Olá Leonardo, saudações cariocas! :)

Legal ver que tem mais alguém do Rio por aqui.

Para usar os mapas no celular, existem vários aplicativos disponíveis.
Um dos que eu mais gosto é o OsmAnd.
https://market.android.com/details?id=net.osmand

Para capturar trilhas e contribuir com o projeto, também há algumas
opções disponíveis; uma das melhores é o Osmtracker.
https://market.android.com/details?id=me.guillaumin.android.osmtracker

De qualquer maneira, você pode contribuir com o projeto de outras
maneiras que só capturando trilhas, como utilizando o editor direto no
site (Potlatch) ou editando com o JOSM.

[]s