Obrigado a todos pelas sugestões.

Testei o vim mas achei complexo para minha finalidade inicial de
aprendizado. Muitos comandos. Talvez seja também, por isso, muito flexível.

Busco mais um editor que tenha marcação e que consiga reproduzir os espaços
iniciais que dei em uma linha de código na outra. Isso o Gedit faz
parcialmente.

Estou para testar o emacs em breve. Mas o tamanho dele não me encoraja
muito.

Mais uma vez, obrigado!

-- Antonio