Acredito também que não devemos criar um guia "jaboticaba".

Para quem nasceu depois de 1990 e nunca ouviu essa expressão:

*"Teoria da jabuticaba é tudo aquilo que só existe no Brasil, como essa
saborosa fruta selvagem da respeitada família das mirtáceas (myrciaria
jaboticaba). Isso significa, para ser rápido, pertencer a uma família de
“explicações sociais” única e exclusiva neste planeta Terra, situação
inédita no plano universal, que consiste em propor, defender e sustentar,
contra qualquer outra evidência lógica em sentido contrário, soluções,
propostas, medidas práticas, iniciativas teóricas ou mesmo teses (em alguns
casos, até antíteses) que só existem no Brasil e que só aqui funcionam, como
se o mundo tivesse mesmo de se curvar ante nossas soluções inovadoras para
velhos problemas humanos e antigos dilemas sociais."*
*http://www.espacoacademico.com.br/054/54almeida.htm*