Na minha opinião, o maior problema não são imagens deslocadas. Como o
Claudomiro disse basta um script para pegar a área e aplicar um delta nas
coordenadas.

O problema maior de se basear em imagens é se elas não são corretamente
"achatadas" (ortoretificadas). Nesse caso, podem haver distorções muito
difíceis de corrigir com um simples script.

Alguém sabe se o problema é apenas deslocamento ou se temos problemas de
rotação e/ou distorção tridimensional?

Além disso, eu não confiaria muito nos dados do GPS... não antes de dar uma
boa olhada no HDOP (Horizontal Dilution Of Precision [1]), que indica a
precisão dos dados. Já me aconteceu várias vezes de ter um error de vários
metros entre a posição real e a posição indicada no GPS, principalmente logo
depois de ligar o aparelho ou quando estou em áreas com muita interferência.

Alguém sabe se algum dos softwares leva em conta o HDOP? Seria legal que
mostrassem a trilha com uma espessura de linha proporcional ao erro.

Att,
Ricardo

[1]: http://en.wikipedia.org/wiki/Dilution_of_precision_(GPS)