Tive um acer não me lembro o modelo mais o processador era semprom da
AMD. Estava esquentando muito desde o dia que eu comprei. Vi que
processadores AMD esquentam mesmo (otimo para época do frio...rsss).

Estou com ele há 4 anos, mas só usei efetivamente por 3 anos pois só
tinha 512mb de ram e fiz eu mesmo uma expansão para 2Gb que é até onde
é o limite deste modelo. Em uma palestra em Manaus em 2010 a fonte
queimou e o HD começou com BadBlock. Comprei outro HD, mas preciso ter
acesso ao cooler do processador (não consigo desmontar até lá é de
dificil acesso...) pois acho que esta retendo sujeira, pois faz um
barulho igual uma lixadeira...

Esse modelo que comprei na epoca ja vinha com linux customizado. Entao
formatei e coloquei o Ubuntu 8.04 na época mas não funcionava wireless
e o bluetooth. Depois do incidente passei para ubuntu 10.04 LTS e
reconheceu totalmente mais ficou um pouco pesado.

Particulamente não gosto de efeitos especiais, tal...quero sempre
desktop clean e minimalista.

Há verifique também sobre ACPI que gerencia a energia.  É uma parte
importante e esqueci sempre. Sem isso muitos devices com wireless, etc
e principalmente a bateria do laptop não funciona plenamente.

O que isso quer dizer? Sem ACPI para bateria voce nao pode trocar a
frequencia do processador, a bateria de 1 a 2 horas só dura 30
minutos...no começo voce nem esquenta com isso....

Ai quando for consertar o ACPI voce tem que manjar um pouco de
assembly, instalar desassembly da Intel para ter o código fonte da DTD
da acpi que usa seu laptop, corrigir onde esta falhando e não sobe a
tabela DTD, gerar um DTDLS, setar no /boot compilar o kernel tudo na
mão.

Simples assim...

Depois de 1 ano como uso muito começou a soltas a teclas do teclado...

Não sei das versões novas da Acer mas o que comprei nao recomendo...

@firebitsbr

Enviado do meu celular