Olá pessoal, lamento que minha pergunta tenha gerado esta discussão.

Sou pesquisador na área de biologia e oceanografia e trabalho com análise de
dados e estatística, além de orientar alunos de graduação e pós graduação e
dar aulas. Sou um usuário dos SOs (talvez em um nível intermediário), mas
não trabalho com eles. Também não tenho tempo para MSN, chats, Twiter e
estas coisas. O último joguinho que joguei no computador foi o Zanac no MSX,
no final dos anos 80. Depois disto não tive mais tempo para muita coisa além
de meus estudos (que não são da área de informática).

Muitas das bases de dados que tenho e compartinho com colegas estão em
Access e a virtualização se mostrou uma alternativa ao liga/desliga do dual
boot, só isto.

Não conheço ninguém por perto que utilize linux, a lista e o fórum Ubuntu-br
são minhas principais referências. Agradeço aos usuários que têm mais
experiência ou são profissionais da área de TI pela sua disponibilidade e
paciência em tirar as dúvidas de leigos.

Mais uma vez agradeço as dicas enviadas, têm sido de grande utilidade.

Abraços,

Antônio

Em 28 de fevereiro de 2011 17:17, Humberto Fraga <xisbe...@gmail.com>escreveu:

> Eu concordo com isso, completamente. Mas vejo que não é a realidade de
> vários novatos aqui na lista, até porque há vários que trabalham em
> diferentes áreas e seus trabalhos não permitem que estas pessoas dediquem
> tempo para estudar o SO que utilizam.
>
> --
> Humberto Fraga
> http://lixaonerd.wordpress.com
> http://ostelematicos.blogspot.com

Antônio Olinto Ávila da Silva
Biólogo / Oceanógrafo
Instituto de Pesca (Fisheries Institute)
São Paulo, Brasil