Petter,

quando você instalou seu Ubuntu você definiu a senha do root que é
diferente da senha do seu usuário. O sudo é só um mero aparato, o que
realmente importa é a senha do root.

Abra o terminal e digite su,
digite a senha do root
a partir dai você pode incluir seu usuário no arquivo /etc/sudores
usando um editor de texto com a sintaxe: seu_usuário ALL=(ALL) ALL

ou incluir seu usuário no grupo admin.

Espero ter ajudado!

Abs,

*Rafael Ferreira* . NNOC -- Operador de Informática