Em 9 de janeiro de 2011 00:46, Gisele Neuls <gisele.ne...@gmail.com> escreveu:
> Por que eu precisaria de um firewall no linux? Eu achei que era importante
> só no windows
>
> Gisele

Gisele,

Um firewall é necessário em qualquer ambiente onde se queira limitar o
acesso a determinados serviços, algo que não é feito por um antivirus.
Sendo assim, se você precisa restringir acesso a serviços online você
notadamente precisará de um firewall (ou proxy, dependendo da
situação)

Por exemplo, você poderia ter um serviço de FTP, ou mesmo o VNC
rodando em sua máquina de casa, que está conectada à Internet e
exposto para o mundo. Desta forma você poderia controlar seu
computador remotamente a partir do escritório, mas os "nerd-semmulhé"
de plantão acabariam achando-a e tentariam quebrar a sua senha para
acessar seus dados. Um firewall nesse caso poderia ajuda-la a
restringir o acesso a estes serviços a partir de apenas alguns IPs que
você estabeleça.

Em um outro exemplo você poderia impedir que seus filhos (caso tenha)
acessem determinados serviços online, como download de torrents, IRC,
MSN, etc.

Claro que são exemplos hipotéticos e ridículos. Particularmente eu não
uso Firewall em casa - não deste modo-, já no serviço, administrar o
firewall institucional faz parte da minha rotina diária.

--
Welington Rodrigues Braga

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9