Gangaz, o álbum "Íntimo" de 2007 do Hamilton de Holanda foi todo gravado em
quartos de hotel e em apresentações ao vivo no notebook do artista durante
uma turnê, sendo enviado apenas para mixagem e masterização antes de ser
lançado. Eu citei o meio de produção para exemplificar como a tecnologia é
acessível. Hoje o artista não depende de um contrato com uma gravadora para
ter acesso a um estúdio de qualidade.

Outra coisa que prendia o artista era a distribuição. As grandes gravadoras
sempre tiveram essa força de entregar o trabalho do artista nas lojas do
país inteiro, nos programas de TV e nas rádios. O primeiro a tentar uma
distribuição independente foi o Lobão que colocou seus disco nas bancas de
revista e não deu muito certo. Hoje com a Internet e serviços de
transportadoras decentes e acessíveis você entrega seu material em qualquer
lugar do mundo gastando muito pouco.

Enquanto copiar for mais barato que comprar, esse modelo de tentar controlar
as cópias não funciona. Na minha opinião, o caminho é a produção
independente e o fim dos direitos de cópia. A grande maioria dos artistas
nunca sobreviveu de vendas de CDs, mas sim de shows e direitos autorais.
Olha o exemplo do Mombojó, banda excelente de Recife, que disponibiliza as
músicas para download no seu site de graça e tem um retorno imenso de
divulgação do seu trabalho.

Em tempo, existem serviços de pesquisa e bloqueio de dowloads ilegais na
internet como o piracysniper.com. A empresa se encarrega de todo o trabalho
de vasculhar a Internet atrás de links para um álbum ou música providenciar
a desativação dos mesmos pelas vias legais. Dizem que funciona relativamente
bem.

Aquele abraço,
Gabriel Gomes