O Nemo é um dos melhores gerenciadores de arquivos, mas somente pra quem
tem prática e esteja acostumado...
Como disse Paulo Correia, com segurança total, o GParted é confiável e
prático. Semelhante é o Partition Manager do KDE, mas que roda no Gnome
também.
Veja qual se adapta melhor...

*Att,*

    Marcus Mac-Ginity