+1

On 31-10-2014 12:08, f.dos.san...@free.fr wrote:
Viva,

Temos que ter muita cautela com "dados dito oficial". Oficial nem sempre quer
dizer melhor, e muitas vezes é mesmo o contrario (dados oficias também tem erros, pouca
qualidade, etc...).
Para mim o mais importante no OSM é mesmo os contribuidores, e temos que
respeitar o trabalho e as varias horas que dedicamos ao projeto.

Tirar o trabalho já feito por muitos para colocar no mesmo lugar dados que vem de uma
fonte "oficial" é claramente fora de questão. No mínimo isto mostra que esta
fonte não pertence ao OSM, no pior isto é visto como vandalismo.
A noção de dados read-only não exista, se quiseres exatamente os dados de uma
fonte sem ninguém poder mexer neles, a melhor solução e ter os dados fora a
parte.

No trabalho que estou a desenvolver para a importação da CAOP, estou a fazer exatamente o contrario
desta proposta : o processo de "conflation" usa a linha de costa e a fronteira espanhola
que *vem* do OSM. Ainda tenho alguns testes a fazer mas a "conflation" está mesmo a
cheirar bem, derei mais noticias daqui pouco tempo :-)

Francisco

----- Mail original -----
From: "Topo Lusitania Lusitania" <topolusita...@yahoo.com>
To: "OSM Portugal" <talk-pt@openstreetmap.org>
Date: 31/10/2014 03:02:05
Subject: Re: [Talk-pt] Importação e atualização da costa portuguesa

Olá

Pela nossa experiência de mapeamento para o OpenSeaMap, existem lacunas na CAOP
no mapeamento de marinas e estuários de rios (simplificações grosseiras neste
caso).
Tanto quanto nos lembramos as anteriores CAOP não reflectiam a existência de
marinas e portos de pesca (Cascais, Albufeira, Nazaré e Quarteira por exemplo)
e a zona norte do porto de LIsboa (desde a Torre VTS até V F de Xira) não
estava representada. Será que a nova CAOP de 2014 já resolveu estes problemas?
Isto para não falar das obras no Porto de Sines com a ampliação do Terminal
XXI, que o OSM já reflecte e que sinceramente duvidamos que a CAOP, mesmo de
Setembro de 2014 já contemple. Tirando estas chamadas de atenção, o desenho da
costa dado pelas CAOPs anteriores até que era fidedigno

Cumprimentos

A equipa TopoLusitania
An Addicted Mapper