Gangaz,

Há um artigo famoso de Victor Hugo, que condenava a cultura e arte no final
século XIX a uma crise criativa sem chances de retorno. Considerado como um
desses exemplos de pessimismo sem causa, Hugo foi um dos precursores do
fenômeno Mãe Diná.

Enquanto ele falava de "crise criativa", Balzac, Dumas, Flaubert,
Baudelaire, Emile Zola aproveitavam para lançar seus maiores clássicos. Um
tal de Liszt também compunha suas mais populares sinfonias.

Alguns anos depois eles influenciariam Dickens, Camus e Dostoyevsky.

Daqui há alguns anos, quando mortos estiverem, quem sabe a gente reconheça a
genialidade de Arlindo Cruz, Mauro Diniz, Xande Pilares, Marquinho PQD,
Toninho Geraes, Zeca Pagodinho, Ubirany, Jorge Aragão, roque Ferreira, Almir
Guineto, Marquinhos Satã...

Abs,

Eugenio