Nem precisa mais acompanhar o desfile pra saber que tudo é armado nesse
carnaval da Liesa, basta ver a apuração.

A falta de critérios claros fica explícita nas notas totalmente divergentes
dos jurados e no padrão claro para favorecer uma ou outra escola.

Os comentaristas da Globo tentam justificar a falta de coesão das notas
dizendo que os jurados ficam em pontos distintos do sambódromo. E o
telespectador tem que fingir que o enredo muda durante a passagem da escola,
a bateria toca diferente para cada jurado, as alegorias e fantasias são
mutantes, etc.

Infelizmente, não dá mais pra assistir aos desfiles como uma disputa por um
título. Temos que nos contentar mesmo em ver um espetáculo de luxo, luzes e
coreografias que não têm mais nada a ver com samba.

É por isso que não surge mais nenhuma Escola de Samba. Os Blocos de Enredo
não têm o menor interesse em virarem escolas e entrarem no esquema Global.
Preferem mesmo desfilar na Rio Branco pra quem ainda gosta de samba.

Aquele abraço,
Gabriel Gomes