Danilo e Sir. Hamacker, problema resolvido com a dica do site abaixo.
"apt-get updade" rodando sem erros e instalações via apt-get ou Synaptic
normais de novo!

Muito obrigado!
Um grande abraço!

Aldo,

copiei o erro que você indicou "As assinaturas a seguir não puderam ser
verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY" e
coloquei na procura do meu site de busca favorito e a primeira ocorrência
retornada foi o link abaixo.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Resolvendo-o-problema-do-aptget-NO_PUBKEY/