Antônio,

Nunca usei o Skype para mais do que conversar (e foi só no Windows) e
o Gizmo me satisfez neste sentido. Outra coisa, é que ele usa o GTK e
não o Qt, assim, você não precisa baixar todo o suporte de bibliotecas
Qt só para usá-lo e ainda fica mais pesado.

Quanto ao fator software livre, não há diferenças. Nenhum dos dois é
livre, mas são grátis.

E o Gizmo precisa de outros 2 pacotes como suporte, mas são leves, não faz mal.

E se falei besteira, peço que me corrijam :-)

[]'s
Lucas