Gabriel,

A Ana Maria Braga e a Maitê Proença assinaram o tal pedido de devolução do
Premio Jabuti.

Elas embarcarem nessa panacéia eu entendo. Mas você?

Cabe aqui um trecho da entrevista do Zuza sobre o Chico Buarque no Festival
da Record de 1966. Veja quem é - de fato - Chico Buarque de Hollanda:

*US: Uma das revelações do livro é que, apesar do empate de Disparada e de A
Banda no segundo Festival Record, em 1966, o júri havia premiado A Banda:
sete votos contra cinco para Disparada. As notas dos jurados estão com o
senhor até hoje?

Zuza: Desde o momento que o Paulinho (Machado de Carvalho, diretor da TV
Record) me confiou os votos, isso nunca saiu das minhas mãos, nem revelei o
resultado a ninguém. Isso ficou guardado num cofre que tinha na casa de
minha mãe durante muitos anos. Quando ela saiu de lá e foi para um
apartamento menor, alguém da transportadora retirou os documentos que
estavam lá e eu perdi, mas nunca ninguém mais viu este documento. Saiu nas
entrelinhas da imprensa que o empate foi montado, mas só algum tempo depois
e de maneira muito velada, mesmo porque o Chico nunca se manifestou sobre
isso, embora tenha sido inquirido.

US: Você chegou a abordá-lo novamente sobre o assunto para escrever o livro?
O livro conta que, na ocasião, Chico Buarque disse que se A Banda fosse
premiada no lugar de Disparada – que ele considerava superior - ele
devolveria o prêmio em público.

Zuza: Não, porque eu tenho muita amizade com ele e sei que ele não gosta de
falar do assunto. Eu também não tinha necessidade disso, pois os votos
estavam comigo. Tudo que eu precisava saber é como se deu a trama. E isso eu
consegui por outras pessoas.

US: Como você analisa essa postura do Chico?

Zuza: Isso faz parte da integridade dele, essa que muitos artistas
demonstram que gostariam de ter. Além de todo o mérito e talento que se
reconhece nele, o Chico Buarque tem um comportamento ético sem paralelo. Eu
também fui ético porque muitas pessoas me perguntaram e eu nunca revelei,
nem quando houve um livro sobre o Chico Buarque (song book Chico Buarque
Letra e Música). O Humberto Werneck fez uma entrevista comigo e eu contei
que fiquei com os votos. Então, ele me perguntou: ‘quem ganhou?’. E eu falei
que não iria dizer. E não era porque eu estava querendo guardar esse segredo
para mim, era porque eu tinha empenhado minha palavra em não dizer para
ninguém. No livro é a primeira vez que eu revelo o resultado.

*Quanto ao fato do Chico levar o Jabuti sem levar o premio de melhor
romance, já aconteceu tantas vezes que fica até chato aqui enumerar.

Abs
*
*