Max Miorim wrote:
Alguém ai já tentou usar o Slackware sem o bash ou pelo menos sem o bash
como /bin/sh?

Eu sei que o Debian e os BSDs usam outros shells como /bin/sh (dash,
ash, ksh, pd-ksh e etc.) e lembro que quando eu tentei fazer isso, tive
problemas com a inicialização no Slackware (as arrays são coisas
específicas do bash, não é POSIX sh e algumas coisas como a configuração
de rede dependem disso).

Não funciona.

A inicialização do slackware é cheia de "bashismos". O que faz bastante sentido já que o bash faz parte da base do sistema e vale a pena usar as vantagens que ele oferece. Por mim, os scripts teriam ainda mais "bashismos".

Já entrei numas de deixar os scripts agnósticos de shell um tempo atrás, mas depois vi que mais atrapalhava do que ajudava. De quê adianta ter uma série de recursos a disposição no bash (ou ksh) e ter que voltar para a idade da pedra usando o ash e ficar fazendo vários malabarismos.

Inclusive esse foi um dos motivos de ter o bash no instalador. Antes os scripts todos tinham que rodar no ash (que era a shell do instalador).

Ah! Array existe em POSIX, não existe no Bourne Shell (que muita gente confunde um com o outro). Dá para fazer A[0]=1 ; A[1]=2 ; A[2]=3 e referenciar o ${A[2]} em um script no POSIX shell, igual no bash. Mas algumas outras operações (e sintaxes) só no bash mesmo.

Piter Punk

--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-elaborar-perguntas-para-listas-de-discussao

Para sair da lista envie um e-mail para:
[email protected]
--- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Slackware Users Group - Brazil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Responder a