Só pra complementar, caso o OpenJDK não funcione pra alguma das coisas que você use, tem o pacote oracle-java7-installer, que baixa direto do site da oracle e instala. Quando tem atualização, ele também atualiza. Acho meio armengado, mas uso há uns 6 meses e não tive nenhum problema até agora...
*
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer*