Prezado Ivan,

já que não te responderam mais, vou te passar umas coordenadas bem
elementares, mas que ajudará a iniciar a caminhada... Antes perguntaria: tu
não és espião a M$$ infiltrado por aqui pra apimentar um pouco a Lista?!

Pra fazer o download, acesse distrowatch.com que te mostrará um monte de
Distribuições Linux, tendo inclusive um ranking da mais à menos procurada.
Há explicações e detalhes sobre cada uma delas. Não sei como vais ler (no
Linux tem o Orca que lê as telas pra ti)... Baixe a que mais te agradar.
Mint e Ubuntu são os preferidos da galera, além de umas outras que tomaram
a dianteira. Aqui em casa, nos 4 equipamentos, temos: 2 Mint-Xfce 64 bits,
1 Mint-Mate e um Xubuntu 18.04 (irmão do Ubuntu, mas mais leve).

Feito o download, vais precisar fazer um pendrive ou ou DVD que tenha
capacidade de dar boot. Eu utilizava o programa Unetbootin para isso, mas
ultimamente tenho usado o Rufus. Escolha um e faça a mídia bootável. Aqui
há problemas de adequar o programa ao Sistema Operacional (Windows/Linux ou
outro) e a versão 32 ou 64 bits também.

Após, pra dar o boot, talvez tenhas que entrar no Setup do equipamento pra
adequar a opção do boot. Uma encrenca poderosa é a questão de EFI/UEFI para
HDs Windows-8/10 junto com o Linux, mas pelo jeito só vais ter o Linux no
HD externo, ou não? Aí facilitaria...

Reiniciando o computador com a mídia nova colocada e a opção do Setup
adequada para lê-la, a distribuição Linux será carregada e terás um sistema
Live ativo e pronto pra operar e inclusive acessar a Internet! Uma das
opções desse sistema carregado é a de fazer a instalação em HD, que poderá
ser o externo, como estás querendo. Versões mais amigáveis são
auto-explicativas. O nó que vais encontrar aqui, na instalação, é a
partição da unidade onde o sistema será instalado...

A presença de alguém com experiência ajudaria muito. Mas vai testando aí
que o bicho não é tão feio assim! E vai postando as dúvidas...

Sucesso aí!

Paulo

PS1: tu não és espião da MS, não?
PS2: Feliz 2019 a todos os integrantes da Lista! Sucesso e Paz!