Os entusiastas em *Ubuntu* se empolgam com os recursos gráficos do *Beryl* e
seu amigo gerenciador de temas, o Emerald. Porém, para tanto, é necessário
instalar o driver para melhor habilitar os serviços de sua placa de vídeo,
seja *Nvidia* ou *ATI*. Com isso, muita gente que está se iniciando neste
mundo Linux, assim como eu, fica sem saber o que fazer quando o X do Ubuntu
passa a não funcionar direito, por causa de alguma configuração errada no *
xorg.conf*, por exemplo. Para nos salvar de ter que instalar tudo de novo,
preparei esse pequeno guia.

Há duas maneiras rápidas e fáceis de solucionar esse problema. Se o ambiente
gráfico do seu Ubuntu não estiver funcionando corretamente, reinicie o seu
computador, pressione a tecla *ESC* rapidamente e escolha a opção de
inicialização em *Recovery Mode* (segunda opção).

Caso sua placa de vídeo seja Nvidia, e você tenha instalado no seu
sistema<http://saibatudo.net/2007/07/21/aprenda-a-restaurar-o-x-do-ubuntu-sem-susto/#>o
pacote
*Automatix <http://www.getautomatix.com/>*, basta digitar na linha de
comando* nvidia-automatix-restore*.

A segunda opção, e isso vale para qualquer tipo de situação, existe um
comando que eu classifico como a “regrinha de ouro” do Ubuntu. Para isso,
basta digitar *sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg* e seguir o passo a passo
que for pedido. Depois, reinicie o
computador<http://saibatudo.net/2007/07/21/aprenda-a-restaurar-o-x-do-ubuntu-sem-susto/#>e
pronto, o X estará funcionando normalmente.

Fonte:"
http://saibatudo.net/2007/07/21/aprenda-a-restaurar-o-x-do-ubuntu-sem-susto/
"

Espero que ajude