Perguntei na talk@ e deram o pulo do gato: o datum estava errado.

python ogr2osm -p "+proj=utm +zone=23 +south +ellps=GRS67
+towgs84=-66.87,4.37,-38.52" arquivo.shp

Pelo o que eu entendi, aprece que o padrão brasileiro de datum SAD69 é
diferente do padrão internacional, uma espécie de "PAL-M" por assim
dizer. Em todo caso, agora tá rolando certinho. Se alguém quiser ler a
thread toda: http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk/2010-May/050196.html

Em tempo, fique registrado que estou devendo documentar o processo no wiki.

Para "comemorar", importei uma das coisas que eu achava mais difícil
de mapear com as imagens de satélite do Yahoo!: as ferrovias de
serviço próximas à saída da Ponte Rio-Niterói. Veja:

Isso vai dar um trabalho /gigantesco/, mas vai ser muito gratificante.

[]s