Me lembrei de uma coisa agora. Ontem, usando o Explore2FS no Windows pra
copiar um arquivo que está no Linux, vi que ele me mostrava arquivos com um
'~' no final. Isso são arquivos temporários ? Em caso positivo, será que o
sistema não fez uma cópia assim, antes do problema na mexida do colega ?
Minha partição também está formatada como ext3. Eu acho que vale olhar.