eu nao prestei atencao no seu comentario
"O segredo é sempre o mesmo, copiar *.deb para /var/cache/apt/archives
como eu descrevi nao importa onde esses .deb foram obtidos"

ou seja, o processo que vc ensinou de criar a pastar repositorio, a pasta
upgrade e copiar os arquivos .deb pra dentro e fazer o restante. quer dizer que
se eu copiar os arquivos pra /var/cache/apt/archives, basta eu entrar nesta
pasta e dar o comando abaixo?

# dpkg-scanpackages updates ubuntu-updates.txt| gzip > updates/Packages.gz
# dpkg --get-selections >~/repositorio/lista_de_pacotes_instalados.txt

mas nesta pasta nao existe ubuntu-updates.txt!!! teria q apagar depois
do processo?

rolim