On Thu, 16 Mar 2017 11:37:03 -0300
Marcos Alano <marcoshal...@gmail.com> wrote:

> Sobre senhas eu tenho apenas quatro palavras: correct horse battery
> staple. Sobre clientes, eu recomendo usar par de chaves ao invés de
> senhas e existe uma ferramenta muito boa para Linux chamada Keychain
> que evita ter que digitar toda hora as senhas para acessar as chaves.

Concordo. SSH, de forma geral, deve usar public key, não senhas. Mais
ainda, o acesso com senha deve ser bloqueado:

PasswordAuthentication no
PubkeyAuthentication yes

Para servidores acessíveis via Internet, também é aconselhável usar-se
algo como fail2ban para bloquear (temporariamente) o acesso de IPs que
falham na autenticação mais que 'n' vezes.

..C..