Anderson,

Acho sua iniciativa legal, porque vai ajudar a você a ter um
conhecimento melhor de como funciona cada um desses componentes e como
eles interagem. Vou tentar te dar um empurraozinho, e você complementa
com a documentação dos pacotes ok?
Vale lembrar que fazendo dessa maneira, você não estará fazendo pelo
"ubuntu way", logo toda a parte de logs de servidor, start e stop do
mesmo, fica tudo por sua conta!

Escolha um diretório onde você vai colocar os fontes que deseja
compilar, minha preferência pessoal é criar um diretório build_tree no
meu diretório home:

$ mkdir build_tree

Dentro desse dir, crio um apenas para receber os fontes:

build_tree $ cd build_tree ; mkdir sources

Faço dessa forma porque muitos desses pacotes recomendam que você os
compile fora do diretório fonte, eu nunca tive problemas ao NÃO seguir
essa recomendação, mas já que ela existe... com certeza foi escrita por
alguem com mais juizo que eu!

Descompactando apache...

build_tree $ tar zxvf /caminho/onde/esta/o/tar/apache-versao.tar.gz \
             -C sources

Isso deve descompactar o codigo fonte dentro de sources/apache-(alguma
coisa).

Preparando pra compilação... 99% desses pacotes fonte tar.{gz,bz2} usam
o sistema configure da gnu:

build_tree $ mkdir obj_apache
build_tree/obj_apache $ ../sources/configure --prefix=/usr/local/apache
... varias linhas de texto depois ...
build_tree/obj_apache $ make
... e se correr tudo bem
build_tree/obj_apache $ sudo make install

E pronto, você terá o apache instalado em /usr/local/apache. Três coisas
importantes a se notar:

1- Você precisará obviamente do compilador e ferramentas associadas. Por
sorte o ubuntu facilita nossa vida e tem um pacote virtual chamado
build-essential que inclui isso tudo. Instale com:
$ sudo apt-get install build-essential

2- Eu recomendo colocar todos os softwares dentro do seu próprio
diretório dentro de /usr/local... o padrão é instalar tudo dentro
de /usr/local, o que polui os subdirs bin, lib e outros. Não tem como
saber o que é de quem de maneira facil.

3- Ler a documentação é essencial. Eu não duvido que esses comandos do
configure que te passei nem mesmo funcionem, ja que cada pacote tem suas
particularidades. Sei por exemplo que se vc não compilar o php como um
shared module do apache, você precisa(va?) descompactar os dois fontes,
e usar o configure do php pra acertar o apache antes de compilar o
apache! Mas tem tanto tempo que não faço isso manualmente que já não
lembro.

Em suma, em um ambiente de produção, a não ser que você tenha
necessidades muito específicas, use os pacotes da distribuição. Mas como
seu objetivo é aprender, então pega os fontes e vai a luta! :)

Boa sorte.

--
Luiz Octavio de Almeida Soares - Administrador
Rede Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz/MS