Olivério, bom dia,

A resposta curta é que desde a versão 15 do ubuntu, é o systemd que
controla o sistema.

A resposta longa é que runlevels não existe mais, abaixo esta um mapa do
sistema e como ele se relaciona com o velho runlevel.

Mapeamento entre Runlevels e alvos systemd
   ┌─────────┬───────────────────┐
   │Runlevel │ Target            │
   ├─────────┼───────────────────┤
   │0        │ poweroff.target   │
   ├─────────┼───────────────────┤
   │1        │ rescue.target     │
   ├─────────┼───────────────────┤
   │2, 3, 4  │ multi-user.target │
   ├─────────┼───────────────────┤
   │5        │ graphical.target  │
   ├─────────┼───────────────────┤
   │6        │ reboot.target     │
   └─────────┴───────────────────┘

É mais complicado a priori, mas vc se acostuma.

Para mudar por exemplo o boot de grafico para console, vc pode usar o
comando

sudo systemctl isolate multi-user.target

Para tornar isso permanente, vc usa o par abaixo:

sudo systemctl enable multi-user.target
sudo systemctl set-default multi-user.target

nunca testei, mas conte para nós o resultado ai se vc testar.

Só para constar, eu peguei esses dados (por preguiça) do link:

http://askubuntu.com/questions/788323/change-runlevel-on-16-04

embora eu já tive essa dúvida antes, eu acabei instalando o ubuntu server
numa imagem em vez de alterar o ubuntu padrao para o proposito que eu
queria testar na época.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux