Leonardo,

sim, esta linha com VGA é relativa à placa de vídeo (ela é on-board, mas
ela existe). Pelo que encontrei no site da Asus (
http://www.asus.com/br/Motherboards/P5KPLAMBR/#specifications) é uma Intel®
GMA 3100.

Pesquisando por este termo ao lado de Ubuntu, encontrei dois links:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Aceleracao-3D/Intel-GMA-X3100

O primeiro informa uma alteração no arquivo /etc/X11/xorg.conf. Não sei se
você sabe que arquivo é esse, mas é o antigo artigo de configuração do
ambiente gráfico, que hoje em dia é opcional. A dica do link é procurar a
definição da placa de vídeo e trocar o driver em uso de "vesa" para "intel".

O segundo fala sobre esta placa estar na "blacklist" do compiz, ou seja:
com ela em uso, o ambiente Unity não se apresentará completo, mas na sua
versão 2D.

Para aplicar a dica do primeiro link, sugiro que você primeiro verifique se
o /etc/X11/xorg.conf existe com o comando:
ls /etc/X11/xosg.conf

Se o arquivo existir, abra-o com o comando:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Confirme sua senha, procure pela sessão <Section "Device"> e veja se dentro
dela há o parâmetro <Driver "vesa">. Se existir, troque de vesa para intel,
salve o arquivo e faça um novo login.

Se o arquivo não existir, use os dois comandos abaixo:
sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Vou parar por aqui e esperar você testar. Se nada disso funcionar, veremos
mais opções.

Humberto Fraga
https://play.google.com/store/apps/developer?id=Humberto+Fraga