2008/4/3 fbtrix <[EMAIL PROTECTED]>:

> Olá!

Olá! Fiquei feliz só de ler o assunto desse email =)

> Tenho pouca memória RAM, só 256 MB.

> Resolvi seguir a sugestão de instalar a 7.04 e depois atualizar para a
> 7.10.
> Baixei, gravei, ficou perfeito. Mas o cd live não roda bem, não tem jeito.

Não entendi. Ficou perfeita a gravação do 7.04 no cd? E o 7.04 não está
rodando bem?
Eh besteira isso (a nao ser que vc me dê uma justa justificativa). Pode (e
aconselho muito fazer isso!!) baixar o 7.10 e instalar este.

E o que eh "não rodar bem"? Chega a carregar totalmente? Fica lento?

> Tentei instalar,

Só pra deixar claro: tentou instalar o 7.04 ou o 7.10? Novamente, tente o
7.10 (e daqui a uns 20 dias o 8.04 ;).

> pesquisei e encontrei vários manuais, mas cada um pula uma etapa
> diferente... eu cheguei a particionar, depois veio uma mensagem de que
> precisava especificar a partição principal do sistema de ficheiros em "/" c/
> um tamanho mínimo de 2 GB e uma partição swap com pelo menos 256.

Sim, o diretório / (conhecido como barra, raiz ou root) é onde o sistema
ficará instalado (qs equivalente ao C: do windows). Como o sistema tem mais
de 2gb, essa partição tem que ser maior que isso. 4gb já é suficiente caso
não vá sair instalando muita coisa. Mas 7gb dá e sobra pra muita gente.

Já a partição swap eh a memória virtual do linux. Qd a sua memória RAM está
cheia, o sistema operacional começa a gravar as informações no HD, mais
especificamente, na partição swap. Como vc tem 256 de ram, provavelmente
essa partição será bem usada. Crie uma partição de 512mb, que já é o
suficiente.

> Um dos manuais dizia para clicar em free space e new partition, mas não
> explicava direito como preencher. Não sei quais valores colocar e nem em
> quais campos, tentei dar "ok" e seguir, mas o sistema diz pra definir antes.
> Cancelei e voltei.

Em "Mount point" vc deve colocar o ponto de montagem. Qd vc estiver editando
a partição que ficará o diretório raiz, digite simplesmente "/" (sem as
aspas). Ou seja, vc está falando que nessa partição ficará o diretório raiz.
Em "Use as" vc deverá colocar o sistema de arquivos. Utilize ext3 (ou
reiserfs) para as partições linux. E no primeiro campo vc coloca o tamanho
dessa partição em MB, caso esteja criando uma nova ou redimensionando-a.

Caso vc já tenha uma outra partição que vc nao queira mexer nela (digamos,
uma partição do windows), vc pode clicar nela, depois em "Editar" e então
selecionar o ponto de montagem dessa partição (por exemplo,
"/media/windows", ou "/media/c", ou "/windows" (sem as aspas)). Para acessar
os seus arquivos do windows após a instalação, basta entrar no diretório
aqui definido.

O mais importante nessa etapa eh verificar quais partições serão
formatadas!!! É só verificar quais estão marcadas com um X na coluna
"Format?".

Enfim, são um monte de coisinhas que não são dificeis... mas é bom ter
alguem um pouco mais experiente dando umas dicas.

> Tenho visto as discussões da lista, acredito que são todos usuários
> avançados.

Engano seu! Tem muitos como vc!! Iniciando agora no Linux...

> Mas já varri a net atrás dessas informações, e não encontrei...
> :( alguém pode "desenhar" pra mim? por favor, quero usar o ubuntu!

Caso não tenha ficado mt claro, pergunte novamente! Tentaremos desenhar o
máximo possível. As vezes os desenhos virão em forma de links, como esses
daqui:
http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio
http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD
www.google.com.br

É meio que um espírito dos usuários linux buscar td no google antes de
perguntar. Nao que não queiramos ajudar, mas pq já teve gente q ajudou antes
e as informações já estao la pra vc achar. Caso nao ache, ou nao entenda,
estamos aqui pra ajudar.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos