Boa noite. Gostaria de trazer uma discussão a este grupo de modo a tentar, de alguma forma, chegar a um consenso sobre o melhor padrão a usar em Portugal para a tag place=*.
Neste momento, segundo a wiki, o padrão a usar é este: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/File:Fluxograma_Localidades.png Este padrão, no entanto, não está a ser usado de maneira uniforme nas edições que os contribuidores têm feito. Em geral, a dúvida mais comum é como aglomerar 5 conceitos diferentes (capital de distrito/sede de município/cidade/vila/freguesia) em 3 tags possíveis (city/town/village). Neste momento e, segundo a wiki, a tag "city" está reservada a capitais de distrito, a tag "town" a todas as sedes de município, cidades e vilas, e a tag "village" a freguesias ou sedes de município que não sejam pelo menos vila (não conheço nenhum caso). Actualmente esta regra, se aplicada à risca, cria alguns casos caricatos. É fácil encontrar casos no Grande Porto e Grande Lisboa em que uma cidade tenha várias freguesias que são elas próprias cidades ou vilas. Num exemplo prático, a cidade de Vila Nova de Gaia partilhará a tag town com mais de uma mão cheia de freguesias do seu concelho, o que a nível de renderização pode trazer problemas - em zooms mais baixos/distantes Vila Nova de Gaia, apesar de cidade e sede de concelho, poderá desaparecer em favor de uma freguesia sua que seja vila. O que proponho é uma alteração à regra existente, de forma à divisão ser esta: Capital de Distrito? -> place = city Cidade ou Capital Administrativa de Município? -> place = town Vila ou Capital Administrativa de Freguesia (não urbana)? -> place = village Capital Administrativa de Freguesia (urbana)? -> place = neighbourhood Esta mudança efectivamente cria distinções entre cidades e vilas, ao mesmo tempo que preserva uma hierarquia em termos de divisões administrativas, sem criar casos caricatos como o acima descrito. Numa nota final, questiono se fará sentido despromover todas as sedes de freguesia para place=neighbourhood, por uma questão lógica. Não incluí essa distinção no caso acima, incluindo apenas as freguesias urbanas nessa tag, porque no contexto nacional a maioria das sedes de freguesia rurais têm efectivamente a identidade e contexto histórico de um povoado distinto, ao contrário da maioria (e aqui podemos argumentar) das sedes de freguesia urbanas, que são historicamente vistas como sendo parte integrante da cidade a que pertencem. Agradeço desde já a vossa participação nesta discussão, pois é necessário chegar a alguma conclusão neste tema, que já foi debatido várias vezes.
_______________________________________________ Talk-pt mailing list [email protected] https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-pt
