipp.txt
  client-config-dir ccd

  # Rotas para serem servidas as clientes
  push route 192.168.0.0 255.255.0.0

  keepalive 10 120
  ping-timer-rem


  # Chave criptografica
  cipher AES-256-CBC
  status openvpn-status.log

  # Roteamento para clientes
  # Rede da empresa1
  route 172.16.100.0 255.255.255.0
  # Rede da empresa2
  route 172.16.200.0 255.255.255.0

  log  openvpn.log
  cd /usr/local/etc/openvpn
  user openvpn
  group openvpn
  comp-lzo
  verb 1
  ---

  Dentro do diretório /usr/local/etc/openvpn eu tenho o diretorio ccd
  que possui as configurações de rede de cada cliente, neste diretório
  teremos os arquivos que informam as redes dos clientes e quais IPs os
  clientes pegarão do servidor.

  para cada cliente, devemos ter um arquivo com o nome dado ao seu DN,
  no exemplo,

  # cat gw.empresa1.com.br

  iroute 172.16.100.0 255.255.255.0
  ifconfig-push 10.10.10.5 10.10.10.6

  # cat gw.empresa2.com.br

  iroute 172.16.200.0 255.255.255.0
  ifconfig-push 10.10.10.9 10.10.10.10



  Configuração dos clientes

  -- /usr/local/etc/openvpn/openvpn.conf
  cd /usr/local/etc/openvpn
  client
  dev tun0
  proto udp
  remote 201.xxx.xxx.xxx 1194
  nobind
  user openvpn
  group openvpn
  persist-tun
  ca keys/ca.crt
  cert keys/nova.crt
  key keys/nova.key
  comp-lzo
  verb 2
  log openvpn.log
  cipher AES-256-CBC
  ---

  Desculpa a pressa, mas esta terminando o horário de almoço,

  A criação de certificados segue o exemplo do mateus coculoto no site 
 da fug,
  O esquema do diretorio ccd e as configurações por cliente estão neste 
 link:
  http://openvpn.net/index.php/documentation/howto.html#policy

  Quando configurei este servidor, só usei dois documentos, o openVPN
  How-to e o artigo do coculoto...

  Sobre a estabilidade do openvpn, maravilha...

  

[FUG-BR] RES: pfsense

2008-03-17 Por tôpico CDMB .
 Setup  Packages
Atualmente ele usa o menu: SYSTEM  PACKAGES
na nova versão 1.2
 
Uma questão: o pfSense só instala pacotes que estiverem no menu?!
Creio que sim porque ele não tem GCC nem MAKE!
O que me diz?
 Ele conecta no site do PFsense e tem um squid lá pronto :)  Abs[]  Em 
 17/03/08, Cristina Fernandes Silva [EMAIL PROTECTED] escreveu:   ele 
 tem sim.. proxy que é o squid, tem squidguard.. vc tem que  instalar ele no 
 HD e instalar via pacotes.. r..   Em 17/03/08, Rodrigo Roberto 
 Barros[EMAIL PROTECTED] escreveu:Pessoal, me surgiu uma pequena 
 duvida a respeito do pfsense. Ele não  incorpora nenhuma ferramenta de 
 Proxy? Tipo o Squid ou algo do tipo ??? Se  não, alguém já instalou e 
 colocou para funcionar o squid junto com ele na  mesma maquina? Será q é 
 viável?
_
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver 
offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Balanceamento e failover

2008-03-17 Por tôpico Felipe Chaves
Pessoal,

 

Boa tarde pessoal!

 

Estou precisando de uma ajudinha. hehehe

 

Tenho o seguinte cenário:

 

Firewall: 10.0.0.1

Roteador para Frame Relay: 10.0.0.2

Roteador para MPLS: 10.0.0.3

 

Minhas duas nuvens, tanto a FR quanto a MPLS possuem a mesma tabela de 
roteamento.

 

Tem como criar uma rota multipath para esses dois roteadores (FR e MPLS) sem 
depender do cache de rotas das estações (visto que estão no mesmo segmento de 
rede)?

 

Obrigado,

Felipe Chaves

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: pfsense

2008-03-17 Por tôpico Jose Augusto
vc pode instalar na mão, afinal é um FreeBSD, mas toda a configuração será
via Shell mesmo, o pacote que tem no site já tem uma interface web para
administrar o SQUID :) e integra com o PFSense

Tem até Snort :)

Eu errei o caminho mesmo :D

Abs[]

Em 17/03/08, CDMB . [EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Setup  Packages
 Atualmente ele usa o menu: SYSTEM  PACKAGES
 na nova versão 1.2

 Uma questão: o pfSense só instala pacotes que estiverem no menu?!
 Creio que sim porque ele não tem GCC nem MAKE!
 O que me diz?

  Ele conecta no site do PFsense e tem um squid lá pronto :)  Abs[] 
 Em 17/03/08, Cristina Fernandes Silva [EMAIL PROTECTED]
 escreveu:   ele tem sim.. proxy que é o squid, tem squidguard.. vc tem
 que  instalar ele no HD e instalar via pacotes.. r..   Em 17/03/08,
 Rodrigo Roberto Barros[EMAIL PROTECTED] escreveu:Pessoal,
 me surgiu uma pequena duvida a respeito do pfsense. Ele não  incorpora
 nenhuma ferramenta de Proxy? Tipo o Squid ou algo do tipo ??? Se  não,
 alguém já instalou e colocou para funcionar o squid junto com ele na 
 mesma maquina? Será q é viável?

 _
 Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver
 offline. Conheça  o MSN Mobile!
 http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
--
Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a
formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você
treina macacos. Pessoas,você educa.

FreeBSD: The Freedom to Perform!
http://www.spreadbsd.org/aff/40/1
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Compilador GCC

2008-03-17 Por tôpico CDMB .
  O GCC já vem com o FreeBSD: /usr/bin/gcc
 
O meu não veio. Nem com ele, nem com nenhum compilador. #./configure
beginning configuration for...
checking for gcc
checking for cc
checking for cl
configure: error: no acceptable C compiler found in $PATH
  Alguém tem alguma idéia de como resolver?! 
  Possivelmente corrigindo a variável de ambiente PATH.
 
Eis a variável. Sem nenhuma anormalidade:
 
/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/root/bin
_
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver 
offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Compilador GCC

2008-03-17 Por tôpico Carlos A. M. dos Santos
2008/3/17 CDMB . [EMAIL PROTECTED]:
   O GCC já vem com o FreeBSD: /usr/bin/gcc

  O meu não veio. Nem com ele, nem com nenhum compilador. #./configure
  beginning configuration for...
  checking for gcc
  checking for cc
  checking for cl
  configure: error: no acceptable C compiler found in $PATH

   Alguém tem alguma idéia de como resolver?!

   Possivelmente corrigindo a variável de ambiente PATH.

  Eis a variável. Sem nenhuma anormalidade:

  /sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/root/bin

Que versão de FreeBSD é essa? É alguma instalação personalizada? Houve
algum erro durante a instalação? O que aparece se executas uname -a?

-- 
Carlos A. M. dos Santos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] FreeBSD em Compact Flash

2008-03-17 Por tôpico Carlos A. M. dos Santos
On Mon, Mar 17, 2008 at 2:15 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Boa tarde pessoal!

  To fazendo teste de instalacao de um firewall com FreeBSD numa Memoria
  Compact Flash de 4GB, mas esta lento pra caramba A maquina que
  estou realizando esse teste é um Pentium 4 com 512MB de RAM e a
  compact flash esta conectada a controladora IDE por um adaptador que
  comprei.
  É lento assim mesmo? Alguem da lista ja fez esse tipo de teste?

Não deveria ser tão lento. Dá boot em modo verbose e vê se aparece
alguma mensagem de erro com relação à controladora IDE e ao disco.
Posta a saída do dmesg ou deixa-a disponível em algum lugar para
visualização via WWW.

-- 
Carlos A. M. dos Santos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Ajuda com configuração de servidor

2008-03-17 Por tôpico Marcio A. Sepp

A dúvida abaixo foi postada na lista masoch-l. Portanto, quem viu lá a
mensagem, favor ignorar.

 
Olá lista,
 
 
Tenho um servidor FreeBSD 6.3 com dois links de internet nele. Para o
tráfego de saída eu utilizo o route-to de forma a distribuir o tráfego entre
os dois links. Porém estou enfrentando dificuldades para configurar o
tráfego de entrada. Vejam abaixo minha configuração:
 
Link1 (200.200.200.1)  Link2 (100.100.100.1)
Router FreeBSD
Rota default do FreeBSD = Link1
 
No link2 eu apenas quero que as solicitações vindas na porta 80 sejam
redirecionadas para um site que está na minha DMZ. O problema é que, da
forma como eu coloquei acima, eu não consigo sequer pingar no link2 através
de uma outra máquina qqr da internet. Agora, se eu colocar a rota default
para sair pela interface2, eu consigo pingar nele trankilamente, mas daí não
consigo pingar no link1. Qual é a solução para este problema?

Observem que tenho duas interfaces externas e só posso usar um gateway
default no freebsd e, sendo assim, quando tento pingar na outra interface
(não a que está com a rota default), pela internet, o pacote não consegue
chegar.

 

--
Att.
Márcio A. Sepp

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] FreeBSD em Compact Flash

2008-03-17 Por tôpico Lucio Costa
Carlos A. M. dos Santos escreveu:
 On Mon, Mar 17, 2008 at 2:15 PM, Cleyton Bertolim [EMAIL PROTECTED] wrote:
   
 Boa tarde pessoal!

  To fazendo teste de instalacao de um firewall com FreeBSD numa Memoria
  Compact Flash de 4GB, mas esta lento pra caramba A maquina que
  estou realizando esse teste é um Pentium 4 com 512MB de RAM e a
  compact flash esta conectada a controladora IDE por um adaptador que
  comprei.
  É lento assim mesmo? Alguem da lista ja fez esse tipo de teste?
 

 Não deveria ser tão lento. Dá boot em modo verbose e vê se aparece
 alguma mensagem de erro com relação à controladora IDE e ao disco.
 Posta a saída do dmesg ou deixa-a disponível em algum lugar para
 visualização via WWW.

   
Eu já usei várias vezes FreeBSD em CF e é super rápido.
Certamente você deve está com algum problema na controladora ou até 
mesmo no disco.
[]'s

Lucio
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd