> Não consigo ver como é que vai conseguir distinguir "landuses", nem
> florestas ou ervas rasteiras.

Depende do tipo de imagem de satélite, por exemplo se for de infravermelho
deve ser possível.

> Duvido também que saiba mapear endereços ou lojas ou o nome de rodovias e
> para onde elas vão.

É Facebook, lembra? É só correlacionar com os posts das pessoas.

> Para não falar da quantidade de erros que vão certamente surgir que vão
> requerer anos para validar.

Ah, isso eu concordo totalmente.

> É uma boa ferramenta, mas não irá bastar. Talvez seja muito boa para quem
> goste de mapas recheados, mas são as pessoas apenas que o podem tornar útil.

Concordo também, mas vai de encontro a algo que penso há muito tempo: o
nosso mapeamento ainda é muito artesanal, e sem necessidade.

Se tivessemos alguns plugins no JOSM para fazer pre-processamento de
imagens, fazendo extamente este tipo de identificação, a gente aceleraria
em muito os nossos mapeamentos.

Eu mapeio muito estradas de terra, saio como dedo doendo de tanto clicar.
No entanto me parece uma tarefa relativamente simples ter algum plugin do
tipo: desenhe os primeiros pontos de uma via (para identificar o que é) e
depois o JOSM desenha o restante processando a imagem, restando fazer
correções. O trabalho humano ficaria para as tarefas de mais alto nível
tipo decidir o tipo de via etc.

abraço

Gerald