Primeiro tira o disco do computador e transforme-o em externo.
Daí tire uma imagem dele, pode usar o partimage, clonezilla, etc...
Se for usar Windows é melhor usar os programas consagrados para Windows, a
maioria deles já gera a imagem e trabalha a recuperação em cima da imagem e
não do disco.
Se for linux, photorec, testdisk são boas opções e voce pode usar usar o
systemrecuecd num cd ou pendrive para criar/restaurar a imagem do disco.
Se durante a tentativa de recuperar perceber que bagunçou com escrita no
disco, daí você tem que restaurar a imagem de novo e repetir o processo.

Essas opções são a melhor escolha para recuperação VFAT e NTFS, para
ext2/3/4 nunca tive êxito em recuperar nada usando linux. Em Windows até
achei alguns programas que trabalhavam recuperação com partições ext2/3,
mas eram pagas e não dá para pagar e vê se funciona.

É muito trabalhoso, já fiquei 3 dias com o micro ligado só varrendo o disco
para recuperar dados  num disco de 500G.

Geralmente envolve o custo de software (as vezes comercial) e um disco
extra para guardar a imagem, por isso que geralmente é realizado por
pessoas mais experientes e cobram por isso.

Boa sorte.