O problema é que o driver padrão (foo2zjs) que vem no Gutsy não tem os
firmwares para as HP Laserjet 10XX (
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/foo2zjs/+bug/181458). Um
alternativa é baixar a última versão do driver do site da foomatic, como vc
fizeram mas isso quebra o ciclo das atualizações. Alternativamente vc pode
atualizar os firmwares usando o script abaixo (no terminal, com sudo). Foi o
que eu usei e funcionou perfeitamente.
Abs

#!/bin/bash
printers="1000 1005 1018 1020"
cd /tmp
for prn in $printers; do
    img="sihp${prn}.img"
    dl="sihp${prn}.dl"
    getweb $prn

    if [ -f $img ]; then
        arm2hpdl $img > $dl
        sudo cp $dl /usr/share/foo2zjs/firmware/$dl
        rm $img $dl
    fi;
done