Mano, muito doido esse teu teclado.

Pelo que entendi, você alterna a disposição e funciona mas, quando
restarta na disposição escolhida, tem que alternar para a anterior?

Eu tive alguns problemas com layout de teclado, mas não iguais a esse
teu. Eram reconhecidos com determinado layout e na verdade possuiam
outro, alterando a configuração fixavam corretamente. Quase todos esses
problemas foram com teclados USB (não sei se ó o seu caso).

Não sei como consertar isto, mas optaria por testar outro teclado, de
preferência um PS2.
Verificaria também se na sua bios há a opção "habilitar suporte a
teclado USB", se houver esta função e estiver desativada, pode estar
ocasionando este conflito.

Salles (Nethell)