From: "Fabiano Garcia Fonseca"<fabi...@linuxacessivel.org>
Sent: Monday, May 31, 2010 8:45 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] preciso de ajuda para tentar instalar uma
impressora braille

Ricardo.
Quando precisei usar a nossa impressora aqui, uma Juliet Pro 60 executei
a seguinte configuração:

Para imprimir, o ajuste foi simples, como root liberei a porta paralela
(/dev/lp0) onde a impressora estava conectada para escrita e leitura
para todos os usuários e criei o link para o WINE indicando que o LPT1 é
o /dev/lp0 no linux; os comandos foram:

chmod ugo+rw /dev/lp0

ln -s /dev/lp0 ~/.wine/dosdevices/lpt1::

       Depois mandei o Braivox (Dosvox) imprimir e funcionou beleza.

Creio que com o Braille Fácil seja a mesma configuração.

Ricardo Lima escreveu:

Caro amigo,

o braille precisa primeiramente ser formatado no programa braille fácil,
por exemplo parágrafos, espaços em branco, salto de páginas, enfim uma
formatação do texto que requer um programa específico.

Por isso a necessidade de se utilizar este software, o problema é a
saída, o braille fácil permiti que eu saiba em tempo real como ficarão
as páginas em braille, geralmente quem faz o trabalho de digitação não
são pessoas cegas, então poderiam utilizar sem prejuízo algum o braille
fácil emulado.
Obrigado.

Ricardo.