Fernando,

uma coisa importante a se ressaltar é que a licença do OpenStreetMap é
aberta, mas os dados utilizados na confecção dos mapas também devem ser. Por
este motivo, não é possível utilizar dados do Google Maps nem de sites que
utilizem o Google Maps para obter seus dados (por exemplo Wikimapia), pois
os dados do Google Maps são de empresas de cartografia (Navteq e afins) que
não disponibilizam seus dados livremente. Mesmo no caso do Yahoo!, temos um
acordo para usarmos as imagens da satélite, mas não os mapas cartográficos.

Espero que essa restrição não diminua a sua vontade de contribuir no
OpenStreetMap. Para saber um pouco mais sobre o motivo dessa restrição,
recomendo http://wiki.openstreetmap.org/wiki/FAQ e principalmente
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Copyright_Easter_Eggs.

[]s

2009/11/30 Bráulio Bezerra da Silva <brauliobeze...@gmail.com>

> Há três modos de traçar ruas:
>
> - Fotos aéreas do Yahoo! - as fotos são boas em Duque de Caxias. Use o
> Potlatch (o editor em Flash acessado pelo menu "Editar" na parte de cima da
> página do site do OSM). Porém, as fotos não são atuais.
>
> - GPS - se você tiver GPS e quiser passear um pouco, pode passar pelas ruas
> e depois importar os traços GPS e basear-se neles para criar as ruas.
>
> - Importar dados de domínio público -- se a prefeitura tiver e
> disponibilizar o pessoal aqui que já fez importações pode ajudar.

> [...]

Arlindo Saraiva Pereira Jr.

Bacharelando em Sistemas de Informação - UNIRIO - uniriotec.br
Consultor de Software Livre da Uniriotec Consultoria - uniriotec.com

Acadêmico: arlindo.pere...@uniriotec.br
Profissional: arlindo.pere...@uniriotec.com
Geral: cont...@arlindopereira.com
Tel.: +5521 92504072