Re: [FUG-BR] RES: FreeVRRP

2010-01-11 Por tôpico max _tor
Eduardo, da pra fazer com CARP no BSD sim, no teu caso, vai ter um pequeno
detalhe
que voce precisa ajustar, a variavel, net.inet.carp.preempt.
Te recomendo o projeto pfsense, combinaria exatamente com o que voce
precisa.

Abracos

2010/1/11 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br

 Eduardo Schoedler escreveu:
  Eu tenho aqui 2 routers, ...

 Esqueci de mencionar que são 2 routers Freebsd, um 6.1-RELEASE-p10 e outro
 7.2-RELEASE.


 Sds,

 --
 Eduardo Schoedler

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Load Balance

2009-09-01 Por tôpico max _tor
Fabricio, pfsense faz load de server tambem, pode ir na fe.

2009/9/1 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com

 pfsense faz load e fail de gateway, incluse ele ultiliza o slb para
 detectar.  nao é isso q eu quero.
 ;)

 2009/9/1 Cristina Fernandes Silva cristinafs.lis...@gmail.com

  pq não usa o pfsense ? o servidor já esta montado ?
 
  2009/8/31 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
   Pessoal,
Eu estou procurando uma solução de Load Balance de serviço, para
  ultilizar
   junto do CARP. Existe alguma, conheço o ldirectord do linux. porém
 quero
  uma
   para montar no freebsd, se possivel junto do PF por causa do pfsync.
O pf eu sei que existe a possibilidade de usar o rdr com round-robin,
  porém
   ele nao detecta quando um serviço fica down.
  
  
   Cordialmente.
   Fabricio Archanjo Fonseca.
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Res: NAT(PFSENSE) - Alterando ender eço de origem

2009-08-25 Por tôpico max _tor
Mais do que explicado, mais do que respondido, aplica um NAT na LAN assim:

Interface: LAN
Source: Any
Destination: 10.1.1.26
Translation: Interface Address

Nao tem erro.

Abracos

2009/8/25 Rodrigo gamarra_bat...@yahoo.com.br

 olá vou tenta mostrar o que eu preciso.

 capturei os pacotes vindo de um destino 200.163.35.43 na minha interface
 WAN

 olha como ele foi capturado

 17:18:42.603379 IP 200.163.35.43.35568  10.1.1.26.80: tcp 0
 17:18:48.604878 IP 200.163.35.43.35568  10.1.1.26.80: tcp 0

 o ip origem como sendo 200.163.35.43 e o ip destino, o ip que eu quero
 mesmo, até ai ta beleza pois esta fazendo o redirecionamento

 ai quando capturo os pacotes com destino para 10.1.1.26  que é meu
 servidor aparece esses pacotes:

 17:15:10.221787 IP 200.163.35.43.35475  10.1.1.26.80: tcp 0
 17:15:13.149011 IP 200.163.35.43.35475  10.1.1.26.80: tcp 0
 17:15:19.162314 IP 200.163.35.43.35475  10.1.1.26.80: tcp
 017:15:10.221787 IP 200.163.35.43.35475  10.1.1.26.80: tcp 0
 17:15:13.149011 IP 200.163.35.43.35475  10.1.1.26.80: tcp 0
 17:15:15.072168 IP 189.72.186.22.2374  10.1.1.26.80: tcp 0
 17:15:19.162314 IP 200.163.35.43.35475  10.1.1.26.80: tcp 0

 o problema que eu preciso de um nat que altere esse endereço de origem

 ficaria assim:

 17:15:19.162314 IP 10.7.54.43  10.1.1.26.80: tcp 0

 sendo que 10.7.54.43 é o IP do meu PFSense

 desculpa não ter explicado bem
 mas agora acho que consegui.



 Em Seg, 2009-08-24 às 10:29 -0300, max _tor escreveu:
  WAN e internet? caso nao qual ip?
  Achei um pouco bizarro seu ambiente, mas talvez eu nao tenha entendido
  ainda.
 
  Se o trafego vier da WAN, indo para 10.1.1.0/24 via LAN, basta um NAT na
 LAN
  com source ou destino do jeito que vc quiser.
 
  Se for o contrario me diz o ip da WAN.
 
 
  2009/8/24 rodrigo gamarra gamarra_bat...@yahoo.com.br
 
   Bom eu tenho uma interface WAN, uma interface LAN com o IP
 10.7.54.43/23 e
   aqui temos um roteador que serve como gateway da nossa rede que envia
 os
   pacotes para outras redes, o meu servidor tem o ip 10.1.1.26 e é este
   roteador que redireciona os pacotese ele só aceita os pacotes vindo de
 redes
   conhecidas por ele, ou seja 10.7.54.0/23 ou 10.1.1.0/24.
  
   quando eu pingo do pfsense da interface lan para o servidor ele pinga
 mas
   quando ping de poutra interface nao chega pois a origem do pacote é de
 outra
   rede.
  
   antes eu utilizava um equipamento chamado sonicwal e nele tinha como
 fazer
   um reirecionamento deste tipo:
  
   Endereço origem: any
   Endereço destino: Interface WAN
   Endereço destino traduzido: 10.1.1.26
   Endereço origem traduzido: interface LAN
  
   é mais ou menos isso que preciso.
  
  
  
  
   
   De: max _tor maxthe...@gmail.com
   Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
   freebsd@fug.com.br
   Enviadas: Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009 16:39:03
   Assunto: Re: [FUG-BR] NAT(PFSENSE) - Alterando endereço de origem
  
   Rodrigo, gostaria ate de te ajudar, mas nao entendi, veja se estou
 certo.
  
   LAN-INTRANET-SERVIDOR ??
  
   INTRANET uma interface real/VLAN/VPN? qual ip?
   onde esta o firewall? em que ponto?
   Sua LAN 10.7.54.0/23 http://10.7.54.0/23 , Correto?
   IP virtual ou CARP ??
  
   Ajuda que eu te ajudo
  
   2009/8/20 rodrigo gamarra gamarra_bat...@yahoo.com.br
  
olá, estou utilizando pfsense e estou com o seguinte problema: eu
 preciso
fazer uma nat da porta 80.
só que para um endereço da minha intranet, e tem um firewall entre
 essas
duas redes que não sou eu que administro, e esse firewall bloqueia
   qualquer
pacote TCP/IP cujo o endereço de origem seja diferente da minha rede,
   então
eu queria alterar alem do endereço de origem, o de destino no nat,
 como
   faço
isso?
   
   
   
   
   
  
  
 
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  
  
  
  
  
 
   Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
   http://br.maisbuscados.yahoo.com
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Re: [FUG-BR] Res: NAT(PFSENSE) - Alterando ender eço de origem

2009-08-24 Por tôpico max _tor
WAN e internet? caso nao qual ip?
Achei um pouco bizarro seu ambiente, mas talvez eu nao tenha entendido
ainda.

Se o trafego vier da WAN, indo para 10.1.1.0/24 via LAN, basta um NAT na LAN
com source ou destino do jeito que vc quiser.

Se for o contrario me diz o ip da WAN.


2009/8/24 rodrigo gamarra gamarra_bat...@yahoo.com.br

 Bom eu tenho uma interface WAN, uma interface LAN com o IP 10.7.54.43/23 e
 aqui temos um roteador que serve como gateway da nossa rede que envia os
 pacotes para outras redes, o meu servidor tem o ip 10.1.1.26 e é este
 roteador que redireciona os pacotese ele só aceita os pacotes vindo de redes
 conhecidas por ele, ou seja 10.7.54.0/23 ou 10.1.1.0/24.

 quando eu pingo do pfsense da interface lan para o servidor ele pinga mas
 quando ping de poutra interface nao chega pois a origem do pacote é de outra
 rede.

 antes eu utilizava um equipamento chamado sonicwal e nele tinha como fazer
 um reirecionamento deste tipo:

 Endereço origem: any
 Endereço destino: Interface WAN
 Endereço destino traduzido: 10.1.1.26
 Endereço origem traduzido: interface LAN

 é mais ou menos isso que preciso.




 
 De: max _tor maxthe...@gmail.com
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
 freebsd@fug.com.br
 Enviadas: Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009 16:39:03
 Assunto: Re: [FUG-BR] NAT(PFSENSE) - Alterando endereço de origem

 Rodrigo, gostaria ate de te ajudar, mas nao entendi, veja se estou certo.

 LAN-INTRANET-SERVIDOR ??

 INTRANET uma interface real/VLAN/VPN? qual ip?
 onde esta o firewall? em que ponto?
 Sua LAN 10.7.54.0/23 http://10.7.54.0/23 , Correto?
 IP virtual ou CARP ??

 Ajuda que eu te ajudo

 2009/8/20 rodrigo gamarra gamarra_bat...@yahoo.com.br

  olá, estou utilizando pfsense e estou com o seguinte problema: eu preciso
  fazer uma nat da porta 80.
  só que para um endereço da minha intranet, e tem um firewall entre essas
  duas redes que não sou eu que administro, e esse firewall bloqueia
 qualquer
  pacote TCP/IP cujo o endereço de origem seja diferente da minha rede,
 então
  eu queria alterar alem do endereço de origem, o de destino no nat, como
 faço
  isso?
 
 
 
 
 
  
 
  Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
  http://br.maisbuscados.yahoo.com
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




  
 
 Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
 http://br.maisbuscados.yahoo.com
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfsense + squid = velocidade

2009-08-24 Por tôpico max _tor
Antes, eu usa isso pra resolver este problema:

#for squid
kern.ipc.nmbclusters=32768
kern.maxfiles=65536
kern.maxfilesperproc=32768

Agora eu uso somente,
kern.ipc.nmbclusters=0

Testa o que resolve pra voce.

Abracos


2009/8/24 Zhu Sha Zang zhushaz...@yahoo.com.br

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Gente, instalei o pfsense aqui numa rede com cerca de 150 usuários.

 Funciona muito bem. Entretanto, ao colocar squid como proxy
 transparente  a velocidade foi diminuindo tendendo a 1Kbps com as
 configurações default.

 Creio que seja problema de performance da máquina já que a memória RAM
 estava em 94%. (de 512M) e (de 1G).

 Bastou retirar o squid e a velocidade voltou ao normal (3Mbps)

 Então, queria saber qual a melhor configuração de hardware para esse
 serviço.


 Obrigado.
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v2.0.11 (GNU/Linux)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org/

 iEYEARECAAYFAkqSrqUACgkQ35zeJy7JhCjrswCcD3FDRZfW9vyOxfNddiKD7bGm
 scwAoJdinc7G73PaIzdXauKgjwLYLu5x
 =25w/
 -END PGP SIGNATURE-

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] NAT(PFSENSE) - Alterando endereço d e origem

2009-08-21 Por tôpico max _tor
Rodrigo, gostaria ate de te ajudar, mas nao entendi, veja se estou certo.

LAN-INTRANET-SERVIDOR ??

INTRANET uma interface real/VLAN/VPN? qual ip?
onde esta o firewall? em que ponto?
Sua LAN 10.7.54.0/23 http://10.7.54.0/23 , Correto?
IP virtual ou CARP ??

Ajuda que eu te ajudo

2009/8/20 rodrigo gamarra gamarra_bat...@yahoo.com.br

 olá, estou utilizando pfsense e estou com o seguinte problema: eu preciso
 fazer uma nat da porta 80.
 só que para um endereço da minha intranet, e tem um firewall entre essas
 duas redes que não sou eu que administro, e esse firewall bloqueia qualquer
 pacote TCP/IP cujo o endereço de origem seja diferente da minha rede, então
 eu queria alterar alem do endereço de origem, o de destino no nat, como faço
 isso?




  
 
 Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
 http://br.maisbuscados.yahoo.com
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Usar dois Links no pfsense

2009-07-30 Por tôpico max _tor
Entendi, voce quer usar o servico openvpn do proprio pfsense nao e?
Cristina ae voce cai no mesmo problema do squid com dual wan, o trafego
local da maquina so sai via rota default.
Voce resolve isso na versao 2.0 onde voce pode fazer regras de out
combinada
com gateway da opt.
Ou uma solucao porquinha do tipo fazer uma rota estatica do ip de onde vem a
conexao,
logico que se for ip dinamico fica inviavel.

Abracos

2009/7/30 Cristina Fernandes Silva cristinafs.lis...@gmail.com

 não consegui colocar o openvpn para usar o link 2, ele só usa
 o link WAN e não OPT

 Mesmo fazendo as regras Rules - LAN para porta do OpenVPN

 eu consigo fazer para outros serviços tais web, e-mail, só que para
 openVPN nao..

 alguem sabe a razao ?

 2009/7/29 max _tor maxthe...@gmail.com:
  Cristina, trafego de saida ne?
  Voce vai em Rules - LAN, faz uma regra com o protocolo e porta da sua
  vpn,
  em gateway voce marca o gateway do seu link.
  Nao esqueca, se tiver uma regra no topo jogando sua LAN NET para a
  default, essa
  regra deve ficar acima.
 
  Abracos
 
  2009/7/28 Cristina Fernandes Silva cristinafs.lis...@gmail.com
 
  Pessoal,
 
  Tenho dois links que estou usando no pfsense
 
  Link1 - Ip fixo
  Link2 - Velox
 
  Alguem sabe informar como eu faço para direcionar a minha VPN para
  conectar somente através de um link especifico ?? Por exemplo
  Minha VPN somente vai usar o link1, a navegação web somente vai
  usar o link2.
 
  Cristina
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Usar dois Links no pfsense

2009-07-29 Por tôpico max _tor
Cristina, trafego de saida ne?
Voce vai em Rules - LAN, faz uma regra com o protocolo e porta da sua
vpn,
em gateway voce marca o gateway do seu link.
Nao esqueca, se tiver uma regra no topo jogando sua LAN NET para a
default, essa
regra deve ficar acima.

Abracos

2009/7/28 Cristina Fernandes Silva cristinafs.lis...@gmail.com

 Pessoal,

 Tenho dois links que estou usando no pfsense

 Link1 - Ip fixo
 Link2 - Velox

 Alguem sabe informar como eu faço para direcionar a minha VPN para
 conectar somente através de um link especifico ?? Por exemplo
 Minha VPN somente vai usar o link1, a navegação web somente vai
 usar o link2.

 Cristina
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfsense - problemas com DNS em MultiWan

2009-07-28 Por tôpico max _tor
Bosco, voce usa sua LAN como dns para os clientes?

2009/7/28 Bosco jbo...@hyperinf.com.br

 Bom dia,

Instalei um pfsense 1.2.3RC2 com duas WANS (WAN 192.168.1.0/24 e
 OPT1 192.168.2.0/24) e uma LAN (192.168.0.0/24).

Os Gateways são 192.168.1.1 e 192.168.2.1 e os DNSs são também
 192.168.1.1 e 192.168.2.1.

Ocorre que quando a WAN sai do ar os endereços não são resolvidos.

Já tentei fazer um failover da WAN para o OPT1 e também não
 funcionou.

Procurei um passo a passo no Google mas não achei nada que
 resolvesse o problema.

Alguma dica milagrosa ?

Abraços

João Bosco
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfsense - problemas com DNS em MultiWan

2009-07-28 Por tôpico max _tor
Entao, foi exatamente o que perguntei.

Bom se fosse um dns fora, eu iria lhe recomendar usar o ip do servidor de
dns no pool de fail-over,
isso faria que o pfsense cria-se uma rota para sair pela segunda interface o
dns desejado.
Mas como os dns estao na faixa das interfaces nao e necessario, e para
funcionar.
O que me estranha e o problema ocorrer mesmo dentro do pfsense, quando;

WAN - 192.168.1.X - deve falar diretamente com seu gateway 192.168.1.1
OPT - 192.168.2.1 - deve falar diretamente com seu gateway 192.168.2.1

Sem rota default e sem rotas adicionais, deveria funcionar, de repente, voce
nao tem outro problema??

2009/7/28 Bosco jbo...@hyperinf.com.br

 Não, o DNS dos clientes é a máquina pfsense (192.168.0.3).

 Mas o problema ocorre até quando faço um ping dentro do pfsense.



 -Original Message-
 From: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] On
 Behalf Of max _tor
 Sent: terça-feira, 28 de julho de 2009 10:53
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] pfsense - problemas com DNS em MultiWan

 Bosco, voce usa sua LAN como dns para os clientes?

 2009/7/28 Bosco jbo...@hyperinf.com.br

  Bom dia,
 
 Instalei um pfsense 1.2.3RC2 com duas WANS (WAN 192.168.1.0/24 e
  OPT1 192.168.2.0/24) e uma LAN (192.168.0.0/24).
 
 Os Gateways são 192.168.1.1 e 192.168.2.1 e os DNSs são também
  192.168.1.1 e 192.168.2.1.
 
 Ocorre que quando a WAN sai do ar os endereços não são
 resolvidos.
 
 Já tentei fazer um failover da WAN para o OPT1 e também não
  funcionou.
 
 Procurei um passo a passo no Google mas não achei nada que
  resolvesse o problema.
 
 Alguma dica milagrosa ?
 
 Abraços
 
 João Bosco
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfsense - problemas com DNS em MultiWan

2009-07-28 Por tôpico max _tor
Olha so bosco, por default no pfsense as regras de out sao pass, agora
tem umas opcoes
que voce marca na Interface WAN;

*Block private networks*
*Block bogon networks*

Tenta para ver.

2009/7/28 Bosco jbo...@hyperinf.com.br

 Que tenha percebido, não tenho outro problema.

 Já até troquei os endereços de WAN e OPT1 para me certificar que o GTW e
 DSN 192.168.129.1 funcionavam.

 Será que falta alguma regra ?



 -Original Message-
 From: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] On
 Behalf Of max _tor
 Sent: terça-feira, 28 de julho de 2009 11:13
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Subject: Re: [FUG-BR] pfsense - problemas com DNS em MultiWan

 Entao, foi exatamente o que perguntei.

 Bom se fosse um dns fora, eu iria lhe recomendar usar o ip do servidor de
 dns no pool de fail-over,
 isso faria que o pfsense cria-se uma rota para sair pela segunda interface
 o
 dns desejado.
 Mas como os dns estao na faixa das interfaces nao e necessario, e para
 funcionar.
 O que me estranha e o problema ocorrer mesmo dentro do pfsense, quando;

 WAN - 192.168.1.X - deve falar diretamente com seu gateway 192.168.1.1
 OPT - 192.168.2.1 - deve falar diretamente com seu gateway 192.168.2.1

 Sem rota default e sem rotas adicionais, deveria funcionar, de repente,
 voce
 nao tem outro problema??

 2009/7/28 Bosco jbo...@hyperinf.com.br

  Não, o DNS dos clientes é a máquina pfsense (192.168.0.3).
 
  Mas o problema ocorre até quando faço um ping dentro do pfsense.
 
 
 
  -Original Message-
  From: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] On
  Behalf Of max _tor
  Sent: terça-feira, 28 de julho de 2009 10:53
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  Subject: Re: [FUG-BR] pfsense - problemas com DNS em MultiWan
 
  Bosco, voce usa sua LAN como dns para os clientes?
 
  2009/7/28 Bosco jbo...@hyperinf.com.br
 
   Bom dia,
  
  Instalei um pfsense 1.2.3RC2 com duas WANS (WAN 192.168.1.0/24e
   OPT1 192.168.2.0/24) e uma LAN (192.168.0.0/24).
  
  Os Gateways são 192.168.1.1 e 192.168.2.1 e os DNSs são também
   192.168.1.1 e 192.168.2.1.
  
  Ocorre que quando a WAN sai do ar os endereços não são
  resolvidos.
  
  Já tentei fazer um failover da WAN para o OPT1 e também não
   funcionou.
  
  Procurei um passo a passo no Google mas não achei nada que
   resolvesse o problema.
  
  Alguma dica milagrosa ?
  
  Abraços
  
  João Bosco
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Pfsensecom Dois IP da mesma interface

2009-05-21 Por tôpico max _tor
Vou citar um problema tipico de depois ips na mesma interface,
o nat na interface ora sai por um ip, ora sai por outro.
Realmente e incomum usar carp para poder ter um segundo ip, mesmo sem ter
um ambiente de HA, alguns chamam isso ate de preguica, mas quem usa pfsense
como firewall/router e precisa de um segundo ip na interface da mesma classe
que a mesma,
o modo mais facil seria carp.
Logico que existe varias formas de contornar isso, mas quem usa pfsense,
logo descobre o caminho mais facil.

Abracos

2009/5/21 irado furioso com tudo ir...@bsd.com.br

 Em Thu, 21 May 2009 13:36:21 -0300
 William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx, conhecido consumidor de
 drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

  mas eu não estava falando em redundância eu utilizo o carp para  tem
  varios ip´s respondendo de forma facil de gerenciar na  placa wan .
  sei que poderia usar eles para fail over.

 taí algo incomum (pelo menos pra mim) na utilização do carp. Algumas
 perguntas:

 a) qual o objetivo?

 b) há diferença mensurável na performance (por exemplo)?

 c) qual a razão para sua opção pelo carp ao invés de apenas aliases?

 quem sabe um pequeno artigo lá no fug? ;)

 --
  saudações,
  irado furioso com tudo
  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
 Rico que come muito: Bem alimentado
 Pobre que come muito: Esfomeado
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Pfsensecom Dois IP da mesma interface

2009-05-21 Por tôpico max _tor
Giancarlo, pois deveria conhecer, e uma excelente ferramenta, pra quem
precisa cuidar de muitos firewalls e prefere ou precida de FreeBSD.
Nao duvide, pois ele nao tem a opcao de alias na interface.
Outra peculiaridade no pfsense, e a questao do nat, que quando
habilitado gera regras baseado na interface, gerando problemas
como eu citei, que pode ser resolvido com a solucao como voce citou,
mas que para isso, seria necessario a criacao de um alias, e enfim
tornou-se redundante nossa conversa.

Abracos

2009/5/21 Giancarlo Rubio gianru...@gmail.com

 2009/5/21 max _tor maxthe...@gmail.com
 
  Vou citar um problema tipico de depois ips na mesma interface,
  o nat na interface ora sai por um ip, ora sai por outro.

 Sai pq vc manda ele sair assim. Tanto o pf quanto o ipfw permitem que
 vc especifique por qual interface vc quer que saia.

 Ex: pf (tl0 interface de saida)

 nat on tl0 from dc0:network to any - tl0

 Se vc quiser fazer usando um alias ou ip

 nat on tl0 from dc0:network to any - 200.200.200.200
 ou
 nat on tl0 from dc0:network to any - 200.200.200.201

 
  Realmente e incomum usar carp para poder ter um segundo ip, mesmo sem ter
  um ambiente de HA, alguns chamam isso ate de preguica, mas quem usa
 pfsense
  como firewall/router e precisa de um segundo ip na interface da mesma
 classe
  que a mesma,
  o modo mais facil seria carp.

 Nao conheco pfsense mais duvido que nao tenha a opcao alias para uma
 interface. Em todo caso eu colocaria na mão os ip do alias, usar carp
 não é a solução!!!

  Logico que existe varias formas de contornar isso, mas quem usa pfsense,
  logo descobre o caminho mais facil.


 --
 Giancarlo Rubio
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Monitoramento de Servidores

2009-03-10 Por tôpico max _tor
Welkson, pega o mesmo .conf que voce utiliza no agent linux, e muda so os
diretorios
para padrao do windows exemplo:

Linux/Unix
PidFile=/var/tmp/zabbix_agentd.pid
Windows
PidFile=C:\zabbix\zabbix_agentd.pid

Nao tem segredo

Abracos

2009/3/10 Welkson Renny de Medeiros welk...@focusautomacao.com.br

 Senhores,

 Tenho um ambiente bem misto (FreeBSD + Linux + Windows).

 Preciso de uma ferramenta para me ajudar a monitorar esse ambiente
 (espaço em disco, uso de cpu, memória, essas coisas).

 A algum tempo usei o Zabbix Server no FreeBSD, e nos clients instalei o
 Zabbix Agent... funciona bem, etc.

 Depois de alguns anos precisei formatar o servidor, e instalei a versão
 mais nova do Zabbix. Já fiz a instalação no BSD e está tudo tranquilo...
 a bronca é que percebi que houve bastante mudança no Zabbix Agent
 (Windows)... baixei o novo agent no site, mas ele não manda nenhum
 arquivo .conf de exemplo... alguém tem em produção o Zabbix Agent em
 produção e poderia colar aqui o conteúdo do CONF?

 Vocês usam alguma outra coisa fora o Zabbix? O Nagios serve para eses
 tipo de ambiente?

 Abraços,

 --
 Welkson Renny de Medeiros
 Focus Automação Comercial
 Desenvolvimento / Gerência de Redes
 welk...@focusautomacao.com.br



  Powered by 

   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)

  www.FreeBSD.org


 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Pfsense com captive portal

2009-02-12 Por tôpico max _tor
Tiago, entendi mais ou menos o que voce quer, vou te dar uma dica:

Va em Services-Captive Portal-Allowed IP Address
Clique em Add Address
Em Direction use To, e coloque a rede da sua OpenVPN

Não sei se vai funcionar, estou dando um chute.
Porque? porque quando voce ativa o captive portal ele ativa o ipfw2, que e
outro filtro de pacotes
para o FreeBSD.Não sei ate onde o captive_portal + ipfw2 atrapalha o
openvpn, certamente
ele nao gere regras de excessoes como faz para o ipsec.

De qualquer forma, boa sorte.

2009/2/12 Thiago Gomes thiagome...@gmail.com

 Pessoal,

 Alguem que usa pfsense pode me ajudar com relação a esse problema no
 pfsense. Estou usando
 o captive portal para liberar a internet somente para os usuarios
 autorizados, porem quando eu
 ativo.. nao consigo ter acesso as maquinas, em o ping funciona. Porem
 quando eu desativo
 o capitve portal funciona.. Isso pq estou usando o OpenVPN.



 2009/2/9 Thiago Gomes thiagome...@gmail.com:
  Galera,
 
  Estou usando o pfsense versão 1.2.3 com captive portal habilitado,
  acontece o seguinte
  eu tenho um tunel com OpenVPN e se eu ativar o captive portal eu nao
  consigo acessar
  remotamente as estações via terminal service (3389) ou via VNC(5900)
  muito mesmo ICMP, porem se eu desativar
  o captive portal eu tenho acesso..
 
  Ja coloquei as regras (rules) nas interfaces WAN e LAN liberando e mesmo
 assim
  não tenho sucesso,  infelizmente no pfsense não existe a interface
  Tun0 para liberar
  nas regras, o maximo que tem é IPSec e PPTP, talvez seja isso que não
  tenho conseguindo
  criar essas regras.
 
  Alguem sabe como eu faço essa liberação.
 
  Obrigado..
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Pfsense com captive portal (RESOLVIDO)

2009-02-12 Por tôpico max _tor
Blz thiago, obrigado por responder ok, pra ficar registrado na lista.
Abraços

2009/2/12 Thiago Gomes thiagome...@gmail.com

 Max,

 Isso mesmo.. foi resolvido colocando a faixa de ip da minha VPN.

 Obrigado

 2009/2/12 max _tor maxthe...@gmail.com:
  Tiago, entendi mais ou menos o que voce quer, vou te dar uma dica:
 
  Va em Services-Captive Portal-Allowed IP Address
  Clique em Add Address
  Em Direction use To, e coloque a rede da sua OpenVPN
 
  Não sei se vai funcionar, estou dando um chute.
  Porque? porque quando voce ativa o captive portal ele ativa o ipfw2, que
 e
  outro filtro de pacotes
  para o FreeBSD.Não sei ate onde o captive_portal + ipfw2 atrapalha o
  openvpn, certamente
  ele nao gere regras de excessoes como faz para o ipsec.
 
  De qualquer forma, boa sorte.
 
  2009/2/12 Thiago Gomes thiagome...@gmail.com
 
  Pessoal,
 
  Alguem que usa pfsense pode me ajudar com relação a esse problema no
  pfsense. Estou usando
  o captive portal para liberar a internet somente para os usuarios
  autorizados, porem quando eu
  ativo.. nao consigo ter acesso as maquinas, em o ping funciona. Porem
  quando eu desativo
  o capitve portal funciona.. Isso pq estou usando o OpenVPN.
 
 
 
  2009/2/9 Thiago Gomes thiagome...@gmail.com:
   Galera,
  
   Estou usando o pfsense versão 1.2.3 com captive portal habilitado,
   acontece o seguinte
   eu tenho um tunel com OpenVPN e se eu ativar o captive portal eu nao
   consigo acessar
   remotamente as estações via terminal service (3389) ou via VNC(5900)
   muito mesmo ICMP, porem se eu desativar
   o captive portal eu tenho acesso..
  
   Ja coloquei as regras (rules) nas interfaces WAN e LAN liberando e
 mesmo
  assim
   não tenho sucesso,  infelizmente no pfsense não existe a interface
   Tun0 para liberar
   nas regras, o maximo que tem é IPSec e PPTP, talvez seja isso que não
   tenho conseguindo
   criar essas regras.
  
   Alguem sabe como eu faço essa liberação.
  
   Obrigado..
  
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Storage com FreeNAS

2009-02-04 Por tôpico max _tor
Sou fa do projeto FreeNAS, ate utilizo em alguns casos, mas casos como esse,
de missao critica,
alguem vai ter que assinar em baixo correto?
Voce vai ter que ter um servidor de backup correto? Usa o FreeNAS , entao
voce ja vai ter um case
para a proxima solucao :)

2009/2/3 marvelrat marvel...@bol.com.br

realmente

   vou de storage mesmo...apesar de ser mais caro...
   nao da pra ter brechas para problemas

   vou deixar o FreeNAS para coisas mais leves hehe

   eh isso ai..

   abraço e obrigado pela ajuda de vcs

   Â

   Â

   Em 03/02/2009 09:09, William David FUG-BR escreveu:

 Bom dia
 Você deseja ter performance então minha sugestão é comprar o
 storage
 com fibra e instalar ele diretamente no seu servidor SQL.
 Esse storage tem que ser compartilhado com apenas este servidor, ou
 mais de 1 servidor ?
 Pois pelo FreeNAS, etc você irá compartilhar os discos de que
 maneira ???
 iSCSI, NFS , SMB/CIFS ?
 Qual a rede que você irá utilizar para isso ? 1Gb, 10Gb, ?
 acredito que a fibra do storage supere isso ( não sei a velocidade
 pois nunca utilizei essas tecnologias avançadas , sou um mero
 mortal )
 N questões a serem levantadas para que se ache alguma conclusão.
 Discos sata que você ira utilizar são classe servidor certificados
 ( 24/7 ) e o fornecedor tem constantemente eles?
 Tem disco sata de 10K mas e o preço ?
  O disco sas seria ma is confiável não concorda.
  seique sai mais caro mais se a solução dos seu negócio é critica
 e
 não pode parar, acredito que você deva investir no storage
  2009/2/2 MArvelrat :
   max _tor escreveu:
  marvelrat, alta performance e SATA II nao combinam muito.
  Com certeza o FreeBSD faria um otimo papel com um bom hardware,
 mas um bom
  hardware sempre sera um bom hardware independente de sistema.
  Alta performance combina bem com muito mais cara.
 --
 - = - = - = - = - = - = - = - = - = -
 . Of course it runs William David Armstrong
 |== Bio Systems Security Networking
 ' FreeBSD MSN / GT biosystems gmail . com
 http://biosystems.ath.cx:8080/
 http://biosystems.broker.freenet6.net/
 --
 -- ---
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Storage com FreeNAS

2009-02-02 Por tôpico max _tor
marvelrat, alta performance e SATA II nao combinam muito.
Com certeza o FreeBSD faria um otimo papel com um bom hardware, mas um bom
hardware sempre sera um bom hardware independente de sistema.
Alta performance combina bem com muito mais cara.

2 Centavos do meu tempo nessa ideia.

On Mon, Feb 2, 2009 at 6:50 PM, marvelrat marvel...@bol.com.br wrote:

   Boa noite senhores...

   Â

   gostaria de saber se uma solução com FreeNAS supriria a demanda que
   tenho

   preciso de um storage que tenha alta performance...nele ficará
   armazenado um banco de dados que é utilizado o tempo todo e eh bem
   grande

   Â

   a idéia seria colocar placa de fibra para que a comunicação de dados
   seja mais rápida e utilizar discos SATA II. Fazer RAID e afins

   Â

   Uma outra opção muito mais cara, seria um storage HP 2000fc:

   Configuração e CaracterÃsticas:

   Capacidade Máxima de Armazenamento (Bruto)
   01 Drive Enclousure: 3.6TB SAS or 9TB SATA
   04 Drives Enclousures: 14.4TB SAS or 36TB SATA
   Capacidade de Armazenamento total Instalada (Bruta)
   1.46TB (10 Discos HP 146GB 15krpm - SAS - 3.5)
   Controladoras
   02 Controladoras redundantes em modo ativo-ativo
   Conexão com hosts
   04 portas Fibre Channel 4GB (02 por controladora)
   Quantidade máxima de discos
   12 discos hot-plug por enclousure
   Quantidade máxima de Hosts
   64
   Quantidade máxima de Luns
   256
   Performance
   120.000 Iops
   Snapshot, replicação remota
   Snapshot e clone são opcionais (Licenças não inclusas)
   RAID
   0, 1, 3, 5, 6, 10, 50
   Firmware
   Atualização de firmware online (Sem parada do sistema de
   armazenamento)
   Gabinete
   Gabinete Rack 2U
   Fontes e ventiladores redundantes
   Diversos
   Acompanha 04 controladoras Fibre channel HP 4GB single port - PCI-e
   Acompanha 04 cabos de fibra óptica de 5 metros cada para as conexões
   Gerenciamento
   01 Interface de gerenciamento RJ45 (Web Browser)
   Sistemas Operacionais Homologados
   Microsoft Windows 2003 and 2003 R2
   Microsoft Windows 2003 X64
   Red Hat Linux 5 (32/64)
   SuSE 10 (32/64)
   VMware ESX 3.5

   Â

   Â

   enfim..desejo ter algo semelhante em performance e capacidade de
   armazenamento, utilizando uma solução free

   Â

   abraços

   Â

   Â

   Â

   Â

   Â

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] nat / ftp reverso

2008-11-18 Por tôpico max _tor
Wellington, isso e muito chato, todo final de mês meu telefone toca,
mas vou te passar algumas dicas.

1 - Certifique que o servico deles esta UP, nao ligue pra eles, de o velho
telnet na porta 80
do serviço deles.
2 - Nada de proxy transparente para o IP deles, faca um excessão igual a
conectividade social.
3 - Certifique-se que a estação acessa servico de ftp normalmente, para
garantir que seu firewall
e seu ftp-proxy esta 100%
4 - Certifique que o redirecionamento da porta 20001 esta funcionando 100%
para a estacao que
esta rodando o PTA.

No mais é rezar pra dar certo. Depois que funcionar uma vez, todo final de
mês seu telefone vai
tocar, e você ja vai saber que é o servico deles que esta parado, va tomar
uma coca-cola e mande o
operador do PTA fica tentando.

ps: não fale pra ninguem esse segredo, faca de conta que você esta revisando
as regras :)



2008/11/18 Welington F.J [EMAIL PROTECTED]

 Bom dia pessoal,
  Estou com um probleminha aqui, talves algum de vocês já tenha passado por
 isto, vamos la.

  Tenho um FreeBSD 7 rodando como firewall, todos os redirecionamentos de
 portas estão funcionando, ou melhor tudo funciona meno um bendito
 programana
 chamado PTA da ANS (www.ans.gov.br)

  Este programa pede para redirecionar a porta 20.001 para a estação que for
 usar este problema, mas a conexão nunca funciona, o FTP reservo da ANS não
 consegue se comunicar com a estação. Quando a Estação esta com um link
 direto com a Internet funciona este programa, a conexão com a porta 20.0001
 é estabelecida e o ftp é liberado.

 Alguém já teve este problema?


 regras atual:(pf)
 rdr inet proto {tcp,udp} from any to $ext_if1 port 20001 - 192.168.0.26

 No servidor antigo(linux) existia esta regra
 iptables  -t nat -A PREROUTING -s 189.21.233.19  -j RETURN

 Como que ficaria esta regra no ipfw ou pf ? já tentei de tudo.


 att
 --
 Welington F.J
 BSD User: 51392
 IVOZ: 4668
 MSN: [EMAIL PROTECTED]
 Drogas ? Pra que? Já Tenho Meu Windows!!
  ...e serás instável, trará o caos, destruição, dor e sofrimento a todos.
 Haverá choro e ranger de dentes  Apocalipse sobre Windows
 Malandro é o cavalo marinho que se finge de peixe pra não puxar carroça.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Pfsense 1 - State table size

2008-09-19 Por tôpico max _tor
Rodrigo com esse numero de clientes, com certeza não sera suficiente, pode
aumentar antes
que te cause problemas.



2008/9/19 Rodrigo de Oliveira Gomes [EMAIL PROTECTED]

 Amigos da lista!

 Senhores e Senhoras,


  Acabei de instalar o Pfsense aqui em uma máquina e aparentemente está
 tudo bem, mas estou com algumas dúvida, por favor, toda ajuda será bem
 vinda.

 Possuo aproximadamente 400  cliente hoje conectados em minha rede,
 gostaria de saber se o *State Table Size* setado para 1 é
 suficiente ou preciso modificar esse valor?

 Qual é o valor que vocês estão usando?

 Obrigado,

 Atenciosamente,

 Rodrigo Gomes:.

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Pfsense 1.2 + Load Balancing

2008-09-17 Por tôpico max _tor
Ola Rodrigo, primeiro com relação ao travamento isso esta diretamente
relacionado ao hardware escolhido, te garanto que uma boa escolha de
hardware
você nao tera problemas do tipo.
Mais uma vez, a relação da carga suportada esta diretamenta ligada ao
hardware escolhido,
2 links de 12 Mega Cada?. Então escolhe placas de rede de boa qualidade,
3com, Intel.Não adianta você comprar um Core2Duo com 4GB de Ram e jogar
uma realtreko ou via-rhine e depois xingar a solução, seria injusto.
Funciona sim com IP Dinamico, pode ter algumas encrencas quando mudar
o IP, se ficar mudando constantemente, mas no geral você não tera problemas.
Por aqui da pra colocar o IP como se fosse IP-FIXO, e praticamente não,
por aqui so muda o IP quando muda o MAC, raramente muda sem mudar o MAC.
No geral se você tiver um poquinho de noção de BSD eu te aconselho a usar,
caso
contrario teste e tente colocar em produção, se não conseguir ou tiver
problemas por
favor, venha até e faca suas criticas construtivas, até porque é um projeto
em desenvolvimento,
mas por favor não xingue a solução porque ela é uma das melhores soluções
atualmente.

Abraços


2008/9/17 Rodrigo de Oliveira Gomes [EMAIL PROTECTED]

 Pessoal,

   Boa tarde!

   Atualmente possuo dois links da Virtua (CableModem) de 12 megas cada.
 Utilizo o appliance da D-link DI-LB604 para o balanceamento dos links e
 oferecer mais banda de internet para os meus clientes.
   Infelizmente esse appliance é extremamente limitado e por diversas
 vezes o mesmo apresentou problemas de travamento e reboot sem movitos,
 somente voltando a funcionar após o desligamento da energia.
 Gostaria de adotar um solução de Load Balancing via SO. Li que o Pfsense
 realiza Load Balancinhg de saída com grande eficiência. Sendo assim,
 gostaria de saber se alguém da lista já utiliza essa solução em sua
 empresa? Se sim,  Funciona bem?  Quais são os problemas mais comuns? O
 Pfsense suporta bem a carga da rede sem travar? Principalmente a do
 tráfego Peer-to-peer? O cable me fornece IP Dinâmico via DHCP, mas li
 que a solução de Load Balancing só funciona se for com IP Fixo. Isso é
 verdade?

   OBS: A solução de Load Balancing do Pfsense só suporta 2 links? Se
 desejar poderia adicionar um terceiro?

  Alguma idéia ou sugestão?

 Obrigado,

 Atenciosamente,

 Rodrigo Gomes

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] pfSense e https extremamente lento

2008-06-11 Por tôpico max _tor
e virtual com vmware?

2008/6/11 Eduardo Schoedler [EMAIL PROTECTED]:

 Olá.

 O gateway da minha rede é um pfSense (1.2-RELEASE) rodando squid, e está
 funcionando perfeitamente.
 Porém, toda navegação https é _extremamente_ lenta.
 Verifiquei nas regras de firewall (pf) e as portas 443 não são
 redirecionadas para o squid.

 O que pode estar acontecendo ?
 Vale ressaltar que isso só está acontecendo atrás do pfSense... colocando
 diretamente, vai tranquilo.

 Abraços.

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PFSense - divisão de banda

2008-05-28 Por tôpico max _tor
Eu utilizo a um certo tempo e digo que vai ser muito fácil fazer isso.
Quando você configurar duas  WANS aparece os gateways para você no momento
de criar uma regra, então você forma sua regra e escolhe pra qual gateway o
trafego
vai ser desviado, simples assim.

A disposição

2008/5/28 Alexandre [EMAIL PROTECTED]:

 Pessoal,

 Estou avaliando o PFSense para ser gateway de algumas filiais e gostaria de
 saber se alguém usa ele com mais de um link de internet e também faz
 separação de tráfego, tipo, msn vai pelo link A e ftp vai pelo link B?

 Ou se tiverem como dar uma dica de como fazer isso no PFSense eu agradeço.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd