Não foi possível resolver ainda.
Outros dispositivos de conexão USB estão funcionando perfeitamente, o
dispositivo também funciona na versão 7.04 do Kubuntu, em outra
máquina. Então acredito que pode ser a /usr/lib/libgphoto2.

Estou usando o kernel 2.6.22 com Kubuntu 7.10 em uma HP Pavilion b2024br.

$ uname -a
Linux epd820 2.6.22-14-generic #1 SMP Tue Dec 18 08:02:57 UTC 2007
i686 GNU/Linux

Mas o dispositivo aparece quando rodo o comando lsusb, independente do
conector USB  utilizado.
Bus 003 Device 003: ID 0bda:0111 Realtek Semiconductor Corp. Card Reader
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 003: ID 046d:c018 Logitech, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 002: ID 07b4:0109 Olympus Optical Co., Ltd C-370Z/D-535Z/X-450
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000

Não há modificações nos arquivos sdxx do diretório /dev/. E também não
percebi nenhuma alteração no diretório /sys/block. Tanto que fiz
conforme descrito no artigo
http://www.xjulio.info/blog/como-configurar-um-hd-externo-usb-ou-pen-drive-no-kubuntu-e-ubuntu
indicado pelo Julio Cardoso, "obrigado Julio", mas os scripts não
criam o link para o dispositivo em questão (Olympus X-750). Alguém da
lista utiliza esse dispositivo com a versão 7.10 do Kubuntu?

Quanto a montar na mão o dispositivo, o problema é que eu não sei qual
o dispositivo a ser montado, nem mesmo sei se é criado o link para tal
dispositivo.

Essa máquina fotográfica não é minha, por isso terei que devolve-la em breve.

Se alguém tiver alguma idéia!