O Mp3Gain eu uso para ajustar o volume dos arquivos mp3. Isso me ajuda
porque não preciso ficar aumentando/diminuindo o mp3 player.

É super simples. Primeiro vamos baixá-lo, abrindo o terminal e digitando:

sudo apt-get install mp3gain

Depois, vá para a pasta de música do seu sistema e pelo terminal digite.

Para todas as músicas da pasta, de uma só vez:

mp3gain -a -k *mp3

fonte:
http://ubuntudicas.blogspot.com/2008/04/mp3gain-no-ubuntu.html

www.jedimania.com.br