Viva,

On 22-11-2014 03:34, Jorge Gustavo Rocha wrote:
"Na minha opinião, importar a CAOP para o OSM não tem qualquer interesse e só traz problemas. Não é um tema em que os mapeadores possam acrescentar o seu conhecimento do local, pois são definidas administrativamente.

Se for considerada útil a inclusão de limites administrativos no OSM, e eu considero que sim, então esse é um argumento a favor da importação da CAOP, uma vez que não é viável colocar os limites através do conhecimento local.

É um tema que está sempre a ser alterado: quer pelas autoridades (que alteram a CAOP) quer os mapeadores que sem querer mexem nos nodos da CAOP. Por esta razão, a CAOP sobre o OSM não é um tema de confiança: ou está desactualizado, ou foi mexido por um mapeador, ou foi simplificado por um geo-processamento qualquer e já não é fidedigno.

Até à data existiram no máximo duas actualizações da CAOP num ano. Se existirem ferramentas informáticas que tornem a actualização simples o problema resolve-se rapidamente. Quanto aos "mapeadores" fazerem alterações aos limites administrativos é um problema que acontece com todos os dados do OSM, pelo que não me parece que seja um argumento válido para a não importação de limites administrativos.

Como a CAOP está disponível como serviço WMS e WFS, é muito fácil sobrepor a CAOP ao OSM sem "infetar" o OSM com essa informação. Nos editores do OSM (no JOSM, por exemplo) também dá para visualizar a CAOP e o OSM, sem ter que os misturar."

Acrescento que acho importante e muito útil a utilização de place=*, que só faz sentido ser preenchida por quem conhece os locais.

Uma das razões porque defendo a inclusão de limites administrativos no OSM (CAOP ou outro, mas neste momento a CAOP é o que está disponível para ser utilizado) é o (forward e reverse) geocoding, nomeadamente o Nominatim.

Exemplo simples: façam uma pesquisa na página do OSM por "Rua dos Bombeiros da Celulose, Cacia" e não vão ter nenhum resultado. Retirem "Cacia" da pesquisa e já obtêm um resultado. Se colocarem "Aveiro" e/ou "Portugal" também devolve a mesma rua. Esta rua está garantidamente na vila de Cacia, freguesia de Cacia, concelho e distrito de Aveiro. Se o limite da freguesia estivesse no OSM o nominatim teria retornado um resultado na primeira pesquisa.

Pode-se invocar que para resolver este problema basta colocar um nó "place=" no centro da vila. Resolvia neste caso mas não no caso genérico em que uma rua de uma localidade esteja mais perto do centro de uma localidade vizinha. Para que funcione teriam de existir no OSM os limites administrativos das localidades. Tenho pena que não exista (ou que eu não conheça) uma "CAOP" com os limites administrativos das cidades, vilas, aldeias e lugares. Se existir sou a favor de importar também no OSM, mas na falta dele importe-se a CAOP que já é uma melhoria significativa.

Há muito trabalho para se fazer com conhecimento local, e tenho feito muito desse trabalho, mas se se puder automatizar as coisas melhor. É para isso que servem os computadores.

Um abraço,
Rúben


_______________________________________________
Talk-pt mailing list
[email protected]
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt

Responder a