Uma relação, como qualquer outro elemento, tem tags. A diferença é que uma
relação, além das tags, possui membros. Os membros podem ser de qualquer
tipo, inclusive podem ser outras relações. Cada membro tem um papel
("role") que especifica a sua função na relação.

Por exemplo, relações de rotas de ônibus têm membros com os papéis
"forward" e "backward" indicando a direção da rota em uma via. Além disso,
a relação tem tags especificando o nome e o número da rota. Relações de
restrição de conversão têm 3 membros: "from" e "to" (especificando de onde
para onde que vale a restrição) e "via" especificando o nó que junta os
dois segmentos, exatamente onde vale a restrição. Essas não têm tags
obrigatórias (exceto "type=restriction") mas pode ter tags como "fixme" e
"note".