Olá,

Pedro: podes contar comigo para ajudar nessa party de Guimarães.

Jorge: tenho andado a explorar superficialmente esta ferramenta mas agora com esta "instalação nacional" vou dedicar mais atenção ao assunto.

Abraço,
Aurelio Pires

On 2016-12-23 1:23, Pedro Pereira wrote:
Boas,

Eu estou em condições de agendar uma party em Guimarães, na Vila das Taipas (Caldelas), no entanto acho que é um pouco em cima agendar uma party até final do ano, até porque eu queria envolver alunos da escola secundária e talvez de geografia da Univ. Minho. Poderemos pensar nisso para Janeiro, caso consigamos angariar um grupo porreiro de membros experientes para orientar os mais inexperientes.

Abraço
Pedro

    Malta,

    Já vi algumas instalações do HOT Tasking Manager [1] e achei muito
    interessante para suportar algumas das nossas atividades de
    mapeamento.

    De uma forma sucinta, a ferramenta permite dividir uma área em
    tarefas, dar um conjunto de instruções sobre o que é prioritário
    para mapear, e depois os mapeadores escolhem as áreas onde querem
    trabalhar. A ferramenta ajuda a que uns não trabalhem em cima dos
    outros e dá umas estatísticas do que está feito e o que está por
    fazer. Acho uma ótima ferramenta para as nossas parties. Mas...

    Mas não tenho grande experiência com a ferramenta e precisava da
    vossa ajuda para aprendermos a usá-lo e para termos várias pessoas
    que o possam administrar.

    Instalei o software no endereço: http://tarefas.openstreetmap.pt
    <http://tarefas.openstreetmap.pt>

    1. Aparentemente, por ter sido o primeiro a entrar, fiquei como
    "administrador". Entra-se com a conta existente do OpenStreetMap.
    Há três níveis de utilizadores [2]: user, project manager e
    administrator. Façam login e mandem-me um email (ou uma mensagem
    no skype) para vos passar para "project manager" ou
    "administrator", para poderem criar projetos e mudarem o perfil de
    outros utilizadores.

    2. Primeiro projeto. Quem quer definir um primeiro projeto para
    experimentarmos a plataforma e fazermos alguma coisa de útil? Ou
    quem quer organizar uma party entre o Natal e o fim de ano?
    Independentemente de se criar um primeiro projeto "real", estejam
    à vontade para criarem projetos de teste.
    Com a instalação, já vem um projeto "Kathmandu" em rascunho (isto
    é, não publicado para o público). Deixei ficar para se ver como é.

    3. Aparentemente as traduções estão a funcionar. Parabéns a quem
    fez o trabalho. Quem quiser contribuir para as traduções, as
    mesmas estão no Transifex [3].

    4. Para quem quiser ler um pouco sobre a ferramenta, há
    documentação no wiki [4], mas a do LearnOSM é mais detalhada [5] e
    [6]. O MapGive [7] também usa este Gestor de tarefas.

    5. A ferramenta é open source [8]. Dá para "customizar" esta
    instalação para Portugal (podemos por um logotipo ou umas cores
    diferentes...) e dá para fazer alterações ao código. Se tiverem
    sugestões, apitem.

    Espero que a ferramenta seja útil e ajude a melhorarmos o nosso mapa.

    Bom trabalho,

    J. Gustavo

    URL usados na mensagem:

    [1] http://tasks.hotosm.org/
    [2]

http://learnosm.org/en/coordination/tasking-manager-project-admin/#logging-in-amp-access-levels

<http://learnosm.org/en/coordination/tasking-manager-project-admin/#logging-in-amp-access-levels>
    [3] https://www.transifex.com/hotosm/osm-tasking-manager2/
    <https://www.transifex.com/hotosm/osm-tasking-manager2/>
    [4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_Tasking_Manager
    <http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_Tasking_Manager>
    [5] http://learnosm.org/en/coordination/tasking-manager/
    <http://learnosm.org/en/coordination/tasking-manager/>
    [6]
    [7] https://mapgive.state.gov/
    [8] https://github.com/hotosm/osm-tasking-manager2
    <https://github.com/hotosm/osm-tasking-manager2>

    J. Gustavo
-- Jorge Gustavo Rocha
    Departamento de Informática
    Universidade do Minho
    4710-057 Braga
    Tel: +351 253604480 <tel:%2B351%20253604480>
    Fax: +351 253604471 <tel:%2B351%20253604471>
    Móvel: +351 910333888 <tel:%2B351%20910333888>
    skype: nabocudnosor

Pedro Pereira